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Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por mafets em Abril 19, 2024, 02:43:46 pm »Os Bradley tem uma boa logística além de ser um carro com provas dadas. É actualizavel ao contrario do Marder que já não existe grande coisa a fazer. Ainda assim os Marder são melhores que os M113.
Saudações
P.S. Relativamente à Blindagem das Pandur II
https://www.operacional.pt/vbr-8x8-tp-pandur-ii-127/
Saudações
P.S. Relativamente à Blindagem das Pandur II
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Blindagem da Viatura
As placas blindadas que constituem o casco da viatura, são de um aço denominadode ARMOX 500T, e revestem-no em sete milímetros de espessura à frente, dos lados e atrás e de oito milímetros no tejadilho e piso (MOP, 2010).
Assim, em relação à Blindagem Modular que pode ser acoplada a esta viatura, a proteção balística assegurada é de nível 2, 397 e 4, e a proteção antiminas é de 3a conforme o STANAG 456998. Cada conjunto de módulos adicionais de blindagem, é constituído por 84 placas em que: oito são de aço soldadas ARMOX 500T (cinco e quinze milímetros de espessura), quinze são de aço aparafusadas ARMOX 500T (quatro, cinco e oito milímetros de espessura) e 61 placas de cerâmica STEYR aparafusadas (vinte milímetros de espessura)99 (MOP, 2010).
A blindagem de ARMOX 500T tem uma composição química leve que simplifica a soldagem. Estas placas compostas essencialmente por aço têm uma baixa percentagem de carbono, sem que haja perda da dureza, resistência e de propriedades balísticas (SSAB Oxelosund AB, 2001). Estas propriedades combinadas com uma elevada dureza e robustez, indicam que este aço é fácil de trabalhar, tem características que oferecem uma excelente deformação no momento de soldagem e não podem ser aquecidas acima dos 200 graus celsius. Oferece proteção contra explosões e na sua composição química estão presentes substâncias como o carbono, silício, fósforo, enxofre, boro, molibdénio e em maiores quantidades100 estão o magnésio, crómio e o níquel (Alloy Digest, 2013).
Os módulos de blindagem adicionais podem ser aplicados mesmo no CB ou no local onde os veículos estão em operação sem necessidade de uma equipa de manutenção especializada. Pois os módulos são simplesmente aparafusados na blindagem da estrutura (Área Militar, 2014). O piso do casco cobre e protege a maioria dos componentes do trem de potência e sistema de direcção e essa parte inferior do casco evita que os componentes referidos sejam danificados pelos vários obstáculos que podem existir em terreno irregular.
Para proteção de minas e EEI a viatura possui duplo piso e os assentos fornecem proteção contra minas, tem também spall liner no interior para reduzir efeitos secundários dos projéteis. A silhueta da viatura é considerada como reduzida e a sua identificação por radiação IV é dificultada pela sua pintura (Army Guide, 2014)
https://www.operacional.pt/vbr-8x8-tp-pandur-ii-127/