Notícias da Marinha do Brasil

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smg

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1155 em: Janeiro 29, 2019, 04:34:11 pm »
Boa tarde , as minhas sinceras condolências ao povo brasileiro pela tragédia de Minas Gerais . Espero que as próximas vistorias às barragens corram melhor para que isto não se repita . Um abraço .
 
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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1156 em: Janeiro 31, 2019, 11:11:33 am »
Itália oferece fragatas FREMM ao Brasil


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Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval


O governo da Itália está oferecendo ao Brasil cerca de 200 blindados de combate 8×8 Centauro B1 em disponibilidade nos estoques do seu Exército.

No mesmo pacote dos Centauros os italianos propõem ao Brasil a compra de até duas das suas fragatas multipropósito FREMM, de 6.700 toneladas, que se encontram em construção.

O problema é o preço: os navios custariam, juntos, 1,5 bilhão de Euros – o equivalente a 1,71 bilhão de dólares ou a 6,37 bilhões de Reais.

A Marinha não tem dinheiro para isso agora. O negócio só poderia ser viabilizado se a Itália oferecesse um financiamento de longo prazo, e o governo federal aprovasse esse crédito para, mais tarde, bancar o gasto.

As fragatas FREEM foram propostas pela Itália para o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper), que foi engavetado durante o Governo Dilma. O Prosuper previa a aquisição de 11 novos navios de superfície e abrangia cinco fragatas de 6 mil toneladas, cinco navios-patrulha oceânicos e um grande navio de apoio logístico.

Com o novo Governo Bolsonaro, os italianos voltaram a demonstrar interesse pela venda de equipamentos militares ao Brasil, incluindo o setor da construção naval.

A FREMM (Multipurpose Frigate — Frégate multi-mission ou Fregata Europea Multi-Missione) é resultado do mais ambicioso programa naval cooperativo europeu para França e Itália. São fragatas com capacidade ASW, ASuW, AAW e ataque terrestre.

As FREMM italianas têm comprimento de 144 metros, boca de 19,7 metros, deslocamento a plena carga de cerca de 6.700 toneladas, velocidade máxima acima de 27 nós e acomodações para 200 pessoas.

A Marina Militare italiana tem 6 navios de emprego geral (GP) com canhão principal de 127mm sobre o convés de proa e 4 navios antissubmarino (ASW) com canhão de 76mm instalado no mesmo local, além do canhão de 76mm sobre o hangar comum às duas versões. Todas são classificados na Marinha Italiana como fragatas multitarefa (multiruolo).

Para conhecer os sistemas de armas e sensores das fragatas FREMM italianas, clique nas imagens abaixo feitas pelo site Naval Analyses.



FONTE: https://www.naval.com.br/blog/2019/01/30/italia-oferece-fragatas-fremm-ao-brasil/
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1157 em: Fevereiro 01, 2019, 04:18:11 pm »
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1158 em: Fevereiro 11, 2019, 11:23:08 am »
Marinha do Brasil encerra a edição 2019 do exercício operacional ASPIRANTEX


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Após 20 dias de operações exaustivas, a marinha do Brasil deu por encerrada a edição 2019 do exercício operacional ASPIRANTEX. Os navios suspenderam do Rio de Janeiro, no dia 11 de janeiro, em direção ao Porto de Montevidéu, no Uruguai. O Grupo-Tarefa (GT), foi composto por cinco navios da esquadra, quatro aeronaves pertencentes a Força Aeronaval e cerca de dois mil militares embarcados. Nas duas primeiras semanas, foram realizados exercícios de Desatracação, Postos de Abandono, Controle de Avarias, Tiro Sobre Killer Tomato, Manobras Táticas, Leap Frog e Light Line, diurno e noturno, Ação de Visita e Inspeção, Navegação Astronômica, Operações Aéreas e Fast Rope.

Além dos exercícios operativos, os 319 Aspirantes que participaram da missão, acompanharam palestras proferidas pelos Comandantes dos navios, pelo Comandante da 2º Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Cozzolino, e pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de Esquadra Alipio Jorge. Na terceira e última semana, os Aspirantes do 2º ano escolheram os corpos que seguirão na carreira. Do corpo da Armada, serão 117 Aspirantes; do corpo de Fuzileiros Navais, serão 30; e 28 do corpo de Intendentes (11 do sexo feminino). Durante a atracação no porto de Rio Grande-RS, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” receberam mais de sete mil pessoas a bordo, durante a visitação pública.

Já a Fragata “Independência”, enquanto esteve atracada no porto de Paranaguá-PR, recebeu a bordo quase três mil visitantes. Ao longo desse período, até a atracação no Rio de Janeiro, no dia 31, os navios participaram de atividades como Leap Frog e Light Line noturno, Postos de Combate, FLYEX, em que foram simuladas situações de emergência com aeronaves, Trânsito Sob Ameaça Aérea, Tiro Antiaéreo Sobre Granada Iluminativa, e Ação de Presença na Bacia de Santos. Durante a pernada, os Aspirantes guarneceram as diversas estações do navio, e de conheceram as diferentes plataformas e navios de apoio envolvidos na exploração de petróleo na Bacia de Santos. A Operação ASPIRANTEX 2019 concluiu a primeira etapa de adestramento dos navios da Esquadra no ano, familiarizando ainda os Aspirantes da Escola Naval com a vida no mar.

FONTE: https://www.defesa.tv.br/marinha-do-brasil-encerra-a-edicao-2019-do-exercicio-operacional-aspirantex/?fbclid=IwAR3iP7vC89zcXSxkIlJRQbx6Ju2EaOCK9TZA_QvfvdPBYahG0KPWswsXTQI
 

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Barlovento

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1159 em: Fevereiro 22, 2019, 04:11:43 pm »
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1160 em: Março 07, 2019, 12:03:22 am »
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1161 em: Março 29, 2019, 12:32:42 am »
Consórcio Águas Azuis é escolhido como fornecedor preferencial para construir as quatro corvetas da Classe Tamandaré


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O Consórcio Águas Azuis, formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, subsidiária do Grupo Embraer, foi selecionado pela Marinha do Brasil para a construção de quatro navios de defesa no Programa CCT – Corvetas Classe Tamandaré como concorrente preferencial. O resultado foi anunciado hoje (28/03) e representa um novo marco para as indústrias de defesa e naval do País.

Com liderança da thyssenkrupp Marine Systems e sua competência em sistemas navais, as empresas do Consórcio Águas Azuis vão agora formar uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) para a fase de execução do programa. Baseado em um relacionamento de longo prazo e forte presença no Brasil, as empresas e suas subsidiárias construíram uma sólida parceria nacional com capacidade comprovada de absorver tecnologia e garantir seu desenvolvimento não apenas para o Programa CCT, mas também para projetos estratégicos futuros de defesa no País.

“Estamos muito honrados pela Marinha do Brasil nos confiar a missão de construir as Corvetas Classe Tamandaré. Fazer parte do Programa CCT reforça nossa posição de liderança e as tecnologias comprovadas que oferecemos ao setor de defesa naval em todo o mundo por quase dois séculos”, destaca o Dr. Rolf Wirtz, CEO da thyssenkrupp Marine Systems. “Esta parceria trará empregos altamente qualificados e tecnologia para o Brasil, fortalecendo a sua indústria de defesa”, completa Wirtz.

“Neste consórcio com a thyssenkrupp oferecemos um modelo sólido de parceria nacional com capacidade comprovada de reter a transferência de tecnologia, garantindo o desenvolvimento de futuros projetos estratégicos de defesa no Brasil. Sempre estivemos confiantes e o resultado de hoje comprova que nossa oferta, realmente, vai ao encontro das necessidades operativas da Marinha do Brasil”, acrescenta Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.


Soberania nacional

Com o Programa CCT, a Marinha do Brasil ampliará e modernizará sua Esquadra. Com as quatro corvetas, que têm previsão de entrega entre 2024 e 2028, a Marinha passará a contar com novos Navios-Escolta para se contrapor a eventuais ameaças, garantir a proteção do tráfego marítimo, bem como controlar as águas jurisdicionais brasileiras e zona econômica exclusiva, que juntas formam a chamada Amazônia Azul, totalizando mais de 4,5 milhões de km². Os Navios-Escolta terão importante papel em missões de paz e de ajuda humanitária, em contribuição à Diplomacia brasileira.
O Programa CCT trará contribuições reais para a economia brasileira:
Conteúdo local superior a 40%, entre a construção dos navios e desenvolvimento de sistemas de última geração;
Desenvolvimento do cluster naval dual (militar e civil);
Geração de mais de 1.000 empregos diretos e aproximadamente 4.000 posições de trabalho indiretos;
Competitividade para atender a futuras demandas da Marinha do Brasil e exportação de produtos de defesa naval;
Fortalecimento da hélice tripla (governo, indústria e universidades) com a participação de centros de pesquisa e desenvolvimento;
Capacidade de suporte em serviço a um produto de alta tecnologia e com longo ciclo de vida.


O programa contempla uma sólida transferência de tecnologia nas áreas de engenharia naval para construção de navios militares e de sistemas de gerenciamento de combate e de plataforma.

Um dos mais modernos estaleiros do Brasil, o Estaleiro Oceana atuará como construtor contratado pelo Consórcio Águas Azuis, bem como receptor de transferência de tecnologia (ToT) relacionada ao projeto. Localizado em Itajaí (SC), região com forte vocação para a indústria naval, o estaleiro faz parte do Grupo CBO, empresa com mais de 30 anos de experiência em construção naval e operação marítima offshore. Com aproximadamente 310.000 metros quadrados, o estaleiro possui instalações adequadas para a construção das corvetas classe Tamandaré, e aplica os mais inovadores processos de engenharia e construção, com alto nível de automação e tecnologia de ponta. Conta ainda com instalações localizadas em Niterói (RJ), que poderão servir de base logística e de apoio em serviços para a Marinha do Brasil.

A Atech, empresa do Grupo Embraer, será a fornecedora do CMS (Combat Management System) e do IPMS (Integrated Platform Management System) das Corvetas Classe Tamandaré e receptora de transferência de tecnologia (ToT) em cooperação com a ATLAS ELEKTRONIK, subsidiária da thyssenkrupp Marine Systems, e a L3 MAPPS. Localizada no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), a Atech conta com 500 engenheiros especializados no desenvolvimento de software e hardware para aplicações de defesa e possui expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão.

A Embraer Defesa & Segurança fará a integração de sensores e armamentos para o sistema de combate, trazendo também ao programa a sua experiência de 50 anos em soluções de suporte em serviço.

FONTE: http://tecnodefesa.com.br/consorcio-aguas-azuis-e-escolhido-como-fornecedor-preferencial-para-construir-as-quatro-corvetas-da-classe-tamandare/
 
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1162 em: Março 29, 2019, 03:57:30 pm »
Parabéns! :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1163 em: Março 30, 2019, 08:52:34 pm »
LAAD 2019 – MB detalhará o Projeto CCT e divulgará o projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico


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A Marinha do Brasil (MB) participará da LAAD Defense & Security 2019, no período de 2 a 5 de abril, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Após a abertura, a Marinha do Brasil realizará a cerimônia de assinatura da Declaração da Melhor Oferta com o Consórcio selecionado para o Projeto de Obtenção das Corvetas Classe Tamandaré. O evento ocorrerá no pavilhão 5, sala 205.

Em seguida, haverá uma coletiva para detalhar o Projeto das Corvetas Classe Tamandaré, apresentar o Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico e o desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP).

Durante a feira a MB vai expor, em estande próprio localizado no pavilhão 2, detalhes de seu portfólio estratégico, cuja execução dos projetos proverá a Força Naval uma melhor capacidade para a defesa da Pátria, bem como suas demais atribuições legais, como a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação.


