Notícias da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #495 em: Janeiro 11, 2018, 03:20:03 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Notícias da FAP
« Responder #496 em: Janeiro 11, 2018, 07:24:24 pm »
Depois do Montijo, agora é Monte Real.

https://www.dn.pt/portugal/interior/psd-insiste-em-voos-civis-na-base-aerea-de-monte-real-e-ps-concorda-9037759.html

Estes inteligentes devem pensar que o equipamento de handling é barato é existe aos milhões, burros até dizer chega!!!!
A quantos kms está Monte Real de Lisboa e do Porto ???
A distância em termos aeronauticos, entre Monte Real e Lisboa é de 126 Kms e do Porto é de 148 Kms, em tempo de voo será de cerca de  dezoito minutos para Lisboa e vinte e dois minutos para o Porto, voos eefectuados com equipamento turbo helice, tipo ATR com uma TAS de 410 kms/h e que atingindo uma TAS de 550Kms/h reduz esses tempos para catorze minutos e dezoito minutos respectivamente.
Para uma aeronave tipo A319, os tempos de voo baixam, para cerca de metade, palavras para quê
!!!!
Será assim tão necessário ter um Aeroporto em todos os distritos ??
Somos um País tão grande que, agora, de repente, necessita de tantos aeroportos ????
foi feito um estudo sobre o volume de voos que vai utilizar o Pseudo Aeroporto em questão, a procura é assim tão grande ???
Eu estou-me a lembrar de Beja, porque será ????
E, também me vou lembrando das obras que serão necessárias para tal empreendimento....... e também penso em quem as vai pagar !!!!

Neste caso, o que é muito interessante é que agora, em Monte Real, os civs podem partilhar as infra estruturas com os Militares, mas no caso do Montijo já existem muitos problemas em tal acontecer!!
Meus senhores não confundam as coisas, o Montijo é um mal necessário, devido á vossa incompetência em ter havido falta de planeamento para a construção atempada de um novo aeroporto, já no caso de Monte Real, as necesidades de um novo Aeroporto não são reais, muito duvidosas mesmo, para não dizer inexistentes, mas no entanto agora já deve haver dinheiro para esbanjar!

Mais do mesmo temos muitos treinadores de bancada e especialistas da TRETA !!!!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 11, 2018, 08:04:07 pm por tenente »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #497 em: Janeiro 11, 2018, 07:55:18 pm »
Citar
De acordo com a deputada do PSD, não existem entraves à concretização de tal medida, já que o Ministério da Defesa se "mostrou disponível para estudar o assunto", os problemas ambientais "não têm sido levantados" e esta é "uma zona com bons acessos"
Impressionante, só porque o MdN se mostrou disponível para estudar o assunto é como se já não existissem quaisquer eventuais entraves. E os problemas ambienteis também não são entraves porque ninguém ainda os levantou - ainda nem os devem ter estudado.

Que elitismo que vai neste país.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #498 em: Janeiro 11, 2018, 08:02:41 pm »
Citar
De acordo com a deputada do PSD, não existem entraves à concretização de tal medida, já que o Ministério da Defesa se "mostrou disponível para estudar o assunto", os problemas ambientais "não têm sido levantados" e esta é "uma zona com bons acessos"
Impressionante, só porque o MdN se mostrou disponível para estudar o assunto é como se já não existissem quaisquer eventuais entraves. E os problemas ambienteis também não são entraves porque ninguém ainda os levantou - ainda nem os devem ter estudado.

Que elitismo que vai neste país.

Cumprimentos,

Qual estudaram qual quê, já estão é em fila uns quantos á espera saber em quals das tetas da Vaca, hão-de mamar...........olha agora estudos, primeiro faz-se e depois sim vamos aos estudos,  " quais enginheiros sem canudo, carago ", para determinadas situações é só problemas enquanto que para outras semelhantes é só facilidades, lembra-me a construção em barda das autoestradas, mas o caminho de ferro foi com os porcos, devia poluir muito.  :rir: :rir: :rir: :rir:.

Abraços

PS Vendam mas é os F16 e com o dinheiro construam mais umas pistas e uns barracões para os pax é o que é !
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #499 em: Janeiro 19, 2018, 03:15:12 pm »
Luz verde para a abertura da BA5 a voos civis.  ::)

https://www.dn.pt/lusa/interior/parlamento-aprova-resolucao-para-abertura-da-base-de-monte-real-a-voos-civis-9059816.html




P.S. Ao passo que as coisas vão, não era mesmo melhor acabar de uma vez por todas com a Força Aérea? É sempre ou um empecilho ou uma maneira de aproveitar recursos para outros fins que não os militares.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #500 em: Janeiro 27, 2018, 02:36:41 pm »
A única unidade puramente militar a levar com voos civis, execelente !!


 :G-beer2: :G-bigun:
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #501 em: Fevereiro 18, 2018, 08:45:17 am »
Operação Zeus.

Juiz expõe [indirectamente] militar infiltrado no caso de corrupção nas messes
(17 de Fevereiro de 2018)
Citação de: Ana Henriques / Público
O juiz de instrução que decidiu mandar para julgamento três dezenas de militares no caso da corrupção das messes da Força Aérea, Ivo Rosa, revela, no despacho de pronúncia dos arguidos, a identidade do tenente que durante mais de um ano funcionou como agente infiltrado.

Embora não se trate de uma revelação directa, basta juntar as pistas que o magistrado deixa no documento. Já os arguidos, esses perceberam logo que foram detidos, uns no final de 2016 e outros no Verão passado, ter sido este tenente - que sempre actuou com a sua verdadeira identidade e não sob disfarce - quem os havia denunciado, uma vez que ele nunca chegou a ser preso, apesar de supostamente estar envolvido na rede criminosa.

Porém, quer o procurador que dirigiu a investigação quer os inspectores da Polícia Judiciária e da Judiciária Militar que andaram no terreno muniram-se até hoje de vários cuidados para preservar o seu anonimato: no processo judicial da chamada Operação Zeus aparece sob o nome de código de “colaborador Mercado”, tendo as autoridades militares e civis sempre recusado revelar o seu nome. Foi também pelos mesmos motivos que, apesar de ter sido considerado um verdadeiro herói, pelos riscos que correu a troco de nada, não se chegou a colocar a hipótese de o condecorar.

Apesar de nunca dizer de forma taxativa quem é o «colaborador Mercado», a forma como o juiz Ivo Rosa menciona a identidade do tenente numa das partes do despacho de pronúncia, que tem 300 páginas e cujo resumo foi lido esta semana no Tribunal Central de Instrução Criminal, não deixa grandes margens para dúvidas mesmo a quem não pertença à Força Aérea. «Do depoimento prestado pelo colaborador Mercado (…) verifica-se que trabalhou, desde data anterior a 24-11-2015, na messe de Monte Real, e tinha uma posição hierárquica superior ao arguido Jorge Gonçalves», refere uma das passagens que permite a identificação do agente encoberto.

Algumas fontes ligadas ao processo dizem-se surpreendidas com a atitude do juiz, que contraria aquilo que é a prática comum nestes casos, de proteger quem actuou encoberto. Uma protecção que, de resto, está prevista por lei, onde se prevê por exemplo que as audiências de julgamento em que os infiltrados prestem declarações possam decorrer à porta fechada.

[continua]
Fonte: https://www.publico.pt/2018/02/17/sociedade/noticia/juiz-expoe-militar-infiltrado-no-caso-de-corrupcao-nas-messes-1803462

Anteriormente: Major infiltrado que tramou "máfia militar" obrigado a abandonar Força Aérea (ZAP aeiou, 15 de Novembro de 2017)

Cumprimentos,
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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #502 em: Março 13, 2018, 04:39:48 pm »
Muito interessante esta dissertação final de Mestrado no ISEG sobre os factores de pressão externos e internos no planeamento orçamental da FAP.

Destaco aqui apenas dois excertos logo da introdução:

Citar
(...) Desde 2012, de acordo com os objetivos das Forças Armadas delineados ao nível da Defesa Nacional, na Força Aérea Portuguesa (FAP) tem-se acentuado um grave desvio entre o Regime de Esforço (RE) executado e o planeado. Este desvio traduz-se, essencialmente, na incapacidade de assegurar as horas de voo (HV), necessárias para conciliar as qualificações das tripulações com os objetivos operacionais. Esta situação é paralela à falta de recursos necessários para assegurar a aquisição de combustível operacional e a sustentação e regeneração dos sistemas de armas.

