KC-390 na FAP

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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #90 em: Julho 30, 2019, 12:58:01 am »
Mas isso é típico de todos os contratos de aquisição de material militar. O pessoal é que gosta muito de fazer contas de merceeiro e tentar chegar ao preço unitário. Nalguns países até se calcula o custo total do programa ao longo de toda a sua vida útil — daí os 50 mil milhões de dólares australianos pelos 12 submarinos da RAN, ou 70 mil milhões de dólares canadianos pelas 15 Type 26 para a RCN.

Mas no caso do Ká-Cê, o que me deixa intrigado é o programa de aquisição português custar 3.800 milhões de reais por 05 aeronaves e restantes itens, enquanto o programa brasileiro vai custar 7.200 milhões de reais por 28 aeronaves e restantes itens. Ou alguém está a fazer um grande negócio, ou alguém está a ser comido.

Para rematar, convém não esquecer que o custo unitário do Ká-Cê era suposto ser 50 milhões de USD, mas o Zé povinho vai pagar pelo menos o dobro.
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
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nelson38899

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #91 em: Julho 30, 2019, 09:03:53 am »
Mas isso é típico de todos os contratos de aquisição de material militar. O pessoal é que gosta muito de fazer contas de merceeiro e tentar chegar ao preço unitário. Nalguns países até se calcula o custo total do programa ao longo de toda a sua vida útil — daí os 50 mil milhões de dólares australianos pelos 12 submarinos da RAN, ou 70 mil milhões de dólares canadianos pelas 15 Type 26 para a RCN.

Mas no caso do Ká-Cê, o que me deixa intrigado é o programa de aquisição português custar 3.800 milhões de reais por 05 aeronaves e restantes itens, enquanto o programa brasileiro vai custar 7.200 milhões de reais por 28 aeronaves e restantes itens. Ou alguém está a fazer um grande negócio, ou alguém está a ser comido.

Para rematar, convém não esquecer que o custo unitário do Ká-Cê era suposto ser 50 milhões de USD, mas o Zé povinho vai pagar pelo menos o dobro.

Basicamente o estado está a subsidiar as empresas que a embraer tem cá em Portugal
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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MATRA

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #92 em: Julho 30, 2019, 10:12:55 am »
Em que consiste na realidade este EW Suit (Elbit Systems EW and Sigint - Elisra)?
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #93 em: Julho 30, 2019, 10:19:08 am »
Em que consiste na realidade este EW Suit (Elbit Systems EW and Sigint - Elisra)?
Isso é a marca, o produto em si não sabemos.
 

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P44

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #94 em: Julho 30, 2019, 10:22:41 am »
Com papas e bolos se enganam os tolos.
Título de primeira página do jornal de negócios

Aviões KC-390 comprados à Embraer vão combater incêndios

Deixa-me rir :))

É para agradar à populaça, não se esqueçam que atualmente TUDO tem de ser "politicamente correto"

Ainda são capazes de dizer que também salvam gatos em árvores
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #95 em: Julho 30, 2019, 10:49:55 am »
Parece que vem com um sistema anti MANPADS o J-MUSIC. O mesmo equipa os MRTT e os A400M da Alemanha.

J-MUSIC is an advanced DIRCM system that is optimized to protect large aircraft, including transports, tankers, special mission platforms, VIP jets and others. J-MUSIC is lightweight, compact, and easily installed on a broad range of aircraft types, in single or multi-turret configurations. This system provides rapid response and enables superior defense against multiple and simultaneous missile threats.

« Última modificação: Julho 30, 2019, 10:50:18 am por Red Baron »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #96 em: Julho 30, 2019, 12:18:01 pm »
Mas isso é típico de todos os contratos de aquisição de material militar. O pessoal é que gosta muito de fazer contas de merceeiro e tentar chegar ao preço unitário. Nalguns países até se calcula o custo total do programa ao longo de toda a sua vida útil — daí os 50 mil milhões de dólares australianos pelos 12 submarinos da RAN, ou 70 mil milhões de dólares canadianos pelas 15 Type 26 para a RCN.

Mas no caso do Ká-Cê, o que me deixa intrigado é o programa de aquisição português custar 3.800 milhões de reais por 05 aeronaves e restantes itens, enquanto o programa brasileiro vai custar 7.200 milhões de reais por 28 aeronaves e restantes itens. Ou alguém está a fazer um grande negócio, ou alguém está a ser comido.

Para rematar, convém não esquecer que o custo unitário do Ká-Cê era suposto ser 50 milhões de USD, mas o Zé povinho vai pagar pelo menos o dobro.

NVF, não te esqueças de um pormenor, o plano da MNT é válido para, apenas, um período de doze anos !!

Abraços
« Última modificação: Julho 30, 2019, 12:20:31 pm por tenente »
 

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PMFM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #97 em: Julho 30, 2019, 01:29:23 pm »
A Resolução do Conselho de Ministros não refere a duração dos contratos de manutenção, apesar de algumas notícias referirem os 12 anos.
O que está previsto é pagar até 2030 quase 110 milhões € pela manutenção das aeronaves e do simulador. Mas as aeronaves só começam a chegar em 2023 e a última em 2027, por isso duvido que sejam mesmo 12 anos.
Espero é que já tenham negociado os valores para a próxima LPM para depois não acontecer como nos contratos dos EH-101...

Vejam a tabela do Anexo II :
https://dre.pt/application/conteudo/123545115
« Última modificação: Julho 30, 2019, 01:33:15 pm por PMFM »
 

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #98 em: Julho 30, 2019, 04:03:15 pm »
É complicado estar a elaborar um valor unitário neste tipo de contratos e aquisições, pois o pacote engloba muitos fatores.
Mas podemos comparar com outros contratos mais recentes similares ao do nosso no caso do KC 390.

O valor global do contrato fica em 827 milhões com todo o suporte e demais infraestruturas o que vai dar um custo unitário de 165 milhões e se compararmos com a aquisição e os valores do contrato dos Alemães em que está em fontes oficiais dos EUA o valor global do contrato na compra de 6 J de 1400 milhoes de USD o que dá cerca de 1170 milhões ao câmbio de 1.20 (agora o valor está mais baixo e pior para quem paga, pois paga mais) https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/germany_18-13.pdf
Mas este contrato engloba a parceria com os Franceses na construção de infraestruturas no valor de 220 milhões (110 milhoes cada) então veremos que por exemplo o valor global que os Alemães vão despender  fica em torno a 1280 milhoes, o que dá 213 milhões por unidade contra os 165 milhões no caso dos KC390.
https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2018-05-09/franco-german-c-130j-squadron-now-reality

Agora, na questão dos 12 anos de manutenção e que não vem referido aqui https://dre.pt/application/conteudo/123545115, eu julgo que esses anos se referem a cada avião após data de entrega, pois se recebemos um em 2023 e outro em 2027, o de 2023 tem os 12 anos até 3035 e o recebido em 2027 até 3039.
Simples matematica, se assim não for é comprar gato por lebre.

Não vale a pena se estar a comparar estes contratos com o que se dizia antes deles serem tornado publicos.

Eu quando comecei a seguir este forum, confesso que foi em parte devido a este assunto do KC 390 e dos NPO, devido á participação empresarial portuguesa, e o meu karma aqui foi completamente arrasado devido a estar sempre ao lado deste processo.

Fiquem bem e até ao meu próximo post, se é que vai haver outro!
« Última modificação: Agosto 01, 2019, 10:55:02 am por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #99 em: Julho 30, 2019, 06:22:41 pm »
É complicado estar a elaborar um valor unitário neste tipo de contratos e aquisições, pois o pacote engloba muitos fatores.
Mas podemos comparar com outros contratos mais recentes similares ao do nosso no caso do KC 390.

