KC-390 na FAP

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #75 em: Julho 21, 2019, 12:22:24 pm »
Se houver imposição política para se comprar esse aparelho é uma coisa.

Porque senão é porque a FAP acha que não precisa dele, que consegue cumprir todas as suas missões com os meios que já possui.
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #76 em: Julho 22, 2019, 02:40:15 pm »
Pelo que sei, de camaradas meus das OGMA, a nossa participação no PC12 não tem nada a ver, é muitíssimo superior, á que temos no 390.
Seria uma excelente aquisição para Medevacs e não só, pois é uma excelente aeronave.

https://www.pilatus-aircraft.com/en/fly/pc-12

E se se aproveitasse a embalagem também e, uns PC21 para a FAP ?
Era outra excelente escolha.

https://www.pilatus-aircraft.com/en/fly/pc-21

Abraços

Entretanto no Afeganistão...

https://www.khaama.com/us-to-deliver-5-pc-12-surveillance-aircraft-to-afghan-special-forces-9943/

Citar
The United States will deliver five more Pilatus PC-12 surveillance aircraft to Afghan National Army (ANA) special forces.

The Ministry of Defense (MoD) officials said the planes will be delivered in the near future and based on a contract concluded in 2012.

Gen. Dawlat Waziri said the Afghan special forces have already receivved 13 Pilatus PC-12 aircraft and are in service with the 777 unit of the Afghan army special forces.





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Stalker79

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #77 em: Julho 22, 2019, 05:20:29 pm »
O PC 12 não sei, mas o PC 24 para substituir os Falcon 50 já era bom!
 ;)
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #78 em: Julho 22, 2019, 05:37:29 pm »
Stalker,

Na minha opinião era melhor adquirirmos duas aeronaves um pouco maiores tipo EMB145 ou até EMB170, sempre davam para transportarem maior numero de pax/carga caso necessário, o PC24 apenas tem capacidade para 10 Pax, praticamente o mesmo do DA50 .

Abraços
 

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Stalker79

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #79 em: Julho 22, 2019, 06:00:59 pm »
Stalker,

Na minha opinião era melhor adquirirmos duas aeronaves um pouco maiores tipo EMB145 ou até EMB170, sempre davam para transportarem maior numero de pax/carga caso necessário, o PC24 apenas tem capacidade para 10 Pax, praticamente o mesmo do DA50 .

Abraços


Não serão um bocadito grandes para treino bimotor, MEDEVAC e o ocasional deslocamento de VIp´s!?
Era só por uma questão de polivalencia e basicamente trocar modelos quase identicos mas o PC com um custo de operação muito menor.
Não tenho nada contra aeronaves maiores, mas não me parece que seja algo prioritário. Se forem muitos que vão na TAP!
 :-P
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #80 em: Julho 22, 2019, 06:13:06 pm »
Stalker,

Na minha opinião era melhor adquirirmos duas aeronaves um pouco maiores tipo EMB145 ou até EMB170, sempre davam para transportarem maior numero de pax/carga caso necessário, o PC24 apenas tem capacidade para 10 Pax, praticamente o mesmo do DA50 .

Abraços




Não serão um bocadito grandes para treino bimotor, MEDEVAC e o ocasional deslocamento de VIp´s!?
Era só por uma questão de polivalencia e basicamente trocar modelos quase identicos mas o PC com um custo de operação muito menor.
Não tenho nada contra aeronaves maiores, mas não me parece que seja algo prioritário. Se forem muitos que vão na TAP!
 :-P

Eu não me estava a referir aos Politicos, para mim até iam era a pé, para a trampa que fazem, mais valia até nem os termos por cá ! Estava a referir-me aos nossos militares quando temos que enviar umas dezenas e não precisamos de enviar ou um 295 ou um C'.

Imagina a Medevac do Cmd ferido na RCA, se fosse necessário enviar uma tonelada ou duas de equipamento para a FND, aproveitava-se a aeronave e o voo de regresso era feito o Medevac.

Um 145/170 é muito mais rápido que um 295 e em termos de payload, consegue carregar muito mais que um DA50 consegue !

Abraços
 
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PereiraMarques

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #81 em: Julho 29, 2019, 10:30:51 am »
Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série I de 2019-07-29123545115
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a realização da despesa para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo ao consórcio constituído pela Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123545115/details/maximized

[...]

1 - Autorizar a despesa com:

a) A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00, a que acresce imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor;

b) A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor;

c) A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor.

2 - Autorizar a realização de despesas, não incluídas no número anterior, necessárias à plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390, até ao montante máximo de (euro) 66.388.172,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, nomeadamente:

a) A aquisição à International Aero Engines AG (IAE) dos serviços de sustentação logística dos motores;

b) A aquisição ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) dos equipamentos a fornecer pelo Estado Português à Embraer para instalação nas aeronaves (Government Furnished Equipment - GFE);

c) A aquisição dos equipamentos de apoio no solo (Ground Support Equipment - GSE) e demais equipamentos específicos não incluídos nos contratos a que se refere o n.º 1, necessários à execução dos vários elementos de missão;

d) A aquisição da infraestrutura SI/TIC para suportar os sistemas de treino e apoio à missão;

e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6; e

f) As demais despesas indispensáveis ao acompanhamento e fiscalização do programa.

[...]
 

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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #82 em: Julho 29, 2019, 11:19:47 am »
Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série I de 2019-07-29123545115
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a realização da despesa para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo ao consórcio constituído pela Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123545115/details/maximized

[...]

1 - Autorizar a despesa com:

a) A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00, a que acresce imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor;

b) A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor;

c) A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor.

2 - Autorizar a realização de despesas, não incluídas no número anterior, necessárias à plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390, até ao montante máximo de (euro) 66.388.172,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, nomeadamente:

a) A aquisição à International Aero Engines AG (IAE) dos serviços de sustentação logística dos motores;

b) A aquisição ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) dos equipamentos a fornecer pelo Estado Português à Embraer para instalação nas aeronaves (Government Furnished Equipment - GFE);

c) A aquisição dos equipamentos de apoio no solo (Ground Support Equipment - GSE) e demais equipamentos específicos não incluídos nos contratos a que se refere o n.º 1, necessários à execução dos vários elementos de missão;

d) A aquisição da infraestrutura SI/TIC para suportar os sistemas de treino e apoio à missão;

e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6; e

f) As demais despesas indispensáveis ao acompanhamento e fiscalização do programa.

[...]

Se o simulador andar nos 130 milhões (como o que custou o dos C-130J da Alemanha/França), sai cada avião a perto dos 105 milhões, o que comparado com os 140 milhões/un que os alemães/franceses vão pagar por cada um dos J (970 m€- 130 m€), mas resta saber se este preço inclui as parte da guerra electrónica (mesmo que não inclua, são cerca de 11 m€/un) , ainda assim cada J fica a cerca de 130 milhões com 3 anos de assistência, contra os 12 anos do KC.

Não é um mau preço pelos KC-390.
« Última modificação: Julho 29, 2019, 11:20:53 am por oi661114 »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #83 em: Julho 29, 2019, 11:23:22 am »
Boas noticias, vem com EW self-protection israelita e com sistemas de comunicações americano. Tudo isto está incluído no contrato.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #84 em: Julho 29, 2019, 01:07:25 pm »
Citar
e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6;

Vai operar a partir do novo aeroporto de Lisboa?  ??? ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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PereiraMarques

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #85 em: Julho 29, 2019, 02:03:02 pm »
Nunca esteve prevista a saída total da FAP do Montijo.
 
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zawevo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #86 em: Julho 29, 2019, 04:52:12 pm »
Com papas e bolos se enganam os tolos.
Título de primeira página do jornal de negócios

Aviões KC-390 comprados à Embraer vão combater incêndios

Deixa-me rir :))
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #87 em: Julho 29, 2019, 05:23:59 pm »
Com papas e bolos se enganam os tolos.
Título de primeira página do jornal de negócios

Aviões KC-390 comprados à Embraer vão combater incêndios

Deixa-me rir :))

tal qual como os C's, Já somos dois !!!!

Abraços
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #88 em: Julho 29, 2019, 09:21:22 pm »
Virtualmente ainda nem voavam e já combatiam...  :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #89 em: Julho 29, 2019, 09:58:08 pm »
Agora, já podemos começar a fazer contas mais precisas, com os dados que vão saindo.
Afinal o KC não vai ficar pelo preço de unidade tão caro como parecia á primeira vista, pois o valor de 832 Milhões está incluído custos que não são relativos ao preço unitário.

Fazendo as contas e incluindo o equipamento de guerra eletrónico cada unidade fica em 125 milhões. Não vale incluir custos de 66 milhões constantes no ponto 2. Isto dando um custo de 25 milhões para o simulador.

Agora comparando com o que sabemos do contrato dos J para a Alemanha, o preço do KC fica bem mais em conta. No contrato eles têm um adicional de 110 milhões de custo de simulador e infraestruturas.

Grande aquisição para a FAP, parabéns e estou contente com o contrato, desta vez os meus parabéns aos negociadores, agora vamos lá ver se vem tudo certinho.

Edit: Ora bem se bem me lembro os valores do contrato dos 6 J para a Alemanha falava-se em 900 milhões de Euros, mas agora ao pesquisar dou de caras com isto :

...the Government of Germany has requested to buy three (3) C-130J-30 aircraft with four (4) each Rolls Royce AE-2100D turboprop engines (installed); three (3) KC-130J aircraft with four (4) each Rolls Royce AE-2100D turboprop engines (installed); four (4) Rolls Royce AE 2100D turboprop engines (spares); and eight (8) Link-16 MIDS Terminals (one (1) per aircraft, plus two (2) spares).  Also included are eight (8) AN/ALE 47 Electronic Countermeasure Dispensers (1 per aircraft, plus 2 spares); eight (8) AN/AAR-47A(V)2 Missile Warning Systems (1 per aircraft, plus spares); eight (8) AN/ALR-56M Radar Warning Receivers (1 per aircraft, plus 2 spares); eight (8) MX-20 Electro-Optical/Infrared Imaging Systems (1 per aircraft, plus 2 spares); AN/APX-114/119 Identification Friend or Foe (IFF) Mode 5; Joint Mission Planning System (JMPS); secure communications; precision navigation and cryptographic equipment; night vision devices; support and test equipment; publications and technical documentation; personnel training and training equipment; U.S. Government and contractor engineering; technical and logistics support services; and other related elements of logistical and program support.  The total estimated value is $1.40 billion.....

Isto são outros valores e não se pode comparar os contratos do KC e do J, pois o contrato dos alemães tem muitos "spares" e os valores upa, upa, 1260 milhões é outro campeonato.
« Última modificação: Julho 29, 2019, 10:47:18 pm por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande