P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #30 em: Maio 09, 2019, 04:30:54 pm »
Também possui uma no ventre?

My bad. Vou ali auto-flagelar-me e já volto... :-[ :domador:

Os C-295M/PG02 e PG03 (VIMAR/Persuader) é que utilizam o sistema FLIR STAR SAFIRE HD. O do P-3C CUP+ é o Wescam MX-15 HDi, assim é que é.

Citar
De entre os vários sistemas sensores, destacam-se o Electro-óptico/Infra Vermelho (EO/IR) e o RADAR. Relativamente ao primeiro, trata-se do MX-15 HDi, de origem norte-americana, e está equipado com três elementos sensores: uma câmara TV de alta resolução; um sensor IR e uma câmara de grande magnitude para pequenos detalhes (Spotter Scope). Este sensor está totalmente integrado com o sistema de missão da aeronave, bem como com o míssil Mave rick. As três câmaras do MX-15 HDi permitem a recolha de informações e a monitorização das movimentações inimigas a distâncias consideráveis, de dia ou de noite.

Não existe câmara no ventre, apenas os 3 elementos do sistema MX-15 HDi na torre retráctil no nariz. Aliás, foi com recurso a esse sistema que em Novembro de 2014 se filmou a intercepção da aeronave por um Su-27 Flanker russo.




Desculpa lá o lapso Nélson e restante pessoal.  :-[
« Última modificação: Maio 09, 2019, 06:05:22 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #31 em: Maio 09, 2019, 04:49:58 pm »
Também possui uma no ventre?

My bad. Vou ali auto-flagelar-me e já volto... :-[ :domador:


Ui! Menos 10 pontos no karma 😁
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #32 em: Maio 09, 2019, 04:54:28 pm »


Então aquela "bola" na barriga do avião, à frente dos tubos de lançamento das sonoboias, é uma câmara? Ou existe uma segunda câmara retráctil no ventre?
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #33 em: Maio 09, 2019, 06:04:15 pm »


Então aquela "bola" na barriga do avião, à frente dos tubos de lançamento das sonoboias, é uma câmara? Ou existe uma segunda câmara retráctil no ventre?

Não, aquela "bola" ou "R2-D2" de cabeça para baixo é o sistema ESM/ELINT AN/ALR-97(V) fabricado pela empresa norte-americana Harris.

https://www.harris.com/solution/alr-97v-maritime-patrol-aircraft-esm-system


O único sistema de vigilância EO/IR a bordo é o MX-15HDi retráctil no nariz, equipado com 3 sensores diferentes: câmara TV de alta resolução; sensor IR e uma câmara de grande magnitude para pequenos detalhes (Spotter Scope). No ventre não há câmaras, apenas as do FLIR e portáteis operadas pelos tripulantes.

Conjunto de sensores do P-3C CUP+:



« Última modificação: Maio 09, 2019, 06:12:49 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #34 em: Maio 09, 2019, 07:59:25 pm »
Sim, o ESM não é retráctil e pode ver-se em praticamente todos os P-3C por esse mundo fora. Agora quanto aos sistemas FLIR fiquei completamente confuso até encontrar informação oficial. Segundo aquela tese de mestrado da AFA, o sistema EO/IR dos nossos CUP+ é o L3 WESCAM MX-15 HDi EO/IR, mas segundo uma brochura da própria FLIR Systems que encontrei online, o seu Star SAFIRE equipa tantos os nossos P-3 como os VIMAR.  :conf:

Atenção faz download automatico do PDF!
http://www.desert-wolf.com/dw/item/download/18_566fb5418185883ef21d3c82e13295f3.html

Mas depois encontrei esta Mais Alto, que já tinha sido postada aqui anteriormente: http://maisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista400/a_2186.pdf

Conclusão: o P-3C CUP+ utiliza o L3 WESCAM MX-15 HDi, como o CG já tinha dito e os VIMAR utilizam o FLIR Star SAFIRE HD.

Já agora, como curiosidade, os nossos EH101 utilizam um modelo mais antigo da FLIR Systems, o Star SAFIRE II que é o sistema que equipa a maioria dos P-3C da US Navy.
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #35 em: Maio 09, 2019, 10:02:14 pm »
Nesta revista Mais Alto tem muita dessa informaçao
http://maisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista400/a_2186.pdf
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #36 em: Maio 09, 2019, 11:07:12 pm »
Nesta revista Mais Alto tem muita dessa informaçao
http://maisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista400/a_2186.pdf

Esse foi o número seguinte ao que eu postei.  :mrgreen:
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #37 em: Maio 09, 2019, 11:15:30 pm »


Então aquela "bola" na barriga do avião, à frente dos tubos de lançamento das sonoboias, é uma câmara? Ou existe uma segunda câmara retráctil no ventre?

Não, aquela "bola" ou "R2-D2" de cabeça para baixo é o sistema ESM/ELINT AN/ALR-97(V) fabricado pela empresa norte-americana Harris.

https://www.harris.com/solution/alr-97v-maritime-patrol-aircraft-esm-system


O único sistema de vigilância EO/IR a bordo é o MX-15HDi retráctil no nariz, equipado com 3 sensores diferentes: câmara TV de alta resolução; sensor IR e uma câmara de grande magnitude para pequenos detalhes (Spotter Scope). No ventre não há câmaras, apenas as do FLIR e portáteis operadas pelos tripulantes.

