CAÇAS DE SUPERIORIDADE AÉREA

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CAÇAS DE SUPERIORIDADE AÉREA
« em: Junho 24, 2008, 03:03:02 pm »
Camaradas este tópico serve para debater quais os caças actuais com maiores capacidades de SUPERIORIDADE AÉREA. Eis que deixo os meus preferidos e a sua nacionalidade:
- F22 Raptor (EUA);
- Typhoon (Europa);
- F-35B (EUA);
- F-35A (EUA);
- F-16 E/F block 60 (EUA);
- MIG-35 (Russia)
- JAS39 Grippen C/D (Suécia);
- Rafale B/C (França)
- F-16 AM/BM (EUA)
- SU-30 (Russia)
- Mig 29M (Russia)
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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ruben lopes

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« Responder #1 em: Junho 24, 2008, 03:19:59 pm »
Falta alguns.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/L ... 6&F=AERACT

Aqui está uma lista boa. :wink:

O que falta na lista é o F-18.
ruben lopes
 

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raphael

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« Responder #2 em: Junho 24, 2008, 09:32:07 pm »
uma questão muito simples... o que é a superioridade aérea?
Um abraço
Raphael
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« Responder #3 em: Junho 24, 2008, 11:11:31 pm »
Superioridade aérea é um novo patamar de desenvolvimento de avioes de combate aéreo. Um exemplo temos em Portugal, o F-16 pertence a familia de caças, contudo o F-16 MLU sendo muito superior ao OCU em combate aéreo pertence à nova designação de Superioridade Aérea, isto é, caças de superioridade aérea englobam-se caças de 4ª e 5ª geração, sendo actualmente o unico caça de 5ª Geração o F-22 Raptor.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Eurico Viegas

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« Responder #4 em: Junho 25, 2008, 12:46:42 am »
É a primeira vez que vejo superioridade aerea ser definida assim... Sempre pensei que superioridade aerea era controlar a maior parte do espaço aereo sobre a area de combate.

Logo, aviões destinados à missão de superioridade aerea devem procurar, basicamente, controlar o espaço aereo e negar a sua utilização pelo inimigo... Essa missão não é exclusivo dos aparelhos da nova geração, sempre existiram aparelhos destinados à superioridade aerea (se pensarmos nisso, caças que não sejam interceptores, i.e., essencialmente defensivos, são aparelhos de superioridade aerea. Por exemplo, as batidas de caças efectuadas pelos aliados durante a segunda guerra podem ser consideradas num sentido lato como missões de superioridade aerea), bem como outros destinados à interdição, ao apoio directo...

Nota: "destinado" não significa "exclusivamente capaz de"
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

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papatango

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« Responder #5 em: Junho 25, 2008, 07:35:29 pm »
Na verdade, é sempre muito designar e definir equipamentos, nomeadamente aeronaves, repartindo-os por classes. As aeronaves mais modernas são na prática polivalentes e a designação mais adequada seria caça multi-funções.
Inicialmente caça de superioridade aérea, é aquele que tem os meios para controlar o céus sobre território inimigo.

Isto implica capacidades próprias de um caça e a autonomia suficiente para chegar ao território inimigo e lutar contra as aeronaves contrárias.

Partindo deste conceito o primeiro caso evidente de um caça de superioridade aérea foi o do P-51 Mustang.
O P-51 tinha autonomia suficiente para chegar à Alemanha e combater contra as aeronaves alemãs e voltar à base.

Os alemães nunca conseguiram desenvolver uma aeronave com essas características e produzi-la em numero, pelo que uma das razões porque perderam a guerra, foi a perda da superioridade aérea.

Hoje em dia, o caça de superioridade aérea é o caça multi-funções que consegue disputar o domínio do céu. Deve ter as características e manobrabilidade do caça. Deve ter a rapidez necessária a um interceptor, e deve ter a autonomia suficiente para atingir pontos longe da base, aumentando essa autonomia com a utilização de mísseis com capacidade para atingir alvos para lá do alcance visual.

Hoje é costume dividir os caças por gerações (consoante as suas capacidades, radares e mais recentemente, pela furtividade).
 

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AMRAAM

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« Responder #6 em: Junho 25, 2008, 08:41:52 pm »
Actualmente,y en relacion al hilo,yo creo que los mejores aviones en capacidades de superioridad aerea son el F-22 y Eurofighter.
El primero,el F-22,es un caza diseñado no para conseguir la "superioridad aerea",sino para conseguir la "Supremacia aerea",es decir para ser el rey de los cielos.
Por otro lado,el Eurofighter me parece que es el caza de cuarta generacion con mejores caracteristicas para esta mision,y todo ello por una sola razon,porque fue creado especialmente para ello.Luego se le añadieron capacidades swing role y lo conviertieron en un verdadero caza multi-rol,pero no hay que olvidar que su mision primaria,para la que fue creado, es esa.Asi obtenemos un caza con una extremada agilidad,una gran maniobravilidad,con unos motores potentes que aseguran las 2 caracteristicas anteriores,con un alcance considerable y con una gran cantidad de armas que puede transportar en sus 13 estaciones de armamento.
SALUDOS!!
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"
 

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nelson38899

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« Responder #7 em: Agosto 30, 2008, 08:37:32 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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nelson38899

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« Responder #8 em: Agosto 30, 2008, 08:38:33 pm »
« Última modificação: Agosto 30, 2008, 08:43:22 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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« Responder #9 em: Agosto 31, 2008, 01:30:27 pm »
El problema de los caças rusos es su enorme RCS que lo hacen visibles al radar del enemigo mucho antes que caçás Stealth como el F22/35 o de baja detectabilidad como el Thypoon o Rafale.
 

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nelson38899

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« Responder #10 em: Novembro 21, 2008, 04:56:14 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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HSMW

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« Responder #11 em: Novembro 21, 2008, 06:19:11 pm »
Por isso tanto investimento por parte dos EUA em tecnologia stealth...
Num cenário destes o F-22 é superior aos restantes caças.
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Lightning

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« Responder #12 em: Novembro 21, 2008, 06:56:26 pm »
O filme está bom, muitas vezes se lê que a tecnologia russa ou chinesa que ainda estão muito atrasadas em relação à Ocidental, mas, mesmo que esteja atrasada, é melhor estarmos atentos e preparados para o pior, para que não se repita o que aconteceu na 2ª Guerra Mundial, o mundo também pensava que os Japoneses eram atrasados...
 

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nelson38899

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« Responder #13 em: Janeiro 19, 2009, 09:55:55 am »




este trabalho foi realizado por australianos:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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HaDeS

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« Responder #14 em: Janeiro 20, 2009, 12:14:44 am »
Falando em australianos tem um lobby muito forte no país para não aceitarem o F-35 que é muito inferior ao F-22, eles querem de todo jeito o F-22.
 

 

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