Timor-Leste: Fundação Calouste Gulbenkian

  • 0 Respostas
  • 2915 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Timor-Leste: Fundação Calouste Gulbenkian
« em: Agosto 01, 2007, 07:33:09 pm »
Timor-Leste: Fundação Calouste Gulbenkian apoia formação de quadros médios na área da saúde


Citar
Lisboa, 01 Ago (Lusa) - A Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) vão apoiar o Instituto de Ciências de Saúde de Timor-Leste na formação de quadros médios daquele país.

As três instituições assinaram um protocolo que prevê apoio pedagógico e científico na estruturação dos cursos e reforço na formação dos docentes do Instituto de Ciências de Saúde de Timor-Leste (ICS), disse à Agência Lusa fonte da Fundação Calouste Gulbenkian.

A fonte salientou que o protocolo é uma resposta a um pedido das autoridades timorenses, que consideram a capacitação para o sector da saúde vital para o desenvolvimento do país.

Actualmente, o ICS ministra cursos de curta duração, de cerca de um ano, na área de enfermagem, obstetrícia, ginecologia e radiologia, além de possuir um corpo docente composto por 18 professores.

Com o projecto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, o ICS vai alargar os cursos para um período de três anos.

A fonte adiantou que o projecto não prevê a substituição de professores, mas sim a formação dos docentes existentes no ICS, além de orientação técnica e científica que ficará a cargo da Escola Superior de Tecnologia e a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

Os cursos ministrados ao abrigo do projecto, que inicialmente terá uma duração de três anos, vão começar em Janeiro de 2008.

Inicialmente será reestruturado o curso de enfermagem geral e posteriormente obstetrícia, ginecologia, análises clínicas e radiologia,

Em comunicado, a Fundação Calouste Gulbenkian refere que tem vindo apoiar vários projectos em Timor-Leste, nomeadamente o Programa de Formação de Médicos Timorenses, em Cuba, o Programa de Aleitamento Materno e o projecto "Micro Subsídios na área da saúde".

CMP.

Lusa/Fim