Conjunto de sensores do P-3C CUP+:



Obrigado, então na conversa anterior não percebo porque estava a ser mencionada outra câmara no ventre... Bem me parecia que era só uma.

Na LPM fala de upgrade aos P-3. Será que este inclui uma nova câmara?
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #38 em: Maio 10, 2019, 10:49:43 am »
Obrigado, então na conversa anterior não percebo porque estava a ser mencionada outra câmara no ventre... Bem me parecia que era só uma.

Na LPM fala de upgrade aos P-3. Será que este inclui uma nova câmara?

Se voltar atrás há-de reparar que tudo partiu duma dúvida do Nélson que já aqui todos conseguimos (finalmente) esclarecer: de que não existem câmaras algumas no ventre do P-3C. Há mais colegas foristas com dúvidas para além do dc.  ;)

Não sei mesmo qual é a fixação agora com uma hipotética câmara ventral (vieste estragar isto tudo Nélson :mrgreen:), até porque a tripulação tem ao dispor várias câmaras portáteis de alta resolução caso haja necessidade de mais recolha de imagens, mas o upgrade dos Orion que consta na LPM deverá ser sobretudo a nível de avionicos e sensores. Temo que a adição de novas asas e upgrade aos motores, juntamente com a introdução de hélices de 8 pás, possa ter ficado de fora.  :-\
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #39 em: Maio 10, 2019, 12:47:53 pm »
Existe mais algum P-3 no mundo com hélices de 8 pás?
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #40 em: Maio 10, 2019, 03:54:34 pm »
Perdoem-me a estupidez mas aonde é que esta colocado o radar ELTA 2022 do P3!?
Geralmente costuma haver uma protuberancia na parte de baixo que lhe dá a capacidade de funcionar a 360º.



 :-\
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #41 em: Maio 10, 2019, 05:20:52 pm »
A antena principal encontra-se no nariz e cobre 240°. Supostamente, existe mais uma ou duas antenas na parte detrás do avião que cobrem os restantes 120°. Não sei se aquela 'bolha' atrás das sonobóias fará parte do 2022 -- CG, sabes alguma coisa? Mas este arranjo faz algum sentido, pois o 2022 deriva do 2032, que é um radar para caças e, consequentemente, tem um modo ar-ar, o que dá uma grande flexibilidade ao CUP+ .
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #42 em: Maio 10, 2019, 10:16:34 pm »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #43 em: Maio 11, 2019, 11:37:24 am »
Perdoem-me a estupidez mas aonde é que esta colocado o radar ELTA 2022 do P3!?
Geralmente costuma haver uma protuberancia na parte de baixo que lhe dá a capacidade de funcionar a 360º.



 :-\

A cúpula do radar ELTA EL/M-2022 está instalada sob a fuselagem e encontra-se naquela bolha logo atrás do sistema de lançamento de sonobóias, podendo rodar 360º. Tem um alcance que pode ir até às 200 milhas (370 km +/-) e tem vários modos de funcionamento: patrulhamento marítimo, mapa em movimento, navegação, meteorológico, de busca, entre outros de cariz essencialmente militar, como a detecção de pequenos objectos na superfície do mar (periscópios de submarinos, por exemplo) e a identificação de navios pela sua silhueta.


Existe mais algum P-3 no mundo com hélices de 8 pás?

A NASA foi até agora o cliente de lançamento para a instalação das hélices Hamilton Sundstrand NP2000 no P-3. Estas hélices vão substituir as antigas 54H60 e já são utilizadas, por exemplo, nos E-2C/D Hawkeye, C-2A Greyhound e nalguns C-130 clássicos da ANG.

Assim o nosso P-3C CUP+ ficaria em tudo idêntico à ilustração abaixo do cancelado Orion 21.




Nos C-130 clássicos (e recordo que a FAP pretendia dotar a frota Hércules com estas novas hélices no MLU que nunca veio a acontecer) é que o sucesso das NP2000 vai de vento em popa tendo em conta que melhoram consideravelmente a performance do aparelho, reduzem o consumo de combustível, o tempo e custo de manutenção, a vibração e ruído causados e ainda aumentam a potência da aeronave, tudo isto contribuindo para uma maior taxa de disponibilidade das mesmas.

Ou seja, basicamente todas as aeronaves equipadas com os motores Allison T56 (C-130, P-3, CP-140, E-2 e C-2) podem ver as cada vez mais velhas e problemáticas hélices de quatro pás 54H60 substituídas pelas NP2000, com um maior ganho de performance e segurança.
« Última modificação: Maio 11, 2019, 04:40:31 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #44 em: Maio 11, 2019, 02:23:07 pm »
É assim tão pequeno!? Os isrealitas fizeram bem o trabalho de casa então, pras capacidades que eles anunciam!
PS:o upgrade das helices dá um look muito á frente ao P3.
 ;)
 

 

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