Dentre esses projetos, destacam-se o Programa Nuclear da Marinha, o Programa Estratégico de Construção do Núcleo do Poder Naval e o Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena. A execução desses projetos contribuirá para o desenvolvimento nacional em diversos setores do País, como a ciência e tecnologia, a indústria e a área social.

Serão expostos, também, pela MB, simuladores, meios operativos empregados pelo Corpo de Fuzileiros Navais e aeronaves.

FONTE: https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/laad-2019-mb-detalhara-o-projeto-cct-e-divulgara-o-projeto-de-obtencao-do-navio-de-apoio-antartico
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1164 em: Abril 03, 2019, 02:05:13 pm »
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1165 em: Abril 03, 2019, 07:14:39 pm »
Marinha do Brasil e a empresa DGS Defense vão assinar contrato para aquisição de lanchas blindadas


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Na próxima sexta-feira, 05 de abril, às 10h30, durante a 12ª edição da Feira de Defesa e Segurança da América Latina (LAAD Defence & Security), a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos, assinará um contrato com a empresa brasileira DGS Defense para aquisição de duas lanchas de açāo rápida com proteção balística, que serão empregadas nas atividades de patrulhamento da Baía de Todos os Santos e proximidades.

As embarcações poderão, ainda, incrementar a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, composta pelos estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais.

Fruto dos acordos de cooperação e convênios firmados pela MB com órgãos governamentais, tais como a Polícia Militar do Estado da Bahia, a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Marinha já vem agindo no apoio logístico na área de segurança pública no Estado da Bahia. Após a assinatura do contrato, a previsão de entrega das lanchas é de 240 dias. De acordo com o Almirante Campos, as embarcações adquiridas “facilitarão a atuação com mais eficiência, o que permitirá que a sociedade conte com melhores serviços na área de segurança”.

A área marítima sob jurisdição do Com2ºDN apresenta características específicas, marcadas por águas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras. Tais situações representam um risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos. Assim, o projeto das Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas (ETRH), apresentado pela empresa brasileira, foi considerado adequado para a navegabilidade nas águas marítimas que circundam o Com2ºDN, mostrando-se vantajosas em relação aos demais tipos de embarcações, principalmente no tocante à resistência ao choque mecânico, à incrustação do casco, à necessidade de manutenção, ao tempo de garantia e à maior durabilidade (longo ciclo de vida).

Além disso, um fato que agrega grande vantagem é que o sistema de blindagem das embarcações compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação.

Além das características das lanchas, a escolha da empresa DGS Defense desponta como oportuna e adequada para a execução e conclusão da aquisição, por atender à legislação pertinente e em vigor, que estabelece a obrigatoriedade do estaleiro possuir autorização do Exército Brasileiro para exercer atividades com blindagem.

FONTE: https://www.naval.com.br/blog/2019/04/03/laad-2019-marinha-do-brasil-e-a-empresa-dgs-defense-vao-assinar-contrato-para-aquisicao-de-lanchas-blindadas/
 

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mafets

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1166 em: Abril 14, 2019, 01:16:50 pm »
https://www.naval.com.br/blog/2019/04/04/ultima-forma-ndcc-mattoso-maia-continua-no-rio/

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A previsão da chegada para amanhã do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Mattoso Maia – G28 (ex-USS Cayuga – LST 1186) ao Porto de Santos – SP não se confirmou.

Recebemos a informação do próprio comandante do navio de que o NDCC Mattoso Maia ainda continua atracado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Portanto, aqueles que torcem pela retorno às operações do Mattoso Maia, terão de aguardar mais um pouco.

Normalmente o Poder Naval tem acesso à previsão de chegada de navios de guerra ao Porto de Santos através de várias fontes locais, mas infelizmente desta vez a informação não se confirmou.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Acidente durante exercício de tiro entre Brasil e Argentina

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Brasil Comprará Torpedo MK 48 Mod 6 Adv Tech

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Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil

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Última mensagem Abril 16, 2019, 11:17:47 pm
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Piranha-III para a Marinha do Brasil

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Última mensagem Novembro 22, 2008, 01:27:31 pm
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