Notícias da Marinha

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Cabeça de Martelo

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« Responder #75 em: Setembro 07, 2006, 01:11:25 pm »
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Segurança no mar: Porto de Sines está sem salva-vidas
Marinha desvia lanchas de socorro

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações e Juntas Portuárias acusa a Marinha de estar a utilizar indevidamente meios do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) para outras missões, nomeadamente no âmbito da Polícia Marítima.

Jorge Godinho

Especialistas em segurança marítima contestam decisão da Armada: é como ir de ambulância em operações de fiscalização do trânsito
Em causa está a utilização das embarcações semi-rígidas, que foram descaracterizadas. “Sines, por exemplo, não tem barco salva-vidas, porque este foi descaracterizado e colocado ao serviço da Polícia Marítima de Setúbal”, disse ao CM um especialista em salvamento marítimo, acrescentando que uma igual situação se passou na Região Autónoma dos Açores.

O mal-estar desta situação está mesmo por detrás do pedido de demissão do director do ISN, comandante Malaquias Pereira, em confronto directo com o director-geral da Autoridade Marítima (DGAM), almirante Medeiros Alves. As orientações para que as embarcações salva-vidas fossem descaracterizadas já têm cerca de um ano.

Um porta-voz da Marinha justificou e refutou as argumentações sindicalistas: “A nossa Armada é Marinha de ‘duplo uso’, o que permite, legalmente, poder usar meios essencialmente militares em serviço de carácter público, numa óptica de rentalização de meios, onde os recursos são escassos e houve essa necessidade, como na Região Autónoma dos Açores.”

Especialistas em salvamento marítimo, no entanto, consideram que, erradamente, se está a usar barcos muito caros, dada a sua especificidade para enfrentar mar em determinadas condições, em missões despropositadas, o que significa o desaproveitamento real do seu potencial.

À NOITE NÃO HÁ SALVA-VIDAS

Desde há anos que a recusa do pagamento de horas extraordinárias às tripulações dos salva-vidas leva a que estas trabalhem apenas das 09h00 às 17h00, nos dias úteis. Fora deste horário e aos fins-de-semana e feriados o pessoal tem de ser chamado e só responde se estiver contactável. “Estamos perante uma tentativa de militarização da orla costeira e isso é um futuro muito negro para o Instituto de Socorro a Náufragos, quer a nível das estações, barcos, tripulações dos salva-vidas e a nível dos nadadores salvadores”, disse um perito de salvamento marítimo, acrescentando: “Uma Marinha de duplo uso nestes moldes é errado, é como se fosse utilizada uma ambulância do INEM totalmente equipada em operações ‘stop’ na estrada.”

PORMENORES

AVARIADO

O porto de Sines, apesar da sua dimensão, está neste momento sem meios de salvamento. Um dos salva-vidas está avariado e o outro foi desviado para serviço na Polícia Marítima do Porto de Setúbal.

INSTITUTO

Nos últimos dois anos, o Instituto de Socorro a Náufragos conheceu já três directores, que têm saído em conflito com a tutela, a Direcção-Geral da Autoridade Marítima, por cujo director, alegadamente, se sentem desautorizados.

ORÇAMENTO

Os barcos salva-vidas têm características específicas, como capacidade de autovirar, motores duplos e estanques e um desenho apropriado do casco, o que os torna mais caros que os barcos usados na patrulha marítima.

LEI MILITAR

As embarcações salva-vidas foram adquiridas com verbas do PIDDAC, portanto não financiadas no quadro da Lei de Programação Militar, pelo que outros usos desviar-se-ão do enquadramento legal da sua aquisição.
Falcão-Machado
 
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=10&p=200
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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alfsapt

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« Responder #76 em: Setembro 07, 2006, 02:54:42 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Partiu hoje com destino a Cabo Verde, a corveta Baptista de Andrade.
O navio vai controlar os imigrantes ilegais, que do continente africano se destinam à Europa.


Numa manhã da semana passada ao acordar vi pela janela essa Corveta. Não a soube identificar mas associei-a a essa missão, claro. Durante o dia todo estiveram dois Zebros?! (onde se lia "Fuzileiros") a fazer pequenas viagens entre o navio e o areal junto ao Pontão de Santa Maria - Ilha do Sal. Ora perguntem lá aos passageiros dos Zebros se aquela praia é ou não fantástica! Já tenho saudades.
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma."
Padre Antonio Vieira
 

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« Responder #77 em: Março 06, 2007, 11:55:35 am »
LANCHAS DE FISCALIZAÇÃO PEQUENAS

 :arrow: http://www.marinha.pt/revista/index.asp ... fault.html

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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« Responder #78 em: Março 06, 2007, 12:00:01 pm »
Concluída a Colecção

SETENTA E CINCO ANOS NO MAR

(1910-1985)


 :arrow: http://www.marinha.pt/revista/index.asp ... fault.html

Pelo que sei esta colecção é muito fraca em matéria fotográfica, certo?

Que acham os colegas?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Rui Elias

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« Responder #79 em: Março 06, 2007, 12:06:14 pm »
Acho que foi uma boa iniciativa sobre a Marinha portuguesa em grande parte do sóculo XX, interessante em termos de documentação e textos, mas realmente do ponto de vista gráfico, ou os arquivos da Marinha têm poucas fotos, ou ficou pobre.

Acho ainda que nos navios poderiam, se possivel colocar os planos de construção, plantas, etc.
 

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TaGOs

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« Responder #80 em: Março 09, 2007, 07:22:46 pm »
Foto da fragata Vasco da Gama.



Fonte: http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... ber+07.htm
 

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pablinho

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« Responder #81 em: Março 09, 2007, 10:39:19 pm »
¿Que tal son vuestras fragatas?
¿Podríais hacer una comparativa con la F-100 para hacerme una idea?
 

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old

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« Responder #82 em: Março 10, 2007, 10:34:23 am »
Citação de: "pablinho"
¿Que tal son vuestras fragatas?
¿Podríais hacer una comparativa con la F-100 para hacerme una idea?


Mas bien deberian de compararse con las F80/Clase L y M Type 22 y 23/ Maestrale etc etc etc. Tienen caracteristicas mas similares

Asi te harias una idea mejor.
 

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« Responder #83 em: Março 10, 2007, 11:32:23 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Contou-me uma mosca, que voa por aqui e por ali, que o negócio da venda das duas J. Belo foi ao ar, e que vai ser retirada a peça de ré o director de tiro DRBC 32 e os  torpedos, para servirem de patrulhões, e reduzir a tripulação.
São notícias do " Jornal da Caserna" falta a confirmação,


Caro Luís

Já está mesmo confirmado ou só existem noticias do Jornal da Caserna? c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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pablinho

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« Responder #84 em: Março 10, 2007, 11:45:05 am »
Acabo de leer esto referente a mision do libano  de portugal:
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Se a data de envio dos militares for entre Outubro e Novembro, só a fragata deverá estar pronta. As Brigadas Mecanizada e de Engenharia implicam mais tempo de preparação. Portugal não dispõe de um navio polivalente logístico e teria de alugar no mercado um navio com capacidade para transportar essas forças para o Líbano.

¿Non tedes nin un so navio con capacidade de proyeccion? ¿Como proyectades a vosa infanteria de mariña?
 

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typhonman

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« Responder #85 em: Março 10, 2007, 03:05:55 pm »
Pelas fragatas MEKO....e AOR..
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #86 em: Março 10, 2007, 03:57:01 pm »
Ó então como aconteceu na Guiné, recorre-se à Marinha Mercante.

http://www.fuzileiros.tk/index.php?menu=5&sec1=7

http://www.fuzileiros.tk/index.php?menu=5&sec1=6

Uma reportagem já antiga a falar sobre o Navpol:

http://www.fuzileiros.tk/index.php?menu=6&sec1=19
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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luis filipe silva

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« Responder #87 em: Março 11, 2007, 02:46:19 am »
Cabeça de Martelo escreveu:
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Ó então como aconteceu na Guiné, recorre-se à Marinha Mercante.

Citar
Neste dia 11 de Junho o navio mercante “Ponta de Sagres”, em condições muito difíceis, com o apoio do pessoal militar junto da Embaixada de Portugal em Bissau, retira do Porto da cidade 2.250 refugiados, 500 dos quais portugueses.


É de referir que o navio mercante Ponta de Sagres foi um navio de recurso por se encontrar perto de Bissau, e só serviu para transportar refugiados civis.
As forças militares seguiram de navio de guerra e C 130 da FAP.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

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ferrol

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« Responder #88 em: Março 16, 2007, 10:31:06 pm »

Cando cheguen as KD, por favor, amárrennas ben...
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #89 em: Março 17, 2007, 10:46:05 am »
Agora tiveste uma graça do  :crit:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

 

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