ESSM/Standard vs. Aster 15/30

  • 3 Respostas
  • 6094 Visualizações
*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
ESSM/Standard vs. Aster 15/30
« em: Maio 24, 2004, 11:51:39 pm »
Imaginando que as OHP nos eram entregues sem armamento, e que se decidia fazer um upgrade de fundo quer às VdG, quer às OHP, equipando-as com VLS e radares de última geração (APAR, por exemplo - pensemos em grande  :?:
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 25, 2004, 12:52:08 pm »
Bem eu escolheria o binómio ESSM/Standard, a mim parece-me o melhor e mais eficaz e também o mais testado, também o escolheria por ser material americano já que o utilizamos agora seria uma grande mudança passar para o françês ia ter mais custos e penso que a Marinha não teria a ganhar mais com esta mudança.

Informação do Aster 15/30:

Characteristics of ASTER 15
 
Mass: 300 kg
Length: 4 m
Diameter: 0.18 m
Propulsion: solid propellant, two stage,
Terminal velocity: Mach 3
Manoeuvrability: > 50 g
Guidance: updata link and active radar seeker in final phase
Altitude of interception: 10 km
Range: 30 km
 
O Aster 15 tem um sistema de controlo de fogo é baseado num radar electrónico multi-função, é lançado verticalmente e cada módulo contem 8 misseis prontos a serem disparados, tem uma boa capaciadade contra misseis anti-navio "sea skimming" que lhe confere a função de própria defesa do navio.
O Aster 30 tem um sistema de controlo de fogo é baseado num radar electrónico multi-função Arabel, é um missil preparado para a defesa ant-missil de uma frota.

Characteristics of ASTER 30
 
Mass: 445 kg
Length: 4.8 m
Diameter: 0.18 m
Propulsion: solid propellant, two stage,
Terminal velocity: Mach 4.5
Manoeuvrability: > 50 g
Guidance: updata link and active radar seeker in final phase
Altitude of interception: 20 km
Range: 3 / >100 km
 
PAAMS (Principal Anti-Air Missile System) satisfies this need.
PAAMS is a 360° (omni-directional) system providing multi-layer air defence to armed fleets or groups of unarmed support and merchant ships. For the first time, it includes three separate missions in a single naval air defence system:
 ship self-defence for protection of the PAAMS warship.
 local area defence for protection of nearby ships,
 ship area defence for protection of a fleet at medium and long range.


PAAMS defeats all forms of threats:
 sea skimming anti-ship missiles, cruise missiles, diving anti-radar missiles, fighter aircraft,
 saturating and omni-directional attacks,
 in electronic warfare environment.

PAAMS uses the Aster surface-to-air super agile anti-missile missile equipped with an electromagnetic active homing head which has hit-to-kill (direct impact) capabilities.
PAAMS is being developed for use with either the BAE SYSTEMS’ Sampson or Alenia Marconi Systems’ Empar multi function radars.

The PAAMS-ASTER 15/ASTER 30 system comprises:
A long-range surveillance radar (T18 50M)
A fire control system based on a multifunction electronic scanning radar. Two radars have been chosen: Empar (Italian and French navies), and Sampson (British navy).
Dual-missile vertical launchers, with each module containing eight ready-to-fire missiles.
ASTER 15 and ASTER 30 anti-missile missiles.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 25, 2004, 05:18:37 pm »
:?:  :?:  :?:

É um desperdício de dinheiro total, gastar esse dinheiro a reequipar as fragatas com pouco tempo de vinda com equipamento tão caro. E quem nos garante que a estrutura de uma OHP aguenta com um APAR em cima?

Uma opção mais razoável seria instalar um novo radar aéreo ( nada de tão sofisticado como o APAR) e colocar alguns ESSM abordo ( onde não sei  :wink: ). Ficaríamos com uma fragata com uma capacidade de defesa próxima extremamente razoável.

Mas mesmo essa opção parece-me um desperdício de dinheiro, que nunca é muito.

Para as VdG teria de ser também o ESSM, porque seria muito mais fácil / leia-se barato) colocá-los a bordo do que os Aster. Quanto a radares, acho que os canadianos têm uns recentes adequados a uma fragata do tipo das Meko.

Quanto a uma comparação absoluta dos sistemas Aster/PAAMS vs ESSM/SM-2/APAR (ou Aegis) é muito mais difícil. Pessoalmente inclino-me para os Aster/PAAMS, como nos novos destryers ingleses.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 25, 2004, 06:45:28 pm »
Citar
É um desperdício de dinheiro total, gastar esse dinheiro a reequipar as fragatas com pouco tempo de vinda com equipamento tão caro. E quem nos garante que a estrutura de uma OHP aguenta com um APAR em cima?

Eu sei Spectral... Expliquei-me mal, foi o que foi  :oops:

Eu pretendia que isto fosse um exercício meramente académico para comparar as duas combinações de mísseis.

Se as OHP aguentassem as mudanças estruturais, eventualmente os mísseis e sistemas poderiam ser mudados mais tarde para uma plataforma nova e mais capaz...

Citar
Para as VdG teria de ser também o ESSM, porque seria muito mais fácil / leia-se barato) colocá-los a bordo do que os Aster.


A minha dúvida é se será assim tão mais barato instalar os ESSM em vez dos Aster 15... Afinal, ambos precisariam de um VLS, e os stocks de Sea Sparrow que temos não serviriam para nada em qualquer caso...