CIA poderá ter alterado artigos da Wikipédia

  • 0 Respostas
  • 2958 Visualizações
*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
CIA poderá ter alterado artigos da Wikipédia
« em: Agosto 16, 2007, 05:05:58 pm »
Citar
Uma ferramenta informática que permite identificar quem edita artigos na Wikipedia revelou que a CIA poderá estar envolvida na alteração de alguns artigos, entre os quais o do presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad.

De acordo com a BBC a ferramenta Wikipedia Scanner, desenvolvida por investigadores dos EUA, analisa os dados que surgem na secção História de cada artigo, onde é possível aceder às alterações feitas, comparando-os com uma base de dados de moradas de IP, através das quais é possível identificar a sua localização, mas não o autor.

Foi a partir daqui que chegaram aos computadores da CIA, alegadamente utilizados por funcionários desta organização na edição de artigos.

«Tecnicamente não sabemos se veio de alguém dentro da organização, contudo, sabemos que aquela alteração foi feita por alguém com acesso aquela rede», afirmam os responsáveis pela aplicação.

Para além do artigo de Ahmadinejad, outros artigos supostamente alterados pela CIA foram os do anterior responsável da agência, Porter Goss ou o da apresentadora de televisão Oprah Winfrey.

Um porta-voz da CIA citado pela BBC não confirmou esta informação, mas quis «sublinhar um ponto mais abrangente que não deve ser esquecido: a CIA tem uma missão vital de proteger os EUA e é este o nosso principal trabalho».

Mas não é só a CIA que poderá ter alterado artigos da enciclopédia mais conhecida da Internet: a Wikipedia Scanner identificou alterações feitas ao perfil do líder do Sinn Fein, Gerry Adams, a partir de computadores do Vaticano.

SOL


 :lol:  :lol: