Substituição dos Falcon 50

  • 79 Respostas
  • 15497 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2022
  • Recebeu: 791 vez(es)
  • Enviou: 375 vez(es)
  • +113/-23
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #75 em: Dezembro 04, 2018, 12:32:58 pm »
Em conversa com um membro dos Linces há uns tempos foi-me dito que se se optasse por adquirir um ou dois Embraer ERJ-135/145 para transporte VIP, libertando dessa forma os Falcon 50 modernizados para o transporte rápido de orgãos e/ou doentes críticos, seria perfeitamente viável a sua manutenção [dos Falcon] por mais uns tempos. A questão é que a aquisição, ou melhor leasing por 5 anos ::), de um ou dois aparelhos ERJ-145 ex-Portugália continua em águas de bacalhau e sem grandes desenvolvimentos em perspectiva.

A propósito de transporte de orgãos, antes da chegada dos Falcon 20 e 50 a Portugal as coisas processavam-se por vezes de forma pouco usual e improvisada; por exemplo, uma história ainda hoje contada pelo próprio interveniente, o ex-CEMFA Gen. PILAV José Pinheiro (à altura Capitão) e passada nos finais da década de 80 foi a de um TA-7P que, depois de colocado em alerta, foi recolher um coração ao Porto, tendo a equipa médica colocado o contentor com o mesmo ao colo de um Sargento-Ajudante que seguia no lugar traseiro do bilugar, e o Corsair rapidamente descolado do aeroporto Sá Carneiro em direcção ao da Portela onde o esperavam os técnicos que o haveriam de levar para transplante. Nesse dia o TF30 não deu complicações e a viagem foi feita em 12 minutos. Outros tempos.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, tenente, raphael, Stalker79, MATRA

*

raphael

  • Especialista
  • ****
  • 1138
  • Recebeu: 156 vez(es)
  • Enviou: 149 vez(es)
  • +21/-2
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #76 em: Dezembro 04, 2018, 02:22:48 pm »
Quem não tem cão caça com gato...CharlieJaguar se necessário também temos F-16 bilugar para imitar esse TA-7P de outros tempos, mas em vez de ir ao colo do SAJ pode ir em contentor próprio num dos pilons da asas...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2022
  • Recebeu: 791 vez(es)
  • Enviou: 375 vez(es)
  • +113/-23
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #77 em: Dezembro 04, 2018, 03:08:56 pm »
Quem não tem cão caça com gato...CharlieJaguar se necessário também temos F-16 bilugar para imitar esse TA-7P de outros tempos, mas em vez de ir ao colo do SAJ pode ir em contentor próprio num dos pilons da asas...

Bem sei Rafael, bem sei. E não há missão mais sagrada do que salvar uma vida, por isso todos os recursos à disposição são válidos.  ;)

Nos EUA, durante a década de 80 e princípio da de 90, quando era necessário o transporte rápido de orgãos de costa a costa a USAF usou muitas vezes o F-111 ou FB-111 naquelas que passaram a ser conhecidas como missões "Organ Run". Era das poucas vezes que se permitia ao 111 ultrapassar a barreira do som sobre áreas populacionais nos EUA continentais. Estudou-se a viabilidade do SR-71 para essa missão, mas obviamente os custos associados levaram rapidamente a que se optasse pelo Aardvark, com o contentor refrigerado com os orgãos a viajar seguramente ao colo do WSO da aeronave.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 7137
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 652 vez(es)
  • +36/-12
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #78 em: Dezembro 04, 2018, 04:37:36 pm »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 4985
  • Recebeu: 862 vez(es)
  • Enviou: 544 vez(es)
  • +48/-28
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #79 em: Dezembro 05, 2018, 10:26:47 am »
Já aconteceu um pouco por todo o mundo. Neste caso na Índia: https://www.huffingtonpost.in/2015/07/31/indian-air-force-organ-de_n_7908872.html?guccounter=1&guce_referrer_us=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_cs=AtAGNMEIT7ovj07g3lKJNg



Um das mais curiosas aconteceu no 11 de Setembro, onde todo o tráfego estava no chão (embora aí os caças actuassem como escolta).

https://www.businessinsider.com/only-one-place-was-allowed-to-take-off-after-flights-were-grounded-on-sept-11-2011-2011-9

Citar
The chances of getting clearance for a plane to take off from New York were unlikely, so they tried San Diego. The FAA in Washington granted permission for the flight, although it had to be escorted by two fighter jets. Within 45 minutes of landing, the antivenin was being administered.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por Maginot

Respostas: 10
Visualizações: 4923
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 37
Visualizações: 13175
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 10846
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição dos Allouette III

Iniciado por JNSA

Respostas: 788
Visualizações: 139168
Última mensagem Fevereiro 14, 2019, 12:26:30 pm
por alphaiate
Programa de substituição do C-130

Iniciado por Boina_Verde

Respostas: 1277
Visualizações: 229065
Última mensagem Março 26, 2019, 10:17:41 pm
por tenente