Brigada de Infantaria Paraquedista

  • 4 Respostas
  • 325 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3635
  • Recebeu: 279 vez(es)
  • Enviou: 244 vez(es)
  • +164/-136
Brigada de Infantaria Paraquedista
« em: Janeiro 27, 2019, 08:43:13 pm »
Passagem de Comando no ar e em terra mantém tradições na Companhia de Percursores Paraquedistas


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de janeiro de 2019, na Companhia de Precursores Paraquedista, ocorreu a cerimônia de passagem de comando da “Companhia Tenente Celso Nathan Guaraná de Barros”, em que o Major Rafael de Oliveira Penteado, Prec 413, transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Antoine de Souza Cruz, Prec 327.

Precedendo a solenidade propriamente dita, e mantendo as mais caras tradições aeroterrestres, os comandantes sucedido e sucessor realizaram a passagem da flâmula do Comandante da organização militar em duas oportunidades: em queda livre e a bordo da aeronave, antes do salto semi-automático.

A solenidade teve início com a inauguração do retrato do Maj Penteado na Galeria dos Eternos Comandantes da organização militar. Em seguida, foi realizada a formatura militar de transmissão de cargo, presidida pelo General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, Prec 236, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) e da Cia Prec Pqdt. Prestigiaram a solenidade, ainda, o General de Divisão Antonio Manoel de Barros, Comandante da 1ª Divisão de Exército; o General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Bda Inf Pqdt; e o General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, Prec 084, eterno Comandante da Bda Inf Pqdt.

Além das autoridades mencionadas, a cerimônia contou com a participação de eternos comandantes da Cia Prec Pqdt; de militares da ativa e da reserva; de representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares; e das famílias dos comandantes sucedido e sucessor.

Em suas palavras de despedida, o Maj Penteado ressaltou o elevado nível de comprometimento e capacitação profissional dos integrantes da Companhia, o inquebrantável espírito de corpo da especialidade precursora e a responsabilidade da manutenção do legado operacional da organização militar, deixado pelos precursores de todos os tempos. O comandante sucedido salientou, ainda, o processo de transformação do Exército ora em curso e o projeto de transformação da Cia Prec Pqdt para Batalhão de Precursores Paraquedista.

O Ten Cel Antoine é o primeiro oficial do Quadro de Estado-Maior da Ativa (QEMA) a ocupar o cargo de comandante da Cia Prec Pqdt.

Fonte: Cia Prec Pqdt





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3635
  • Recebeu: 279 vez(es)
  • Enviou: 244 vez(es)
  • +164/-136
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2019, 08:46:15 pm »
Campanha de testes para homologação da nova aeronave militar desenvolvida pela EMBRAER, o KC-390


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – O mês de janeiro marcou o início dos trabalhos da Operação Guarani 2019, como é chamada a campanha de testes para homologação da nova aeronave militar que está sendo desenvolvida pela EMBRAER, o KC-390.

O Exército Brasileiro, por intermédiio da Brigada de Infantaria Paraquedista, participa ativamente dos testes da nova aeronave desde o início do projeto. No dia 14 de janeiro, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) deslocaram-se para a guarnição de Campo Grande (MS), em que ficarão até o dia 25 de janeiro, realizando a montagem de cargas médias e pesadas para lançamento aéreo. Essas cargas serão lançadas em voo do KC-390 a partir do dia 10 de fevereiro, dando, assim, o início dos testes de lançamento de cargas em voo da nova aeronave brasileira.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9490887


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3635
  • Recebeu: 279 vez(es)
  • Enviou: 244 vez(es)
  • +164/-136
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2019, 08:10:56 pm »
Comandante do Sul dos Estados Unidos conhece peculiaridades da Brigada de Infantaria Pára-quedista

Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de fevereiro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), “Sentinela da Pátria”, recebeu a visita do Comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos da América, Almirante Craig Faller, que se fez acompanhar pela Sra Embaixadora Liliana Ayalde, Vice-Comandante Civil do Comando do Sul, pelo Major General Andrew Croft, Comandante Força Aérea do Comando do Sul, pelo Sgt Major Bryan Zickfoose, pelo Capitão de Mar e Guerra José Maria de Lima Sobrinho, do Ministério da Defesa e comitiva do Southern Command.

Após as honras militares e a tradicional fotografia à frente do Quartel General da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a comitiva assistiu à palestra institucional, proferida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Gen Pedro Celso Coelho Montenegro,  com a participação do Ten Cel Enio Barbosa Fett de Magalhães, Comandante do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, com foco na organização da Bda Inf Pqdt e no preparo da tropa aeroterrestre, visando à Operação Culminating.

Em seguida, foi realizada a demonstração da FT Afonsos, Força-Tarefa valor Batalhão, no campo de parada do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, bem como exposição de material de emprego militar. Na sequência, foi apresentada a demonstração de técnicas e procedimentos de salto em massa d´água, no contexto do preparo da FT Biguá.

Por fim, após apresentar suas despedidas e assinar o livro de honra da Brigada, o Almirante Faller enfatizou a importância da diplomacia militar entre os Estados Unidos e o Brasil.

Fonte: Bda Inf Pqdt - http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9536008












 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3635
  • Recebeu: 279 vez(es)
  • Enviou: 244 vez(es)
  • +164/-136
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #3 em: Fevereiro 27, 2019, 01:56:05 pm »
COMPANHIA DE PRECURSORES PARAQUEDISTA CELEBRA SEU 68º ANIVERSÁRIO


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 21 de fevereiro de 2019, a Companhia de Precursores Paraquedista (Cia Prec Pqdt) comemorou os 68 anos da criação do Pelotão Precursor, primeira fração de tropa de precursores do Exército Brasileiro e embrião da atual organização militar.

A data foi celebrada em formatura realizada no dia 22 de fevereiro, presidida pelo General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante de Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), com a presença de comandantes de organizações militares da Brigada, da guarnição do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. O evento foi prestigiado, ainda, pelos antigos e eternos comandantes da Cia Prec Pqdt, por veteranos precursores e auxiliares de precursor de todos os tempos, por ex-integrantes da organização militar e outros convidados.

Em seu discurso, o comandante da Cia Prec Pqdt, TC Antoine, ressaltou os feitos protagonizados por precursores paraquedistas ao longo da história da especialidade, incluindo, em suas palavras, por uma feliz coincidência de datas – 21 de fevereiro –, a tomada de Monte Castelo, como forma de perpetuar e reverenciar os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A solenidade teve como ponto alto a apresentação e bênçãos ao Estandarte Histórico da Cia Prec Pqdt, sob os olhares dos filhos do falecido Cel Guaraná, o Sr Ícaro e Sra Jussara, em posição de destaque. Em 2018, a organização militar já havia recebido a denominação histórica de “Companhia Tenente Celso Natan Guaraná de Barros”.

Após a formatura, foi servido um almoço festivo no refeitório do Centro de Instrução General Penha Brasil, em meio ao tradicional “Badernaço Pqdt”. Na oportunidade, realizou-se uma breve solenidade para o descerramento da moeda alusiva aos 70 anos de formação do Curso de Pathfinder pelo então 1º Ten Guaraná, em Fort Benning, EUA, 1948. Pelos seus feitos, o 1º Ten Guaraná passou para a história como “Prec Uno” do Exército Brasileiro.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/companhia-de-precursores-para-quedista-celebra-seu-68-aniversario-1951-2019-/8357041





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3635
  • Recebeu: 279 vez(es)
  • Enviou: 244 vez(es)
  • +164/-136
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #4 em: Abril 14, 2019, 06:44:24 pm »
Batalhão DOMPSA realiza a "Operação Guarani 2019"

Fase 5 da "Operação Guarani" consuma campanha de homologação e testes da aeronave brasileira KC-390


Citar
Rio de Janeiro (RJ) - Durante 3 semanas, o Exército Brasileiro, por intermédio do Batalhão de Dobragem Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (Btl DOMPSA) e do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CIPqdtGPB), trabalhou em conjunto com a Força Aérea Brasileira e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) realizando os primeiros lançamentos aéreos de cargas médias (até 1 ton) tipo CDS e cargas pesadas (acima de 1 ton) da nova aeronave KC-390.

Os militares, que são da Brigada da Infantaria Paraquedista, atuaram na montagem das cargas, dobragem de paraquedas, carregamento do avião e preparação das cargas a bordo para o lançamento, mobilização da equipe Terra na Zona de Lançamento, recolhimento e avaliação das cargas, além de assessoramento técnico acerca dos lançamentos à EMBRAER, por meio dos especialistas DOMPSA.

Durante a campanha foram lançadas, em voo, 75 cargas com variados pesos e configurações. Diversos requisitos de certificação da aeronave foram alcançados, e os objetivos propostos pela EMBRAER, para essa fase dos testes, foram todos atingidos.

FONTE: http://www.cml.eb.mil.br/ultimas-noticias/1675-fase-5-da-opera%C3%A7%C3%A3o-guarani-2019-testes-do-kc-390.html



 

 

Batalhões de Infantaria de Selva (Comando Militar da Amazônia/Norte)

Iniciado por Vitor Santos

Respostas: 9
Visualizações: 85
Última mensagem Abril 18, 2019, 03:50:10 pm
por Vitor Santos