Relacionamento económico luso-brasileiro

  • 0 Respostas
  • 1435 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1261
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-12
Relacionamento económico luso-brasileiro
« em: Outubro 20, 2004, 12:45:57 am »
Do Jornal Expresso

===============================================
Relacionamento económico luso-brasileiro
Sampaio contra assimetrias

O Presidente da República defendeu hoje o aumento do investimento brasileiro em Portugal. Ambas as comunidades devem trabalhar «no sentido de corrigir algumas assimetrias existentes no nosso relacionamento económico, designadamente entre o investimento português no Brasil e o investimento brasileiro em Portugal, este último bastante inferior», afirmou Jorge Sampaio
 
O Presidente de República falava perante uma plateia maioritariamente constituída por empresários de ambos os países durante o seminário «Portugal - uma plataforma para negócios brasileiros na União Europeia».
 
O encontro foi promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), em conjunto com a Agência Portuguesa para o Investimento, o ICEP/IAPMEI e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no Centro de Congressos de Lisboa.
 
Jorge Sampaio considerou que a designação do seminário aponta «na direcção certa», para o desenvolvimento do relacionamento económico luso-brasileiro, um relacionamento que afirma ser ainda «relativamente incipiente».
 
Ainda assim, Portugal tem nos anos mais recentes aumentado consideravelmente o seu investimento no Brasil, conforme recordou o presidente da AIP. Rocha de Matos referiu que «em pouco mais de meia dúzia de anos, Portugal passou de uma posição marginal, em relação ao investimento directo no Brasil, para um lugar cimeiro entre os cinco maiores investidores». Optimista, o presidente da AIP afirmou que «estão criadas, entre as duas economias, as condições para uma parceria de sucesso».
 
Por seu lado, o vice-presidente do Brasil, José Alencar, mostrou-se esperançado em que, «com esta iniciativa, Portugal se posicione, de forma crescente, como o caminho natural para os investidores brasileiros», referindo que, «actualmente, é mais fácil transferir a fábrica para o local das vendas do que enfrentar o processo, sempre mais moroso, do comércio externo».
 
O vice-presidente do Brasil realçou também que a proximidade entre brasileiros e portugueses será também um factor a favorecer as relações bilaterais, uma vez que «os brasileiros não se sentem estrangeiros por estas terras».
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

 

Lula: China será a grande viagem do governo brasileiro

Iniciado por Guilherme

Respostas: 0
Visualizações: 1871
Última mensagem Maio 17, 2004, 03:06:02 pm
por Guilherme
Lançado com sucesso foguete VSB-30 brasileiro exportado

Iniciado por J.Ricardo

Respostas: 4
Visualizações: 2954
Última mensagem Dezembro 07, 2005, 03:50:33 pm
por J.Ricardo
Coréia do Sul manifesta interesse no álcool brasileiro

Iniciado por J.Ricardo

Respostas: 0
Visualizações: 1300
Última mensagem Fevereiro 07, 2006, 11:57:36 am
por J.Ricardo
Um carro Brasileiro

Iniciado por dremanu

Respostas: 1
Visualizações: 1784
Última mensagem Março 15, 2006, 04:33:53 pm
por Einsamkeit
A vez do Nordeste Brasileiro

Iniciado por J.Ricardo

Respostas: 15
Visualizações: 8362
Última mensagem Setembro 09, 2006, 07:39:03 pm
por Sniper BR