P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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NVF

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #45 em: Maio 11, 2019, 02:25:01 pm »
CG -- Aquela 'bolha' no P-3 parece-me demasiado pequena quando comparada com a do VIMAR. Olha-me só o tamanho daquela 'bolhona' no 295! Para escala tens o tamanho das torres FLIR que têm dimensões semelhantes em ambas aeronaves.



Uma antena destas é compatível com o tamanho da bolha no VIMAR, mas é obviamente demasiado grande para a 'bolhinha' no P-3.



E depois há isto:

Citar
These contracts were awarded by two undisclosed customers which were upgrading their P-3 Orion maritime patrol aircraft. The radar sets were tailored to fit to the aircraft's nose and tail. One forward looking antenna provides 240 degree coverage and two additional antennas provide 360 degree full coverage.

http://www.deagel.com/Sensor-Systems/ELM-2022A_a001214001.aspx

E isto:

Citar
In its latest ELM-2022A(V)3 version, the radar can provide 360˚ tracking from an under-fuselage-, nose- or tail-mounted antenna. It can detect, track, classify and identify maritime and airborne targets in high sea states and high-density environments.

https://www.flightglobal.com/news/articles/elta-announces-new-radar-deals-elint-enhancement-386894/

Acho que é este último setup, ou algo semelhante com somente uma antena na traseira, que os nossos CUP+ têm. Mas independentemente do número e posição das antenas, trata-se do mesmo radar em ambos os aparelhos, com a mesma electrónica, sistemas de processamento, etc.

Recordo que no nariz, os C-295 dispõem do mesmo radar instalado nos C-130H, daí o nariz dos nossos C-295 ser diferente de todos os outros C-295 a operar em outras forças armadas.
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dc

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #46 em: Maio 11, 2019, 04:17:32 pm »
O radar do C-130H equipado nos nossos C-295 representa alguma vantagem relativamente aos restantes C-295 por esse mundo fora? Ou foi só mesmo uma questão de familiaridade com o radar?
 

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NVF

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #47 em: Maio 11, 2019, 04:41:19 pm »
O AN/APN-241 utilizado pelos nossos C-295M e C-130H é o radar que equipa o C-130J e foi escolhido para actualizar a frota mais antiga de C-130E/H da USAF -- os C-130H fabricados a partir os anos 90 já vinham com este radar. É portanto bastante popular. No entanto, acho que está ao mesmo nível do RDR-1400C que equipa os restantes C-295. Penso que a opção da FAP teve a ver com padronização e logística, o que parece ser uma boa ideia.
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dc

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #48 em: Maio 11, 2019, 04:45:24 pm »
Sim faz todo o sentido. O meu receio é que fosse escolhido um radar inferior para contenção de custos, prática comum por estes lados... Mas bom saber que não é o caso.
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #49 em: Maio 11, 2019, 05:18:13 pm »
E depois há isto:

Citar
These contracts were awarded by two undisclosed customers which were upgrading their P-3 Orion maritime patrol aircraft. The radar sets were tailored to fit to the aircraft's nose and tail. One forward looking antenna provides 240 degree coverage and two additional antennas provide 360 degree full coverage.

http://www.deagel.com/Sensor-Systems/ELM-2022A_a001214001.aspx

E isto:

Citar
In its latest ELM-2022A(V)3 version, the radar can provide 360˚ tracking from an under-fuselage-, nose- or tail-mounted antenna. It can detect, track, classify and identify maritime and airborne targets in high sea states and high-density environments.

https://www.flightglobal.com/news/articles/elta-announces-new-radar-deals-elint-enhancement-386894/

Acho que é este último setup, ou algo semelhante com somente uma antena na traseira, que os nossos CUP+ têm. Mas independentemente do número e posição das antenas, trata-se do mesmo radar em ambos os aparelhos, com a mesma electrónica, sistemas de processamento, etc.

Sim, é capaz de ser isso mesmo: a bolha situada sob a cauda pertence à antena que faz a cobertura de 360º.



Sabes porque é que é confuso, NVF? Porque nas publicações nacionais avança-se que a antena de 360º do radar ELTA fica situada atrás dos tubos de lançamento de sonobóias, enquanto no mesmo local na grande maioria das outras versões do Orion (excepção feita ao AP-3C australiano que utiliza o mesmo sistema radar que nós), naquela "bolha" encontra-se alojado o radar Doppler.  :-\








Entretanto já pedi informações a pessoal da 601 para ver se nos ajudam a clarificar este mistério de uma vez por todas.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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