O valor global do contrato fica em 827 milhões com todo o suporte e demais infraestruturas o que vai dar um custo unitário de 165 milhões e se compararmos com a aquisição e os valores do contrato dos Alemães em que está em fontes oficiais dos EUA o valor global do contrato na compra de 6 J de 1400 milhoes de USD o que dá cerca de 1170 milhões ao câmbio de 1.20 (agora o valor está mais baixo e melhor para quem paga, pois paga menos) https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/germany_18-13.pdf
Mas este contrato engloba a parceria com os Franceses na construção de infraestruturas no valor de 220 milhões (110 milhoes cada) então veremos que por exemplo o valor global que os Alemães vão despender  fica em torno a 1280 milhoes, o que dá 213 milhões por unidade contra os 165 milhões no caso dos KC390.
https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2018-05-09/franco-german-c-130j-squadron-now-reality

Agora, na questão dos 12 anos de manutenção e que não vem referido aqui https://dre.pt/application/conteudo/123545115, eu julgo que esses anos se referem a cada avião após data de entrega, pois se recebemos um em 2023 e outro em 2027, o de 2023 tem os 12 anos até 3035 e o recebido em 2027 até 3039.
Simples matematica, se assim não for é comprar gato por lebre.

Não vale a pena se estar a comparar estes contratos com o que se dizia antes deles serem tornado publicos.

Eu quando comecei a seguir este forum, confesso que foi em parte devido a este assunto do KC 390 e dos NPO, devido á participação empresarial portuguesa, e o meu karma aqui foi completamente arrasado devido a estar sempre ao lado deste processo.

Fiquem bem e até ao meu próximo post, se é que vai haver outro!

Mas ainda ligas ao Karma ????
Caga nisso !!

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #100 em: Julho 30, 2019, 07:33:32 pm »
Ainda são capazes de dizer que também salvam gatos em árvores

Calma que a Força Aérea não quer roubar o trabalho à Marinha :mrgreen:.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #101 em: Julho 30, 2019, 07:38:20 pm »
Em que consiste na realidade este EW Suit (Elbit Systems EW and Sigint - Elisra)?

No site da Elbit tem vários equipamentos.
https://elbitsystems.com/pdf-category/company-brochures/ew-and-sigint/airborne-ew/
 

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #102 em: Julho 30, 2019, 07:51:42 pm »
Em que consiste na realidade este EW Suit (Elbit Systems EW and Sigint - Elisra)?

No site da Elbit tem vários equipamentos.
https://elbitsystems.com/pdf-category/company-brochures/ew-and-sigint/airborne-ew/


Elisra Unveils Unique EW Integrated Self-Protection Suite for Helos

Elisra, a world leader in EW, intelligence and communications solutions, introduces its active and passive self-protection suite for helicopters and transport aircraft. The new system constitutes a new stage in the evolution of self-protection and survival systems for airborne platforms. With this solution Elisra presents a new type of system, offering a complete and comprehensive RF-Laser-EO protection shell for Helicopters and transport aircraft. The suite combines RWR, LWR, IR-PAWS, RF Jammer, laser DIRCM and Chaff/Flare dispensing functions, thus providing quick reaction time and effective responses to all types of threats. With seamless interoperability of all of its components, the system searches and detects threats, provides warning and provides jamming against airborne and ground-based EO, RF and laser threats presented by all types of air defense systems, including missiles, MANPADS, ground-based fire, RPGs and others. Elisra's new system provides a level of performance that far exceeds the sum total of its parts. The system's seamless integration of its myriad components ensures optimized performance of each, with a new level of effectiveness, all based on years of operational experience. Able to confront and defeat even the most advanced threats in any environment, this battle-proven lightweight modular system, advances airframe survivability and mission success. The new system offers a host of additional capabilities including pinpoint geolocation of threats from platform protection to protecting an entire mission, while providing comprehensive mission support. Taken together, the systems' capabilities are unique among competing systems, offering not only survivability but actual support for completing a mission and maintaining air superiority. Itzchak Gat, Elisra's CEO said, "The new protection suite offers helicopters and transport planes a range of capabilities that improve protection. The suite's components work in concert to enhance a helicopters' role on a mission. Additionally, the suite enhances the helicopter's attack capability. The operational success of the components comprising the system is well established. In the new suite they combine to perform well beyond the individual capabilities of each."

http://www.asdnews.com/news-33455/elisra_unveils_unique_ew_integrated_self-protection_suite_for_helos.htm
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #103 em: Julho 30, 2019, 10:02:39 pm »
Cá estão eles com uma pintura de duplo uso, ou melhor, triplo uso !!



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Re: KC-390 na FAP
« Responder #104 em: Julho 30, 2019, 10:06:10 pm »
Ok, já percebi como os Ká-Cês vão apagar fogos. Afinal também são helicópteros.  :mrgreen:
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