União Portugal/Cabo-Verde

  • 226 Respostas
  • 62238 Visualizações
*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #75 em: Novembro 18, 2008, 06:56:05 pm »
Eu estou a favor dessa intervenção por parte de Portugal.
Mas é de esperar que os comunas condenem qualquer acção por parte do governo face a este problema... :N-icon-Axe:
Isto é, se o Sócrates decidir intervir...o que não me parece. Mais depressa ele manda Magalhães para lá do que qualquer outra coisa...

Se de facto, existir uma espécie de "invasão" por parte da Nigéria, de uma forma prejudicial para as gentes dessas terras, o mais provável é a mobilização de um movimento de apoio (como aconteceu no caso Timor) que alerte a comunidade internacional.

Agora uma intervenção própria....talvez só se voltássemos à Monarquia.
Não vejo os partidos de hoje fazer algo por Portugal e tudo o que se lhe associa.
Como o Professor Agostinho da Silva disse: " estão mais preocupados em se insultar uns aos outros do que se a entre-ajudar na difícil tarefa de gerir um país"
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #76 em: Novembro 19, 2008, 10:18:05 am »
Portugal nao tem nada a perder em reintegrar cabo-verde et sao-tome. A importancia de portugal na NATO cresceria duma maneira espectacular. Com a posicao estrategica de cabo verde et sao-tome en frento do golfe de guinee que tem 12% das reservas de petroilio do mundo, a importancia de Portugal saira muito crescida. Portugal seria para os US um parceiro aida mais importante que teria um melhor peso.

Isto e bom para Portugal...e para cabo-verde e sao-tome voltar dentro de uma casa solida e "estable".
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #77 em: Novembro 19, 2008, 04:34:03 pm »
E eles querem? Dúvido!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #78 em: Novembro 19, 2008, 06:00:03 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E eles querem? Dúvido!


claro que querem, os cabo-verdianos e os são-tomenses (o povo) n~~ao cortarão o cordão ombilical com Portugal e se sentem sempre Portugueses.

Mas so os leaders de cabo-verde e sao-tome que vao ser contra porque estao a gerar billiões de euros, e se o cabo-verde e saã-tome voltassem a ser portugueses esses leadears/governantes vão perder o controlo desses billiões de euros...

Mas o povo dos dois arquilpelagos nunca quiseram ser independentes. e o poco que queria ser independente hoje reconhcam que foram inganados...

Eu sei que Portugal não queria dar independencia a Cabo-verde e foi por isso que o processo de independencia durou dois annos a mais do que da guinea bissau...Os cabo-verdianos fizeram um erro de ser independente...mais hoje os cabo-verdiannos sabem isso, mesmo os governantes sabem disso.

Mas se portugal recuperar os seus dois archipelagos(que criou a partir de nada para serem inhabitadas) o Portugal vai ter um imenso aventagem por ter um pesso crescido como potencia que tem controle das aguas du golfe de guinea (sao-tomé) et de ter o controle do ponto central do antlantico (cabo-verde).

Eu penso que d'aqui um poco mais de 10 annos cabo-verde vai voltar a ser parte(reintegrado) de Portugal .
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #79 em: Novembro 19, 2008, 06:24:44 pm »
Com tudo o respeito acho isso algo impossivel.
Mostre-me  um estudo aonde os povos dos dois paises digam que querem voltar a fazer parte de Portugal???
Agora é tarde para isso acontecer.
Cumprimentos
 

*

Ataru

  • Perito
  • **
  • 414
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #80 em: Novembro 19, 2008, 07:02:57 pm »
Não existem estudos como é óbvio lol e a opinião diverge mas se fosse feito um referendo, a maioria absoluta da população preferia reunificar-se com Portugal. Provavelmente querem saber as minhas fontes, bem as minhas são fontes são de 2 amigos cabo verdianos a estudar em portugal, e de uma familia de um outro amigo meu, onde o chefe dessa familia ja foi ministro de economia em cabo verde, mas claro isto vale o que vale lol
Penso que se se fizer a proposta a cabo verde eles eventualmente aceitarao, mas la esta e preciso ter iniciativa, teremos de esperar por um governante decente...
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #81 em: Novembro 19, 2008, 08:42:55 pm »
ok tenho uma ideia.
Mandem uma carta ao SOL haver se eles querem fazer um estudo igual aquele que fizeram em Portugal sobre Espanha, o outro jornal qualquer?
Por acaso seria um estudo que gostaria de ver.
Cumprimentos
 

*

Ataru

  • Perito
  • **
  • 414
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #82 em: Novembro 19, 2008, 08:44:55 pm »
Sinceramente não aprecio o SOL, demasiado comunista para o meu gosto...
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #83 em: Novembro 19, 2008, 09:32:14 pm »
Citação de: "pedro"
ok tenho uma ideia.
Mandem uma carta ao SOL haver se eles querem fazer um estudo igual aquele que fizeram em Portugal sobre Espanha, o outro jornal qualquer?
Por acaso seria um estudo que gostaria de ver.
Cumprimentos


pedro,

vocé esta a comparar coisas que nao tem nada em commun. Portugal e espanha sao duas potencias que lutaram para a dominacao da peninsula iberica.
Cabo-verde é uma nacao que foi criada a apartir de nada por Portugal. A relacao de cabo-verde para Portugal e uma relacao de inclusao o de reintegracao, e nunca seria uma uniao porque cabo-verde foi criado por Portugal e é uma micro-nacao...

No caso de Cabo-verde e sao-tomé as pessoas que la viviam diziam antes de 1975 que eram portugueses. tinham passaportes portuguese s e eram portugueses, ainda tem muito cabo-verdianos que dizem que sao-portugueses...Eu penso que cabo-verde nunca devia ter sido um pais porque ja era parte de um grande pais: Portugal. Os cabo-verdianos tem em  parte origem portuguese pela misgenacao e por isso os cabo-verdianos se identificao "racialement" com os portuguese por serem descendentes de portugueses brancos, e se identificam com portuguese porque forum parte de portugal de 1462 a 1975.

Eu penso que d'aqui a poco tempo cabo-verde vai voltar para casa e vair sere reintegrado dentro de Portugal.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17943
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5674 vez(es)
  • +7034/-9362
(sem assunto)
« Responder #84 em: Novembro 20, 2008, 08:18:49 am »
já temos poucos para sustentar....mais uma Madeira? Thanks but No thanks!

Deixem lá os homens que eles querem pouco saber de "reunificações"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #85 em: Novembro 20, 2008, 12:08:07 pm »
Citação de: "P44"
já temos poucos para sustentar....mais uma Madeira? Thanks but No thanks!

Deixem lá os homens que eles querem pouco saber de "reunificações"


se a madeira custa alguma coisa é a União europeia que paga, não é? Portugal esta ainda debaixo do objective do PIB ser a 75 % do PIB da UE15...

penso que se cabo-verde e São tome reintegrarem Portugal vão ter um estatuto de autonomia muito mais grande do que madeira e por isso vao dever procurar por si mesmo um parte dos seus financiamentos, seja com a UE, ou seja com o IMF, BM...e no longo termo, madeira e açores (e canarias) vão ter um estatuto de autonomia mais similar a este novo estatuto de autonomia.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17943
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5674 vez(es)
  • +7034/-9362
(sem assunto)
« Responder #86 em: Novembro 21, 2008, 09:26:38 am »
é a UE que paga????  :shock:

mas vc vive em que planeta????

Não é o governo da República (diga-se, os "cubanos") que têm de sustentar o soba da madeira e os amigalhaços? e ainda por ser passar o tempo a ser insultado?????
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #87 em: Novembro 21, 2008, 11:16:18 am »
o EU da quada anno 5billions de euros ao Portugal para financiar o "development" das zones mais pobres. Madaira por si mesmo tem industria turistica et tem outros recursos que lhe dao um rendimento proprio. Mas a EU da 5billioes de euros a Portugal cada anno.
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #88 em: Novembro 21, 2008, 11:19:56 am »
e o PIB/habitante da madeira e superior ao PIB/habitante do portugal continental?

madeira 16000euros/habitante e Portugal 13000euros/habitante.

PIB das regioes da UE.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17943
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5674 vez(es)
  • +7034/-9362
(sem assunto)
« Responder #89 em: Novembro 21, 2008, 01:35:36 pm »
Se a Madeira é assim tão rica menos percebo ainda porque é que o soba de lá passa o tempo a tentar estorquir mais dinheiro aos "cubanos", e ia chorando baba e ranho quando lhe ameaçaram secar a "teta"....
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas