AASM.

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guigo

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AASM.
« em: Dezembro 25, 2005, 02:48:20 pm »
O AASM da França.(Armamento Ar-Solo Modular Portátil).


AASM o equipamento modular que está combatendo as JDAM americanas.

A experiência da Guerra do Golfo e Kosovo mostrou a necessidade de armas guiadas de precisão de longo alcance com capacidade qualquer tempo para atacar alvos no solo. A precisão era necessária para evitar danos colaterais e era conseguido com as bombas guiadas a laser.

Em Kosovo ocorreu o problema de uma boa parte das missões serem canceladas devido ao mau tempo que atrapalhava a pontaria dos designadores laser aéreos. Isto não acontecia com as armas JDAM americanas guiadas por GPS.

Por terem controles dos satélites GPS/NAVSTAR, o ataque de precisão agora é dominado pelos EUA e a Europa está atrasada. Os mísseis cruise também mostraram sua importância contra alvos bem defendidos e também são guiados por satélites.

Não existe JDAM similar em projeto ou produção fora dos EUA. O sistema mais próximo é o Armement Air-Sol Modulaire (AASM - armamento ar-solo modular) francês. A AASM é o resultado da experiência francesa nos conflitos citados. Será a nova arma guiada do caça Rafale.

O projeto inicial era desenvolver kits para equipar bombas de 125kg, 250kg, 500kg e 1000kg com cinco tipos de guiagem (imagem IR, anti-radar, TV/datalink, radar SAR e onda milimétrica). O tipo de alvo e objetivo determinaria a potência e o tipo de guiagem como distância, defesas e condições climáticas. Os módulos incluem modos dispare e equeça e man-in-the-loop. O projeto atual se concentra na munição de 250kg e guiagem IR.

A concorrência para o projeto AASM foi vencido pela SAGEM com a arma "Karin" que foi escolhida em setembro de 2000. A SAGEM não tem experiência neste tipo de arma, mas produz muitos sistemas relevantes. Entre eles estão estações de planejamento de missão muito importante para o caso de lançamento simultâneos contra alvos múltiplos.
 
Mock-up da Karin da SAGEM.

 
Entre os concorrentes do programa AASM estavam o Aramis da
 Aérospastiale/Matra Missiles muito mais caro.
A Matra/BAE Dynamics (agora MBDA) também concorria.

A AASM irá substituir o míssil guiado a laser AS-30L e as bombas guiadas a laser Paveway e Matra BGL-1000.

O AASM também irá complementar os mísseis cruise Apache (anti-pista) e SCALP-EG (emploi général) bem mais caros. O Apache entrou em serviço em 2001 equipando o Mirage 2000D e depois o Rafale. O Apache leva 500kg de sub-munições anti-pista numa distância de 140km. O Scalp/EG entrou em serviço em 2003 com um ogiva de 400kg e alcance maior que 400km. A Força Aérea Francesa irá adquirir 450 mísseis e a Marinha francesa 50.

A AASM serão kits de conversão de outras bombas não guiadas. Os kits AASM podem ser produzidos em várias versões, com CEP que variam de 10m a menos. O sistema combina um sistema inercial (INS) de estado sólido com um receptor GPS. As versões mais precisas irão usar um sensor de imagem infravermelha (IIR) para guiagem terminal (CEP de 1m).

Inicialmente estarão disponíveis duas versões. A primeira versão só usará navegação por GPS/INS e a segunda com GPS/INS e guiagem final por IR. A propulsão por foguete é opcional. O alcance é de 15km a baixa altitude a 50km a grande altitude (15 mil metros) e também depende da velocidade da aeronave lançadora.

A primeira versão da AASM terá uma ogiva de 250kg (bomba francesa de 250kg ou Mk82 americana de 227kg) e será usada no Mirage 2000D seguida do Rafale F2. Estão em estudo o uso de bombas de 400kg e 800kg, penetrador, lançadoras de sub-munições e kits de guiagem radar, anti-radar e laser e guiagem de meio curso por INS sem GPS e uso de datalink para transmitir imagens.

O uso de navegação por INS é importante pois EUA controlam o código de GPS e assim a precisão das armas guiadas por GPS. A outra opção seria usar os similares russos (GLONASS) e futuramente o Europeu (Galileu). A França já estudou armas INS antes. No fim da década de 80 estava em desenvolvimento a Excalibur que era uma arma anti-pista de longo alcance guiada por INS com um peso de 120-250kg.
 
A primeira versão da AASM irá pesar 300kg com
3m de largura e 580mm de envergadura.
Está previsto a aquisição de 3.000 kits de guiagem, sendo 2.000 para força aérea (AdL) e 1.000 Marinha por US$263 milhões (EUR300 milhões), com opção de 2.250 kits adicionais. A primeiras entregas foram em 2004 (496 para a Adl e 284 para a Marinha) com entrada em serviço em 2005. A versão mais precisa entrará em serviço em 2007. O custo total do programa é de 409 milhões de Euros.  
A DGA está estudando a integração do designador de alvos a laser Damocles com o AASM. O Damocles localizaria o alvo a longa distância para apontar a AASM. O processador interno extrai características específicas da imagem do alvo para alimentar o sensor de busca do AASM a longa distância. O resultado seria o aumento da precisão com a versão de sensor IR. O Damocles tem alcance de 45km numa altitude de 15 mil metros.
A AASM concorre no programa AIR 1248 da RAF (PGB - Precision Guided Bomb) junto com a Alenia Marconi Systems (JDAM), Elbit Systems (família Whizzard), Leigh Aerosystems (LongShot), Northrop Grumman e Raytheon. Os requisitos são de uma bomba guiada com ogiva da Mk-82, capacidade qualquer tempo e vida útil de 20 anos.
 
O conceito da AASM lembra os kits de guiagem das bombas Paveway.
O Rafale deverá levar 6 AASM em dois cabides triplos.

 
Kits AASM opcionais