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Marinha Portuguesa / Re: Novos SSK da Marinha
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 03:15:34 pm »
De notar de uns tempos pra cá na Coreia quando tema submarinos para Portugal   já não fala dos submarinos costeiros

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08/12/2025



Em Novembro, Lee anunciou o conteúdo da ficha informativa conjunta para a cimeira Coreia do Sul-EUA com Trump, dizendo que tinha garantido o apoio do governo dos EUA ao esforço para construir submarinos movidos a energia nuclear. Como resultado, as expectativas das empresas nacionais de construção naval de construir submarinos nucleares aumentaram.

Os submarinos nucleares não só produzem energia de propulsão com a enorme energia da fissão nuclear, mas também não requerem entrada de ar externo, permitindo-lhes operar furtivamente sem emergir durante longos períodos de tempo, e podem mover-se rapidamente para a área operacional desejada a toda velocidade. Além disso, os submarinos nucleares que transportam pequenos reactores nucleares têm a vantagem de poderem transportar mais armas devido ao tamanho maior dos seus cascos em comparação com os submarinos convencionais. Entretanto, a gestão de reatores nucleares como fonte de energia de propulsão e os problemas de ruído e vibração peculiares aos submarinos nucleares são citados como dificuldades técnicas.

Por esta razão, o desenvolvimento de submarinos nucleares requer um nível significativo de capacidades de engenharia e a criação de uma base de construção e operação a nível nacional.

HD Em cooperação com os Estados Unidos, a Hyundai está liderando o campo de navios movidos a energia nuclear (nuclear) de próxima geração, incluindo o desenvolvimento de navios de propulsão SMR (reator de módulo pequeno). Além disso, recebeu um pedido para o principal projeto de melhoria de desempenho submarino da Marinha da República da Coreia e está prestes a exportar submarinos para o exterior, possuindo tecnologia avançada na área submarina.


HD Desempenho moderno da construção de submarinos domésticos...aumentando ainda mais as capacidades de construção de submarinos
HD A Hyundai Heavy Industries construiu um total de nove submarinos até agora. Entre eles, um total de seis submarinos de 1.800 toneladas da classe Jangbogo-II foram entregues com sucesso, começando com ‘Son Won-il’ em 2007. Além disso, o Jang Bogo-III Batch-Ⅰ, um submarino de 3.000 toneladas da classe ‘Shin Chae-ho’, foi construído, lançado em 21 de setembro e entregue em 24 de abril. Além disso, possui tecnologia avançada e competitividade na área submarina, vencendo um projeto de melhoria de desempenho para três submarinos de 1.800 toneladas da classe Jangbogo-II, principal força da Marinha da República da Coreia.


Fotografia. Comissionamento do submarino Yun Bong-gil de 1.800 toneladas, construído pela HD Hyundai Heavy Industries e entregue à Marinha da República da Coreia em 2016. Em junho deste ano, ela também concluiu a manutenção de longo alcance do submarino a diesel.


HD O diretor administrativo da Hyundai Heavy Industries, Jeong Woo-man, disse na teleconferência de desempenho do terceiro trimestre de 25 anos da HD Hyundai Heavy Industries: "Não muito tempo atrás, nossas próprias capacidades de construção aumentaram por meio da fusão da HD Hyundai Heavy Industries e da HD Hyundai Mipo", e acrescentou: "Planejamos expandir ainda mais nossas capacidades de construção de submarinos considerando os navios de combate, submarinos, submarinos canadenses e submarinos movidos a energia nuclear da Marinha Coreana", explicou ele.


HD Tecnologia submarina moderna... Baterias de lítio foram aplicadas pela primeira vez em submarinos
HD Um exemplo claro da tecnologia submarina da Hyundai Heavy Industries é o desenvolvimento do primeiro sistema de fornecimento de energia da Coreia para submarinos que usam baterias de lítio (polímero de íons de lítio).

Como o submarino fica isolado do ar externo a partir do momento em que mergulha debaixo d'água, impossibilitando o funcionamento do motor, ele deve ser abastecido com energia por meio de um dispositivo de armazenamento de energia elétrica para navegação subaquática. As baterias de lítio têm armazenamento de energia superior e podem ser leves em comparação com as baterias de armazenamento que eram usadas principalmente em submarinos, maximizando suas vantagens quando aplicadas a submarinos com espaço limitado.

HD Através da aplicação deste sistema de alimentação de bateria de lítio, a Hyundai Heavy Industries aumentou a duração da submersão, um dos desempenhos mais importantes dos submarinos, em mais de 1,5 vezes. A duração máxima da velocidade subaquática também foi alcançada mais que triplicando.


HD Hyundai planeja exportar submarinos para o Peru
HD A Hyundai Heavy Industries assinou recentemente uma carta de intenções (LOI) com o Estaleiro Sima, no Peru, para o desenvolvimento e construção conjunta de um submarino de 1.500 toneladas no Peru.

HD Taebok Choi, diretor administrativo da Hyundai Heavy Industries, disse: "Quando tivermos um histórico de desenvolvimento de submarinos com o Estaleiro Shima, ganharemos impulso para exportar submarinos para o mundo no futuro", acrescentando: "Se um modelo de submarino peruano for criado, outros países, como Portugal, também estarão interessados em submarinos com menos de 2.000 toneladas". Ele acrescentou: "Teremos competitividade nas exportações".


https://www.hd.com/kr/newsroom/media-hub/press/view?pageIndex=1&pageRowSize=10&listRowSize=10&typeCd=&detailsKey=3812&srchTagYn=&q=&f=3
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 02:26:03 pm »
Charlie, da minha parte não estou a querer ressuscitar nada.
Apenas publiquei uma infografia que encontrei idêntica à que tinha publicado anteriormente da FREMM EVO.
Aliás,  ainda antes do Defence360.
Quanto às restantes recentes referências à FDI, é  porque realmente a NAVAL ainda não considera fechado o negócio.
Além disso, as FDI continuam em cima da mesa como futuras fragatas completamentares às EVO.
São fragatas, não corvetas, muito  capazes, e com menores dimensões e guarnições do que as EVO.
Futuramente, nunca se sabe,  vocacionadas para AAW fariam uma boa parelha com as EVO.
Os próprios franceses consideram-nas assim,  um meio flexível para complementar outros meios de maiores capacidades.

Eu sei João, é claro que não me estava a referir a ti. Tu apenas te limitaste a reproduzir aquilo que o VB deixou na sua conta do Twitter. ;)
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 02:19:26 pm »
Se já entregou, está entregue . Finito.

Por muito que os lobbistas do NG esperneiem, ESPERO EU!

Agora a resposta virá em fevereiro


Precisas de ajuda com o teu vocabulário.



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Brasil / Re: Economia do Brasil
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 02:11:16 pm »
Nem sei porque perco tempo  ::)

Para começar no meu post eu já tinha ressalvado: Varia um pouco mas nos anos recentes os 5 maiores compradores de petróleo.

Depois, se querem fuentes cá está, interroguem a eles se acham inexacta:

...
O Top5 indica a participação dos 5 maiores países importadores do petróleo brasileiro em cada ano, indicando o tamanho da concentração em poucos destinos.

Após se manter por volta de 90% em 2018 e 2019, esse indicador recuou para 76% em 2021, com uma maior penetração no mercado asiático.

Em 2021, o Top5 foi composto, em ordem, por China, EUA, Índia, Chile e Portugal.

https://www.ibp.org.br/hub-de-conhecimento/observatorio-do-setor/snapshots/evolucao-das-exportacoes-de-petroleo-por-destino/

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Portugal / Re: Relações Portugal-Moçambique
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 02:09:24 pm »
Portugal anuncia Linha de Crédito de 500 Milhões de Euros para Moçambique


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Mundo / Re: França
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:08:33 pm »
de Gaulle foi uma profeta


O De Gaulle deve estar às voltas na tumba, ao ver no que tornaram a França
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 02:06:58 pm »
A info que tenho é que a Marinha quer SH-60, mas poderá vir o NH-90 Sea Lion...AW-101, acho difícil... mas !

Do ponto de vista da logística é o que faria mais sentido.
Do ponto de vista da estética o NH-90 é o meu favorito  c56x1

E o NH ser o helicóptero utilizado pela Marinha italiana nestas e nas anteriores FREMM e a integração da LEONARDO no projecto não será também um ponto importante,  ou até uma mais valia?
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:06:26 pm »
Sempre lúcido o caro @dc

 :G-beer2:

Concordo.
Sempre lúdico.

Compramos, Compramos, Compramos.

Compramos F-35.
Compramos stop-gap.
Depois compramos G6.

A compra das FREMM mostra que tive sempre razão.
Com 5.8 Bi no bolso, tu não compras nada.
Fazes com que os vendedores se comam uns aos outros e no fim escolhes o que te interessa mais. E ganhas com isso.

Repito tudo o que disse aqui.

Toma rennie que isso passa

Caminha na direção da lucidêz.
Vai.

Lucidez é o nome de uma sueca boazona? :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:05:28 pm »
O Bangladesh, essa potência, vai adquirir Eurofighter Typhoon muito provavelmente Tranche 4.  ::)

https://theaviationist.com/2025/12/09/bangladesh-loi-typhoon/


Ai se o Andrézinho das azias lê isto...  :mrgreen:
Na verdade eles são uma potência porque têm man power quase infinito. Têm tantos habitantes que a russia e a Ucrânia juntas

Só em Portugal devem ter duas divisões.  :mrgreen:

Podia montar-se uma BA no Martim Moniz 😈👀
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:03:59 pm »
A info que tenho é que a Marinha quer SH-60, mas poderá vir o NH-90 Sea Lion...AW-101, acho difícil... mas !

Sub,
Alguma novidade em relação ao plano de modernização das Meko? Sempre vai para a frente, após esta escolha de novas fragatas?
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