Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Portugal / Re: Indústria Aeroespacial
« Última mensagem por Malagueta em Hoje às 12:28:12 pm »
https://eco.sapo.pt/2026/01/08/sul-coreana-innospace-escolhe-os-acores-para-lancar-foguetoes-na-europa/

Sul-coreana Innospace escolhe os Açores para lançar foguetões na Europa

Contrato fechado com o Atlantic Spaceport Consortium é válido até 2030. Está previsto para o final de 2026 o primeiro voo orbital e lançamentos regulares nos anos seguintes.



Asul-coreana Innospace escolheu a ilha de Santa Maria, nos Açores, para lançar na Europa os seus foguetões. O contrato, fechado com o Atlantic Spaceport Consortium, é válido até 2030, estando previsto para o final de 2026 o primeiro voo orbital e lançamentos regulares nos próximos anos a partir do centro de lançamento de Malbusca.

“Este contrato está alinhado com a visão do Atlantic Spaceport Consortium para um porto espacial aberto, e somos gratos à Innospace pela confiança depositada”, afirmou Bruno Carvalho “O porto espacial de Malbusca prosperará nos próximos anos e a Innospace certamente liderará o caminho para a órbita, a partir de Santa Maria”, diz o diretor do Atlantic Spaceport Consortium, citado em comunicado..

Com este acordo, a empresa sul-coreana tem acesso prioritário à rampa de lançamento nos Açores — local que se junta ao Brasil e Austrália –, permitindo à companhia operar os seus veículos globalmente. A Innospace desenvolveu uma família de foguetões híbrida, o Hanbit, com capacidade de transportar entre 90 a 1.300 kg.

“Este acordo representa um marco significativo para a Innospace, pois estabelece o nosso primeiro local de lançamento na Europa, após o Brasil e a Austrália, expandindo nossa rede global de lançamentos para a região europeia”, disse Soojong Kim. “Ao conectar locais de lançamento na América do Sul, Oceania e Europa, construímos uma estrutura global de operações de lançamento que permite aos clientes selecionar, de forma flexível, locais de lançamento e trajetórias orbitais adaptadas aos requisitos de suas missões”, refere o fundador e CEO da Innospace, citado em comunicado.

Impacto para Portugal
Em agosto do ano passado, Portugal atribuiu a primeira licença do país para operar um centro de lançamento, autorizando o Atlantic Spaceport Consortium a gerir do centro de lançamento de Malbusca em Santa Maria.

“A decisão da Innospace de realizar lançamentos a partir de Santa Maria é um forte sinal da confiança internacional nas ambições espaciais de Portugal. Este acordo contribui para acelerar o desenvolvimento de serviços de lançamento orbital seguros, sustentáveis ​​e regulamentados a partir dos Açores, criando oportunidades para atividades de elevado valor na região”, refere Ricardo Conde, presidente da Agência Portuguesa Espacial.

A ilha de Santa Maria irá acolher o futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria (Space Hub Açores). Irá ter um investimento de 15 milhões de euros, no quadro da subscrição nacional dos programas da Agência Espacial Europeia (ESA), incluindo um contributo de três milhões de euros do Governo Regional dos Açores.

Santa Maria foi ainda o local de aterragem escolhido para o Space Rider — um veículo orbital reutilizável, não tripulado, concebido para missões de curta duração em órbita baixa — cujo voo inaugural está previsto para 2028, a bordo de um lançador Vega-C, a partir do Porto Espacial da Guiana Francesa, com regresso à ilha de Santa Maria.

2
Mundo / Re: Estarão os EUA a ficar para trás?
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 12:20:16 pm »
Não seria 'Oceania'?



 :mrgreen:

Esse mapa está errado, a UE não tem qualquer interesse em conquistar a Federação Russa.
3
Exército Português / Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 11:39:06 am »
Curso de Patrulhas de Reconhecimento e Combate em Profundidade 2025 do 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐫𝐨𝐩𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐎𝐩𝐞𝐫𝐚çõ𝐞𝐬 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬.



Os "Boinas Azuis" serão PA? Não parecem-me Fuzos, já que a tonalidade não é "ferrete".

https://x.com/Exercito_pt/status/2008260191352172940

Também vê-se quatro militares brasileiros.

Após ter lido os vossos argumentos, declaro no alto da minha presunção que são Mergulhadores Sapadores do DMS1.

O DMS1 é especializado em acções especiais (reconhecimento, sabotagem, demolições) e de inactivação de engenhos explosivos (EOD, “Explosive Ordnance Disposal”) e os seus elementos têm andado a fazer uns cursos bastante interessantes. O Curso de Patrulhas de Reconhecimento e Combate em Profundidade faz sentido se os ditos militares estiverem integrados  em forças conjuntas com o DAE.

 :arrow: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5749.msg432914#msg432914

 :arrow: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5749.msg452057#msg452057

Posso estar a ver mal, mas penso que estavam presentes Fuzileiros (circulo preto) e MS (círculos azuis).



Vejam no x, a qualidade dos jpg é muito superior.
4
Portugal / Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 11:17:01 am »
Obras de expansão do Aeroporto de Lisboa


5
Força Aérea Portuguesa / Re: LUS-222 na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 10:45:21 am »
Cheira-me que a SATA AIR AÇORES  poderá ser um dos primeiros clientes.
Tem um problema para resolver com a rota do Corvo.
O aeródromo tem muitas limitações operacionais que condicionam as possibilidades de aviões a operar.
Ainda há pouco tempo o GRA assumiu que não existem atualmente no mercado aviões novos que se enquadrem nas características exigidas e que teriam de prolongar a operação dos atuais (apesar da idade) até ao aparecimento de novos modelos que estarão em desenvolvimento.
Penso que se estavam a referir ao LUS-222.
A confirmar-se serão no mínimo 2 unidades.

Se houver urgência podem sempre ir ao mercado de usados comprar o Aviocar, que aterra em todo  o lado.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:
6
Força Aérea Portuguesa / Re: LUS-222 na FAP
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 10:31:59 am »
Cheira-me que a SATA AIR AÇORES  poderá ser um dos primeiros clientes.
Tem um problema para resolver com a rota do Corvo.
O aeródromo tem muitas limitações operacionais que condicionam as possibilidades de aviões a operar.
Ainda há pouco tempo o GRA assumiu que não existem atualmente no mercado aviões novos que se enquadrem nas características exigidas e que teriam de prolongar a operação dos atuais (apesar da idade) até ao aparecimento de novos modelos que estarão em desenvolvimento.
Penso que se estavam a referir ao LUS-222.
A confirmar-se serão no mínimo 2 unidades.
7
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 10:30:18 am »
Correcto. Com provavelmente uma linha de montagem do Gripen E no Canada.

Saudações

P.S. A questão é que o F35 apesar e ser propriedade dos EUA é feito um pouco por todo o mundo, desde a Europa à Asia. Só quando os turcos foram convidados a sair do programa do F35, foram só 900 peças que passaram a ser feito por empresas fora da Turquia.

P.S. 2- Quando vejo a possibilidade dos indianos voltar para o Su57 depois do que os russos têm feito, nem sei se o Trump invadir desde a Gronelândia  a Antártida, lhe vão deixar de comprar armas.

P.S. 3 - Portugal fica bem servido com qualquer caça de geração de 4.5. Até o Kf21.  :mrgreen:



P.S 4 - E temos sempre o Kaan.  :mrgreen:



Tanto um como o outro usam motores norte-americanos e ainda por cima os turcos levaram um bloqueio do Trump exactamente para impedir a venda do KAAN a terceiros e abrandar o desenvolvimento do projecto.

O EJ230 é apenas um protótipo e nunca foi testado num caça, nem sei se eles continuam a desenvolver o programa ou se parou tudo à anos. Há alguém com dados factuais acerca disto?

O problema do motor é o mais fácil de resolver, tipo Kfir.

https://en.wikipedia.org/wiki/IAI_Kfir

Quanto ao Gripen:


Kaan:

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/indigenous-turkish-tf35000-engine-to-power-kaan-fifth-generation-stealth-fighter

Portanto é uma questão de tempo se o Trump continuar a portar-se mal.  :mrgreen:



Saudações
8
Força Aérea Portuguesa / Re: LUS-222 na FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 09:34:53 am »


Citar
CEiiA // Centre of Engineering and Product DevelopmentCEiiA // Centre of Engineering and Product Development

“Portugal is becoming a Big Power in Space”, according to EU Commissioner for Defence and Space, Andrius Kubilius

During the joint visit of European Commissioner Kubilius and the Portuguese Minister of Education, Science and Innovation Fernando Alexandre to #CEiiA, key projects in defence, security and sustainability were highlighted.
 
✈️ #LUS222 stands out as the only dual-use light aircraft currently under development in Europe within the STOL segment featuring a rear ramp door – and the first aircraft developed and industrialized in Portugal.
 
🌍 #AtlanticDataHub was also presented, showcasing Earth observation applications for sustainability of the #AtlanticConstellation, the new European observation system operated from Portugal by GEOSAT, and serving as a benchmark for civil-defence collaboration involving the Força Aérea Portuguesa | Portuguese Air Force, hashtag#CEiiA, GEOSAT, N3O, and hashtag#CTIAeroespacial.
 
 
#CEiiA #PortugueseAirForce #CTIAeroespacial #AtlanticConstellation #NewSpaceAlliences
AERO.NEXT PORTUGAL NEW SPACE PORTUGAL Be.Neutral
9
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por sivispacem em Hoje às 09:34:49 am »
Isto acontece a um ritmo que é impossivel de acompanhar fiz uma visita ao truth social do Trump e á pagina das ordens executivas da casa branca e fiquei boquiaberto. Podia por aqui uma duzia de posts que me chocaram cada um pior do que outro desde o abandono de mais de 30 organizações internacionaismas ao anuncio de que a venuzuela vai comprar só americano com o dinheiro feito pela venda do petroleo roubado (é assim que vai estimular a economia) mas  o link abaixo pareceu-me o mais relevante porque é uma corrida ás armas. De facto isto não vai ficar por aqui, os Americanos perderam a cabeça...

https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/2026/01/prioritizing-the-warfighter-in-defense-contracting/

Com esta o Trump é capaz de se ter espalhado ao comprido.... afrontar o complexo político-militar dos USA não é coisa para meninos....

Controlo estatal de empresas?  Mas isto não é comunismo?   :conf:  c56x1
Eu vejo mais como fascismo: Quando o sector privado nao consegue responder ás necessidades, o Estado tem o dever de intervir.

Acaba por dar no mesmo mas esta forma é mais stealth.

Bom, discussões políticas à parte, isso é um desígnio natural de qualquer tipo de Estado (responder a falhas). No comunismo será uma falha do próprio Estado; no fascismo entrega-se a outro privado sem concurso público ou então há intervenção estatal; nas sociedades democráticas há um concurso público; em Portugal, deixa-se o SNS afundar... :mrgreen:
10
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por miguelbud em Hoje às 09:26:36 am »
Isto acontece a um ritmo que é impossivel de acompanhar fiz uma visita ao truth social do Trump e á pagina das ordens executivas da casa branca e fiquei boquiaberto. Podia por aqui uma duzia de posts que me chocaram cada um pior do que outro desde o abandono de mais de 30 organizações internacionaismas ao anuncio de que a venuzuela vai comprar só americano com o dinheiro feito pela venda do petroleo roubado (é assim que vai estimular a economia) mas  o link abaixo pareceu-me o mais relevante porque é uma corrida ás armas. De facto isto não vai ficar por aqui, os Americanos perderam a cabeça...

https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/2026/01/prioritizing-the-warfighter-in-defense-contracting/

Com esta o Trump é capaz de se ter espalhado ao comprido.... afrontar o complexo político-militar dos USA não é coisa para meninos....

Controlo estatal de empresas?  Mas isto não é comunismo?   :conf:  c56x1
Eu vejo mais como fascismo: Quando o sector privado nao consegue responder ás necessidades, o Estado tem o dever de intervir.

Acaba por dar no mesmo mas esta forma é mais stealth.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10