Saab Gripen E/F (F-39)

  • 69 Respostas
  • 2498 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 5466
  • Recebeu: 1098 vez(es)
  • Enviou: 602 vez(es)
  • +373/-136
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #30 em: Agosto 06, 2019, 08:34:29 pm »
https://www.aereo.jor.br/2019/08/05/video-webserie-gripen-sempre-a-frente/?fbclid=IwAR2sEZc5KhwRd9YJZR7_vjBcRJ_HwSa7UMeRHE45uIkfYjTmggiocF5uA7w

Parece um slogan de uma campanha eleitoral: "Sempre à frente" e... "jamais atrás"...  :mrgreen: :mrgreen:

Citar
A Saab entende que o futuro do combate aéreo será definido pela tecnologia. Sabe como o Gripen lida com as transformações para estar sempre à frente? A websérie de cinco capítulos “Gripen – Sempre à frente” apresenta como o caça se mantém tecnologicamente avançado e algumas das características que fazem dele o caça inteligente.

No campo de batalha moderno, os caças têm que atuar em ambientes de alta ameaça, como o espaço aéreo disputado, e lidar com sistemas de defesa aérea integrados (caças e sistemas de mísseis antiaéreos inimigos).

O Gripen E/F carrega uma variedade de medidas ativas e passivas para interromper os esforços inimigos e proteger a si mesmo e outras unidades amigas. Seu avançado sistema de guerra eletrônica, semelhante a um escudo eletrônico, permite interromper a capacidade do inimigo de funcionar de forma eficaz.

Isso pode ser usado para ajudar na destruição de alvos inimigos ou simplesmente para reduzir o entendimento e a capacidade de reação do inimigo. Tudo isso garantindo o sucesso da missão, usando as mais recentes armas e contramedidas.

A suíte de guerra eletrônica Arexis
O Gripen E/F reduz sua probabilidade de ser detectado confiando em seus sensores passivos ou através de interferência ativa.

O novo Gripen possui uma nova arquitetura eletrônica (Net Centric Warfare – NCW) considerada dez vezes mais rápida que seus concorrentes.

O novo sistema central PPLI (Participant Precise Location and Identification) conecta todos os sensores internos e externos (Radar AESA Raven, IRST, EW e pod ATFLIR) e oferece as melhores respostas às ameaças.

Seu sistema de Guerra Eletrônica (EW) aprimorado, conhecido como MFS-EW (Multi Functional System), é baseado na família de produtos EW chamada Arexis. A Arexis emprega tecnologia digital de banda larga desenvolvida especificamente para robustez no complexo ambiente de sinais da atualidade.

As principais tecnologias da Arexis são receptores digitais de banda ultralarga e dispositivos de memória de frequência de rádio digital (DRFM – Digital Radio Frequency Memory), transmissores de jammer de varredura eletrônica ativa (AESA) de estado sólido de nitreto de gálio (GaN) e sistemas de detecção de direção interferométrica.

A DRFM funciona capturando digitalmente a assinatura da ameaça guiada por radar e, em seguida, emitindo um sinal de interferência para confundir o míssil atacante, geralmente dando-lhe um “alvo falso”.

A proteção eletrônica é fornecida na faixa de frequência que varia de 0,5 GHz até 40 GHz.

O MFS-EW é feito para lidar com o ambiente de sinais de hoje e no futuro usando receptores digitais de banda ultralarga, processamento de sinal avançado e capacidade de processamento extensiva que pode distinguir os sinais de ameaças reais de outras.

O MFS EW é totalmente integrado a outros sistemas táticos de missão a bordo da aeronave, e também há fusão de sensores em várias camadas da aeronave, combinando todos os sensores táticos no Gripen E, como o radar AESA, sensores eletro ópticos, IRST e também link de dados.

Essas fontes e sensores são integrados em um sistema de alto nível de fusão de sensores e consciência situacional para que o piloto realize a missão com eficácia.

O Gripen E/F é o único caça que rapidamente se adapta aos desdobramentos e permanece relevante ao longo do tempo. Equipado com uma arquitetura aviônica inteligente, os algoritmos antigos podem ser substituídos por novos sem reduzir a alta disponibilidade da aeronave.

A arquitetura também é a base para fazer atualizações rápidas de hardware e armas, com um alto grau de alteração para cada nação cliente.




Cumprimentos  :-P ;)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3968
  • Recebeu: 313 vez(es)
  • Enviou: 266 vez(es)
  • +560/-695
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #31 em: Agosto 19, 2019, 01:08:55 pm »
Imagens do primeiro caça Gripen da FAB


Citar
O primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) apareceu no programa Fantástico da Rede Globo de hoje, 18/08.

Na chamada do programa, o repórter informa que o avião está pronto, aguardando o primeiro voo.

Nas imagens aparece a matrícula do avião 4100 e a pintura é igual a dos aviões suecos.

O primeiro caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, caça multimissão desenvolvido em uma parceria entre Suécia e Brasil, será uma aeronave instrumentada (FTI – Flight Test Instrumentation) que vai fazer parte do programa de testes e deverá voar em breve.

As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).

Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na Suécia a partir de 2020. As 36 aeronaves serão produzidas de três formas: na Suécia pela Saab; iniciada na Suécia e terminada no Brasil; e no Brasil, pela Embraer.

No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participarão dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros já regressaram e a maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.

FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/18/primeiro-caca-gripen-da-fab-no-fantastico/

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3968
  • Recebeu: 313 vez(es)
  • Enviou: 266 vez(es)
  • +560/-695
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #32 em: Agosto 19, 2019, 01:35:20 pm »
 

*

Red Baron

  • Perito
  • **
  • 300
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 84 vez(es)
  • +76/-17
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #33 em: Agosto 20, 2019, 07:50:40 pm »
O que falta aqui:


 :mrgreen: :mrgreen:
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 5466
  • Recebeu: 1098 vez(es)
  • Enviou: 602 vez(es)
  • +373/-136
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #34 em: Agosto 20, 2019, 08:51:54 pm »
O que falta aqui:


 :mrgreen: :mrgreen:
Isso é em Kit. O modelista ainda não chegou a essa peça...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2813
  • Recebeu: 1203 vez(es)
  • Enviou: 2560 vez(es)
  • +458/-88
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #35 em: Agosto 20, 2019, 10:17:22 pm »
Os primos são como os tugas: nada de mariquices que metam infravermelhos.  :mrgreen:
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos, Red Baron

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3968
  • Recebeu: 313 vez(es)
  • Enviou: 266 vez(es)
  • +560/-695
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #36 em: Agosto 23, 2019, 01:53:32 pm »
Como será a pintura do primeiro caça Gripen da FAB?


Citar
No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.

A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.

Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.


A pista foi dada por essa imagem acima, que mostra os elevons (flaps) do Gripen E com uma pintura pixelizada em três tons de cinza.

O bordo de ataque do canard também parece mostrar o mesmo padrão na parte superior.


Uma possibilidade é que a pintura na parte traseira, parte superior das asas e canards seja semelhante à do mock-up do Gripen NG da FAB, com uma trasição suave em direção à pintura cinza do padrão sueco no nariz do avião.

Na imagem abaixo, é possível ver também a bandeira do Brasil na cauda da aeronave.


As pistas levam a crer que pintura do primeiro Gripen E da FAB terá um padrão comemorativo especial, diferente do esquema dos Gripen E destinados à Força Aérea Sueca.

A apresentação do primeiro Gripen brasileiro nos próximos dias confirmará ou não nossa tese.

FONTE:  https://www.aereo.jor.br/2019/08/23/como-sera-a-pintura-do-primeiro-caca-gripen-da-fab/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 14980
  • Recebeu: 988 vez(es)
  • Enviou: 938 vez(es)
  • +171/-167
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #37 em: Agosto 23, 2019, 06:53:53 pm »
Está a ficar um belo caça, mas realmente agora fiquei intrigado em relação ao IRST.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 25
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +5/-245
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #38 em: Agosto 24, 2019, 04:32:11 am »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.
 

*

Red Baron

  • Perito
  • **
  • 300
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 84 vez(es)
  • +76/-17
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #39 em: Agosto 24, 2019, 04:39:54 am »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.

esse avião da foto é um Gripen B
 

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 25
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +5/-245
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #40 em: Agosto 24, 2019, 03:34:30 pm »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.

esse avião da foto é um Gripen B

Não, é um F-39E.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 5466
  • Recebeu: 1098 vez(es)
  • Enviou: 602 vez(es)
  • +373/-136
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #41 em: Agosto 24, 2019, 06:55:28 pm »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.

https://www.aereo.jor.br/2019/08/23/como-sera-a-pintura-do-primeiro-caca-gripen-da-fab/

Citar
No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.

A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.

Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3968
  • Recebeu: 313 vez(es)
  • Enviou: 266 vez(es)
  • +560/-695
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #42 em: Agosto 26, 2019, 06:51:01 pm »
Primeiro Gripen E brasileiro completa seu primeiro voo


Citar
A Saab completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às 14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário de Brasília), em 26 de agosto, o Gripen E, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.

A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.

“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes comum para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.

Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada como F-39 e terá a matrícula 4100.

FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/26/primeiro-gripen-e-brasileiro-completa-seu-primeiro-voo/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 3968
  • Recebeu: 313 vez(es)
  • Enviou: 266 vez(es)
  • +560/-695
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #43 em: Agosto 26, 2019, 06:51:49 pm »
 

*

MATRA

  • Membro
  • *
  • 203
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 349 vez(es)
  • +16/-4
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #44 em: Agosto 26, 2019, 06:55:29 pm »
Parabéns Vitor e claro à FAB pelo  vosso primeiro exemplar deste excelente caça.  :)

Uma decoração muito interessante também.

« Última modificação: Agosto 26, 2019, 06:56:17 pm por MATRA »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos