Votação

Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
37 (27.2%)
Sou a favor apenas do TGV.
11 (8.1%)
Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
Nenhum, há outras prioridades.
63 (46.3%)

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Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

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miguelbud

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #600 em: Fevereiro 07, 2013, 11:06:31 am »
Citação de: "HSMW"
O que ouvi ontem nas noticias da manhã foi TGV e linha de mercadorias. Algo não fica a soar bem.

Mas se realmente for uma linha de mercadorias para ligar os porto nacionais à Europa não era um bom investimento? Não era o que sempre dissemos aqui no FD?
Já chegamos a um consenso, uma TGV para transporte de passageiros não é rentável porque qualquer companhia de voos low cost é mais barata e mais rápida.

O problema é que os jornalistas teimam em chamar TGV ao projecto. Como o Pedro já explicou aqui TGV é só e unicamente para passageiros.
 

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #601 em: Fevereiro 07, 2013, 02:37:26 pm »
Bruxelas diz que verba para alta velocidade ferroviária não está garantida

Ana Martins / João Caldeirinha 07 Fev, 2013, 14:13 / atualizado em 07 Fev, 2013, 14:22

Ainda não está garantido, afinal, o financiamento da ligação ferroviária de alta velocidade entre Sines e Madrid para transporte de mercadorias. Bruxelas nega que esteja fechado o negócio para atribuição de verbas que permitem reformular o que era o projeto do TGV. O Governo português está a contar vir a ter entre 600 a 800 milhões de euros para avançar com a ligação ferroviária em 2015.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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HSMW

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #602 em: Julho 29, 2016, 06:50:52 pm »
Estado condenado a indemnizar consórcio do TGV em 150 milhões
Citar
O tribunal arbitral deu razão à Elos, o consórcio que ganhou a construção do TGV, projecto cancelado em 2012 por Passos Coelho. Governo actual vai recorrer da decisão, diz o Público.

O Governo vai recorrer da decisão do tribunal arbitral que deu razão ao Elos, o consórcio constituído pela Soares da Costa e a Brisa que ia construir a linha de TGV que em 2012 foi suspensa por Pedro Passos Coelho. Além do recurso, o ministério liderado por Pedro Marques pede ainda o afastamento de um dos árbitros, por considerar que tem conflitos de interesses.

 

Segundo a notícia avançada esta quinta-feira pelo jornal Público, a Elos venceu a primeira batalha que interpôs contra o Estado em que reclamava ser indemnizada em 169 milhões de euros pelo cancelamento da adjudicação da construção da linha do TGV. O tribunal arbitral, constituído em 2014, proferiu a sua sentença no passado dia 27 de Junho, e concedeu uma indemnização de 149,6 milhões de euros ao grupo de empresas, numa votação em que o arbitro indicado pelo Estado votou isoladamente contra.

 

A decisão não, é contudo, definitiva, pelo que o Governo vai recorrer da mesma, ao mesmo tempo que já requereu, junto do tribunal arbitral, para que Manuel Carneiro da Frada, um dos árbitros, seja destituído. Manuel Frada foi vice-presidente da assembleia geral do BCP, accionista e financiador da Elos, o que, para Pedro Marques, compromete  a sua independência.

O Estado adjuficou a concessão do troço de Alta Velocidade entre Poceirão e Caia ao consórcio em 2010, ainda no governo de José Sócrates, mas não mereceu visto do Tribunal de Contas. O projecto seria cancelado dois anos depois, pela mão de Passos Coelho. As duas empresas chegaram a pedir 300 milhões de euros de indemnização.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/estado_condenado_a_indemnizar_consorcio_do_tgv_em_150_milhoes.html
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #603 em: Agosto 01, 2016, 06:15:12 pm »
Para meditação:
Fiz na semana passada Madrid-  Santiago de compostela no AVE espanhol.
Não iamos mais de 20 passageiros no comboio, no troço entre Zamora e Santiago eramos 3!!
E confortável? é
eE rapido? sim!
E viável economicamente? NÃO!!!!!
 
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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades? Novo
« Responder #604 em: Agosto 01, 2016, 08:17:01 pm »
Para meditação:
Fiz na semana passada Madrid-  Santiago de compostela no AVE espanhol.
Não iamos mais de 20 passageiros no comboio, no troço entre Zamora e Santiago eramos 3!!
E confortável? é
eE rapido? sim!
E viável economicamente? NÃO!!!!!

Naturalmente!
É fácil de estudar o caso português. A CP + REFER dão lucro a explorar linhas e comboios mais baratos? Não!
Então como é que o TGV português, mais caro de construír e manter ía ser rentável? Secalhar as comissões chorudas são a resposta, principalmente para uma construtora!
Para além de não fazer sentido nenhum.... porque desde os anos 90 já foram fechados muitos troços de linha por não serem rentáveis!

Além do mais seria inconcebível termos o Alfa Pendular desde os anos 90 para transporte de passageiros e os novos Siemens serie 4700 para transporte de mercadorias, ambos capazes de alcançar entre 220 e 250Km/H!!!! E nós os tesos acharmos pouco e querermos o TGV para andarmos a 300 ou 350Km/h numa linha que não pode circular mais nenhum comboio, ao contrário dos actuais!

Onde deveriam de investir, aí sim, era na renovação de toda a linha do norte e mesmo na duplicação das linhas actuais (linha do norte) bem como nas outras linhas secundárias, porque apesar de termos comboios que chegam a 250Km/H, estes só em alguns km de pista atingem tal velocidade!
« Última modificação: Agosto 01, 2016, 08:28:49 pm por Viajante »
 
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