Panhard EBR

  • 40 Respostas
  • 24466 Visualizações
*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
Panhard EBR
« em: Maio 31, 2008, 12:02:45 pm »
criei  este tópico para se falar sobre este veiculo militar, uma pergunta, o exército português ainda utiliza este veículo??

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: Panhard EBR
« Responder #1 em: Maio 31, 2008, 12:08:23 pm »
Citação de: "major-alvega"
criei  este tópico para se falar sobre este veiculo militar, uma pergunta, o exército português ainda utiliza este veículo??

A Panhard EBR foi retirada nos anos de 1980, substituída pelas Saladin britânicas e, hoje, pode-se considerar que as Cadillac Gage V-150 são a sua substituta. Foi, por exemplo, empregue em Angola, pelos Dragões de Angola.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 31, 2008, 12:10:18 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12770
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7612 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Panhard EBR
« Responder #3 em: Maio 31, 2008, 02:44:52 pm »
Citação de: "major-alvega"
criei  este tópico para se falar sobre este veiculo militar, uma pergunta, o exército português ainda utiliza este veículo??


Utiliza para isto:

museu, mas entre a EBR e a v-150 tivemos a Saladin.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 31, 2008, 07:08:28 pm »
mas porque é que não se faz um museu para estas viaturas militares???

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 31, 2008, 07:27:31 pm »
Citação de: "major-alvega"
mas porque é que não se faz um museu para estas viaturas militares???


 :roll: Se calhar é porque já há...



Museu Militar de Coimbra

Morada  
Largo da Rainha Santa SANTA CLARA
3040-041  COIMBRA
Portugal
Telefone 1  239441721
Telef Militar  435871
E-Mail  musmilcoimbra@mail.exercito.pt
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 31, 2008, 07:30:26 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "major-alvega"
mas porque é que não se faz um museu para estas viaturas militares???

 :roll: Se calhar é porque já há...



Museu Militar de Coimbra

Morada  
Largo da Rainha Santa SANTA CLARA
3040-041  COIMBRA
Portugal
Telefone 1  239441721
Telef Militar  435871
E-Mail  musmilcoimbra@mail.exercito.pt



obridado mais uma vez Pereira Marques, mas não acha que se devia construir um local coberto, nesse museu, para colocar essas viaturas militares???

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 31, 2008, 07:38:41 pm »
Se nem há (verbas para) parques cobertos para todas as viaturas operacionais :roll:
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12770
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7612 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 31, 2008, 08:10:25 pm »
Muitas encontram-se pelas várias unidades do a enfeitar os jardins e as paradas.


Panhard ETT
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 31, 2008, 08:16:46 pm »
mas na minha opinião, peso que se devia, pelo menos por a trabalhar estes veiculos, pelo menos uma a duas vezes por mes, não acham???

*

Johnny

  • 136
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 31, 2008, 08:50:48 pm »
Parq quê??? Se nunca mais vão ser utilizados qual a necessidade de os pôr a funcionar??? O reduzido número de viaturas que estão no museu é suficiente para preservar um pouco da história das Panhard EBR durante o tempo que estiveram ao serviço de Portugal....

É preferível investir esse dinheiro em garantir a operacionalidade das viaturas em serviço para evitar que muitas delas estejam paradas por falta de manutenção que é o que se está a passar. E se possível comprar novos meios. :lol:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 31, 2008, 09:02:33 pm »
Citação de: "major-alvega"
mas na minha opinião, peso que se devia, pelo menos por a trabalhar estes veiculos, pelo menos uma a duas vezes por mes, não acham???


Já viu o preço da gasolina!!!! :shock:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 31, 2008, 09:03:09 pm »
Problema: Nós temos a tradição de construir para nunca manter e ficar até cair.

Mas de facto, manter pelo menos um veículo operacional e em condições de andar pelos seu prórios meios é uma dor de cabeça.
Muitos componentes envelhecem, e não há possibilidade de recuperação.
O que se pode fazer, é para colocar um destes veículos a andar, para por exemplo reconstituições históricas, é mudar-lhe o motor, mas nesse caso perde o valor histórico.

O problema que temos com esses carros é o mesmo de muitos museus ao ar  livre do mundo.

A inclemência dos elementos.

Depois também se fica com a impressão de que esse museu parece mais um depósito de ferro velho que outra coisa qualquer.

Colocar os veículos num pavilhão também é possível, mas nesse caso eles normalmente ficam estacionados ao lado uns dos outros de tal forma que não se consegue tirar um foto em condições sem ter que apanhar o resto do museu na foto.

Há mais que um museu de veículos em Portugal e as peças (porque é de peças de museu que falamos) encontram-se em diferentes estados de conservação.

Mas confesso que nem sei que existem tintas que pudessem resolver o problema de os carros enferrujarem.

É uma pena, mas tanto enferrujam os nossos Panhard como os Panther PzKpfw-V que os ingleses têm nos museus deles.

Provavelmente lá, pintam-nos mais vezes...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 01, 2008, 12:26:31 pm »
Citação de: "major-alvega"
mas na minha opinião, peso que se devia, pelo menos por a trabalhar estes veiculos, pelo menos uma a duas vezes por mes, não acham???
As boas intenções não bastam.  :wink: No caso da minha página, encontraria lá uma reportagem sobre Saumur:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... aumur.html

Citar
The museum has more than 850 vehicles, a third of which work and 200 on permanent display. Usually, an exhibition with the working vehicles is organized in July. You may find that a vehicle referred in the website or here isn't occupying its designated spot because many of the vehicles are moved from time to time for maintenance.

Mas, também, sobre as colecções de blindados do Museu Militar de Coimbra e da Escola Prática de Cavalaria em Abrantes:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... seums.html
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... laria.html

Em termos nacionais, existem outros pontos onde estão colecções de blindados, designadamente no Museu Militar do Porto e no antigo Regimento de Cavalaria nº 4 no Campo Militar de Santa Margarida. Pelas viaturas em exposição, o pólo de Coimbra e do Porto do Museu Militar são os mais interessantes.
No caso das viaturas de Abrantes, as mesmas foram pintadas e encontram-se em boas condições, pelo menos externamente.

Quanto ao lugar coberto, seria o ideal. Saumur mostra que se pode conseguir um espaço funcional coberto. Contudo, isso exige dinheiro. E, sejamos honestos, há outras prioridades.
Basta pensar que a política até hoje - e a criação de um pólo em Elvas indica que é para continuar - é de espalhar o espólio pelo país.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro


PS- Como vejo que gosta destes assuntos dos blindados e sua preservação, sugiro que esteja atento à Revista 4x4 e aum trabalho sobre a Comando Mk III, o único projecto de um blindado integralmente desenhado em Portugal:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... oured.html
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 01, 2008, 02:09:52 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
PS- Como vejo que gosta destes assuntos dos blindados e sua preservação, sugiro que esteja atento à Revista 4x4 e aum trabalho sobre a Comando Mk III, o único projecto de um blindado integralmente desenhado em Portugal:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... oured.html


Já agora também fico à espera, porque sempre pensei que o BRAVIA Comando Mk. III fosse uma cópia/adaptação da Shorland, à semelhança do que aconteceu com o Chaimite/V-100 Commando.

De relembrar que os Shorland (e não os BRAVIA Comando) foram substituidos na GNR pelos IVECO VM90 Protetto.