Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Brasileira / Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 05:49:43 pm »
2
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 05:47:56 pm »
Europeans support Zelensky and the attack on Putin's residence because a peace agreement is the last thing they need

This was stated by former US Army officer Stanislav Krapivnik @STANISKRAPIVNIK to RT. He noted that in the West, only Trump is not interested in continuing the conflict, while the rest are keeping Ukraine in the game as long as Zelensky is useful.

“That's also part of a... "Hey, let's get Russia derail any kind of talks". Cause God forbid we may actually come to some conclusion we don't like”, Krapivnik said.


https://x.com/News_of_Donbass/status/2005921802179010626
Engraçado falam tanto da corrupção da Ucrânia e não perguntam de onde vem o dinheiro para as casas do pudim?  c56x1
3
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Armada Chinesa
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 05:43:51 pm »
https://x.com/PLA_MilitaryUpd/status/2004146659840950648

A unknown Chinese container ship has been caught carrying Multiple AESA Radars, CIWS and VLS Missile cells

Location of photo unknown, likely Dalian Shipyard, where the Type 004 is building



IT IS A MOVING ARSENAL SHIP!!!!!

Latest stats we have:
1x 1130 CIWS
60x VLS
4x Decoy launchers


Este é grande poder da china, enquanto uns andam brincar aos desenhos debattle ships eles vão pelo pragmatismo. Infelizmente embora ainda me pareça é possível defender Taiwan por ser uma ilha e ser preciso uma linha contínua de suprimentos para uma incursão anfíbia o espaço vai se encurtando.
4
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 05:36:51 pm »
De todos os programas da FAP este é o mais estranho porque até era o mais fácil execução devido ao custo e existência de n soluções. É nem o CEMFA disse algo sobre o assunto...
5
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Apone em Hoje às 05:35:38 pm »
6
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 05:24:18 pm »
8
Exército Português / Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Última mensagem por tenente em Hoje às 02:35:01 pm »
Modificações feitas nas Vamtac na RCA

1º Sargento Capelo:
A VTLB URO VAMTAC ST5 é uma viatura bastante completa, que não necessitou de grandes alterações para operar. Da minha experiência, destaco duas alterações:
1 – A colocação de um farol de trabalho na torre, alimentado por uma bateria de 12V. Tal alteração, completamente reversível, deveu-se ao facto de na RCA ser necessário iluminar o capim durante a noite, em diversas e muito variadas situações. Esta alteração permite aos apontadores iluminar o terreno 360º, utilizando a rotação da torre, facilitando a identificação de casas, indivíduos, animais, ou qualquer
outra coisa que o Apontador ou o Comandante de Equipa considerem importante iluminar.

2 – A colocação de uma proteção em acrílico no Compartimento de Carga, a fim de proteger as ligações da montagem veicular do PRC525. Esta alteração previne que os mais diversos materiais que são transportados nas projeções, não exerçam peso nas ligações do rádio, evitando danos no mesmo.

Tenente Mota:

Em termos de upgrades, temos os terminais BGAN, que permitem ter internet por satélite. Isto, nas viaturas de comando, foi de especial relevância aquando da condução de operações militares no TO da RCA, pois permitiu ter contacto com a força no geral, mesmo quando isolado

Tenente Cardoso:

Sim já se realizaram alguns upgrades desde a sua receção no TO (2020), tais como:
- Troca das molas da suspensão, dando-lhe mais 5 cm de altura, o que permite a viatura na brecagem não “roçar” com as rodas nos Guarda Lamas;
- Foi montado o Sistema BMS, apesar da viatura já vir com a pré montagem deste sistema, foi no mês de outubro/novembro de 2020 que este sistema foi colocado operacional na sua plenitude em funcionamento;
- Foi colocada uma chapa protetora no compartimento de carga, de modo a proteger a montagem veicular e não a danificar;
- Foram rececionados os triângulos de reboque adequados para a viatura;
- Foram colocados focos de iluminação nas Torres, embora de uma forma muito expedita;
- Foram colocados filtros cónicos de admissão de AR diferentes das que estão em TN, devido às condições climatéricas exigentes do TO;
- Colocação de um sistema de segurança que permite fixar o apontador ao interior da viatura.

Tenente Pinho:

Foram feitos alguns upgrades (amadores) para a facilitação do uso de armamento e acessórios do armamento, nomeadamente uns armários de madeira na mala da viatura para guardar armas coletivas, e na parte de trás dos bancos da viatura com um gradeamento para permitir a
acumulação de bolsas e granadas para facilitar o seu uso imediato.

Tenente Abreu:

Por exemplo, nós no 2BIPara na 11FND RCA sentimos a necessidade de arranjar um sistema para prender a escotilha da torre, pois esta partia e acaba por bater na cabeça dos apontadores o que levava a lesões.
Foi acrescentado também uma sangle de segurança para prender o apontador e não deixar que este seja projetado para fora da viatura.


Tenente Silva:
As molas de suspensão mais reforçadas, visto que para algumas operações o material necessário ultrapassava a capacidade das molas (apenas às viaturas na RCA).


Fonte:
Marques, Gonçalo. "Impacto da viatura VAMTAC ST5 nas Operações de Reconhecimento de Cavalaria", Academia Militar, 2023
https://comum.rcaap.pt/entities/publication/f13c1bf4-39fb-42c9-89df-fb0dc6e29976



Nada como quem tem, " as maos na massa " estah em missao num TO, saiba avaliar as limitacoes dos equipamentos/armamentos, propor modificacoes ou alteracoes, e em caso de urgencia, devido a necessidade de utilizacao, como na RCA, proceder ah execucao das ditas mesmo que de modo expedito e provisorio!
Algumas delas tais como, a da escotilha, das molas, das proteccoes das montagens veicular, da seguranca do apontador da torre e o foco de iluminacao, deveriam ser efectuadas em toda a frota de modo a melhorar o jah excelente desempenho desta VBL.

Estas propostas revelam que os Militares  destas unidades estao perfeitamente conscientes da utilidade dos Vamtac ST5, ao ponto de exigir, e muito bem, a bem da sua seguranca e maior eficacia quando em combate, estas, " Pequenas/Grandes " modificacoes.

Abraco
9
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 01:54:07 pm »
Essa tática do é tudo corrupção é velha e é usada por vários partidos desde a extrema esquerda até a extrema direita mas é eficaz porque falham na comunicação as massas. Este programa é muito importante ser bem explicado porque vai ter implicações futuras no dinheiro investido para lá do safe não é tão trivial.
10
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Última mensagem por Major Alvega em Hoje às 01:49:09 pm »
 Antes demais, votos de um excelente ano para todos (sem excepções) os participantes do FD.

 Desta decisão e aquisição urgente, nunca mais soube-se nada.
 Dá ideia do que anda, são apenas aquisições relacionadas com o fornecedor Embraer. E que até dispensam concursos internacionais, conforme a lei o determina. E que é tudo por adjudicação directa. Sob o pretexto de uma mentira grosseira de serem desenvolvidos em Portugal.
Comprar utensílios e fardamentos na Marinha por este meio administrativo, "Ai! Jesus! Que horror! Que ilegalidade tremenda!" Agora se for aeronaves que custaram ao erário público, largas centenas de milhões de euros. Já não há nenhuma ilegalidade.

Ou Blackhawks recauchutados ao preço da uva mijona com dinheiro do PRR. Se for da Embraer, já pode ser novo e o dinheiro ser do OE.

Enquanto nos outros países da NATO, semanalmente assistimos à formalização de encomendas de importante e substantivo equipamento de Defesa. Cá, é só conversa, "wishful thinkings", propaganda, hipóteses, rumores, o "diz que disse", "notícias" de jornal e comentadores. Na realidade, nada, zero.
O tempo vai passando e contínua tudo igual, a não ser os referidos Embraers e Blackhawks com células com quase 4 décadas. E um navio que só vai existir, porque foi inventado com o propósito de poder caber no financiamento do PRR.

 Não existe (e nem existiu nas últimas 4/5 décadas) qualquer política programática de Defesa em Portugal. Tudo, objectivamente não passa de uma farsa (quando não são esquemas) e de conversa fiada para entreter incautos.

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10