Venda de 2 corvetas e 2 Lynx ao Uruguai

  • 15 Respostas
  • 6412 Visualizações
*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 655
  • Recebeu: 52 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +2/-0
Venda de 2 corvetas e 2 Lynx ao Uruguai
« em: Janeiro 14, 2013, 04:01:10 pm »
Boas

No passado fim de semana ao deslocar-me a uma superficie comercial que frequento entrei na loja de revistas como normalmente faço e ao dar uma vista de olhos pelas revistas de aviação internacionais deparei-me com a mesma noticia em ambas:

Segundo estas Portugal está a negociar com o Uruguai a venda de 2 corvetas e 2 helicopteros Linx mk 95  :shock:

Se a venda das corvetas é de aplaudir (caso não afundem na travessia do Atlantico) já a venda dos 2 Linx deixou-me com a pulga atrás da orelha...

Qual a lógica desta venda? O encaixe é assim tão significativo? Estão a pensar trocar a frota de helis?

Se o problema é só dinheiro mais vale venderem as 2 Bartolomeu Dias e com o encaixe investirem nas VG....

Alguem sabe alguma coisa sobre isto?
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 1705
  • Recebeu: 188 vez(es)
  • Enviou: 433 vez(es)
  • +7/-1
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2013, 04:54:44 pm »
Esse assunto por acaso já foi discutido no 9G's ou aqui (já nem sei), mais por causa da parte dos Lynx, e pelos vistos a notícia é falsa: La Aviación Naval Uruguaya desmiente la posibilidad y el interés en incorporar helicópteros “Linx” portugueses.

Citar
El arma ha debido aclarar  rápidamente su "total y absoluta falta de interés"  en adquirir helicópteros “Super Linx MK-95”, dato que había sido publicado por un corresponsal argentino de la revista británica Combat Aircraft recientemente y que se planteaba como un anexo a la posible negociación con Portugal para incorporar buques tipo Joao Coutinho o Baptista de Andrade, cuando sólo se habló de las patrulleras de altura "Viana do Castelo", meses atrás, en una ceremonia conmemorativa por el Comandante en Jefe de la Armada Nacional Uruguaya, almirante Ricardo Giambuno, sobre cuya prosecución o no, aún nada trascendió, máxime cuando podrían también plantearse proximamente otras opciones más económicas de otras procedencias.

Cumprimentos,
EDIT: Encontrei a discussão - Notícias da Marinha.
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 655
  • Recebeu: 52 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +2/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #2 em: Janeiro 16, 2013, 12:34:14 pm »
Gracias !!!!  :G-beer2:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 262
  • Recebeu: 33 vez(es)
  • Enviou: 22 vez(es)
  • +1/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #3 em: Janeiro 17, 2013, 03:38:00 pm »
Artigo de opiniao interessante, sobre este assunto:

http://aespadaeoescudo.wordpress.com/ta ... ra-da-foz/

Citar
NPO podem ser vendidos ao Uruguai

 By Rolando Santos on 19/11/2012 | Deixa um Comentário



NRP Viana do Castelo
 
A notícia vem do Defensa.com: o chefe de Estado Maior da Marinha do Uruguai anunciou que está a “trocar informações” com as autoridades portuguesas com vista à aquisição dos dois navios da classe Viana do Castelo destinados à Armada. Apenas um destes, o NRP Viana do Castelo, está em serviço activo; o outro, o NRP Figueira da Foz, precisa de bastantes trabalhos para ficar operacional, estando por isso ainda a cargo do construtor, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
 
A notícia pode parecer surpreendente, mas algo semelhante já foi tentado com a Nigéria, há dois anos. Além disso, Portugal e Uruguai tiveram um negócio recente nesta área, com a venda das velhas fragatas da classe João Belo àquela marinha sul-americana.
 
À primeira vista, pode haver duas razões para o Governo vender os dois Navios de Patrulha Oceânica (NPO) que seriam o embrião da classe que teria como missão patrulhar as águas portugueses nos próximos 30 ou 40 anos. A primeira seria aliviar as contas dos ENVC e do próprio Estado (falou-se de um preço de 50 milhões de euros por unidade aquando do interesse nigeriano). Isto é tanto mais plausível dado o investimento considerável que o NRP Figueira da Foz parece necessitar para poder entrar ao serviço. Como é que isto se interliga com o processo de reprivatização dos ENVC – se é que se interliga de todo – é um mistério.
 
A outra razão possível para a venda está interligada com a primeira. A Armada e o Governo podem ter chegado à conclusão que, dada a situação financeira do país, o projecto dos NPO, que previa a construção do mais seis navios, está morto. Assim sendo, pode ter-se concluído que mais vale vender os dois navios que existem e procurar outra solução mais barata no futuro (navios em segunda mão novamente?).
 
Independentemente de este negócio se confirmar ou não – e tendo mais para a negativa, dado que o dinheiro também não abunda no Uruguai – o problema de fundo permanece: as corvetas e os patrulhas da Armada já não deviam estar a navegar e não se antevê que tenham substitutos nos anos mais próximos. O resultado disto é fácil de adivinhar.

Tambem interessante e a nota ao parlamento sobre o Orcamento da Defesa para 2013, que na pagina 14 tem um quadro sobre os investimentos previstos, do antigo PIDDAC para 2014  e 2015...62 ME em 2014 e 207 ME em 2015...que sao obviamente verbas para os NPO e Lanchas de Fiscalizacao, tendo as verbas sido transferidas para estes anos...o problema agora e ver se os ENVC ainda ca estarao para as construir...

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/ ... nline=true
 

*

Daniel

  • Especialista
  • ****
  • 1197
  • Recebeu: 41 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +53/-607
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #4 em: Janeiro 18, 2013, 03:05:36 pm »
Portugal tem tudo mas tudo para poder exportar não só os NPO como as Pandur, temos capacidade para fazer bem melhor, mas, alguém teima em matar a nossa indústria militar. :roll:
A Vida é um teste e uma incumbência de  confiança.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 7699
  • Recebeu: 335 vez(es)
  • Enviou: 596 vez(es)
  • +232/-205
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #5 em: Janeiro 19, 2013, 10:32:18 am »
esse "alguém" tem nome...são os nossos governantes, passados e presentes.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #6 em: Fevereiro 03, 2013, 10:01:06 pm »
Se isto fosse para a frente, talvez encomendassem outros dois, dos que entretanto foram cancelados, para compensar. Para os ENVC era óptimo.
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2818
  • Recebeu: 301 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #7 em: Março 11, 2013, 10:27:14 pm »
Portugal pide más de 150 millones de dólares por los OPV "Viana do Castelo” y los helicópteros Linx K-95, según fuentes uruguayas

Citar
Desagrado y sorpresa habría causado en la Armada Nacional Uruguaya la cifra aparentemente sugerida por Portugal para vender al país latinoamericano  2 OPV "Viana do Castelo" y 2 o 3 helicópteros Linx K-95. El monto, al parecer, sería superior a los 150 millones de dólares. Diversos e insistentes rumores en las últimas horas, indican que en la reciente visita a Portugal del subsecretario de Defensa Jorge Menéndez y de una comitiva naval, las autoridades europeas habrían manejado una cifra apreciablemente superior a los 150 millones de dólares por los dos OPV Clase "Viana do Castelo" considerados, uno aún en fase de construcción, y dos o  tres Súper Linx MK-95 con años de intenso uso y costosísimo mantenimiento.



Por un lado, gana fuerza la posibilidad de consultar otros astilleros, inclusive hispanos y, por otro, la de separar los buques y las aeronaves en paquetes diferentes, siendo estas últimas poco  prioritarias para las autoridades políticas, pero no para la Armada y mucho menos para la Aviación Naval, en donde las opiniones, más allá de los magros presupuestos, sabiendo que se va a tener que recurrir a helicópteros usados y que habrá que cubrir áreas cada vez más importantes, oscilan entre versiones modernizadas del clásico Sea King o algún ejemplar de la familia Puma/Cougar, sino Bell 412 con refuerzo de combustible.

Restan conocer a fondo ofertas francesas por buques con casco de aluminio, entre otras características, y conocer la propuesta brasileña basada en la Clase Barroso modernizada, entre otras opciones, además de otras ofertas que deberían considerarse, se estima, bajo un ángulo más técnico que el actual. (Javier Bonilla)

http://www.defensa.com/index.php?option ... Itemid=163
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 1705
  • Recebeu: 188 vez(es)
  • Enviou: 433 vez(es)
  • +7/-1
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #8 em: Março 12, 2013, 01:11:30 am »
A ver vamos com os Viana do Castelo se vamos acabar com eles (mais provável) ou se é para construir novos.

Quanto aos Lynx duvido muito que estivéssemos a vender alguma coisa por questões de logística e de aproveitar ao máximo o investimento que foi feito nos helicópteros. Só vejo dois casos em que fossemos vender Lynx: no caso de estar a preparar-nos para os substituir por outro helicóptero ou no caso de acabarmos com os helicópteros da Marinha.

Também não vejo muito o interesse do Uruguai em 2 ou 3 Lynx nossos visto que sem spares e com as horas que já levam em cima não seria suficiente para os operar economicamente e em condições.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #9 em: Março 12, 2013, 08:39:04 am »
Citação de: "Get_It"
A ver vamos com os Viana do Castelo se vamos acabar com eles (mais provável) ou se é para construir novos.

Quanto aos Lynx duvido muito que estivéssemos a vender alguma coisa por questões de logística e de aproveitar ao máximo o investimento que foi feito nos helicópteros. Só vejo dois casos em que fossemos vender Lynx: no caso de estar a preparar-nos para os substituir por outro helicóptero ou no caso de acabarmos com os helicópteros da Marinha.

Também não vejo muito o interesse do Uruguai em 2 ou 3 Lynx nossos visto que sem spares e com as horas que já levam em cima não seria suficiente para os operar economicamente e em condições.

Cumprimentos,

Mesmo nestes tempos de cortes, acho praticamente impossível que se preparem para acabar com os NPO's. Estou em crer que se venderem, talvez seja para construírem novos nos ENVC.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 7699
  • Recebeu: 335 vez(es)
  • Enviou: 596 vez(es)
  • +232/-205
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #10 em: Março 12, 2013, 11:23:48 am »
o Brasil pagou 194 M USD por 3 destes:



e queriam 150 M por 2 NPO + 2/3 Lynx? Estes gajos devem ser malucos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #11 em: Março 12, 2013, 01:25:35 pm »
Citação de: "P44"
o Brasil pagou 194 M USD por 3 destes:



e queriam 150 M por 2 NPO + 2/3 Lynx? Estes gajos devem ser malucos
É a crise :P
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 7699
  • Recebeu: 335 vez(es)
  • Enviou: 596 vez(es)
  • +232/-205
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #12 em: Março 12, 2013, 04:29:14 pm »
a deles ou a nossa?  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 655
  • Recebeu: 52 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +2/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #13 em: Março 18, 2013, 10:56:23 pm »
150 M USD da algo como 110 M € Em abstracto seria algo como 40 M € cada NPO e 20 M € os helis

Assim tão escandaloso? Os NPO um tem a rodagem feita, o outro é a estrear !!! Os helis já não sei...

Não é por estarmos á rasca que vamos vender tudo ao desbarato tambem  :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Venda de 2 corvetas e 2 Linx ao Uruguai
« Responder #14 em: Março 30, 2013, 12:34:07 pm »
Nah!!!

 menos de 50 milhões por cada NPO é para dar prejuizo!
 
 Claro que se se poderia construir  NPO´s por 25 milhões  se não fossem equipados com as "especificidades da Marinha Portuguesa",  e eliminando algumas borradas que atrasam   a sua conclusão meses a fio!
 
   Não acham estranho, nem perguntam nada sobre o que se passa com o Figueira da Foz??, Os trabalhadores dos ENVC protestam que querem trabalho e o raio do NPO nunca mais  fica concluido?
 

 

Armada na Nauticampo (Fuzos, LARC-5, Lynx, etc.)

Iniciado por PereiraMarques

Respostas: 43
Visualizações: 33202
Última mensagem Outubro 21, 2008, 10:10:41 pm
por Tilt
Substituição dos Lynx

Iniciado por ruben lopes

Respostas: 359
Visualizações: 89154
Última mensagem Outubro 16, 2019, 05:13:59 pm
por Charlie Jaguar
Fragatas e Corvetas Portuguesas a vela da Marinha 1815/1860

Iniciado por mkorobok

Respostas: 9
Visualizações: 3726
Última mensagem Julho 12, 2011, 12:13:30 pm
por mkorobok
Corvetas da classe João Coutinho oferecidas às Filipinas

Iniciado por Charlie Jaguar

Respostas: 62
Visualizações: 14759
Última mensagem Junho 01, 2017, 11:34:35 pm
por mafets
O que fazer das actuais corvetas portuguesas?

Iniciado por Rui Elias

Respostas: 6
Visualizações: 3758
Última mensagem Abril 07, 2004, 01:56:01 pm
por Rui Elias