Aviação Comercial

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Re: Aviação Comercial
« Responder #75 em: Julho 08, 2013, 01:16:50 pm »
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Re: Aviação Comercial
« Responder #76 em: Julho 11, 2013, 03:55:39 pm »
EUA aumentam horas de voo necessárias para co-pilotos


A Administração Federal da Aviação (FAA) norte-americana anunciou na quarta-feira novas normas que aumentam rigorosamente as horas de voo necessárias para se tornar co-piloto. Esta medida, noticiou a agência Efe, foi motivada por um acidente de 2009 e adotada dias depois do acidente no aeroporto de São Francisco, no Estado da Califórnia.

No caso registado em São Francisco, na passada segunda-feira, tanto o piloto instrutor do voo da Asiana Airlines, como o seu co-piloto, que se encarregou da aterragem frustrada do avião, tinham pouca experiência, e o primeiro deles levava a cabo essa tarefa pela primeira vez, segundo a investigação.

As novas normas da FAA requerem que os co-pilotos completem 1.500 horas de voo, as mesmas que se exige para os pilotos, para terem o certificado que lhes permita dirigir os voos, quer comerciais, quer de carga.

Até agora, apenas se exigia que os co-pilotos tivessem 250 horas de voo durante o seu treino, pelo que o tempo de formação no ar se multiplica por seis.

Lusa
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #77 em: Setembro 16, 2013, 08:22:56 pm »
Ryanair começa a operar no aeroporto de Lisboa em Novembro


A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou hoje que, a partir de Novembro, vai começar operar no aeroporto de Lisboa, iniciando rotas para Londres, Bruxelas, Paris e Frankfurt. O anúncio foi feito pelo vice-presidente executivo da Ryanair, Michael Cawley, que, em conferência de imprensa, em Lisboa, recordou que a companhia estava em conversações com a ANA - Aeroportos de Portugal (gestora dos aeroportos portugueses) para operar no aeroporto da Portela.

"Em Novembro, vamos começar quatro novas rotas de e para aeroportos que não eram servidos: Stansted (Londres), Charleroi (Bruxelas), Beauvais (Paris) e Hahn (Frankfurt)", disse Michael Cawley.

As novas rotas começarão a operar a 26 de Novembro e estarão disponíveis para reserva a partir desta terça-feira.

A companhia aérea de baixo custo ('low cost'), que já opera nos aeroportos do Porto e de Faro, vai passar a disponibilizar, a partir de Lisboa, dois voos diários para Stansted, três voos semanais para Hahn e quatro voos semanais para Charleroi e para Beauvais.

"No total, estas quatro rotas terão 50 voos semanais, com mais de 400 mil passageiros a serem transportados por ano, criando 400 postos de trabalho aqui, em Lisboa", destacou o responsável.

O vice-presidente executivo da Ryanair escusou-se a adiantar pormenores sobre as condições que foram negociadas com a ANA para o início da actividade no aeroporto de Lisboa, alegando que as mesmas são "confidenciais".

Michael Cawley afirmou que a companhia tem "muita ambição" para o aeroporto de Lisboa e pretende expandir a sua actividade no futuro, mostrando-se esperançado de que a Ryanair possa ter uma base no aeroporto da Portela, à semelhança do que já acontece actualmente no Porto e em Faro.

"Temos aumentado o tráfego de passageiros nos aeroportos do Porto e de Faro e tencionamos fazer o mesmo em Lisboa", afirmou, acrescentando que a Ryanair espera poder aumentar o tráfego em Lisboa "entre 30% a 40%".

A Ryanair está em Portugal desde 2003 e, com as novas quatro rotas anunciadas hoje, vai passar a disponibilizar 71 rotas.

Lusa
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #78 em: Outubro 29, 2013, 05:17:48 pm »
Emirates regressa a Portugal para recrutar tripulantes


A companhia aérea Emirates vai regressar a Portugal nos meses de Novembro e Dezembro para recrutar mais tripulantes de cabine portugueses para a sua equipa. A transportadora vai promover dois "Open Days", um em Lisboa e um no Porto, para dar a conhecer as condições que oferece e para estabelecer a ponte entre os candidatos e os responsáveis pelo recrutamento.
 
