P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #15 em: Abril 06, 2019, 11:42:08 pm »
Oh CG, o facto de o MDN saber os tipos de aeronaves da FAP destacados no Báltico é extremamente louvável. Muitos dos seus antecessores, provavelmente, teriam sido incapazes de dar aquela resposta quando confrontados pelos jornalistas. Pelo menos sabe os mínimos, o que começa a revelar alguma capacidade de aprendizagem que não é habitual — pelos menos não o era nos dois últimos indivíduos a ocuparem o lugar. Começo a ter alguma esperança neste tipo. Agora vamos ver se o Costa não o deixa cair no próximo governo.
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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #16 em: Abril 07, 2019, 11:16:37 am »
Oh CG, o facto de o MDN saber os tipos de aeronaves da FAP destacados no Báltico é extremamente louvável. Muitos dos seus antecessores, provavelmente, teriam sido incapazes de dar aquela resposta quando confrontados pelos jornalistas. Pelo menos sabe os mínimos, o que começa a revelar alguma capacidade de aprendizagem que não é habitual — pelos menos não o era nos dois últimos indivíduos a ocuparem o lugar. Começo a ter alguma esperança neste tipo. Agora vamos ver se o Costa não o deixa cair no próximo governo.

Neste caso em concreto nem estava a fazer uma crítica directa ao ministro, mas sim à falta de informação concreta e correcta de que ele não dispunha no momento em que falou aos jornalistas. E os assessores ganham bem o suficiente para não deixarem o ministro fazer estas figuras.

O Gomes Cravinho tem mais conhecimento de áreas próximas da Defesa que o Azeredo Lopes, isso é verdade. Sendo licenciado em Ciência Política, mas tendo sido professor de Relações Internacionais durante algum tempo, o actual MDN tem de facto uma noção mais vasta de certos assuntos que o seu antecessor que era da área de Direito não tinha e que se viram de forma bem vincada. E a experiência na diplomacia é também uma mais-valia, sem dúvida.

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #17 em: Abril 08, 2019, 01:57:33 pm »
Julho de 1989: P-3P "4805", primeiro aparelho com o esquema de pintura "Orca" aplicado, em trabalhos finais de aprontamento nas OGMA antes da respectiva entrega à Esq. 601. Ainda com a matrícula civil norte-americana N4008B.




Beja, 25 de Março de 2014: desmantelamento da mesma aeronave.









 :'(
« Última modificação: Abril 08, 2019, 04:46:59 pm por Charlie Jaguar »
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MATRA

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #18 em: Abril 08, 2019, 02:37:53 pm »
Até dói no coração.
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Lusitaniae

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #19 em: Abril 10, 2019, 12:27:11 am »
NATO: Portugal tem cem militares da Força Aérea e cinco aviões na Polónia

Trata-se de uma missão que visa mostrar aos polacos que têm a solidariedade dos seus aliados e aos russos que não devem entrar em aventuras no leste da Europa. É o novo desafio da Aliança Atlântica, numa altura em que assinala 70 anos


https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/nato-portugal-tem-cem-militares-da-forca-aerea-e-cinco-avioes-na-polonia/5caba8260cf2709d145f86c9?jwsource=cl
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #20 em: Maio 08, 2019, 10:00:36 pm »
Citar
Aeronave P-3C Cup+ portuguesa termina hoje Operação "Junction Rain" em Cabo Verde

A Força Aérea portuguesa participou, entre o dia 26 de abril até hoje, 8 de maio, na Operação “Junction Rain 2019”, inserida no Programa “Africa Maritime Law Enforcement Partnership” (AMLEP) do AFRICOM, em apoio às autoridades de Cabo Verde.

Estiveram empenhados nesta missão 35 militares e uma aeronave P-3C Cup+ “Orion”, tendo sido desenvolvidos quatro voos de fiscalização marítima da ZEE de Cabo Verde, num total de cerca de 23 horas de voo. Foram ainda efetuados vários contactos de embarcações que transitavam e pescavam na ZEE caboverdiana e coordenadas várias fiscalizações com os meios navais envolvidos na operação.

Participaram ainda nesta operação a Guarda-Costeira dos EUA, com o navio patrulha “Thetis”, e a Guarda-Costeira de Cabo Verde, com o navio patrulha “Guardião”.

