Combate a fogos pela F.A.P.

  • 1886 Respostas
  • 399293 Visualizações
*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #615 em: Outubro 18, 2017, 09:20:37 pm »
Mas mesmo se viermos a comprar Canadairs, porque já não falo nos helicópteros atribuidos à ANPC visto o seu futuro continuar a ser uma incógnita, existirão tripulações de voo e de terra suficientes para operar os mesmos? Creio que não. Se estamos nos 28 mil efectivos nesta altura e quer-se 32 mil, e ainda assim continuará a ser muito pouco para as reais necessidades, teremos capacidade de "absorver" estes meios aéreos na estrutura existente? Tenho sérias dúvidas.
Compreendo o ponto de vista e está totalmente certo. Agora, sendo optimista, há que criar as condições necessárias. Está na hora de fazer pressão para que isso aconteça.

Venham daí as aeronaves que depois os títulos na imprensa «Canadairs da FAP parados por falta de verbas» ajuda a resolver o resto com o tempo. É preciso é que seja dado o primeiro passo.

Cumprimentos,

Boa noite em relação a este assunto permitam-me dizer que a questão dos efectivos é uma falsa questão. A titulo de exemplo a Gendarmerie francesa com um frota de 25 helicópteros mono-motores e 30 bimotores só necessita de 450 pessoas. Isto para uma organização com 19 bases de operação e que se responsabiliza pelo treino e certificação dos seus pilotos e mecânicos e pela manutenção dos seus meios aéreos. Em termos da quantidade do pessoal existente o problema não se deveria pôr.

http://www.operacional.pt/meios-aereos-no-combate-a-incendios-florestais/
Tirado do artigo acima, e à falta de outra informação, recomendava-se a aquisição de 10 helicópteros ligeiros mono motores, seis bimotores e dois anfíbios pesados. Já contando com tripulações suplementares estamos a falar 40-50 pilotos de helicópteros, 4 tripulações para os anfíbios, cerca 60-80 mecânicos e talvez outro tanto para o restante pessoal num total de 200 pessoas.

Admito que possa existir falta do pessoal necessário para a função, nomeadamente  os pilotos e mecânicos, mas se a Força Aérea se lembrar o que fez quando necessitou de pilotos urgentemente e se esquecer do seu mau hábito de estar a treiná-los para futuros generais/ pilotos da TAP, pode ter pessoal disponível no prazo de dois anos. Mesmo na área do pessoal mecânico visto serem carreiras com saída profissional não deverá haver qualquer problema em arranjar os voluntários necessários.

Desculpem a diatribe mas após tanto posts a falar-se das vantagens e das razões para ser  a FAP a ter os meios aéreos para combater os fogos, e de inclusive nas notícias ao longo dos anos terem aparecido uns coronéis com asas + o senhor da associação dos oficiais  a porem-se em bicos dos pés e a dizerem  que se eles mandassem é que era, não acho que seja altura para se estar com hesitações e preocupações de como se há-de fazer a coisa.

Visto que os Canadair tardam em voltar a ser construídos talvez de devesse optar por um par de C-295 preparados para combater incêndios e que sempre se tinha a vantagem de não ser necessário criar uma nova linha de manutenção.

Cumprimentos,
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #616 em: Outubro 18, 2017, 09:54:17 pm »
Penso que os Meios aéreos a ficarem na fap vão ter que ficar espalhados pelo Pais, podem ter uma base central para o Inverno mas durante o Verão terão que ficar espalhados por aeródromos e heliportos. Não faz sentido estarem a grandes distancias (+100km) dos fogos, e ai a FAP vai ter que encontrar uma solução económica de operar estes meios sem estarem centralizados.
Durante o Inverno até podem ficar em Beja ou Leiria se houver meios com capacitados para vários tipos de acção.

No Máximo, rpt Máximo, três pistas/aeródromos na faixa central do País são suficientes para os meios Aéreos operarem, mantendo raio de acção, efectivo para permanecer em ops por mais de uma/duas horas antes de reabastecer, até porque a dispersão em demasia dificulta muito a coordenação destes meios de combate !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #617 em: Outubro 18, 2017, 10:16:28 pm »
Mas mesmo se viermos a comprar Canadairs, porque já não falo nos helicópteros atribuidos à ANPC visto o seu futuro continuar a ser uma incógnita, existirão tripulações de voo e de terra suficientes para operar os mesmos? Creio que não. Se estamos nos 28 mil efectivos nesta altura e quer-se 32 mil, e ainda assim continuará a ser muito pouco para as reais necessidades, teremos capacidade de "absorver" estes meios aéreos na estrutura existente? Tenho sérias dúvidas.

E onde os iríamos estacionar? O Montijo, onde ainda ontem aterraram os meios de combate a incêndios vindos de Itália, tem infelizmente os dias contados, Tancos e Sintra com a reordenação devem ficar lotados, Beja é muito longe das zonas mais sensíveis a fogos florestais, Monte Real já está ameaçado, agora não pelo fogo mas antes pela vontade de querer abrir a base também ao tráfego civil, por isso restará o quê, a Ota?  ::)

Ora então vou deixar aqui os meus cinco cêntimos, fraquinhos mas muito francos, sobres algumas questões que colocas CJ.

Já aqui alguém te respondeu que no caso das tripulações caso os CL415 apareçam de certeza que o pessoal também aparece até porque nós ainda temos pessoal certificado para os operar e mecânicos também.

Todos nós sabemos, pelo menos eu sei, que os voos humanitários, ambulâncias, os da Protecção civil, e os de Estado - HS, na nossa gíria aeronáutica, tem sempre prioridade quando em voos operacionais, não em retorno ás suas bases, sobre todos os restantes voos e por consequência o seus estacionamento quer em rotação quer em N/S tem de estar assegurado pelas entidades aeroportuárias e ponto final.

as localidades que quanto a mim deveriam servir de bases, refiro bases no sentido de permanência das aeronaves quando em standbye e N/S, para efectuarem as suas manutenções diárias e descansos de crews, porque se em operação uma aeronave necessitar por declarar emergência ou reabastecer, no limite dos limites nesses casos aterra onde tiver de aterrar e venha o mais pintado dizer que não pode que vai c/ o carago !!!!

Dizia eu que os três locais seriam Vila Real, Seia, no caso de Seia poderia ser usado como alt/backup o de Lousa se bem que com pista muito menor, e Beja.
A posição geográfica destas três pistas permite acudir as diversas zonas do País podendo quando em operações a base mais perto da que está a fornecer os meios de combate ser utilizada como os meios que tem alocados para reforçar a que está activa.

Uma maior dispersão de meios poe em risco a sua boa coordenação pois enquanto que os meios terrestres devem ser empenhados de preferência no TO de onde são originários por motivos óbvios os meios aéreos não tem esse tipo de problemas !!

http://cavok.pt/2015/08/19/vila-real/

http://cavok.pt/2015/08/19/seia/

http://cavok.pt/2015/08/19/lousa/

CJ : repara na utilização prioritária de Seia e Lousa é para os combates aos FF e medevac, só no de VReal é que o estado Português, por intermédio da ANAC, teria que proceder a alterações no AIP de Vila real e adicionar infos para o Jeppessen no que concerne a todos os restantes aeródromos ! Não comento Beja porque todos nós sabemos o que Beja tem de pistas e instalações é a melhor escolha da zona sul do País, bem melhor que Évora.

Abraços



« Última modificação: Outubro 18, 2017, 10:38:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #618 em: Outubro 18, 2017, 10:21:54 pm »
Mas mesmo se viermos a comprar Canadairs, porque já não falo nos helicópteros atribuidos à ANPC visto o seu futuro continuar a ser uma incógnita, existirão tripulações de voo e de terra suficientes para operar os mesmos? Creio que não. Se estamos nos 28 mil efectivos nesta altura e quer-se 32 mil, e ainda assim continuará a ser muito pouco para as reais necessidades, teremos capacidade de "absorver" estes meios aéreos na estrutura existente? Tenho sérias dúvidas.
Compreendo o ponto de vista e está totalmente certo. Agora, sendo optimista, há que criar as condições necessárias. Está na hora de fazer pressão para que isso aconteça.

Venham daí as aeronaves que depois os títulos na imprensa «Canadairs da FAP parados por falta de verbas» ajuda a resolver o resto com o tempo. É preciso é que seja dado o primeiro passo.

Cumprimentos,

Boa noite em relação a este assunto permitam-me dizer que a questão dos efectivos é uma falsa questão. A titulo de exemplo a Gendarmerie francesa com um frota de 25 helicópteros mono-motores e 30 bimotores só necessita de 450 pessoas. Isto para uma organização com 19 bases de operação e que se responsabiliza pelo treino e certificação dos seus pilotos e mecânicos e pela manutenção dos seus meios aéreos. Em termos da quantidade do pessoal existente o problema não se deveria pôr.

http://www.operacional.pt/meios-aereos-no-combate-a-incendios-florestais/
Tirado do artigo acima, e à falta de outra informação, recomendava-se a aquisição de 10 helicópteros ligeiros mono motores, seis bimotores e dois anfíbios pesados. Já contando com tripulações suplementares estamos a falar 40-50 pilotos de helicópteros, 4 tripulações para os anfíbios, cerca 60-80 mecânicos e talvez outro tanto para o restante pessoal num total de 200 pessoas.

Admito que possa existir falta do pessoal necessário para a função, nomeadamente  os pilotos e mecânicos, mas se a Força Aérea se lembrar o que fez quando necessitou de pilotos urgentemente e se esquecer do seu mau hábito de estar a treiná-los para futuros generais/ pilotos da TAP, pode ter pessoal disponível no prazo de dois anos. Mesmo na área do pessoal mecânico visto serem carreiras com saída profissional não deverá haver qualquer problema em arranjar os voluntários necessários.

Desculpem a diatribe mas após tanto posts a falar-se das vantagens e das razões para ser  a FAP a ter os meios aéreos para combater os fogos, e de inclusive nas notícias ao longo dos anos terem aparecido uns coronéis com asas + o senhor da associação dos oficiais  a porem-se em bicos dos pés e a dizerem  que se eles mandassem é que era, não acho que seja altura para se estar com hesitações e preocupações de como se há-de fazer a coisa.

Visto que os Canadair tardam em voltar a ser construídos talvez de devesse optar por um par de C-295 preparados para combater incêndios e que sempre se tinha a vantagem de não ser necessário criar uma nova linha de manutenção.

Cumprimentos,

Perdadetempo muito mais útil que o C295 é o Kamov que temos a operar os tempos de rotação com os meios aéreos asa fixa sem capacidade de amarar são cerca de nove a dez vezes mais demorados, que os hidro/Helis !!

Um meio aéreo de asa fixa, não hidro para ser eficaz tem de transportar no mínimo mais de vinte toneladas de agua/retardante portanto estamos a falar de acfts com paylodas bem superiores aos dos C's quer seja o brasileiro ou americano, utilizar acfts menores é só tempo perdido, desgaste de crew e dinheiro deitado á rua pelo tempo que é GASTO entre cada largada   !

Abraços
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 11:51:52 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, perdadetempo

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 11:35:12 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #620 em: Outubro 19, 2017, 12:13:08 am »
Citar
Perdadetempo muito mais útil que o C295 é o Kamov que temos a operar os tempos de rotação com os meios aéreos asa fixa sem capacidade de amarar são cerca de nove a dez vezes mais demorados, que os hidro/Helis !!

Um meio aéreo não hidro para ser eficaz tem de transportar no mínimo mais de vinte toneladas de agua/retardante portanto estamos a falar de acfts com paylodas bem superiores aos dos C's quer seja o brasileiro ou americano, utilizar acfts menores é só tempo perdido, desgaste de crew e dinheiro deitado á rua pelo tempo que é GASTO entre cada largada   !

Abraços

Eu acredito no que afirma, mas o problema é que fiquei com a impressão que a FAP é alérgica aos Kamov, e  aqui no fórum também já foram dadas várias razões para não se adquirir uma dúzia de Fireboss propostos pelo Stalker79 num post algures.
O problema é que embora existam vários interessados em adquirir CL415 a Viking AIR, que actualmente detém os direitos, mostra-se interessada em fabricar uma nova versão o Viking 415 EAF(Enhanced Aerial Firefigher) mas só daqui a 5/7 anos e se tiver garantida  uma encomenda mínima de 25 unidades.

Cumprimentos,
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #621 em: Outubro 19, 2017, 01:16:55 am »
Citar
Perdadetempo muito mais útil que o C295 é o Kamov que temos a operar os tempos de rotação com os meios aéreos asa fixa sem capacidade de amarar são cerca de nove a dez vezes mais demorados, que os hidro/Helis !!

Um meio aéreo não hidro para ser eficaz tem de transportar no mínimo mais de vinte toneladas de agua/retardante portanto estamos a falar de acfts com paylodas bem superiores aos dos C's quer seja o brasileiro ou americano, utilizar acfts menores é só tempo perdido, desgaste de crew e dinheiro deitado á rua pelo tempo que é GASTO entre cada largada   !

Abraços

Eu acredito no que afirma, mas o problema é que fiquei com a impressão que a FAP é alérgica aos Kamov, e  aqui no fórum também já foram dadas várias razões para não se adquirir uma dúzia de Fireboss propostos pelo Stalker79 num post algures.
O problema é que embora existam vários interessados em adquirir CL415 a Viking AIR, que actualmente detém os direitos, mostra-se interessada em fabricar uma nova versão o Viking 415 EAF(Enhanced Aerial Firefigher) mas só daqui a 5/7 anos e se tiver garantida  uma encomenda mínima de 25 unidades.

Cumprimentos,

O Kamov foi dado como exemplo mas se a FAP quiser e conseguir adquirir outro tipo de heli médio pesado cujo efeito final seja o mesmo....... capacidade de carga na ordem das 6 tons, que é o payload que o kamov consegue transportar suspenso !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #622 em: Outubro 19, 2017, 04:24:17 am »
A pergunta que ainda não vi ninguém fazer é o que é que a FAP vai perder ou deixar de fazer para poder ter capacidade de combater fogos.

Anda tudo distraido. Continuemos com as petições e vamos ver no que vai dar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Clausewitz

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
« Última modificação: Outubro 19, 2017, 11:41:33 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #624 em: Outubro 20, 2017, 11:53:25 pm »
A resposta é UH-60L Black Hawk
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #625 em: Outubro 21, 2017, 12:35:35 pm »
A resposta é UH-60L Black Hawk

Para quê?  ???

De acordo com o que está ser veiculado pela SIC Notícias face ao Conselho de Ministros extraordinário de hoje, grandes alterações estarão a caminho quanto a meios aéreos de combate a incêndios, nomeadamente a gestão destes pela Força Aérea e a possibilidade de operação dos Kamov pela FAP, estando ainda também a ser ventilada a hipótese da aquisição de dois Canadair tal como era para ter acontecido no Governo de Passos Coelho. No entanto, quando o dito Conselho de Ministros terminar e houver a conferência de imprensa, mais se deverá ficar a saber.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #626 em: Outubro 21, 2017, 02:56:02 pm »
Duvido que a FAP queira operar o Kamov... além disso os UH-60 tinham duplo uso, miltiar e combate a incêndios no verão... Justificando assim a compra de helis miltiares..Mas como a visão é reduzida..Venham as batedeiras...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #627 em: Outubro 21, 2017, 03:46:11 pm »
A resposta é UH-60L Black Hawk

Para quê?  ???

De acordo com o que está ser veiculado pela SIC Notícias face ao Conselho de Ministros extraordinário de hoje, grandes alterações estarão a caminho quanto a meios aéreos de combate a incêndios, nomeadamente a gestão destes pela Força Aérea e a possibilidade de operação dos Kamov pela FAP, estando ainda também a ser ventilada a hipótese da aquisição de dois Canadair tal como era para ter acontecido no Governo de Passos Coelho. No entanto, quando o dito Conselho de Ministros terminar e houver a conferência de imprensa, mais se deverá ficar a saber.

Quantos Kamov estão operacionais três ???
São poucos se possuimos os seis iniciais era muito bom !!!
Pergunto porque em termos de capacidade de payload suspenso,  " A batedeira " , como o Typhonman lhe chama e muito bem, é a melhor coisita que possuimos em termos de helis de combate aos FF !
Acredito que para a FAP a batedeira é uma treta mas temos pena pois os Blackhawks em termos de payload suspenso não vão alem das 4 tons vs 6 Tons da dita batedeira, ou seja 50% mais numa descarga representa poupar uma viagem em cada três dos Blackhawks, 1/3 do tempo dispendido a menos !
Quanto aos canadairs já ontem se os tivessemos era tarde acredito que a serem adquiridos dois ha-de haver alguém a fazer força para que uma segunda parelha apareça e desse modo, começamos a ter alguma capacidade aerea de combate que faria toda a diferença pois ainda ninguém clarificou quanto tempo depois do incêndio de Pedrogão ter deflagrado é que os meios pesados AKA CL215/415 apareceram no TO.
Apareceram quantas horas mais tarde, quatro, seis, oito, dez ????
Quantas largadas de 6 tons se poderiam ter efectuado por nem que fossem só dois acft's ????
Vinte, trinta, quarenta ????
pergunto-vos para vermos a dimensão do que se perdeu em termos de apoio aereo aos nossos Bombeiros e em termos de capacidade de bombardeamentos/largadas de agua e afins. Perdeu-se muito e,  se os tivessemos, e fossem empenhados mesmo uma hora depois do inicio do FF a BESTA não tinha ceifado as vidas que ceifou !!!

Como sempre a nossa gentalha politica agora depois de casa roubada trancas na Porta, agora estão muito preocupados mas não tem pingo de vergonha, foi necessário o Sr presidente da Republica vir a terreiro e puxar-lhes as orelhas, que andam a escaldar, para que houvesse alguma iniciativa e mudanças de poleiros !!!

Abraços
« Última modificação: Outubro 21, 2017, 03:49:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #628 em: Outubro 21, 2017, 03:52:47 pm »
Duvido que a FAP queira operar o Kamov... além disso os UH-60 tinham duplo uso, miltiar e combate a incêndios no verão... Justificando assim a compra de helis miltiares..Mas como a visão é reduzida..Venham as batedeiras...

O duplo uso seria uma mais valia também concordo contigo, mas já tendo nós alguns Kamov, olha que venham mais mesmo que os pilotos não gostem temos pena podem passar para as operações de voo ou para controladores no solo ao pé dos bombeiros e logo, logo ficam a adorar os KAMOV AKA Batedeiras, pois a visão dos fogos no solo é muito diferente de quando vista do AR, alguns orificios corporais ficam bem mais pequeninos, não sei me me estou a fazer entender;) ;)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3963 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #629 em: Outubro 21, 2017, 06:09:52 pm »
O problema é que depois das reparações vamos ficar com uns 5 Kamov, que é um número claramente insuficiente. Em contrapartida, o Firehawk é mais rápido e manobrável — característica importante dada a nossa orografia —, mais aerodinâmico devido à ausência de cargas suspensas, de manutenção mais fácil e, provavelmente, mais barato de operar.
Talent de ne rien faire