China vende helicóptero a Cabo Verde

  • 0 Respostas
  • 3989 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
China vende helicóptero a Cabo Verde
« em: Abril 01, 2008, 04:17:45 pm »
Citar
Cabo Verde: Delegação chinesa na Praia para discutir venda de helicóptero

Cidade da Praia, 01 Abr (Lusa) - Uma delegação chinesa, chefiada pelo vice-director do gabinete para Assuntos Estrangeiros do Ministério da Defesa da China, Coronel Huia Bo, está a discutir com as autoridades de Cabo Verde a aquisição de um helicóptero militar pelo arquipélago.  

 

       A decisão de adquirir um helicóptero na China resultou de um acordo de cooperação militar assinado em Outubro de 2007, aquando da visita da ministra da Defesa de Cabo Verde, Cristina Lima, àquele país asiático.  

 

       De acordo com Pedro Reis Brito, director-geral da defesa de Cabo Verde, neste momento está em discussão, entre as duas partes, a definição das especificações técnicas do helicóptero, o planeamento da formação e dos custos operacionais e de manutenção.  

 

       Isso porque, em vez de adquirir vários helicópteros para os diversos sectores que necessitam deste aparelho, Cabo Verde pretende adquirir um que sirva para várias situações no arquipélago.  

 

       "A intenção é ter um helicóptero polivalente que sirva Cabo Verde não só na parte de defesa, mas também na área de busca e salvamento, evacuação médica entre as ilhas e eventualmente no combate a incêndios nas florestas,  de modo que isso exige uma helicóptero especifico, com 'kits' que podem ser montados e desmontados", especificou.  

 

       Em discussão está a ainda a formação dos pilotos e técnicos militares que deverão operar com o helicóptero.  

 

       "Há uma parte da formação técnica que é garantida pela empresa que produz helicópteros mas há a parte militar para pilotos e técnicos de helicóptero que estamos a discutir com o Ministério da Defesa da China e a planificar esta formação para os próximos anos", adiantou.  

 

        Pedro Reis Brito afirmou  que até o final deste semestre todos os estudos deverão estar concluídos mas não especificou em que data estará o aparelho em Cabo Verde.  

 

        O Director-geral da Defesa  explicou que  após a entrega dos estudos ao governo, o executivo irá  ainda discutir com a China a questão do financiamento da aeronave.  

 

       Durante a visita da delegação chinesa deverão ainda ser discutidas as possibilidades de  cooperação na área de segurança do país e da sub-região africana em que se insere.  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito