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Mundo / Re: Notícias da Rússia
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 10:03:59 pm »
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 09:57:03 pm »
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 09:44:32 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
CPS

E vão insistir a dizer que é estupidez...

Sempre defendi que o F35 teria de ser uma aquisição minuciosamente ponderada e que deveríamos ter obrigatoriamente um caça europeu.  Parece que acertei nas duas coisas, porque o americano só vem devido ao restante investimento realizado entretanto nos meios complementares.
Caso contrário,  não tenho dúvidas,  mais valia dar o salto geracional.

A confirmar-se, grandes notícias.

Só fica a faltar um destacamento de caças em permanência na BA4 para proteger os P3 e os C/UAV's...

Em 2030 teremos outras FA's.


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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 09:41:37 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
Não te preocupes, que há certas pessoas que são especialistas em tudo… muito obrigado pelas tuas contribuições e insider knowledge… tu és uma das razões principais porque eu continuo aqui e aturo certas pessoas…
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 09:26:08 pm »
Recomendo imenso ver o filme "2000 meters to Andriivka"
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 09:25:32 pm »
Citar
the Dassault Rafale, produced in France, is Europe’s most technologically independent fighter.

A frase o "Chip principal do Rafale é feito pela IBM" não vem da imprensa.  ;)

Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por mafets em Hoje às 09:20:55 pm »
Typhoon com MLU já faz sentido.

Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 09:20:18 pm »
Sim a quantidade de 20 cada faz mais sentido (ou dividir 10 EFAS + 20 F-35's), 14 para cada frota corríamos os risco de não ter disponibilidade para mais que QRA por motivo de manutenção ou sobrecarga da frota se esta tiver de ser repartida entre Portugal e um destacamento. E digo isto porque não faz sentido dar a volta à falta de disponibilidade formando parelhas mistas.  :mrgreen:

...Embora para algumas missões até desse jeito usar parelhas de 2 tipos 2 a 2, tipo, mandar 2 F-35 para identificar alvos e 2 EFAs largavam taurus nos mesmos.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 09:03:51 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
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