Ilhas Selvagens

  • 499 Respostas
  • 114054 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 7382
  • Recebeu: 224 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +14/-98
Re: Ilhas Selvagens
« Responder #495 em: Janeiro 03, 2015, 03:34:52 pm »
http://sol.pt/noticia/121155

Espanha pede à ONU território português

A Espanha apresentou à Organização das Nações Unidas (ONU) um proposta para acrescentar quase 300 mil quilómetros quadrados ao seu território marítimo. Um plano que inclui o território português das Ilhas Selvagens – visitadas por Cavaco Silva em Julho de 2013 e que administrativamente pertencem a uma freguesia da Madeira – e uma aérea também reivindicada num semelhante pedido português de expansão territorial.

“É a maior ampliação de soberania desde Cristóvão Colombo”, disse ao El País Luis Somoza Losada, líder da equipa espanhola encarregada de redigir o plano apresentado à ONU a 17 de Dezembro. Madrid, à semelhança do que havia ido feito por Portugal em 2009, aproveita assim a norma da ONU sobre os Direitos do Mar para ampliar a sua zona económica exclusiva de 200 para 350 milhas desde as fronteiras terrestres.

Segundo o diário espanhol, são cerca de 10 mil os quilómetros quadrados incluídos no plano que também são reclamados por Portugal. Parte deles, as ilhas selvagens, já fazem parte do território português, mas o novo plano espanhol abre uma nova disputa, na zona marítima situada a Oeste da Madeira.

O responsável pelo plano espanhol antecipa que o problema será resolvido com negociações bilaterais, que poderão levar à divisão dos territórios disputados. Previsão semelhante à de uma investigadora portuguesa do Centro de Estudos Jurídicos Económicos e Ambientais citada no mesmo artigo do El País.

Os espanhóis assumem ainda que o plano tem como objectivo a “exploração dos recursos naturais” das áreas pretendidas. Somoza Losada diz que a existência de gás na região é certa, faltando saber se é “rentável extrai-lo”. “Também pode haver petróleo”, diz o coordenador de uma equipa de sete civis e seis militares formada pelo Governo espanhol para desenvolver o plano.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 9999
  • Recebeu: 338 vez(es)
  • Enviou: 222 vez(es)
  • +20/-9
Re: Ilhas Selvagens
« Responder #496 em: Junho 06, 2016, 03:00:27 pm »
Governo abre "esquadra" da Polícia Marítima nas Ilhas Selvagens


O secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, anunciou hoje, no Funchal, que o Governo vai abrir uma extensão permanente da Polícia Marítima da Madeira nas Ilhas Selvagens no final de agosto.

"É nosso objetivo deixar bem claro que aquelas ilhas têm condições de habitabilidade, têm condições para o desenvolvimento de atividades económicas e o reforço da presença do Estado melhora as condições para o exercício da autoridade do Estado", afirmou o governante, após uma audiência com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Marcos Perestrello explicou que a extensão da delegação da Polícia Marítima será permanente, 365 dias por ano e 24 horas por dia, contando com dois elementos, um polícia marítimo e um militarizado da Marinha, e dotada de duas lanchas aptas a promover a vigilância, o controlo e a fiscalização da área, em coordenação com os vigilantes da natureza que já lá estão sediados.

A extensão ficará na Selvagem Grande e poderá desenvolver todos os atos típicos de qualquer Capitania, como a emissão de licenças de pesca e o registo de embarcações.

"Isso reforçará e não deixará dúvidas sobre aquela que é a intensão clara do Estado português em relação às Selvagens", afirmou Marcos Perestrello.

"Pretendemos reforçar a presença e exercer os ossos direitos soberanos sobre aquelas águas e sobre aquela plataforma continental", afirmou.

O secretário de Estado disse, por outro lado, que esta decisão enquadra-se na estratégia de desenvolvimento das potencialidades do mar.

A extensão da Polícia Marítima da Madeira nas Ilhas Selvagens implica, ainda, a instalação de um radar, que permitirá vigiar as águas até às 24 milhas com grande precisão, e o reforço do sistema de comunicações, bem como das atuais instalações do Parque Natural, tarefa que competirá ao Governo Regional.

