Balanço desta Legislatura nas áreas da Defesa e Segurança

  • 5 Respostas
  • 3335 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
Balanço desta Legislatura nas áreas da Defesa e Segurança
« em: Abril 07, 2009, 11:58:06 pm »
Com o aproximar do fim desta legislatura do PS, gostaria de auscultar as vossas opiniões.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 08, 2009, 12:12:41 am »
A nível de Forças de Segurança, fez-se um "make up" geral mas as questões de fundo continuam por resolver, falta de autoridade da policia, falta de condições em muitas esquadras e postos da GNR, falta de apoio psicológico aos agentes, problemas na entrega das Glock´s, e a reorganização das áreas de patrulhamento com permutas entre GNR e PSP o que veio criar lacunas a nível do policiamento em determinadas áreas..

Dou um 6...


A nível de defesa, penso que houve algumas grandes decisões que foram tomadas por este ministro, compra dos LEO2, as Classe-M, contrato de manutenção EH-101M..Contudo existem várias lacunas que ainda não foram resolvidas... A substituição da G-3 parece estar parada.. A modernização dos C-130H necessita autorização da tutela, os NPO´s continuam em Viana,sendo que o LPD é a principal falta deste executivo a nível do MdN, uma lacuna que já deveria estar "adjudicada" a algum estaleiro, só isto já é uma grande "nódoa" nesta legislatura.

A LPM (Lei de Programação Militar) deve ser revista este ano, mas até agora não há qualquer noticia..


Dou um 9.5....
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 08, 2009, 10:47:46 am »
typhonman os C-130 serão modernizados e não substituidos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 08, 2009, 06:33:18 pm »
Citar
A modernização dos C-130H necessita autorização da tutela


Eu sei, foi o que escrevi.  :)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 08, 2009, 10:46:41 pm »
Eu também concordo com grande parte do que se escreveu.

A nivel da organização das Forças de Segurança formou-se na PSP a Unidade Especial da Policia juntando todas as suas unidades especiais, o que me pareceu bem e não foi "doloroso", na GNR já foi uma mudança muito mais radical custosa, ainda estou para me decidir se foi bem ou mal feito, pelo que me parece, retirou-se a organização militar e fez-se uma nova, tipo policia civil, desde que funcione é o que interessa, mas a ver vamos o seu resultado no futuro.

A nivel de equipamento das FS não estou por dentro do assunto mas as novas pistolas parece uma boa aquisição.

Nas Forças Armadas a nivel de organização acho que não se alterou nada, tanto se fala do Comando Conjunto, Estado-Maior Conjunto, etc, etc, mas é tudo teoria.

A nivel de equipamentos temos:

No Exército os Leopard 2 e os Pandur 2 não me parece que tenha havido problemas na decisão, compra e aquisição do material, o Exército foi decidido, e depois temos outros equipamentos que parece que nunca cá estarão, como é o caso da nova espingarda automática, dos helicopteros ligeiros e blindados 4x4 para a BRR.

Nota Suficiente, o Exército quando é trocar um veiculo velho por um novo mas que faz o mesmo tudo corre relativamente rápido, mas quando é novidades (helicopteros) já parece que não sabe muito bem o que fazer.

Na Marinha as compras rápidas e decididas foram os submarinos e as Fragatas BD, enquanto que os NPO estão a apodrecer em Viana e o LPD é uma fantasia.

Nota Suficiente, material para a Marinha de Guerra vem bem, material para a Marinha Costeira já não.

Na Força Aérea aquisições rápidas e decididas foram os EH101, o C295 e os P-3C Orion e até dos 25 F-16 "encaixotados", problemas apareceram com a modernização dos F-16, dos P-3C, com a manutenção dos EH101 e finalmente outro programa que se arrasta (conjunto com o Exército) é a substituição dos AllouetteIII, relembro que o primeiro veio para a FAP em 1963 (já lá vão 46 anos).

Nota Suficiente, a FAP compra bem mas depois parece que os programas de modernização e manutenção são grandes confusões.
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 10, 2009, 03:55:47 pm »
Atenção que estou a falar desta legislatura do PS. Não estou a falar de decisões tomadas no passado.
 
E gostava que não se limitassem só ao material. Houve muita legislação que afectou directamente os operacionais, tanto das Forças Armadas como das Forças de Segurança. O novo Regulamento de Disciplina Militar é um bom exemplo disso.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos