ForumDefesa.com

Economia => Mundo => Tópico iniciado por: P44 em Abril 29, 2008, 02:26:28 pm

Título: Crise Alimentar Mundial
Enviado por: P44 em Abril 29, 2008, 02:26:28 pm
Citar
Fome já atingiu alguns países pobres

ONU cria grupo para responder à crise alimentar mundial

29.04.2008 - 11h21 PÚBLICO, Agências

As Nações Unidas e outras organizações internacionais puseram-se de acordo para criar um grupo de crise destinado a responder ao desafio da crise alimentar mundial, anunciou hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na Suíça.

O secretário-geral e líderes de 27 agências e organizações da ONU reuniram-se desde ontem à porta fechada para lançar um plano de combate para enfrentar a crise provocada pela subida sem precedentes do preço dos produtos alimentares.

“Consideramos que a escalada dramática dos preços da alimentação em todo o mundo evoluiu para um desafio sem precedentes de proporções globais que se tornou numa crise para os mais vulneráveis, incluindo os pobres urbanos”, lê-se numa declaração da ONU citada pela Reuters, depois de uma reunião de dirigentes das suas agências na capital suíça, Berna.

O grupo de crise ficará sob a responsabilidade directa de Ban Ki-moon, que encarregou o secretário-geral adjunto John Holms da sua coordenação.

A prioridade imediata é “alimentar os famintos”, sublinhou, pedindo aos países doadores que respondam “com urgência e de maneira completa” aos apelos por fundos que lhes foram lançados.

A crise alimentar já causou fome e motins nalguns países pobres, como o Haiti, e também açambarcamentos. Na semana passada, a maior cadeia de distribuição dos EUA limitou mesmo a quantidade de arroz que cada cliente pode comprar de cada vez que se desloca às lojas.

Na conferência de imprensa, Ban Ki-moon estava acompanhado pela directora-executiva do Programa Alimentaer Mundial (PAM), Josette Sheeran, pelo presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, pelo director da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, pelo presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), Lennart Bäge, e pelo director da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
Título:
Enviado por: André em Abril 29, 2008, 03:30:34 pm
«Não vão faltar alimentos» em Portugal

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.portugal.gov.pt%2FNR%2Frdonlyres%2F6EF82C37-3197-4436-AE71-25F56F0F9D30%2F0%2FJaime_Silva_600.jpg&hash=1eb1de73afb915df8e7e03cf4270eb16)

Citar
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, procurou hoje tranquilizar os portugueses, assegurando que os alimentos não vão faltar, embora admita alguma preocupação perante a crise mundial.
As declarações de Jaime Silva foram feitas à TSF no dia em que as Nações Unidas e o Banco Mundial decidiram criaram uma equipa de emergência que vai tentar enfrentar a subida do preço de alimentos como o trigo.

Apesar de não esconder a preocupação, Jaime Silva disse aos «portugueses «para estarem tranquilos» garantindo que «os alimentos não vão faltar», já que o país produz «pão e cereais» e está «no maior mercado do mundo, que é a União Europeia».

O ministro salientou, no entanto, que o Governo português «está preocupado e atento» aos aumentos dos alimentos no país e na UE como tem feito noutras situações.

«O Governo acompanha (a subida dos preços) mas, por exemplo, o aumento do preço do pão chegou a ser apontado para os 50%, e afinal não chegou sequer aos 10%», recordou, garantindo «que no caso do arroz» a situação «vai ser acompanhada para não haver aumentos especulativos».

Lusa
Título: Re: Crise Alimentar Mundial
Enviado por: Lusitano89 em Maio 18, 2023, 06:00:43 pm
Japão ajuda Etiópia a lutar contra a fome


Título: Re: Crise Alimentar Mundial
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 17, 2024, 05:24:31 pm
(https://images4.imagebam.com/f2/dd/75/MES2MM4_o.jpg)