Combate a fogos pela F.A.P.

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raphael

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #675 em: Outubro 26, 2017, 04:50:19 pm »
Isto vai ser interessante, transferir tudo à pressa para a responsabilidade da Força Aérea/MDN, assim para o ano quem se queima não serão os políticos...serão os militares.
Espetaculares sugestões de aquisição e depois o emprego de meios? os treinos das tripulações? (apesar de termos pilotos da FAP contratados para voar em meios aéreos contratados pela ANPC)...
Para o ano ainda vamos andar um pouco a apalpar terreno...por isso, também não vai ser um ano fácil.
Um abraço
Raphael
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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #676 em: Outubro 26, 2017, 04:59:32 pm »
Isto vai ser interessante, transferir tudo à pressa para a responsabilidade da Força Aérea/MDN, assim para o ano quem se queima não serão os políticos...serão os militares.
Espetaculares sugestões de aquisição e depois o emprego de meios? os treinos das tripulações? (apesar de termos pilotos da FAP contratados para voar em meios aéreos contratados pela ANPC)...
Para o ano ainda vamos andar um pouco a apalpar terreno...por isso, também não vai ser um ano fácil.

Nada fácil mesmo e sim, está preparado o terreno para quando começarem os fogos em 2018 a culpa recair praticamente toda sobre os militares. Até porque quanto a bombeiros e medidas para estes pouco se viu para já, só coisas muito vagas.  ::)


O INEM não tem nada a ver com o MDN...


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O INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência - 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.

http://www.inem.pt/category/inem/o-inem/

Obrigado PM.  ;)

A minha confusão prende-se com o facto do INEM já ter participado em vários exercícios da NATO representando o nosso país.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #677 em: Outubro 26, 2017, 08:35:10 pm »
ou é só a Cruz Vermelha?

É a Cruz Vermelha.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #678 em: Outubro 27, 2017, 05:14:16 pm »
 Hoje de manhã a conversa já parecia outra... ::)

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Ministro diz que novos aviões da Força Aérea vão combater incêndios

Eduardo Cabrita defendeu esta manhã no Parlamento que pelo menos “nos próximos anos” o Governo vai ter de continuar a recorrer a privados.
Liliana Valente 27 de Outubro de 2017, 10:55

Ainda não se sabe quando será que a Força Aérea vai passar a gerir os meios aéreos de combate aos incêndios nem quantos novos aviões serão comprados, mas para já, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, deixa a indicação que os novos aviões da Força Aérea vão ter de estar equipados para combater incêndios e que irão adaptar outros para o mesmo fim.“Temos de aliar colocar os meios hoje existentes ao serviço do combate a incêndios florestais, além de novos equipamentos a adquirir. O novo avião de transporte deve já vir equipado com os instrumentos que lhe permita também responder a incêndios”, defendeu Eduardo Cabrita no debate no Parlamento sobre o relatório da comissão técnica independente a propósito dos incêndios de Junho.

Em causa está a aquisição dos novos KC-390, um avião de transporte, mas que será adaptado para outros fins, nomeadamente respostas de emergência e ainda combate a incêndios. O ano passado, o Governo aprovou uma resolução do conselho de ministros a aprovar a compra até cinco KC-390, um modelo a ser desenvolvido pela Embraer em colaboração com a Força Aérea, que substitui os C-130. Além disso, o ministro referiu ainda que há a necessidade de “adaptar para que possa acudir a incêndios florestais” os C-295 para o mesmo fim. Apesar desta passagem para a Força Aérea, ainda sem data definida, o Governo admite que vai ter de continuar a “recorrer de modo flexível a recursos privados”. O Estado, disse Cabrita “terá de continuar pelo menos nos próximos anos” a recorrer a privados.

Esta resposta surgiu na sequência de uma pergunta do deputado do PCP, Jorge Machado, que defendeu que a Força Aérea deve ser "capacidata para o combate". O deputado perguntou ainda sobre quando seria feita a passagem da gestão dos meios para os militares. Uma resposta que será dada na próxima semana, de acordo com o que disse esta quinta-feira o ministro da Defesa. Esta quinta-feira, Azeredo Lopes, confirmou que na próxima semana será publicado um despacho conjunto a lançar os prazos e os critérios para o lançamento do novo concurso internacional de locação de meios aéreos. Para esta época de incêndios, o Governo tinha alugados 41 aeronaves para combate a incêndios, contudo, os contratos para 29 terminaram entre o dia 30 de Setembro e o dia 5 de Outubro, não estando estes meios disponíveis para o combate aos incêndios no dia 15 de Outubro.

No debate, que marca a estreia de Eduardo Cabrita enquanto ministro da Administração Interna, o governante pediu consenso em torno das medidas. “Portugal não admitirá que em torno desta tragédia nos dividamos”, disse. O ministro admite que vai ter em conta as propostas apresentadas na Assembleia da República. “Valorizamos as propostas já anunciadas por todas as bancadas da Assembleia da República e não só as vamos considerar com toda a atenção, como esta convergência em torno do relatório deve aprofundar-se”, garantiu o ministro.

https://www.publico.pt/2017/10/27/politica/noticia/ministro-diz-que-novos-avioes-da-forca-aerea-vao-combater-incendios-1790477

« Última modificação: Outubro 27, 2017, 05:24:29 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #679 em: Outubro 28, 2017, 12:00:36 am »
Só rir..Quero ver quanto tempo vão demorar entre descargas os KC e os 295... :o
 

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tenente

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #680 em: Outubro 28, 2017, 04:51:49 pm »
Só rir..Quero ver quanto tempo vão demorar entre descargas os KC e os 295... :o

quando se continua a apostar em cometer mais um erro nem vale a pena dizer a este tipo de pessoas que é tempo perdido, dinheiro deitado á rua e mais grave a eficácia desses meios aéreos asa fixa sem capacidade de amarar para atestar os tanques de agua é muito limitada tal é o tempo que permeia entre largadas.

O facto destes decisores políticos, necessitarem de assessores revela logo que na matéria em questão são IGNORANTES !!
Mas mais grave ao serem assessorados por gentinha que ou também são ignorantes na matéria, ou mais provavelmente defendem interesses de alguns grupos, é certo e sabido que estão reunidos os ingredientes para que novas tragédias ocorram com os resultados que tão bem conhecemos e também será certo e sabido que se vai estoirar rios de dinheiro na aquisição de equipamentos desnecessários, ou que nunca serão utlizados, no combate aéreo aos FF, por exemplo os MAFFS !!

Abraços   
« Última modificação: Outubro 28, 2017, 06:14:58 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #681 em: Outubro 28, 2017, 05:10:51 pm »
Curiosa a notícia sobre a necessidade da FAP em adquirir mais helicópteros para combate a incêndios na perspectiva britânica do New Algarve Daily News.

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Portuguese Air Force short of fire fighting helicopters
26 OCTOBER 2017

As the government has decided that the Portuguese Air Force will be coordinating aerial fire fighting operations in the future, using military machines and overseeing private contracts for aircraft and helicopter assistance, the service will have to be provided with more helicopters – five more than those already on order. The cost estimate for the additional hardware is €20.5 million and Air Force chiefs are dropping a note to this effect to the Minister of Defence ‘for his most kind consideration.’ The current helicopter tender, launched in May, has elicited applications from Leonardo in Italy and Airbus Defence and Space SAS, based in Toulouse, France.

Airbus has €300 million of earlier supply obligations to discharge in Portugal, specifically associated with the purchase of 12 Spanish C-295 aircraft (seven for tactical transport and five for maritime surveillance), acquired in 2008 for €274 million. The company agreed to spend €460 million on 'something Portuguese' so as to get the order. It is not known what will happen to the current aerial fire-fighting equipment run by the National Civil Protection Authority, especially four of the six Russian-built Kamov helicopters that actually are able to take off. The two that were trouble from the start, happily can be scrapped.

The future of the contract with Everjets, which guarantees the availability of 25 aircraft until mid-2018, is under review with any link between this company and those setting light to the Portuguese countryside sure to be a contract breaker. The five new helicopters to be ordered are to replace 18 old Alouette helicopters, operated by the Portuguese Air Force since 1963. These were found to be particularly useful in the Colonial Wars but the Alouette has been out of production since 1985 and spare parts now are rather hard to come by.

One small problem is that the new helicopters, when ordered, won’t arrive in Portugal until the second half of 2019 and any additional ones needed, will have similar lead times. Another option is to buy second hand helicopters. The U.K.’s Royal Navy and Royal Air Force are slimming down their fleets of 'Junglie' Sea King helicopters. These choppers are being sold off by Witham Specialist Vehicles which is offering a fleet of 30 Sea Kings, each can carry 27 people and lift about 6,000 pounds. These helicopters are sitting at a Grantham airfield. Many are unusable but all some need are new engines.

Three Sea Kings are available for immediate delivery and are offered at €180,000 each. Add the cost of Rolls Royce Gnome 1400-1 Turboshaft engines and the €20.5 million asked for by the Air Force can be reduced to a sensible amount and with no corrupt payments involved.


https://algarvedailynews.com/news/12837-air-force-short-of-fire-fighting-helicopters

E, de facto, o MDN britânico colocou à venda os seus Sea King/Commando HC.4 depois de os retirar de serviço: http://www.mod-sales.com/direct/vehicle/,95,/77744/Sea_King.htm
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #682 em: Outubro 28, 2017, 05:58:40 pm »
Meus senhores façam o favor de ler este artigo .


The geography of Continental Portugal give to the Helicopter the most important rule in firefighting and medical evacuation, because there is significant space to land and to make permanent or temporary bases. With water and fuel near by, without a need of a big aerial base and with the experience of years of war using light and middle weight helicopters, that machine makes sense that will be the spearhead in a variety of aerial functions even before all types of aircraft. I suposed that when the ANPC fleet was buy the intention has that, but the problem was that all the rest as wrong and the result was to much money spent in crap and a bunch of helicopters that only half are in fly conditions.
 First ANPC doesn't need a fleet. Without armed forces only medical evacuation make sence to have helicopters. FAP, NAVY and UALE (20 years without an helicopter and still runs), should provide part of the means to police, firefighter, ANPC and others in a special situation (like MEDVAC).  MAI also may use Armed Forces material but i see some logical in a small number of helicopters (i don't think they need but it gives some independence to police), manage and with assistance from military.
 But back to aeial firefighting, the Puma's case are one example how bad things are made in Portugal. We are talking about helicopters who were from war but they were 3 times modified since the 70's, with Super Puma engines, radar (was made to lauch exocet, that Portugal never buy to France) and structural re-enforce.  When FAP bought the Merlin, nobody wanted Puma's. Ridiculus is that UALE to this day doesn't have one single helicopter (again, for more than 20 years!!!), and that since the last fligh of 5 Puma's in 2006 all of them are in Beja Air Base without any use.  Then the Ka32/Ecureuil to EMA, when UALE had a struture, pilots and a base in Tancos, first to Ec635 and then to Nh90, two helicopters that never were used by Army, because political and budget problems.

Then the service problems with EMA fleet, for those to operate with helicopters or truks was the same, because they don't have an idea what it needs to mantain 10 aerial machines 3 or 4 moths in a single year. Funny is that the "gigs" who talk about FAP, C130H and the MAFFS use (to blaim FAP the most of the times), are in silence about EMA, the helicopters, service, organization and other stuff talked a few chapters ago.
 When a fleet of 10 helicopters had less than half in fly conditions, 2 were lost and only one is possible to be "saved from the hangar", what is wrong? Let's face it, how the hour fly cost is above 35 000 euros to a KA32 (more than the 31 to 35 000 USD of the F35 fighter!!!).  Why, helicopters with about 10 years of operation are with problems, since de structure, to the interior, passing by other components? Lots of people say to sell them. Sell them why? In Korea three instituctions have them in service (including Korean air Force), they used to several missions including aerial firefighter, and the Kamov from forest service and Korean Air Force were in 2015 prepared to fight aerial firefighter at nigh (the Korean have acess to all american helicopters, but prefer the russian one to this mission). so it's a Portuguese problem not a type or other nations problem.
 The truth? Aqquisition of EMA fleet and his subsquent mantenance made rich many people but to taxpayers was and is still is a nightmare. If Puma's and Aloutte III were used, the service with spares and motors were with 30 to 40 years of experiênce in the country, and even in UALE or MAI, FAP have been call tho give the formation. If they were used by FAP, better, because we see problems in the use of Merlin or Lynx (is from navy but based in a FAP base), but not the ones with Kamov and Ecureuil. Service with the factory and russian or french personel were never made in EMA, and in all private hands, was the minimum. So, the result is what we see: More than half of the fleet doesn't fly and the money is still going.

In conclusion, if this year was not a hot one, if the fires doesn't burn in Portugal like in a "Greak tragedy", all this matter will be the same in the last years (forgot, was he said). But is still more complex that just the aerial firefighter. First the prevention that is a mirage in this nation, is made one or two moths by year and of course its a zero result. Then, the state that is the owner of 56% of the forest doesn't now (they think that only 10% are public and the rest private). In fact 10 to 20% of forest area are public and state doesn't now were it is. So, how can you made prevention of land we doesn't now is yours and where it is? And prevention in protected areas? The portuguese law is heavy when a land owner cut forest in a reserve. But the objective of this article is not to talk about Portugal and the country forest, so we speak a few only to bee seen the shelf that the territory (and other stuff), is in this nation.
 Prevention and all is mesures is only possible when we know the land and is owner. About privates, he have the knowledge that species in forest like pine tree and oak is replace by eucalyptus, a tree to timber and cellulose companies not for the environment, with the government doing nothing. When the fires came, all the growend conditions (not to talk about interests established), are great to a catastrophe (as he see live year after year).
 But even in a organized forest we need means to combat the fires, in land and air. And is this last one that we are talking about in here. Again, see the american way, it makes sense to Portugal, give FAP an active place in this area when theres an emergency, and the privates have their place too, for the forest, the people and more important, the country.   


http://mimilitary.blogspot.pt/2017/01/why-aerial-firefight-in-portugal-are.html

Abraços
« Última modificação: Outubro 28, 2017, 06:08:30 pm por tenente »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #683 em: Outubro 28, 2017, 07:05:01 pm »
Meus senhores façam o favor de ler este artigo .


The geography of Continental Portugal give to the Helicopter the most important rule in firefighting and medical evacuation, because there is significant space to land and to make permanent or temporary bases. With water and fuel near by, without a need of a big aerial base and with the experience of years of war using light and middle weight helicopters, that machine makes sense that will be the spearhead in a variety of aerial functions even before all types of aircraft. I suposed that when the ANPC fleet was buy the intention has that, but the problem was that all the rest as wrong and the result was to much money spent in crap and a bunch of helicopters that only half are in fly conditions.
 First ANPC doesn't need a fleet. Without armed forces only medical evacuation make sence to have helicopters. FAP, NAVY and UALE (20 years without an helicopter and still runs), should provide part of the means to police, firefighter, ANPC and others in a special situation (like MEDVAC).  MAI also may use Armed Forces material but i see some logical in a small number of helicopters (i don't think they need but it gives some independence to police), manage and with assistance from military.
 But back to aeial firefighting, the Puma's case are one example how bad things are made in Portugal. We are talking about helicopters who were from war but they were 3 times modified since the 70's, with Super Puma engines, radar (was made to lauch exocet, that Portugal never buy to France) and structural re-enforce.  When FAP bought the Merlin, nobody wanted Puma's. Ridiculus is that UALE to this day doesn't have one single helicopter (again, for more than 20 years!!!), and that since the last fligh of 5 Puma's in 2006 all of them are in Beja Air Base without any use.  Then the Ka32/Ecureuil to EMA, when UALE had a struture, pilots and a base in Tancos, first to Ec635 and then to Nh90, two helicopters that never were used by Army, because political and budget problems.

Then the service problems with EMA fleet, for those to operate with helicopters or truks was the same, because they don't have an idea what it needs to mantain 10 aerial machines 3 or 4 moths in a single year. Funny is that the "gigs" who talk about FAP, C130H and the MAFFS use (to blaim FAP the most of the times), are in silence about EMA, the helicopters, service, organization and other stuff talked a few chapters ago.
 When a fleet of 10 helicopters had less than half in fly conditions, 2 were lost and only one is possible to be "saved from the hangar", what is wrong? Let's face it, how the hour fly cost is above 35 000 euros to a KA32 (more than the 31 to 35 000 USD of the F35 fighter!!!).  Why, helicopters with about 10 years of operation are with problems, since de structure, to the interior, passing by other components? Lots of people say to sell them. Sell them why? In Korea three instituctions have them in service (including Korean air Force), they used to several missions including aerial firefighter, and the Kamov from forest service and Korean Air Force were in 2015 prepared to fight aerial firefighter at nigh (the Korean have acess to all american helicopters, but prefer the russian one to this mission). so it's a Portuguese problem not a type or other nations problem.
 The truth? Aqquisition of EMA fleet and his subsquent mantenance made rich many people but to taxpayers was and is still is a nightmare. If Puma's and Aloutte III were used, the service with spares and motors were with 30 to 40 years of experiênce in the country, and even in UALE or MAI, FAP have been call tho give the formation. If they were used by FAP, better, because we see problems in the use of Merlin or Lynx (is from navy but based in a FAP base), but not the ones with Kamov and Ecureuil. Service with the factory and russian or french personel were never made in EMA, and in all private hands, was the minimum. So, the result is what we see: More than half of the fleet doesn't fly and the money is still going.

In conclusion, if this year was not a hot one, if the fires doesn't burn in Portugal like in a "Greak tragedy", all this matter will be the same in the last years (forgot, was he said). But is still more complex that just the aerial firefighter. First the prevention that is a mirage in this nation, is made one or two moths by year and of course its a zero result. Then, the state that is the owner of 56% of the forest doesn't now (they think that only 10% are public and the rest private). In fact 10 to 20% of forest area are public and state doesn't now were it is. So, how can you made prevention of land we doesn't now is yours and where it is? And prevention in protected areas? The portuguese law is heavy when a land owner cut forest in a reserve. But the objective of this article is not to talk about Portugal and the country forest, so we speak a few only to bee seen the shelf that the territory (and other stuff), is in this nation.
 Prevention and all is mesures is only possible when we know the land and is owner. About privates, he have the knowledge that species in forest like pine tree and oak is replace by eucalyptus, a tree to timber and cellulose companies not for the environment, with the government doing nothing. When the fires came, all the growend conditions (not to talk about interests established), are great to a catastrophe (as he see live year after year).
 But even in a organized forest we need means to combat the fires, in land and air. And is this last one that we are talking about in here. Again, see the american way, it makes sense to Portugal, give FAP an active place in this area when theres an emergency, and the privates have their place too, for the forest, the people and more important, the country.   


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Abraços
Agradeço a honra meu caro tenente. ;)

Infelizmente escrito bem antes destas tragédias dos últimos 4 meses (4 Janeiro de 2017). Parece que adivinhava... >:(

Abraços
« Última modificação: Outubro 28, 2017, 07:11:32 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #684 em: Outubro 28, 2017, 09:34:22 pm »
Sinceramente fico chocado quando se ouve falar na possibilidade de compra de kits  para instalar nos futuros KC390 e nos c295 sem que se tenha feito um estudo sobre a sua real eficiencia num territorio com uma orografia como a nossa. Alem do facto de possuirmos poucas pistas no nosso território onde estes meios possam atuar, o que irá resultar numa cadencia de descargas muito baixa, e numa baixa eficacia no que diz respeito ao combate direto aos incendios. Mais uma vez não é ponderada a compra de aeronaves com capacidade anfibia, e para quem tinha a esperança  de que a FAP opta se por um heli ligeiro bimotor, esquecam pois o que está em cima da mesa é a aquisição de mais 2 unidades além das 5 iniciais propostas, sendo as unicas propostas apresentadas a do A119K e do H125. 
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #685 em: Outubro 28, 2017, 09:44:41 pm »
Sinceramente fico chocado quando se ouve falar na possibilidade de compra de kits  para instalar nos futuros KC390 e nos c295 sem que se tenha feito um estudo sobre a sua real eficiencia num territorio com uma orografia como a nossa. Alem do facto de possuirmos poucas pistas no nosso território onde estes meios possam atuar, o que irá resultar numa cadencia de descargas muito baixa, e numa baixa eficacia no que diz respeito ao combate direto aos incendios. Mais uma vez não é ponderada a compra de aeronaves com capacidade anfibia, e para quem tinha a esperança  de que a FAP opta se por um heli ligeiro bimotor, esquecam pois o que está em cima da mesa é a aquisição de mais 2 unidades além das 5 iniciais propostas, sendo as unicas propostas apresentadas a do A119K e do H125.

Creio que o relatório a ser entregue pela Força Aérea ao Governo depois de amanhã abordará isso. Até porque no caso do C-295M, em conversa hoje com quem trabalha com eles diariamente em Sevilha, é fortemente recomendado que o aparelho primeiro seja convertido para a versão W com winglets e motores mais possantes antes de poder operar com o kit de combate a incêndios e, por exemplo, de reabastecimento em voo.
« Última modificação: Outubro 28, 2017, 11:16:27 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #686 em: Outubro 28, 2017, 09:52:41 pm »
Só rir..Quero ver quanto tempo vão demorar entre descargas os KC e os 295... :o

quando se continua a apostar em cometer mais um erro nem vale a pena dizer a este tipo de pessoas que é tempo perdido, dinheiro deitado á rua e mais grave a eficácia desses meios aéreos asa fixa sem capacidade de amarar para atestar os tanques de agua é muito limitada tal é o tempo que permeia entre largadas.

O facto destes decisores políticos, necessitarem de assessores revela logo que na matéria em questão são IGNORANTES !!
Mas mais grave ao serem assessorados por gentinha que ou também são ignorantes na matéria, ou mais provavelmente defendem interesses de alguns grupos, é certo e sabido que estão reunidos os ingredientes para que novas tragédias ocorram com os resultados que tão bem conhecemos e também será certo e sabido que se vai estoirar rios de dinheiro na aquisição de equipamentos desnecessários, ou que nunca serão utlizados, no combate aéreo aos FF, por exemplo os MAFFS !!

Abraços


Meus senhores, acordem de uma vez por todas.
Os decisores políticos da nossa vibrante democracia estão a marimbar-se completamente para as suas responsabilidades.
95% do seu tempo é dedicado à intriga política, jogadas, tráfico de influência e esquemas para se manterem no poder, ou melhor num tacho bem remunerado. Os restantes 5% é tempo que dedicam para manter a fachada. Eles não estão minimamente interessados em qualquer coisa que não neles próprios. Eles só se preocupam mesmo é em ter estaleca para aguentar e gerir os embates e crises imediatas porque depois esqueceu. Os assessores são do mesmo calibre. Ninguém minimamente sensato se aproxima dessa gente nefasta e tóxica, invariavelmente perigosa para quem tenha um mínimo de espinha dorsal. Gente digna e competente é tudo o que eles não querem por isso os acaba por responsabilizar. O conhecimento responsabiliza e obriga à acção e eles detestam serem informados de assuntos para os quais eles têm que tomar decisões difíceis e polémicas.
A verdade é esta.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #687 em: Outubro 29, 2017, 11:55:31 pm »
Em relação à Força Aérea combater incêndios acho que:

É sabido que um avião anfibio tipo Canadair é mais capaz que um avião de carga tipo C-130, neste tipo de missões.

O ideal seria dotar a FAP ou qualquer outro organismo do estado com este tipo de aeronaves.

Mas (há sempre um mas, e é ai que aparecem os problemas), por alguma razão o ideal não se concretiza, falta de dinheiro, falta de meios humanos, falta de vontade, etc.

Se não se consegue ter esses aviões anfíbios específicos para combate aos fogos, a única maneira da Força Aérea combater fogos, é adaptar os que tem C-130/C-295, não faz o que um Canadair faz, mas se calhar naqueles 2 ou 3 dias em que se está à espera que cheguem os Canadairs da França e Itália, fazem alguma coisa, ou parece que fazem, talvez ajude na moral do bombeiros e população civil. Em relação aos helis ligeiros da FAP, sejam 5 ou mais, concordo que tenham capacidade de combate aos fogos, pelas mesmas razões anteriores, enquanto se está à espera de reforços estrangeiros, ou quando o calendário diz que já estamos no outono mas o clima diz que não, fase charlie passa a delta, os helis alugados passam para menos de metade e acontece outra desgraça, de certeza que a FAP (depois da máquina oleada) consegue colocar 2, 3, ou 4 helis ligeiros preparados para combate aos fogos, mais depressa que um país estrangeiro coloca os seus helis em Portugal, por exemplo Suiça.

A minha dúvida, pois não tenho dados sobre isso, é se andar a comprar kits para C-130 e C-295 compensam financeiramente para a performance que se sabe que vão ter.
« Última modificação: Outubro 29, 2017, 11:58:09 pm por Lightning »
 

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mafets

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #688 em: Outubro 30, 2017, 09:53:55 am »
Como ia dizendo, debate-se muito o que a FAP poderá fazer e pouco o que a FAP faz e qual a razão de não ser activada mais vezes.  ::) ;)
Citar
Durante o fim de semana, uma aeronave da Esquadra 502 com equipamento térmico realizou missões em vários locais do país. Alertou bombeiros para situações irregulares

A Força Aérea evitou neste fim de semana que vários focos de incêndio ganhassem uma dimensão tal que poderiam traduzir-se em situações complicadas para os bombeiros, num período em que Portugal continuou sob temperaturas elevadas. Ao mesmo tempo, o patrulhamento efetuado pela aeronave EADS C-295M detetou queimadas e outras atividades consideradas de risco - que estão proibidas.

Durante essas 48 horas, um avião da Esquadra 502, sediada na Base Aérea do Montijo, fez missões de reconhecimento e avaliação por todo o país, tendo em conta o índice de risco de incêndio florestal. Ação de prevenção que teve como objetivo evitar que surgissem focos de incêndio que pudessem resultar em fogos como os de junho (atingiram Pedrógão, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos) e deste mês (Oliveira do Hospital, Arganil, Viseu, Leiria), que provocaram 109 mortes e cerca de 300 feridos.

Desse trabalho resultou, de acordo com as informações recolhidas pelo DN junto de fonte do Ministério da Administração Interna, a identificação de "locais com elevado potencial de reacendimento, o que permitiu a realização de ações preventivas, evitando-se situações complexas e a identificação de novos focos de incêndio com imediato acionamento de equipas de combate". O avião EADS C-295M da Esquadra 502 tem equipamentos que permitem a deteção de pontos quentes com recurso a imagem térmica - que tanto pode ser utilizada de dia como de noite - e a sua localização. E foi com recurso a essa tecnologia que os elementos da Força Aérea encontraram vários locais, que não identificam, "com elevado potencial de reacendimento", cujas coordenadas foram transmitidas ao Comando Nacional de Operações de Socorro, que pôde enviar para essas zonas os meios de combate a esses fogos. Isto depois de a situação ser analisada por um elemento da Autoridade Nacional de Proteção Civil que estava no avião.

Segundo as informações adiantadas ao DN, as ações preventivas registaram "queimas e atividades de risco proibidas". Até amanhã (dia 31), devido às condições climáticas de seca extrema que atinge o país, é proibido, por exemplo, fazer fogueiras ou queimadas, lançar foguetes e circular com tratores, máquinas e veículos de transporte pesado sem extintor.

Questionada sobre se estas ações vão continuar, fonte do MAI sublinhou que está a ser feita uma "avaliação de risco [de incêndios] em permanência e que serão tomadas as medidas consideradas necessárias" pelo gabinete do ministro, Eduardo Cabrita.

Esta missão foi realizada em articulação com os ministérios da Defesa, Agricultura e com a Estrutura de Missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

https://www.dn.pt/sociedade/interior/aviao-da-forca-aerea-detetou-inicio-de-fogos-e-pessoas---a-fazer-queimadas-8881520.html?utm_source=Push&utm_medium=Web



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Lusitan

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #689 em: Outubro 30, 2017, 12:41:27 pm »
Meus senhores façam o favor de ler este artigo .


