Israel e Palestina anunciam cessar-fogo

  • 3 Respostas
  • 1798 Visualizações
*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1263
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +1/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Israel e Palestina anunciam cessar-fogo
« em: Fevereiro 08, 2005, 06:31:58 pm »
Citar
Israel e Palestina anunciam acordo de cessar-fogo
08-02-2005 16:30  

Dia histórico em Charm El-Cheikh. Mahmud Abbas e Ariel Sharon dizem que é o fim de «todos os actos de violência entre israelitas e palestinianos». Israel suspendeu operações militares na Palestina

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, anunciou hoje em Charm El-Cheikh (Egipto) um cessar-fogo com Israel, confirmado pelo primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, com a declaração do fim das operações militares.

"Fizemos um acordo com o primeiro-ministro Ariel Sharon, para cessarem todos os actos de violência entre israelitas e palestinianos", declarou Abbas em conferência de imprensa após a reunião com Ariel Sharon.

"Todos estamos conscientes das nossas responsabilidades em avançar com este processo" no sentido de alcançar a paz, referiu o líder palestiniano.

Mahmud Abbas destacou que o acordo de hoje "é apenas o início de um processo" e disse que discutiu com Sharon várias questões, entre as quais "os colonatos (judeus nos territórios palestinianos), alibertação de prisioneiros e o muro" de separação entre Israel e a Cisjordânia.

Por seu turno Ariel Sharon confirmou ter chegado a um acordo na reunião de hoje, em Charm el-Cheik, em que ambas as partes se comprometem a cessar todas as operações militares e actos de violência no Médio Oriente.

"Esperamos que a partir de hoje comece uma nova era de calma e de esperança", disse o primeiro-ministro israelita, adiantando que "a violência não pode matar a esperança".

Entretanto, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, anunciou o fim das operações militares israelitas contra os palestinianos "em toda" a Palestina.

"Hoje, durante o meu encontro com Mahmud Abbas, chegámos a acordo para que os palestinianos cessem todos os actos de violência contra os israelitas, e paralelamente Israel cessará as suas operações militares contra os palestinianos", declarou Sharon em Charm El- Cheikh.

"Esperamos que a partir de hoje comece uma nova era de calma e de esperança", disse o primeiro-ministro israelita.

Sharon acrescentou ter aceite "transferir a responsabilidade de sectores palestinianos" para a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), em alusão a várias cidades da Cisjordânia cujo sistema de segurança será entregue às forças militares palestinianas, como já acontece na Faixa de Gaza.

"Informei Abbas da nossa vontade de tomar medidas para restabelecer a confiança recíproca. Dentro de algum tempo, por exemplo, Israel vai libertar centenas de prisioneiros palestinianos", disse o chefe do governo israelita.

Segundo responsáveis israelitas, 900 dos 8.500 prisioneiros palestinianos que se encontram em cadeias de Israel serão libertados, 500 numa primeira fase e 400 depois.

Sharon fez saber na conferência de imprensa que deseja "um diálogo sincero e real" com a liderança palestiniana, assegurando a sua "determinação de aplicar o plano israelita de retirada da Faixa de Gaza".


Esperemos que seja finalmente o princípio do fim.  :roll:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1178
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 09, 2005, 03:05:39 pm »
Então, quanto tempo até o próximo imbecil rebentar com um autocarro cheio de pessoas? :roll:
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 183
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 09, 2005, 03:37:20 pm »
2x
 

*

Normando

  • Perito
  • **
  • 339
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 22, 2005, 07:31:56 pm »
Ao contrário do que se esperava, parece que o aligeiramento das tensões israelo-palestinianas veio para ficar: Isreal transferiu o controlo da Jericó e Tulkarem (Cisjordânia) para a ANP, levantou interdições à movimentação de pessoas em certas zonas, desmontou roadblocks, evita incursões militares, os grupos da resistência palestiniana aceitaram uma trégua (não é um cessar-fogo em rigor, mas é de assinalar), Abbas continua as reformas na ANP (Arafat era mesmo um obstáculo), etc.
Evidentemente, as grandes decisões e processos negociais ainda estão para vir, mas já não há só nuvens negras no horizonte...
"If you don't have losses, you're not doing enough" - Rear Admiral Richard K. Turner
 

 

Iraque a ferro e fogo

Iniciado por Fábio G.

Respostas: 1457
Visualizações: 227098
Última mensagem Outubro 09, 2018, 11:29:17 am
por mafets
Rússia a ferro e fogo

Iniciado por Lynx

Respostas: 22
Visualizações: 4768
Última mensagem Setembro 10, 2004, 02:35:23 am
por JLRC
Resolução do Conselho de Segurança condena Israel

Iniciado por JNSA

Respostas: 17
Visualizações: 3988
Última mensagem Junho 07, 2004, 12:51:26 pm
por Rui Elias
Estará Israel a ganhar a Intifada ?

Iniciado por fgomes

Respostas: 0
Visualizações: 1028
Última mensagem Dezembro 10, 2004, 06:13:49 pm
por fgomes
Israel compra misseis Patriot PAC-3

Iniciado por antoninho

Respostas: 8
Visualizações: 4952
Última mensagem Setembro 16, 2008, 03:10:32 pm
por nelson38899