Estudo: 100 maiores europeias perdem atributo «doméstico»

  • 0 Respostas
  • 1345 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2102
  • +1/-0
Estudo: 100 maiores europeias perdem atributo «doméstico»
« em: Julho 06, 2006, 09:25:58 pm »
Citar
Estudo: 100 maiores europeias perdem atributo «doméstico»

As 100 maiores empresas europeias vão gerar mais de metade do seu volume de negócios em mercados além fronteiras, num prazo estimado de três anos, perdendo atributos como o serem «nacionais», segundo um estudo citado pelo jornal La Tribune.


Este cenário de deslocalização e mundialização das fontes de receita das maiores companhias europeias, segundo os autores do estudo, irá contribuir para a erosão da ideia de «nacionalismo económico» ou, mesmo, da fundamentação do conceito de proteccionismo na União Europeia.

Segundo a consultora belga Bruegel - um think tank com sede em Bruxelas - que sentido terá, falar-se das «maiores nacionais» quando o que se referencia são, na verdade, «multinacionais», questiona o jornal francês.

De acordo com o relatório desta consultora, em 1997 aquelas empresas realizavam 50,2% do volume de negócios nos mercados domésticos. Actualmente, essa percentagem caiu para 36,9%.

06-07-2006 15:34:22


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69187

Nada que não surpreenda..