Votação

Unificação das Forças de Segurança (votar e apresentar argumentos)

Concordo Totalmente
20 (23.8%)
Concordo Parcialmente
29 (34.5%)
Discordo
35 (41.7%)

Votos totais: 73

Votação encerrada: Fevereiro 14, 2009, 12:06:38 pm

Unificação das Forças de Segurança

  • 155 Respostas
  • 46332 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #105 em: Junho 09, 2011, 05:42:31 pm »
O SEF e a ASAE, a policia mais operacional em Portugal. :twisted:  c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #106 em: Junho 09, 2011, 08:12:26 pm »
Sou a favor da eliminação de redundâncias e sobreposições, tais como como o GOE e o COE... Mas de Resto Ficava-se por ai.

A haver unificação, punha o SEF na GNR (o SEF deriva directamente da ex-Guarda Fiscal, que também era uma força militarizada, grande porte dos inspectores actuais do SEF vieram da Guarda Fiscal).

Integrar a Asae numa força civil, PSP ou PJ, penso que funcionaria melhor do que fazer o mesmo numa força militarizada.

Quanto aos Bombeiros, e aos serviços de Protecção civil são órgãos que não se querem centralizados, por isso é que uma, das poucas, competências dos Governos civis é a organização dos serviços de Protecção civil local. No entanto concordo com a reestruturação dos serviços de Bombeiros. Devia haver pelo menos uma força de Bombeiros Sapadores por Distrito, e as estruturas das brigadas de intervenção rápidas que a GNR actualmente detêm, passavam a funcionar exclusivamente nos sapadores distritais. Eu sei que estamos com falta de verbas, mas a floresta é património, que deve ser salvaguardado.

Quanto ao resto, a especialização é uma virtude, por isso mantinha PSP, GNR, PJ e GP... Embora ache que a PM deveria integrar a GNR.

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #107 em: Junho 09, 2011, 08:29:16 pm »
tenho andado a pensar, e não faz sentido, o trabalho, da guarda costeira continuar a ser feito pela marinha, mas em cada embarcação embarcar uma equipe de abordagem da GNR (assim, acabava- se com a PM, não havia redundância de meios, e tínhamos pessoal com formação policial a fazer policiamento).

PCartCast, porque discordas da absorção da PJ, pela PSP? porque achas que tem que existir uma policia que fiscaliza outra?
se for essa a razão, eu discordo, pois se mantivermos quer a guarda, quer a PSP, uma pode vistoriar a outra, e na minha opinião o SIS, deveria servir, também para supervisionar as forças policiais (claro que a única coisa que poderiam fazer era isso, e as acções a serem tomadas, seriam pelas policias e meios judiciais).
Se a razão tem a ver com competências, então ai discordo totalmente, pois um agente da PJ não é nem mais nem menos competente que um elemento da investigação criminal (pode ter é mais ou menos meios, mais ou menos formação e mais ou menos competências decididas politicamente)

quanto a Guarda Prisional, continuo a achar que deve ser absorvida por uma das policias para aumentar a adaptabilidade da força e reduzir custos quer a nivel de cadeia hierárquica, quer a nível de custos com selecção e formação dos novos elementos.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #108 em: Junho 09, 2011, 08:32:55 pm »
Relativamente aos meios de protecção civil, eu acho que a estrutura de comando deve estar centralizada e ser o mais simples possível (mas mantendo uma dispersão territorial e comandos territoriais).
e as forças de bombeiros sapadores, não estarem presas a distritos, mas sim distribuídas de modo a que com o mínimo de custos, consigam cobrir o mais rápida e economicamente a totalidade do nosso território.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #109 em: Junho 09, 2011, 09:51:28 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O SEF e a ASAE, a policia mais operacional em Portugal. :twisted:  c34x
Pois fique o ilustre "pára" sabendo que o SEF deve ser a polícia onde mais se investe em formação táctica. Quase todos os operacionais tem formação em socorrismo táctico, em entradas dinámicas, em arrombamento, em condução defensiva. A tutela investiu na formação dos formadores de armamento e tiro, com formações do que melhor há lá fora e cá dentro. Rob Pincus, Tactical Response (formações de 2000 disparos) e CTOE, são alguns bons exemplos. Somos o unico serviço de segurança em que os formadores de armamento e tiro tem o curso de combate a curta distância ministrado pelo CTOE (um abraço Ranger). O curso de espingarda tática é de 600 disparos (quando frequentei o curso de formadores de técnicas policiais, na PSP, foram 25 disparos). O SEF não é só "carimbadores". Temos centenas de processos crime a decorrer (e sim que alguns de arrombar porta com ariete). Depois, temos um gabinete de cooperação polícial internacional, onde trabalham em conjunto GNR, PSP, PJ e SEF (isso sim, um verdadeiro embrião de Polícia Nacional) e a cordenação é exercida pelo SEF. Tenho dito.
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #110 em: Junho 09, 2011, 11:41:50 pm »
Citação de: "tyr"
PCartCast, porque discordas da absorção da PJ, pela PSP? porque achas que tem que existir uma policia que fiscaliza outra?
se for essa a razão, eu discordo, pois se mantivermos quer a guarda, quer a PSP, uma pode vistoriar a outra, e na minha opinião o SIS, deveria servir, também para supervisionar as forças policiais (claro que a única coisa que poderiam fazer era isso, e as acções a serem tomadas, seriam pelas policias e meios judiciais).
Se a razão tem a ver com competências, então ai discordo totalmente, pois um agente da PJ não é nem mais nem menos competente que um elemento da investigação criminal (pode ter é mais ou menos meios, mais ou menos formação e mais ou menos competências decididas politicamente)

O problema principal é mesmo a formação, manter uma estrutura de formação para policiamento e outra para investigação criminal, representa custos... Se a PJ se juntasse é PSP os custos de formação continuariam idênticos...

O aspecto de haver uma força que actua não só sobre os civis, mas também sobre as forças policiais é importante... Apesar de os próprios agentes da PJ não serem imunes ao crime, a sua selecção é mais criteriosa, normalmente um agente da PJ, existem excepções, é formado em Direito, e estão á partida menos susceptíveis ao crime por já estarem familiarizados com o código processo penal e afins :)...

Eu sugeria ainda a redução do Estatuto Militar, por forma a que estes possam ser inquiridos pela PJ sem ter que se aceder a procedimentos especiais, que normalmente são requeridos nestas situações, e nesse caso, a PJM seria integrada na actual estrutura da PJ. Tal como aconteceu com a antiga Guarda Fiscal, sem prejuízo para aqueles que desejam continuar carreira Militar. No caso da ex-GF o pessoal com habilitações inferiores ao 11º ano foi integrado na GNR, e os que tinham habilitações superiores podiam requerer admissão imediata, no então recém criado SEF.

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #111 em: Junho 10, 2011, 08:55:02 am »
Citação de: "PCartCast"
Citação de: "tyr"
PCartCast, porque discordas da absorção da PJ, pela PSP? porque achas que tem que existir uma policia que fiscaliza outra?
se for essa a razão, eu discordo, pois se mantivermos quer a guarda, quer a PSP, uma pode vistoriar a outra, e na minha opinião o SIS, deveria servir, também para supervisionar as forças policiais (claro que a única coisa que poderiam fazer era isso, e as acções a serem tomadas, seriam pelas policias e meios judiciais).
Se a razão tem a ver com competências, então ai discordo totalmente, pois um agente da PJ não é nem mais nem menos competente que um elemento da investigação criminal (pode ter é mais ou menos meios, mais ou menos formação e mais ou menos competências decididas politicamente)
No caso da ex-GF o pessoal com habilitações inferiores ao 11º ano foi integrado na GNR, e os que tinham habilitações superiores podiam requerer admissão imediata, no então recém criado SEF.
 11 ano, menos de 35 anos e olhe que não. Houve provas de acesso curso e estágio. Nem todos entraram.
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #112 em: Junho 10, 2011, 10:20:17 am »
PCartCast, pelo que dizes, parece que a investigação criminal da PSP não existe (e fazem exactamente o mesmo que fazem os agentes da PJ, com a diferença que existem crimes que não são da sua competência).
e a selecção dos agentes da PJ não é mais criteriosa que os dos elementos  da investigação criminal, pois estes são parcialmente seleccionados pelo desempenho diário como agentes, e não somente por psicotecnicos, médicos e canudos já adquiridos (o que tem uma boa taxa de erro e entra muita gente que não devia).
O conhecerem o código de processo penal, todos os bons policias o sabem, e o terem andado a estudar uma versão anterior na universidade, até pode tornar as coisas confusas (pois se eu durante 3 ou 5 anos andei a ouvir constantemente que o código é assim e vou para a rua e ele é grandemente alterado, vou ficar durante bastante tempo baralhado).

Olha que a historia de terem curso superior e afins,não os afasta da corrupção, muito pelo contrario, pois quem se julga superior aos outros (por ter mais formação, por não ter ninguém acima dele e por ser o responsável máximo), cedo se sente também acima da lei (principalmente se não teve uma educação rígida). Com uma força não policial a supervisionar as policias já nada disso ocorre.

Relativamente ao fim do estatuto "especial" dos militares, eu honestamente concordo (eu até ia mais longe e fazia como os italianos, a Guarda fazia o trabalho de Policia Militar).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #113 em: Junho 10, 2011, 02:02:03 pm »
-Para os senhores inspectores da PJ e do SEF, Firme! Se up! Ombro arma! :mrgreen:
 

Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #114 em: Junho 15, 2011, 05:49:20 pm »
Citar
Somos o unico serviço de segurança em que os formadores de armamento e tiro tem o curso de combate a curta distância ministrado pelo CTOE (um abraço Ranger).


Não é verdade, caro forista. Há por aí outros formadores de armamento e tiro de outro serviço de segurança com essa mesma formação.

Cumps
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #115 em: Junho 15, 2011, 06:01:38 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O SEF e a ASAE, a policia mais operacional em Portugal. :twisted:  c34x
Pois fique o ilustre "pára" sabendo que o SEF deve ser a polícia onde mais se investe em formação táctica. Quase todos os operacionais tem formação em socorrismo táctico, em entradas dinámicas, em arrombamento, em condução defensiva. A tutela investiu na formação dos formadores de armamento e tiro, com formações do que melhor há lá fora e cá dentro. Rob Pincus, Tactical Response (formações de 2000 disparos) e CTOE, são alguns bons exemplos. Somos o unico serviço de segurança em que os formadores de armamento e tiro tem o curso de combate a curta distância ministrado pelo CTOE (um abraço Ranger). O curso de espingarda tática é de 600 disparos (quando frequentei o curso de formadores de técnicas policiais, na PSP, foram 25 disparos). O SEF não é só "carimbadores". Temos centenas de processos crime a decorrer (e sim que alguns de arrombar porta com ariete). Depois, temos um gabinete de cooperação polícial internacional, onde trabalham em conjunto GNR, PSP, PJ e SEF (isso sim, um verdadeiro embrião de Polícia Nacional) e a cordenação é exercida pelo SEF. Tenho dito.

Impressionante! :D

No entanto eu tenho a impressão que houve pessoal da PJ a ir a Lamego tirar o dito curso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #116 em: Junho 15, 2011, 09:56:00 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "foxtrotvictor"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O SEF e a ASAE, a policia mais operacional em Portugal. :twisted:  c34x
Pois fique o ilustre "pára" sabendo que o SEF deve ser a polícia onde mais se investe em formação táctica. Quase todos os operacionais tem formação em socorrismo táctico, em entradas dinámicas, em arrombamento, em condução defensiva. A tutela investiu na formação dos formadores de armamento e tiro, com formações do que melhor há lá fora e cá dentro. Rob Pincus, Tactical Response (formações de 2000 disparos) e CTOE, são alguns bons exemplos. Somos o unico serviço de segurança em que os formadores de armamento e tiro tem o curso de combate a curta distância ministrado pelo CTOE (um abraço Ranger). O curso de espingarda tática é de 600 disparos (quando frequentei o curso de formadores de técnicas policiais, na PSP, foram 25 disparos). O SEF não é só "carimbadores". Temos centenas de processos crime a decorrer (e sim que alguns de arrombar porta com ariete). Depois, temos um gabinete de cooperação polícial internacional, onde trabalham em conjunto GNR, PSP, PJ e SEF (isso sim, um verdadeiro embrião de Polícia Nacional) e a cordenação é exercida pelo SEF. Tenho dito.

Impressionante! :D

No entanto eu tenho a impressão que houve pessoal da PJ a ir a Lamego tirar o dito curso.

Assim como a PM. Mas essa formação não teve quase nada a ver com a que nos foi ministrada a nós.
 

*

anjorain

  • 1
  • +0/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #117 em: Junho 29, 2011, 10:42:59 am »
Gostaria de dizer que nem o SEF deriva directamente da ex-Guarda Fiscal, nem a maioria dos efectivos da CIF/SEF têm formação técnico-táctica.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #118 em: Dezembro 18, 2011, 09:43:10 pm »
A nivel de unificação das Forças de Segurança digamos, territoriais, que são a PSP e a GNR, tenho uma ideia intermédia.
É sabido que Portugal está dividido em 18 distritos e 2 regiões autónomas, para esses distritos e regiões autónomas existem 20 Comandos da PSP e 20 Comandos da GNR, o que dá um total de 40 Comandos (também há as unidades especiais mas essas para a minha ideia são irrelevantes).

Que tal fazer-se um estudo, sobre as caracteristicas dessas duas Forças de Segurança, as caracteristicas de todos os distritos e regiões autónomas, depois distribuia-se os distritos e regiões autónomas entre a PSP e a GNR consoante o resultado desse estudo cada Força de Segurança teria a responsabilidade da segurança em todo o distrito, em vez de como actualmente, zona urbana para a PSP e zona rural para a GNR. Podia ser 10 Comandos para a PSP e 10 Comandos para a GNR, ou a PSP ficava com os distritos de maior densidade populacional, e a GNR com os de menor, etc, há muitas possibilidades, isso seria tudo feito pelo tal estudo que referi no inicio. Pelo menos a nivel de Comandos ficavam reduzidos a metade, um por distrito e região autónoma em vez dos actuais 2, e continuavam a existir ambas as Forças.
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Unificação das Forças de Segurança
« Responder #119 em: Janeiro 11, 2012, 08:55:15 pm »
Brave Sir Robin, falei do que sabia, pois conheço casos de alguns municípios em que isto é verdade. Agora esses casos, não representam todos os municípios, mas reflectem a falta de uniformização de exigências relativamente a policias nacionais e que o trabalho delas poderia ser feito por essas mesmas policias com aumento de qualidade (em alguns municípios) e provavelmente redução de custos.
A morte só é terrivel para quem a teme!!