The geography of Continental Portugal give to the Helicopter the most important rule in firefighting and medical evacuation, because there is significant space to land and to make permanent or temporary bases. With water and fuel near by, without a need of a big aerial base and with the experience of years of war using light and middle weight helicopters, that machine makes sense that will be the spearhead in a variety of aerial functions even before all types of aircraft. I suposed that when the ANPC fleet was buy the intention has that, but the problem was that all the rest as wrong and the result was to much money spent in crap and a bunch of helicopters that only half are in fly conditions.
 First ANPC doesn't need a fleet. Without armed forces only medical evacuation make sence to have helicopters. FAP, NAVY and UALE (20 years without an helicopter and still runs), should provide part of the means to police, firefighter, ANPC and others in a special situation (like MEDVAC).  MAI also may use Armed Forces material but i see some logical in a small number of helicopters (i don't think they need but it gives some independence to police), manage and with assistance from military.
 But back to aeial firefighting, the Puma's case are one example how bad things are made in Portugal. We are talking about helicopters who were from war but they were 3 times modified since the 70's, with Super Puma engines, radar (was made to lauch exocet, that Portugal never buy to France) and structural re-enforce.  When FAP bought the Merlin, nobody wanted Puma's. Ridiculus is that UALE to this day doesn't have one single helicopter (again, for more than 20 years!!!), and that since the last fligh of 5 Puma's in 2006 all of them are in Beja Air Base without any use.  Then the Ka32/Ecureuil to EMA, when UALE had a struture, pilots and a base in Tancos, first to Ec635 and then to Nh90, two helicopters that never were used by Army, because political and budget problems.

Then the service problems with EMA fleet, for those to operate with helicopters or truks was the same, because they don't have an idea what it needs to mantain 10 aerial machines 3 or 4 moths in a single year. Funny is that the "gigs" who talk about FAP, C130H and the MAFFS use (to blaim FAP the most of the times), are in silence about EMA, the helicopters, service, organization and other stuff talked a few chapters ago.
 When a fleet of 10 helicopters had less than half in fly conditions, 2 were lost and only one is possible to be "saved from the hangar", what is wrong? Let's face it, how the hour fly cost is above 35 000 euros to a KA32 (more than the 31 to 35 000 USD of the F35 fighter!!!).  Why, helicopters with about 10 years of operation are with problems, since de structure, to the interior, passing by other components? Lots of people say to sell them. Sell them why? In Korea three instituctions have them in service (including Korean air Force), they used to several missions including aerial firefighter, and the Kamov from forest service and Korean Air Force were in 2015 prepared to fight aerial firefighter at nigh (the Korean have acess to all american helicopters, but prefer the russian one to this mission). so it's a Portuguese problem not a type or other nations problem.
 The truth? Aqquisition of EMA fleet and his subsquent mantenance made rich many people but to taxpayers was and is still is a nightmare. If Puma's and Aloutte III were used, the service with spares and motors were with 30 to 40 years of experiênce in the country, and even in UALE or MAI, FAP have been call tho give the formation. If they were used by FAP, better, because we see problems in the use of Merlin or Lynx (is from navy but based in a FAP base), but not the ones with Kamov and Ecureuil. Service with the factory and russian or french personel were never made in EMA, and in all private hands, was the minimum. So, the result is what we see: More than half of the fleet doesn't fly and the money is still going.

In conclusion, if this year was not a hot one, if the fires doesn't burn in Portugal like in a "Greak tragedy", all this matter will be the same in the last years (forgot, was he said). But is still more complex that just the aerial firefighter. First the prevention that is a mirage in this nation, is made one or two moths by year and of course its a zero result. Then, the state that is the owner of 56% of the forest doesn't now (they think that only 10% are public and the rest private). In fact 10 to 20% of forest area are public and state doesn't now were it is. So, how can you made prevention of land we doesn't now is yours and where it is? And prevention in protected areas? The portuguese law is heavy when a land owner cut forest in a reserve. But the objective of this article is not to talk about Portugal and the country forest, so we speak a few only to bee seen the shelf that the territory (and other stuff), is in this nation.
 Prevention and all is mesures is only possible when we know the land and is owner. About privates, he have the knowledge that species in forest like pine tree and oak is replace by eucalyptus, a tree to timber and cellulose companies not for the environment, with the government doing nothing. When the fires came, all the growend conditions (not to talk about interests established), are great to a catastrophe (as he see live year after year).
 But even in a organized forest we need means to combat the fires, in land and air. And is this last one that we are talking about in here. Again, see the american way, it makes sense to Portugal, give FAP an active place in this area when theres an emergency, and the privates have their place too, for the forest, the people and more important, the country.   


http://mimilitary.blogspot.pt/2017/01/why-aerial-firefight-in-portugal-are.html

Abraços

As análises são sempre muito boas, sendo que as feitas em português são excelentes. A única crítica que tenho a apontar é a de que nas análises feitas em inglês encontro muitos erros de gramática. Mas isso sou eu que sou um "grammar nazi"!