Segundo o site oficial da Emirates, o primeiro "Open Day" em território português está marcado para o próximo dia 10 de Novembro, pelas 09:00h, no hotel Intercontinental Porto - Palácio das Cardosas (Praça da Liberdade, 25, 4000-322 Porto).  O "Open Day" lisboeta decorrerá no dia 7 de Dezembro, pela mesma hora, ainda em local a anunciar.

Os interessados podem (e devem, recomenda a empresa) inscrever-se previamente para os "Open Days" através do formulário disponível para o efeito no site.

 Durante as sessões, cada candidato pode conhecer pessoalmente a equipa de recrutamento, entregar o seu currículo e, se corresponder ao que a Emirates procura, será submetido a um processo de avaliação no mesmo dia ou no dia seguinte.
 
Todas as entrevistas com os candidatos decorrem na mesma semana em que se realiza o "Open Day", pelo que a companhia áerea aconselha a que os mesmos tenham "cópias dos documentos e certificados prontas e disponíveis" para facultar aos recrutadores.

Atitude positiva e flexibilidade são qualidades apreciadas.

O recrutamento destina-se a pessoas com idade mínima de 21 anos e o 12º ano completo, fluentes em inglês falado e escrito e que se encontrem em boa forma física de acordo com os padrões da Emirates.

Os candidatos devem ainda ser capazes de atingir, com o braço, pelo menos 212 centímetros de altura (em pontas dos pés) e não podem possuir tatuagens que sejam visíveis quando estiverem a envergar o uniforme da companhia.
 
Com o objetivo de oferecer um serviço "excecional" aos clientes em cada voo, a transportadora procura funcionários com "uma atitude positiva e empatia para com os outros", consciência e respeito pelas diferentes culturas e "capacidade de adaptação a novos ambientes e pessoas", flexibilidade e motivação para trabalhar em horários "exigentes".

Boas Noticias
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #79 em: Novembro 13, 2013, 09:54:03 pm »
EasyJet cria nuvem artificial de cinza vulcânica para testar novo equipamento


A EasyJet desenvolveu um sistema de detecção de cinzas vulcânicas na atmosfera e, para testar o novo equipamento, criou uma nuvem artificial. O objectivo foi o de perceber a eficácia do sistema Airborne Volcanic Object Identifier and Detector («AVOID», termo inglês para «EVITAR»), que deverá ser instalado em vários aviões da transportadora aérea.

No decorrer dos testes, um avião Airbus A400M soltou na atmosfera uma tonelada de cinzas vulcânicas da Islândia, a uma altitude entre os 9 mil e os 11 mil pés.

Isto criou condições em conformidade com a erupção do vulcão Eyjafjallajokull há três anos, que levou à interrupção do tráfego aéreo durante vários dias sobre a Europa.

Um segundo avião, um A340-300 equipado com o AVOID, voou junto à nuvem artificial para testar o sistema. Um terceiro avião, um pequeno Diamond DA42 da Universidade de Ciências Aplicadas de Dusseldorf (Alemanha), voou directamente para o centro da nuvem para poder comprovar o rigor dos resultados recolhidos pelo AVOID.

A nuvem artificial, com um diâmetro de aproximadamente 2,8 km, era bastante visível ao início, mas rapidamente dissipou-se e a sua detecção tornou-se difícil.


O AVOID detectou com êxito a nuvem de cinzas e mediu a sua densidade, mostrando que na experiência, conseguiu-se recriar as condições resultantes da erupção de 2010.

«A ameaça de erupções de vulcões da Islândia permanece, de forma que estamos entusiasmados com o resultado desta inovação única», afirmou Ian Davies, director de engenharia da companhia aérea.

«Encontrar uma solução é tão crucial agora como sempre o foi, para que nunca mais assistamos ao cenário da Primavera de 2010, quando todo o tráfego aéreo sobre a Europa foi interrompido durante vários dias [entre Abril e Maio, recorde-se]», acrescentou.

«Este é um passo-chave na missão de testar esta tecnologia e avançar para a certificação comercial. A EasyJet vai agora trabalhar num sistema não integrado que pretendemos instalar nalguns aviões», disse ainda.

Já o chefe de engenharia da Airbus, Charles Champion, sublinhou que estamos perante «uma invenção que poderá tornar-se muito útil na avião comercial, de modo a prevenir perturbações a larga escala no tráfego aéreo».

O inventor do novo sistema, Fred Prata, destacou que «a equipa acaba de executar uma experiência científica conclusiva, demonstrando que baixas concentrações de cinza vulcânica [na atmosfera] podem ser detectadas pelo AVOID».

«As erupções vulcânicas explosivas na Islândia acontecem, em média, uma vez a cada cinco anos», afirmou Magnus Tumi Gudmundsson, do Instituto de Ciência da Terra da Islândia.

«Quando os ventos sopram do noroeste, a cinza é transportada rumo à Europa, tal como sucedeu com o [vulcão] Eyjafjallajokull em 2010», referiu, sublinhando que as sete erupções vulcânicas registadas entre 1970 e 2010 só não perturbaram o tráfego aéreo «por coincidência», já que o vento empurrou a cinza para norte.

«Tendo em conta que os vulcões Hekla e Katla já não entram em erupção há muito tempo, ambos devem ser considerados como prestes a explodir», comentou o cientista.

«Não é possível prever quando ou como será a próxima erupção. A única certeza que temos é que vai, de facto, acontecer», destacou Gudmundsson.

Lusa
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #80 em: Novembro 17, 2013, 05:41:17 pm »
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Re: Aviação Comercial
« Responder #81 em: Novembro 29, 2013, 08:12:01 pm »
Aeroporto de Skiathos, Grécia ...


 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #82 em: Dezembro 23, 2013, 06:29:08 pm »
Aviação comercial em 2013
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Re: Aviação Comercial
« Responder #83 em: Dezembro 25, 2013, 08:19:09 pm »
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #84 em: Janeiro 02, 2014, 12:55:04 pm »
EUA começam a testar voos comerciais de "drones"


Seis operadores foram selecionados pela Administração Federal da Aviação norte-americana para começarem a efetuar testes de operacionalidade de voos comerciais de 'drones' em território norte-americano.

A autoridade da aviação norte-americana selecionou esta segunda-feira várias universidades e agências estatais para começarem a efetuar testes de operacionalidade com 'drones'. O objetivo é que os aparelhos não-tripulados venham a integrar o sistema da aviação comercial dos Estados Unidos.

Segundo o The Wall Street Journal, a Administração Federal da Aviação norte-americana escolheu seis operadores que agora deverão iniciar estudos e testes, conduzidos por perítos e académicos, sobre a segurança da operacionalidade de "drones" em território norte-americano em vários tipos de ambiente, condições meteorológicas e espaços aéreos. Espera-se que o trabalho a ser efetuado permita uma certificação federal para o início de voos comerciais de aparelhos não-tripulados nos Estados Unidos da América.

Atualmente, apenas agências de segurança, universidades e algumas organizações de defesa do ambiente estão autorizados a utilizar "drones" em rotas definidas no espaço aéreo norte-americano. No entanto, a Administração Federal da Aviação está a ser pressionada pelo Congresso norte-americano e pelos avanços da indústria nessa área, para acelerar o processo de estudos e testes que conduzam à certificação dos voos comerciais de aparelhos não tripulados e atribuição das respetivas rotas e espaços aéreos onde deverão operar.

Lusa
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #85 em: Janeiro 07, 2014, 06:10:20 pm »
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #86 em: Janeiro 27, 2014, 05:45:58 pm »
TAP e SATA entre as melhores companhias aéreas do mundo


Portugal ocupa dois lugares daquela que é a mais recente edição do "ranking" das 100 melhores companhias aéreas do mundo daquela que é a principal agência de viagens online da Europa, a eDreams. A portuguesa TAP é a primeira portuguesa a figurar na tabela, ocupando a 39ª posição da mesma, seguida pela SATA, em 52º lugar.
 
Elaborada com base nas opiniões dos clientes daquela empresa europeia, a lista diz respeito às preferências de 2013, sendo o pódio totalmente dominado por companhias asiáticas como a Singapore Airlines (4,65 pontos), a Korean Air (4,6 pontos) e a China Airlines (4,5 pontos).
 
Portugal, contudo, mostra ter, não uma das melhores 100 companhias aéreas do mundo, e sim uma das 50 melhores, com a TAP a conseguir uma pontuação de 4 pontos e a surgir na 39ª posição da tabela, juntamente com a Jet2, a Scandinavian Airlines e a Estonian Air. Já a SATA fixa-se no 52º lugar da lista, graças a uma pontuação de 3,89 pontos.
 
Entre os comentários feitos à TAP, os passageiros dão destaque ao bom estado em que se encontra a frota de aviões operada pela companhia aérea portuguesa, a simpatia da tripulação de cabine e a qualidade da comida, servida gratuitamente a bordo. Da lista de opiniões sobre a empresa lusa fazem ainda parte opiniões como "um voo fantástico" e "o melhor voo com a TAP dos últimos tempos".
 
Relativamente à SATA, os clientes da eDreams destacam sobretudo o facto de não haver demasiada publicidade a bordo, em comparação com o que tende a acontecer nos voos de outras companhias aéreas, e o bom atendimento por parte da tripulação.
 
O "ranking" das melhores companhias aéreas do mundo, elaborado pela eDreams, tem por objetivo identificar as melhores companhias para viajar e, assim, facilitar a escolha dos seus utilizadores.

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Re: Aviação Comercial
« Responder #87 em: Março 14, 2014, 06:27:02 pm »
 

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Re: Aviação Comercial
« Responder #88 em: Março 31, 2014, 04:56:20 pm »
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Re: Aviação Comercial
« Responder #89 em: Abril 11, 2014, 06:00:56 pm »
Português projeta sistema inédito de localização aérea


No Luxemburgo, um engenheiro português está a desenvolver um sistema inédito, capaz de localizar todos os voos via satélite, evitando, assim, situações como aquela que aconteceu com o avião da Malaysia Airlines.
 
Sérgio Amado emigrou com a família para o país há cerca de três anos e, hoje em dia, faz parte da SES, empresa líder mundial em telecomunicações, onde é engenheiro de software. Com uma frota de 56 satélites geoestacionários, a empresa decidiu criar um sistema que permita localizar todos os voos na atmosfera terrestre.
 
Para a tarefa, elegeu o profissional português, cujo trabalho, passa, agora, pelo desenvolvimento de um sistema via satélite que permita seguir os aviões durante todo o voo, incluindo aqueles que ficam fora do alcance dos radares terrestres. Além disso, pretende-se que a nova tecnologia forneça todo o tipo de informação em tempo real, sem necessidade de recorrer à caixa negra.
 
"É, no fundo, a capacidade de, a partir do espaço, recolher essa informação. E recolhê-la de forma a ter informação contínua sobre a localização dos aviões à escala global, coisa que neste momento ainda não é possível", esclarece à RTP. "Há zonas desérticas e zonas ocêanicas em que não é possível fazer cobertura por radares terrestres".
 
Pelo nome ADS-B, o mesmo já se encontra a ser testado, devendo estar operacional dentro de um prazo de três anos. No entanto, caso a nova tecnologia já estivesse ativa, teria sido possível localizar com precisão o voo da Malaysia Airlines, que, há um mês, desapareceu no Oceano Índico, sem deixar rasto.
 
"Um sistema destes consegue recolher informação abaixo dos dez minutos e reduzir a área de busca de um avião de cerca de 1.000 quilómetros para algo tão pequeno como 5 quilómetros", diz o investigador.
 
O projeto conta com a parceria estratégica de dois consórcios alemães e reflete a crença dos peritos de que, tendo em conta a dificuldade em resgatar as caixas negras do fundo do mar, a solução pode estar no espaço.
 
"O ADS-B é um basicamente um sistema em que a informação do voo já não fica guardada na caixa negra - que, neste caso, não pode ser encontrada -, sendo antes transmitida a um satélite em órbita que, por sua vez, a enviaria, em tempo real, para estações em terra", refere Yves Feltes, vice-presidente da SES.
 
"E, aqui, estamos a falar de dados sobre a velocidade do voo, direção, altitude, etc. Ou seja, no caso do avião desaparecido da Malaysia Airlines, se este estivesse equipado com o sistema ADS-B, íamos saber exatamente onde este tinha sido visto pela última vez", conclui.

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