Onde Nasceu Cristóvão Colombo?

  • 77 Respostas
  • 33376 Visualizações
*

João Vaz

  • 193
  • +1/-0
Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
« Responder #75 em: Novembro 28, 2010, 07:30:18 pm »
Citação de: "Templário"
(...)

Quanto à origem de Cristóvão Colombo de - e de que importante é por quem fez o feito ou só o feito em si - nada mais absurdo - sem conhecimento da origem, familia, formação, background, sonhos, e até possível psicologia(mesmo especulando) não há História do mundo, não averia nada, apenas pobre enunciados de factos ou pseudo-factos.

(...)

Como a genovesa tradicional - e se for italiano como é oficial, como português defenderei sempre a sua identidade, seja ela qual for; seja a italiana, galega, a portuguesa etc.

Prudente e sabiamente falado...

Aqui ficam, porém, uns antídotos muito eficazes:

- Luís de Albuquerque, Dúvidas e Certezas na História dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa 1990

- Alfredo Pinheiro Marques, As Teorias Fantasiosas do Colombo "Português", Lisboa, 1991

- Vasco Graça Moura, Cristóvão Colombo e a Floresta das Asneiras, Lisboa, 1991

A realidade será sempre muito mais interessante do que qualquer ficção  :G-beer2:
"E se os antigos portugueses, e ainda os modernos, não foram tão pouco afeiçoados à escritura como são, não se perderiam tantas antiguidades entre nós (...), nem houvera tão profundo esquecimento de muitas coisas".
Pero de Magalhães de Gândavo, História da Província Santa Cruz, 1576
 

*

PCartCast

  • 225
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
« Responder #76 em: Dezembro 18, 2010, 02:03:51 pm »
Não sei se alguém viu esse documentário no Canal História.... Mas aqui vai o resumo.

Na altura, a Ilha da Sardenha era uma possessão genovesa, mas o Rei Fernando de Aragão, tinha interesses no local. A língua falada na Sardenha era o Catalão (ainda existem algumas localidades que o falam na Sardenha e na Sicília). Sendo descendente de uma das 3 famílias genovesas que governavam a Sardenha, famílias essas que foram banidas e destituídas de todas as regalias nobiliárquicas por Fernando de Aragão (esposo de Isabel de Castela). Diz-se em certa parte que Cristovão Colombo era filho de um Almirante genovês, e tendo sido banido vem para Portugal onde apresenta a sua ideia ao nosso Rei. Sendo esta recusada, apresenta-se perante os Reis Católicos e pede apoio apenas a Isabel de Castela (visto que a Sardenha era agora território Aragonês, e a sua família havia sido banida)... O resto da História já é sabida por todos.

Isto é apenas um resumo, o documentário apresentava provas factuais bastante verosímeis, incluindo provas de caligrafia que provavam que ele se exprimia essencialmente em Catalão, bem como o facto de ter sido sobrinho de 2 Papas (dois papas que exerceram um depois do outro, e que eram apresentados como seus tios), bem como o facto de pelo menos um desses tios lhe ter proporcionado educação e acesso posterior a mapas do mundo conhecido.

*

carlos duran

  • 40
  • +0/-0
Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
« Responder #77 em: Dezembro 20, 2010, 07:31:52 pm »
Saudos a Gaia e obrigado polas suas palabras; ben e certo que o termo "frustaçao histórica" dos galegos poda ser discutibel, mais e certo que a independencia portuguesa no seculo XII deixounos podiamos dicir "fora de xogo", aillados nun recuncho do noroeste, nembargantes ata o seculo XVI Galiza viviu culturalmente preto de Portugal e politicamente con moita autonomía, o problema foi que a nosa clase dirixente, a nobreza, non miraba por Galiza e tan só miraba polos seus intereses e pasaban o tempo en guerras entre eles, nos non tivemos un Afonso Henriques, iso foi unha desgraza para nos.
Agora e certo que fomos aldraxados polos outros pobos da Espanha, facían chacota de nos porque tiñamos excedente de poboación e os galegos iban traballaren a Castela a sega dos cereais, a nosa lingua diferente ao castelan e o aillamento e pobreza da nosa terra provocaron que nos tiveran desprezo, os outros paises da monarquía con lingua propia eran ricos, catalans, valencianos e vascos.
O noso dilema hoxe e conservar a nosa cultura e lingua fronte ao asoballamento da cultura "española" e tantos anos de "educación" conseguiran afastar moitos galegos da sua cultura e lingua.
Enquanto a Colón, que e o tema do debate, temo que van pasar moitos anos sen que se saiba cal foi a sua orixe, mais non concordo cos esforzos de quitaren o mérito a coroa de Castela ao invertir cartos e barcos nunha aventura que outros reis non quixeran apoiar; a cada un o seu, Isabel de Castela tivo a inspiración de ollar mais aló, e isto a meirande parte dos historiadores europeus o recoñecen.
Unha aperta a Gaia e aos portugueses (nos os galegos os queremos moito, somos irmaos) e benvidos  sempre a Galiza.
A verdade nao ten patria
 

 

ANGOLA, NOVEMBRO DE 1992: ONDE NECESSÁRIO QUANDO NECESSÁRIO

Iniciado por Miguel Silva Machado

Respostas: 3
Visualizações: 1586
Última mensagem Outubro 19, 2011, 12:53:15 am
por Trafaria
Onde está o elmo de D.Sebastião?

Iniciado por Carlos Rendel

Respostas: 1
Visualizações: 1143
Última mensagem Junho 01, 2011, 01:25:24 am
por TOMSK