O P-3C CUP+ que se encontrava em Cabo Verde e que regressou esta tarde a Beja.



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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #21 em: Maio 09, 2019, 10:31:09 am »
Este P3 é diferente deste



Há alguma razão para isso?
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #22 em: Maio 09, 2019, 12:03:05 pm »
Este P3 é diferente deste



Há alguma razão para isso?

É uma foto mais antiga Nélson, mesmo sendo já de um CUP+. Nem o título "Força Aérea Portuguesa" se encontrava ainda aplicado, nem as instruções de salvamento (as "setas") tinham passado do original Inglês com que vieram da Marinha Holandesa para o bilingue que por cá se utiliza.  ;)

Agora o padrão é o da foto anterior tirada em Cabo Verde e este da imagem abaixo.




Antes das instruções bilingues de salvamento serem inseridas numa mesma indicação (como existe nos F-16, por exemplo) ainda houve um período temporário em várias aeronaves com ambas as línguas em separado, porém não fazia sentido e passou ao que hoje se usa. O mesmo 14810 e o 14807 com essa situação temporária e a Cruz de Cristo de dimensões fora de padrão:





 ;)
« Última modificação: Maio 09, 2019, 12:05:12 pm por Charlie Jaguar »
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #23 em: Maio 09, 2019, 02:40:53 pm »
Se calhar o Nelson estava a referir-se à torre retráctil do nariz que alberga o sistema L3 Mx-15 HDi EO/IR.
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #24 em: Maio 09, 2019, 03:01:31 pm »
Se calhar o Nelson estava a referir-se à torre retráctil do nariz que alberga o sistema L3 Mx-15 HDi EO/IR.

O FLIR retráctil? É o STAR SAFIRE HD.

Pois, pode ser isso de facto. Eu e a minha mania de complicar tudo...  :-[ :mrgreen:
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #25 em: Maio 09, 2019, 03:04:09 pm »
Ao menos ficou esclarecida a questão das diferenças na pintura.  :mrgreen:
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #26 em: Maio 09, 2019, 03:41:50 pm »
Tens razão, CG, é o Star Safire que é utilizado quer nos P-3 quer nos VIMAR. Fui induzido em erro por aquele PDF colocada aqui há uns dias, que refere que os Cup+ têm o equipamento da L3. Ver página 62. O Star Safire é muito superior ao WESCAM MX-15 (mas nem me importava que equipasse os Lynx da Marinha).

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/11649/1/Dissertação_Aspal_Pilav_Pimenta_137722.%20FINAL.pdf
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #27 em: Maio 09, 2019, 03:45:19 pm »
Se calhar o Nelson estava a referir-se à torre retráctil do nariz que alberga o sistema L3 Mx-15 HDi EO/IR.

Sim é isso, fiquei com a ideia que o P3 na foto mais antiga tinha duas câmaras e o atual só tinha uma, no ventre.

Eu só queria saber se tinham tirado a câmara dianteira para poupar. 
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #28 em: Maio 09, 2019, 04:13:30 pm »
Tens razão, CG, é o Star Safire que é utilizado quer nos P-3 quer nos VIMAR. Fui induzido em erro por aquele PDF colocada aqui há uns dias, que refere que os Cup+ têm o equipamento da L3. Ver página 62. O Star Safire é muito superior ao WESCAM MX-15 (mas nem me importava que equipasse os Lynx da Marinha).

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/11649/1/Dissertação_Aspal_Pilav_Pimenta_137722.%20FINAL.pdf

Sim, nos Super Lynx era literalmente melhor que não ter nada e continuar a não ter. Mas depois de saber que na década de 90 os Super Lynx serviram sobretudo para táxis do Almirantado - que queriam sempre chegar a qualquer cerimónia de helicóptero -, e que o Sea Skua nem sequer foi cogitado para aquisição, então já nada me espanta. ::)

Está provado e comprovado: preciso de comprar um descomplicómetro igual ao teu. :mrgreen: ;)


Sim é isso, fiquei com a ideia que o P3 na foto mais antiga tinha duas câmaras e o atual só tinha uma, no ventre.

Eu só queria saber se tinham tirado a câmara dianteira para poupar.

Não, mantém-se tudo na mesma Nélson.
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #29 em: Maio 09, 2019, 04:15:36 pm »
Também possui uma no ventre?
 

 

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