O sub-arquipélago das Selvagens, composto por duas ilhas (Selvagem Grande e Selvagem Pequena) e vários ilhéus, faz parte da Região Autónoma da Madeira e situa-se a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal, tendo já sido visitado por três Presidentes da República (Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva)

O secretário de Estado da Defesa participa, entretanto, esta tarde na cerimónia de entrega do estandarte heráldico regional ao comando regional da Polícia Marítima da Madeira, um símbolo da sua identidade e do reforço do seu prestígio.

>>> http://www.dn.pt/portugal/interior/governo-abre-esquadra-da-policiapoliciamaritima-nas-ilhas-selvagens-5213654.html
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning, HSMW, Viajante

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 7125
  • Recebeu: 524 vez(es)
  • Enviou: 642 vez(es)
  • +26/-10
Re: Ilhas Selvagens
« Responder #497 em: Junho 20, 2016, 11:59:44 am »
Citar
Dez toneladas para polícia nas Selvagens

Polícia Marítima vai ter 2 elementos em permanência nas ilhas.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/dez_toneladas_para_policia_nas_selvagens.html
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 9999
  • Recebeu: 338 vez(es)
  • Enviou: 222 vez(es)
  • +20/-9
Re: Ilhas Selvagens
« Responder #498 em: Junho 13, 2017, 02:45:17 pm »
Marinha reforça posição nas Selvagens


O capitão-de-mar-e-guerra Paulo Silva Ribeiro já assumiu o cargo de Comandante da Zona Marítima da Madeira e apesar e satisfeito com os meios que dispõe na Região admite um eventual reforço desde que seja encarado como uma mais-valia para as ações que a Marinha realiza. Ministro da Defesa vai em Julho às Selvagens.


Silva Ribeiro é cumulativamente diretor do subcentro de busca e salvamento marítimo do Funchal, capitão do porto do Porto Santo e comandante local da polícia marítima da Madeira e do Porto Santo.

O novo Comandante da Zona Marítima da Madeira desloca-se esta semana às Selvagens e considera que os meios colocados na Região ao serviço da Marinha “são os adequados à missão e são aqueles que é possível termos”.

Falando no final de uma audiência com o Representante da República, Silva Ribeiro admitiu a possibilidade de poder haver um “eventual reforço de meios para a Região desde que tal seja entendido como uma mais-valia e uma necessidade para as missões que a Marinha desenvolve na Madeira.

A deslocação às Selvagens, prende-se com a disponibilização pela marinha de uma lancha anfíbia preparada para operar naquele território.

Ministro da Defesa vai às Selvagens

O novo comandante da Zona Marítima da Madeira confirmou que em Julho será inaugurado o novo posto da Marinha na Selvagem Grande cerimónia que contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes.

Natural de Lisboa, o Capitão-de-mar-e-guerra Paulo Jorge da Silva Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1962, tendo exercido, entre outras, as funções de Chefe de serviço e de Oficial de ação tática nas fragatas Magalhães Correa e Comandante Roberto Ivens. Foi Comandante dos navios patrulha Cuanza e Cacine, e da fragata Comandante Sacadura Cabral, tendo realizado três comissões na Zona Marítima da Madeira, entre 1992 e 1995. Realizou diversas missões nas Ilhas Desertas e Selvagens, no apoio ao Parque Natural da Madeira.

Foi Capitão do Porto e da Polícia Marítima de Peniche.

Prestou serviço na Divisão de Operações do Estado-Maior Internacional do Comité Militar da NATO, no quartel-general em Bruxelas, Reino da Bélgica.

É especializado em Artilharia Naval.

Está habilitado com o Curso Geral Naval de Guerra e com o Curso de Promoção a Oficial General.

 
>>>>>   http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/marinha-reforca-posicao-nas-selvagens-171289?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
« Última modificação: Junho 13, 2017, 02:54:48 pm por Lusitano89 »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 9999
  • Recebeu: 338 vez(es)
  • Enviou: 222 vez(es)
  • +20/-9
Re: Ilhas Selvagens
« Responder #499 em: Dezembro 17, 2017, 01:42:22 pm »
Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar


 

 

Portugal vende ilhas???

Iniciado por SANTACRUZ

Respostas: 17
Visualizações: 9620
Última mensagem Setembro 07, 2007, 09:02:23 am
por manuel liste