Citação de: Cabeça de Martelo em Junho 01, 2017, 12:34:12 pmCitação de: Crypter em Junho 01, 2017, 11:53:26 amSerá que um Kc390 conseguiria fazer o que este C-130 fez no Mali? Tenho sérias dúvidas..Porquê?Continuo a não acreditar na validade em utilizar uma plataforma com motores jacto em pistas de terra... Não acredito que se consiga utilizar o KC com a frequência, capacidade e disponibilidade que esta missão no Mali obrigou o C130..
Citação de: Crypter em Junho 01, 2017, 11:53:26 amSerá que um Kc390 conseguiria fazer o que este C-130 fez no Mali? Tenho sérias dúvidas..Porquê?
Será que um Kc390 conseguiria fazer o que este C-130 fez no Mali? Tenho sérias dúvidas..
O fim desta missão deve ser um alívio para os Bisontes pois passam a poder contar agora com 2 C-130 operacionais...
Citação de: Charlie Jaguar em Junho 02, 2017, 12:24:59 pmO fim desta missão deve ser um alívio para os Bisontes pois passam a poder contar agora com 2 C-130 operacionais... A sorte é que temos os C-295 para ir fazendo os voos regulares para os Açores e para o apoio ao destacamento F-16 na Holanda a fazer o FWIT, com os Aviocars não dava.
Uma aeronave P-3C Cup+, operada pela Esquadra 601 - Lobos, está desde o dia 5 de junho ao serviço da NATO nos países bálticos.Esta Força Nacional Destacada, constituída por militares das áreas de Operações, Manutenção, Logística e Proteção da Força, encontra-se a operar a partir da Estónia.Durante 15 dias de operação, o P-3 executará várias missões de patrulhamento marítimo.
Seleção portuguesa viaja para Andorra em avião da Força Aérea28/9/2017, 13:411.3579A seleção portuguesa vai viajar para Andorra num avião da Força Aérea de modo a poder aterrar no aeródromo local, que não recebe voos comercias, revelou fonte da FPF.
A Força Aérea Brasileira realizou, entre os dias 7 e 16 de dezembro, um importante intercâmbio operacional com Portugal. Dezessete militares do Esquadrão Orungan (1º/7º Grupo de Aviação) e um representante do Comando de Preparo (COMPREP), participaram do II Exercício Brasil-Portugal (BRAPOR). A atividade ocorreu na Base Aérea nº 11 (BA11), na cidade portuguesa de Beja, tendo como objetivo a troca de experiências operacionais, logísticas e o desenvolvimento técnico entre as duas Forças Aéreas. Participaram o Esquadrão Orungan, operador da aeronave P-3AM no Brasil, e a Esquadra 601, operadora da aeronave P-3C Cup+ em Portugal.Para o Major Aviador Alexandre Tadeu Ferreira da Silva, o exercício foi importante para a assimilação da doutrina portuguesa de operação e para a avaliação das possibilidades de melhorias de emprego pela FAB. “A Esquadra 601 já opera com o P-3 há mais de duas décadas, consagrando Portugal como um país de notória participação em diversas operações como membro da OTAN. “Esse intercâmbio operacional foi uma atividade importante para troca de informações e experiências, visando o manejo e a operação de torpedos e mísseis", afirmou o Sargento Thiago Santos das Neves, operador de equipamentos especiais da aeronave P-3AM.Durante os dez dias do exercício, foram realizadas ações Antissubmarino, Patrulha Marítima, Busca e Salvamento, além do treinamento de procedimentos e técnicas de operação do torpedo Mk46 e míssil AGM- 84 Harpoon.Fotos: Cap Falcão
A aeronave Falcon 50 realizou no dia 28 de dezembro, um transporte médico urgente de Lisboa para o Porto. A tripulação de serviço na Esquadra 504 - “Linces”, recebeu o alerta do Centro das Operações da Força Aérea, em Monsanto, com a informação de que era necessário realizar uma missão de Lisboa para o Porto. Uma equipa médica acompanhou o voo no sentido de assegurar que o paciente tinha os cuidados de saúde apropriados. Desde dia 24 de Dezembro é já a terceira missão deste tipo realizada pela Força Aérea, com recurso à aeronave Falcon 50.
2017 da Força Aérea Portuguesa em números...
https://www.facebook.com/passarodeferro.pt/Citar2017 da Força Aérea Portuguesa em números...Cumprimentos