Feita uma análise dos últimos 11 anos, conseguimos ver que a execução orçamental da FAP teve um decréscimo de cerca de 23%, acompanhado por uma diminuição de efetivo em cerca de 20% e por uma diminuição das HV em cerca de 22%. Estes problemas tornam-se mais sérios quando se vê que, apesar da redução do número das HV, os custos das mesmas permanecem inalterados. Pelo contrário, o custo associado a toda a estrutura de apoio à parte operacional sofreu uma redução de cerca de 32%, sendo que, além dos fatores internos estudados neste trabalho, aferiu-se uma redução de cerca de 72% em todos os outros custos que não foram aqui escrutinados. (...)

(...) Conclui-se que a FAP, entre o período de 2006 e 2016, conta com um menor efetivo, menos aeronaves, menor capacidade para executar missões e maior número de tripulações sem as qualificações necessárias, tudo isto deriva de menores recursos humanos, financeiros e materiais. Não faz sentido, assim, continuar a insistir numa estrutura organizacional desatualizada e levada ao limite, baseada em soluções de curto prazo que visam meramente melhorias de eficiência, mas que, objetivamente, são tratadas como medidas de combate à crise. O planeamento orçamental deve também ser alterado e reestruturado, devendo ser tidos em consideração tanto fatores macroeconómicos como fatores de gestão ao nível organizacional. (...)

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/15076/1/DM-RACPLC-2017.pdf
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #503 em: Março 19, 2018, 10:19:43 am »
Receita de 25.000 USD com venda de sucata...

Despacho n.º 2775/2018 - Diário da República n.º 55/2018, Série II de 2018-03-19 114879469
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Alienação de oito aeronaves Cessna T-37 à empresa JPF Enterprises

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/114879469/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=114879462
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #504 em: Março 19, 2018, 11:40:56 am »
Uma empresa que se dedica à manutenção do T-37 em vários países.
Esta venda só peca por tardia...

http://www.jpf.global/
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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raphael

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Re: Notícias da FAP
« Responder #505 em: Março 19, 2018, 12:11:06 pm »
Uma empresa que se dedica à manutenção do T-37 em vários países.
Esta venda só peca por tardia...

http://www.jpf.global/

Então porquê?

O problema dos nossos era estrutural ao nível das asas....no overhaul desta firma não aparece nada relacionado com asas....
Mas qual era mesmo a ideia?
Um abraço
Raphael
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Re: Notícias da FAP
« Responder #506 em: Março 19, 2018, 10:45:46 pm »
O T-37 saíram de serviço em que ano? 1992?
Parecer favorável à alienação de 2010!
Quase 20 anos a apodrecer em Alverca ao lado dos A-7.
E mais 8 anos até aparecer um comprador que acaba por dar 25000$(20339€)... 2542€ por aeronave.
Mais cedo tivessem sido vendidas, mais se podia aproveitar e maior poderia ser a receita para a FAP.

E ainda sobram sete T-33!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #507 em: Março 20, 2018, 05:53:27 am »
Fica por saber que impacto é que a permissão por parte dos EUA teve para a venda das aeronaves ao longo destes anos todos.

Cumprimentos,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #508 em: Março 23, 2018, 10:19:39 am »
http://www.passarodeferro.com/2018/03/venda-de-alhpa-jet-vista-delegacao.html

Citar
A Força Aérea Portuguesa  divulgou a notícia da visita de uma delegação militar nigeriana, em visita à Base Aérea nº 11 - Beja, que se encontra a decorrer desde ontem, 21 de Março de 2018.

Apesar de não terem sido revelados mais pormenores sobre a motivação da visita, àquela que foi a base do sistema de armas Alpha Jet, recentemente desactivado na Força Aérea Portuguesa, e sendo igualmente a Força Aérea Nigeriana um dos utilizadores do mesmo tipo de aeronave, será possível que ambos os factos estejam relacionados.

Aliás, o Estado Português colocou à venda em 2014, dez células de Alpha Jet A, já então retiradas de serviço activo na FAP.

Embora a Nigéria utilize maioritariamente o modelo E (de origem francesa), muitos dos sistemas são comuns também ao modelo A (de origem alemã). Em 2015 a Nigéria  adquiriu igualmente quatro células do modelo A, no caso a partir de um fornecedor nos EUA.

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #509 em: Maio 22, 2018, 07:10:53 pm »
Vamos lá a ver se esta noticia faz com que o Governo adquira mais helis lig para a FAP.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1015944/portugal-unico-candidato-a-acolher-centro-de-treino-de-helicopteros

Portugal único candidato a acolher centro de treino de helicópteros

O ministro da Defesa revelou que Portugal é, até hoje, o único país candidato a acolher o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros da Agência Europeia de Defesa (AED), propondo como local a Base Aérea de Sintra.

  Portugal único candidato a acolher centro de treino de helicópteros 

Até hoje, a candidatura de Portugal "é a única consolidada", o que significa que o país soube "convencer" os restantes "aliados" que fazem parte da AED de que é uma "solução boa" para a instalação do centro, disse José Azeredo Lopes.
 
O ministro falava aos jornalistas na Base Aérea n.º 11, em Beja, onde assistiu a uma operação da edição deste ano do maior exercício de helicópteros da Europa, o "Hot Blade", que arrancou no passado dia 09 e termina na quarta-feira, inserido no programa de exercícios com helicópteros da AED.

José Azeredo Lopes lembrou que a AED quer instalar um Centro Multinacional de Treino de Helicópteros no continente europeu e frisou que Portugal mostrou "imediatamente" e "há mais de um ano e meio" disponibilidade e vontade para acolher a infraestrutura na Base Aérea nº. 1, em Sintra.

Segundo o ministro, "à luz da distribuição de capacidades e forças da Força Aérea Portuguesa", a Base Aérea nº. 1 foi a escolhida por ser a infraestrutura que tem "as características mais adequadas" para e onde faz "mais sentido" instalar o centro.

"Agora, resta esperar pela tomada de decisão da AED", disse, referindo tratar-se de "um processo que vai demorar algum tempo".

Também em declarações aos jornalistas, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Teixeira Rolo, disse que o que, atualmente, deixa o Governo e a FAP "muito satisfeitos" é que a candidatura de Portugal "tem imenso potencial".

Portugal é "o país que melhores condições ofereceu" à AED e, portanto, "é expectável" que a candidatura portuguesa "tenha sucesso" e seja possível instalar o centro na Base Aérea nº. 1, em Sintra, frisou o general.

Segundo o CEMFA, a escolha da Base Aérea nº. 1 "tem uma razão de ser", ou seja, "este tipo de centros, normalmente, tem que estar próximo o mais possível das capitais dos países por questões logísticas".

No entanto, frisou, "a razão principal" prende-se com o facto de a Força Aérea Portuguesa prever colocar os seus helicópteros na Base Aérea nº. 1, no âmbito da reconfiguração do seu dispositivo, devido à necessidade de retirar esquadras da Base Aérea n.º 6, no Montijo, onde se prevê construir um novo aeroporto.

"Se os helicópteros ficarem em Sintra faz todo o sentido que o centro esteja em Sintra, essa é a razão principal", afirmou o general, referindo que o processo de escolha do local para a instalação do centro "está a decorrer na AED" e "tem de reunir o consenso de todos os países que fazem parte" da agência.

Segundo o CEMFA, "está estimado" que "possa haver uma decisão" da AED sobre a matéria "no final deste ano" e "depois dar-se-á início à construção do centro".

"Se tudo correr bem", disse o general, a AED estima que a capacidade inicial de operação ("initial operational capability") do centro "acontecerá em 2021" e a capacidade final de operação ("final operational capability") em 2022.

"Estes são os prazos que a AED está a conformar" e aqueles que a FAP considera "razoáveis" para que "tudo aconteça" e "se poder construir e consolidar" o centro, disse o CEMFA.

Atualmente, "não existe" um centro multinacional de treino de helicópteros no formato pretendido pela EAD, explicou o general, referindo que existe um centro de simuladores em Inglaterra, "onde os países normalmente fazem os seus treinos e a simulação".

De acordo com o CEMFA, o que Portugal propõe é a instalação do "centro de treino em si, com o seu 'staff' e os instrutores", na Base Aérea nº. 1, e depois "ter também acoplado o edifício de simuladores, onde o treino seria complementado com simuladores".

Abraços
« Última modificação: Maio 22, 2018, 07:14:53 pm por tenente »
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