Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Lusitano89

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1200 em: Outubro 02, 2017, 11:42:13 am »
Entrega das últimas aeronaves F-16 á ROAF (Roménia)


 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1201 em: Outubro 02, 2017, 02:17:35 pm »
Roménia em conversações avançadas com os Estados Unidos para a compra de mais 36 F-16 em segunda mão. Desta vez Portugal não estará envolvido no processo, apesar dos elogios romenos ao negócio.

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/187239/romania-to-order-patriot%2C-36-used-f_16s-from-us-by-year_end.html
Saudações Aeronáuticas,
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asalves

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1202 em: Outubro 02, 2017, 02:41:29 pm »
Roménia em conversações avançadas com os Estados Unidos para a compra de mais 36 F-16 em segunda mão. Desta vez Portugal não estará envolvido no processo, apesar dos elogios romenos ao negócio.

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/187239/romania-to-order-patriot%2C-36-used-f_16s-from-us-by-year_end.html

Mas os States não tinha uma Lei qualquer que os impedia de fazerem venda directa de material de Guerra a Países ex-USSR? Ou isso com o Trumpas acabou?
 

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Stalker79

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1203 em: Outubro 02, 2017, 02:43:02 pm »
Roménia em conversações avançadas com os Estados Unidos para a compra de mais 36 F-16 em segunda mão. Desta vez Portugal não estará envolvido no processo, apesar dos elogios romenos ao negócio.

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/187239/romania-to-order-patriot%2C-36-used-f_16s-from-us-by-year_end.html

Então tanta coisa, pobrezinhos e tal, coitaditos, tão tesos que tiveram que vir buscar 12 dos nossos e agora avançam á bruta com logo 36 aviões aos states!?
Mais valia termos ficado com os nossos.....
 :bang:
 

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Lightning

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1204 em: Outubro 02, 2017, 05:06:46 pm »
Roménia em conversações avançadas com os Estados Unidos para a compra de mais 36 F-16 em segunda mão. Desta vez Portugal não estará envolvido no processo, apesar dos elogios romenos ao negócio.

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/187239/romania-to-order-patriot%2C-36-used-f_16s-from-us-by-year_end.html

Onde é que diz que são em segunda mão?
 

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Lightning

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1205 em: Outubro 02, 2017, 05:24:30 pm »
Então tanta coisa, pobrezinhos e tal, coitaditos, tão tesos que tiveram que vir buscar 12 dos nossos e agora avançam á bruta com logo 36 aviões aos states!?
Mais valia termos ficado com os nossos.....
 :bang:

Não percebo o que é que uma coisa tem a ver com a outra, nós não lhes fizemos nenhuma doação por eles "fingirem" que são pobrezinhos e agora os romenos aparecerem com dinheiro para 36 aviões, eles pagaram os aviões que nos compraram.
Para a FAP fazer o que tem feito, 30 chega e sobra, para que é que queremos aviões a encher placas de estacionamento se depois não temos pilotos para tantos aviões? Além da despesa de andar a fazer inspecções e manutenção a tanto avião ou então deixa-se de manter tantos aviões e ficam lá para a fotografia tipo Irão com blocos de cimento a fazer peso no lugar do motor.
Mesmo com 30 aparelhos eles ainda vão para ai a metade das horas de voo que a estrutura está certificada, se continuássemos com 40 tínhamos F-16 com potencial para voar até 2100, podiam era já não servir para grande coisa.
Pelo que sei um dos pontos chave é mesmo o motor, não interessa termos 40 aviões (estrutura) se não tivermos 40 motores funcionais, só para por o pessoal em atenção, há algo no motor, não sei se é uma inspecção grande ou alguma peça que se tem que trocar numa inspecção grande, mas o que for, custa 1 milhão de euros!!! Por isso se reduzirmos 10 motores, são menos 10 milhões de euros que eventualmente teriam que ser gastos.

O dinheiro que a Roménia pagou deu muito jeito, foi gasto em coisas que de outra maneira teria que ser pago por todos nós, por exemplo, algum pode ter sido usado a recuperar motores, obras de melhoria na BA5, e concerteza outras coisas fora da Força Aérea.
« Última modificação: Outubro 02, 2017, 05:27:58 pm por Lightning »
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1206 em: Outubro 02, 2017, 05:32:23 pm »
Roménia em conversações avançadas com os Estados Unidos para a compra de mais 36 F-16 em segunda mão. Desta vez Portugal não estará envolvido no processo, apesar dos elogios romenos ao negócio.

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/187239/romania-to-order-patriot%2C-36-used-f_16s-from-us-by-year_end.html

Mas os States não tinha uma Lei qualquer que os impedia de fazerem venda directa de material de Guerra a Países ex-USSR? Ou isso com o Trumpas acabou?

A Roménia faz parte da NATO e nunca integrou a URSS, pertenceu sim ao Pacto de Varsóvia.
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1207 em: Outubro 04, 2017, 11:39:55 am »
Roménia em conversações avançadas com os Estados Unidos para a compra de mais 36 F-16 em segunda mão. Desta vez Portugal não estará envolvido no processo, apesar dos elogios romenos ao negócio.

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/187239/romania-to-order-patriot%2C-36-used-f_16s-from-us-by-year_end.html

Onde é que diz que são em segunda mão?

É o que é avançado na imprensa romena, Lightning. E seriam, ou serão, C/D Block 25/30 que há aos pontapés no AMARG.

Entrelinhas, apesar dos elogios ao nosso profissionalismo, é possível perceber que os actuais governantes romenos acharam excessivo o preço cobrado pelos 12 F-16 MLU e dificilmente pediriam de novo a Portugal para modernizar aparelhos em segunda mão. A Polónia, por exemplo, tem intenção de adquirir mais umas quantas esquadras de F-16, possivelmente em segunda mão também, e já disse que negócios como o que a Roménia fez connosco nem pensar. Se calhar por isso não será de estranho que estejam a haver conversas entre os dois Estados a propósito da intenção de ambos em adquirir mais Fighting Falcons.
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1208 em: Outubro 04, 2017, 08:52:47 pm »
É o que é avançado na imprensa romena, Lightning.

Ok, é que nesse link não estava a encontrar essa referência.
Mas penso que futuras compras de F-16, através de Portugal, não ficariam tão caras, porque este primeiro contrato incluia muita formação, pilotos, mecânicos, etc, isso agora já não seria preciso repetir, mas pronto, o dinheiro é deles claro.
 

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night_runner

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1209 em: Outubro 05, 2017, 02:41:41 am »
é possível perceber que os actuais governantes romenos acharam excessivo o preço cobrado pelos 12 F-16 MLU e dificilmente pediriam de novo a Portugal para modernizar aparelhos em segunda mão.
180M€ por 12 F-16 M5.2R + milhares de horas de formação + 2 anos de apoio "on-site"... é excessivo? Mesmo comparando com os 457M$ que estão a pagar aos EUA por armamento e equipamento?  :o

A nova administração americana não parece apreciar muito esta ideia de partilhar as vendas de F-16 usados com Portugal. Especialmente quando não temos nenhuns para vender!
« Última modificação: Outubro 05, 2017, 02:56:51 am por night_runner »
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1210 em: Outubro 05, 2017, 12:14:04 pm »
é possível perceber que os actuais governantes romenos acharam excessivo o preço cobrado pelos 12 F-16 MLU e dificilmente pediriam de novo a Portugal para modernizar aparelhos em segunda mão.
180M€ por 12 F-16 M5.2R + milhares de horas de formação + 2 anos de apoio "on-site"... é excessivo? Mesmo comparando com os 457M$ que estão a pagar aos EUA por armamento e equipamento?  :o

Sim, é a opinião actual não oficial do Governo romeno. O que é estranho dados os valores em causa no que toca ao negócio directo com Portugal, sendo muito mais onerosa a compra de armamento e sensores aos EUA (AIM-9M/X Block II, AIM-120C-7, Sniper XR, AN-ALQ-131, etc, etc). E mais estranho ainda quando as próximas aquisições são helicópteros de combate "state of the art" AH-1Z Viper e 7 baterias de mísseis terra-ar Patriot PAC 3+.  ::)


A nova administração americana não parece apreciar muito esta ideia de partilhar as vendas de F-16 usados com Portugal. Especialmente quando não temos nenhuns para vender!

Claro que o Tio Trump, à frente agora dos United Business of America, não quer partilhar nada com ninguém. Até mesmo alienando aliados desde sempre como o Canadá, se para isso tal for necessário.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1211 em: Outubro 08, 2017, 07:24:20 pm »
Citar
NATO: “Falcon Defence 2017” brings Portuguese F-16s to Romania


Lieutenant Colonel João “Jedi” Rosa, Portuguese Air Force detachment commander and one of his colleagues at Borcea Air Base, Romania,
 in front of a Portuguese F-16 fighter aircraft. Photo by Matos Pires

OCT 4, 2017

BORCEA, Romania – A Portuguese Air Force F-16 detachment deployed to Borcea Air Force Base, Romania in mid-September for training and exercise missions within the Assurance Measures framework. On September 18, 2017, Portugal landed a military force in support of four F-16 fighter jets, starting a two-month deployment to the Romanian Air Base of Borcea for the exercise “Falcon Defense 2017”. The Portuguese fighter aircraft will fly training missions in the area in support of NATO policy, to include combined joint missions with the Romanian Air Force, Army and Navy and the Canadian Air Force CF-18s, also deployed in the region, conducting enhanced Air Policing and training missions in Romania. Some of this flying activity will be controlled by a NATO E-3A AWACS operating over the two Allies on the Black Sea shores. The aim of this training is to hone skills and further consolidate cross-Ally interoperability.

Portugal transfered to the Romanian Air Force, 12 F-16 aircraft, while providing training to more than 80 Romanian military personnel in Portugal. With all the fighters delivered, the Portuguese Air Force is now conducting joint training of tactics, techniques and procedures for operations of the jets until late 2018.“This training deployment is highly beneficial” said Detachment Commander, Lieutenant Colonel João “Jedi” Rosa, who is in charge of 70 military to include pilots, operators, maintainers as well as communications, logistics and other specialists. “While my team has the opportunity to practice deployment and operation, they can, simultaneously, test skills and capabilities away from their home base. Additionally, we are able to fly joint training sorties alongside with our Allies further strengthening the bonds and the interoperability of this Alliance”, he added.

This deployment is one example of Allies organizing joint training activities underlining cohesion and interoperability and showcasing the level of cooperation and consistency required to maintain high NATO standards.

Source: NATO
By
L. J. De Rothschild                                                                     

Senior Editor

https://news247worldpressuk.com/2017/10/07/nato-falcon-defence-2017-brings-portuguese-f-16s-to-romania/
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1212 em: Outubro 12, 2017, 08:54:36 pm »


É impressão minha ou já estão a precisar de uma pintura nova?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1213 em: Outubro 12, 2017, 10:43:01 pm »
Alguém sabe me dizer, se com a pssagem dos F16, para o padrão viper, eles terão a capacidade de utilizar os tanques conformais?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mafets

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1214 em: Outubro 13, 2017, 10:52:50 am »
Até com a Probe (precisam do reforço estrutural para os suportar) .

Alguém sabe me dizer, se com a pssagem dos F16, para o padrão viper, eles terão a capacidade de utilizar os tanques conformais?





Citar
CARTS is an F-16 refueling probe which telescopically extends and retracts from a purpose-built right-side forward Conformal Fuel Tank. The right aft section and complete left-side conformal fuel tanks require no change. The mechanically driven probe quickly extends the nozzle to its fully extended position just in front of the front pilot’s eye position.

The probe’s prototype has been demonstrated and showcased at the Farnborough Air Show and it can be used on Block 50/52 and block 60 variants.

The production model will be available in 2012 and HAL is expected to sell the product to other vendors even if the F-16 is not chosen for the MMRCA.

A similar concept (ART/S®) has been developed before by Sargent Fletcher. They modified a 370-Gallon wing tank to accept a retractable probe that permitted an F-16 aircraft to receive fuel from a Probe/Drogue-equipped tanker.

Tests were conducted with the ART/S® installed on the specially configured F-16 Variable Stability In-flight Simulator Test Aircraft (VISTA). These test flights confirmed that the ART/S® was compatible with various aircraft computer programs.
http://www.f-16.net/f-16-news-article4163.html

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« Última modificação: Outubro 13, 2017, 12:00:37 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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