Cooperação Militar

  • 92 Respostas
  • 47782 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #75 em: Fevereiro 08, 2018, 10:03:20 pm »
Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa para triénio 2018-2020


O ministro da Defesa considerou hoje que o novo programa quadro de cooperação com São Tomé e Príncipe corresponde a "um novo patamar no relacionamento" bilateral, "com benefícios que se querem mútuos e partilhados".

Portugal e São Tomé, disse Azeredo Lopes, abandonaram o “conceito mais restrito da cooperação técnico militar”, para aderirem a outro “mais alargado, no domínio da defesa, que envolve toda a atividade de cooperação” que ambos os ministérios desenvolvem.

O ministro da Defesa falava em São Tomé e Príncipe, após a assinatura de um programa quadro de cooperação para o triénio 2018-2020 e de um memorando de entendimento sobre a permanência, por um ano, do navio patrulha Zaire nas águas do arquipélago.

Os dois documentos foram rubricados a bordo do navio patrulha Zaire, pelos respetivos ministros da Defesa de Portugal e da Defesa e Administração Interna de São Tomé e Príncipe, Arlindo Ramos, na presença do primeiro-ministro de São Tomé, Patrice Trovoada, que depois fez uma visita guiada à embarcação.

O governante português lembrou que os acordos celebrados se enquadram no âmbito do programa estratégico de cooperação 2016-2020 celebrado entre Portugal e São Tomé e Príncipe e “no modo como contribui para a coerência das políticas externas e de cooperação dos dois Estados com benefícios que se querem mútuos e partilhados”.

Azeredo Lopes recordou também que o Zaire vai estar envolvido em atividades de patrulha numa zona do globo com maior papel no comércio internacional, onde se concentra uma percentagem considerável da produção de petróleo e de hidrocarbonetos, por onde atravessam importantes rotas do comércio e circulam muitos navios com pavilhão português, cuja segurança é crucial proteger.

“Uma região que nos confronta com as mais abrangentes e complexas questões geoestratégicas e geopolíticas e geoeconómicas e onde, lamentavelmente, se tem verificado um aumento crescente, felizmente mais controlado, de atividades ilícitas no mar como a pirataria, o roubo à mão armada e os tráficos de arma, de droga e de pessoas por via marítima”, disse.

A deslocação do navio patrulha Zaire para São Tomé responde a um pedido das autoridades do pequeno país do Golfo da Guiné para reforçar a sua capacidade de fiscalização e correspondente exercício da autoridade no mar, enquadrado numa missão de capacitação operacional marítima da guarda costeira são-tomense.

“Ou seja, uma missão que se traduz num apoio mais substancial à guarda costeira e aos militares de São Tomé e Príncipe, isto tendo em vista a rápida absorção de competências e práticas ao nível operacional, logístico, de formação e de treino, de colmatar lacunas em meios navais disponíveis e de melhorar as infraestruturas portuárias de apoio naval”, acrescentou Azeredo Lopes.

“Este novo conceito impõe-nos um ano de grande exigência ao nível político e ao nível militar com a preparação e adoção hoje de um quadro conceptual, legislativo, organizativo e estrutural que dê sustentação a este esforço adicional que os nossos países agora assumem”, concluiu.

A tripulação do Zaire, composta por 36 efetivos da marinha portuguesa, integra também elementos das Forças Armadas de São Tomé.

No quadro do protocolo assinado estão também previstas a criação de condições para a participação das Forças Armadas portuguesas e são-tomenses em missões de paz e humanitárias, “em situações a planear e a definir caso a caso por ambos os países”, segundo o ministro da Defesa de Portugal.

O ministro são-tomense da Defesa e da Administração Interna considerou a assinatura dos dois documentos como “um ato histórico na viragem da cooperação com Portugal no âmbito daquilo que é a componente defesa a nível da segurança marítima e das forças armadas”.

Além disso, acrescentou, as Forças Armadas de São Tomé poderão também conhecer “outro patamar de operacionalidade”.


>>>>>>  http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/portugal-e-sao-tome-assinam-protocolo-de-defesa-para-trienio-2018-2020
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +759/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Cooperação Militar
« Responder #76 em: Janeiro 01, 2020, 11:05:02 pm »





Citar
Exército promove a 7.ª edição do Curso de Proteção Pessoal no Regimento de Lanceiros N.º 2

Este curso visou dotar os militares com as capacidades necessárias para integrar e comandar equipas de proteção pessoal e garantir a segurança a altas entidades militares, em missões no território nacional e nas Forças Nacionais Destacadas.

Frequentaram o Curso 12 militares, sendo 6 do Exército, 2 da Marinha e 4 do Exército Brasileiro.

Quatro militares brasileiros, dois da PMESP e dois do EB.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #77 em: Março 25, 2021, 06:22:19 pm »
Portugal renova parceria com Cabo Verde na área da Defesa


O novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado, mas mantendo a tónica na localização estratégica do arquipélago na prevenção de ilícitos no Atlântico.

O novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado a áreas como o combate às pandemias ou a ciberdefesa, mas mantendo a tónica na localização estratégica do arquipélago na prevenção de ilícitos no Atlântico.

“Esta é uma parceria que interessa tanto a Cabo Verde como interessa a Portugal. Cabo Verde está no coração da segurança marítima e da segurança do Atlântico, e a segurança do Atlântico é vital para a segurança de Portugal da Europa”, afirmou esta quinta-feira, na Praia, o diretor-geral de Política de Defesa Nacional de Portugal, Paulo Lourenço.

Os dois países iniciaram, na capital cabo-verdiana, a oitava reunião da subcomissão bilateral no domínio da Defesa entre Cabo Verde e Portugal, que está a fazer um balanço do atual programa-quadro (2016-2021) e a abordar novas aéreas para o próximo quadro, que deverá vigorar até 2026.

Desde o início da cooperação entre os dois países, mais de mil militares cabo-verdianos foram formados em Portugal, dos quais 96 no atual programa-quadro – que não foi afetado pela pandemia de covid-19 -, além das patrulhas regulares conjuntas nas águas de Cabo Verde e a escala de pelo menos dois navios da Marinha portuguesa em portos cabo-verdianos todos os anos.

“Com ajustes podemos com certeza valorizar e dar um salto em relação aquilo que eram as áreas de trabalho até aqui”, explicou Paulo Lourenço, em declarações à margem da reunião.

O objetivo do encontro, explicou, visa “pensar” em conjunto as prioridades da cooperação bilateral para os próximos cinco anos no âmbito da “densa relação” no setor da Defesa. “Há muita coisa que mudou à nossa volta nos últimos anos, nas dinâmicas internacionais, nas preocupações que afetam os dois países”, reconheceu o responsável português.

Paulo Lourenço destacou que o envolvimento das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e ao apoio às autoridades de saúde, nos dois países, representa uma “nova frente de trabalho que se abriu” para esta cooperação, que deverá ser reforçada, acrescentou, ao nível de ciberdefesa e na área das indústrias de Defesa.

“Nós trabalhos juntos, damos e recebemos. E o que nós damos é ajudar que no corredor Atlântico, em que Cabo Verde é estratégico, poder evitar que ocorram ilícitos nesse corredor. Se esses ilícitos passarem daqui para cima, afetará a Europa e começa por Portugal”, admitiu o diretor nacional da Defesa cabo-verdiano, coronel Armindo Miranda, à entrada da primeira de várias reuniões para definir as novas áreas de cooperação.

O apoio de Portugal à instalação de um avião que o Governo cabo-verdiano pretende adquirir para a Guarda Costeira, para evacuações médicas e patrulhamento aéreo – atualmente o país não tem qualquer meio aéreo -, incluindo a formação das equipas e certificação, foi já uma “prioridade” identificada por Cabo Verde. “A inserção de frota [da nova aeronave] é umas das coisas que nós vamos tratar no novo programa”, admitiu Armindo Miranda.

No acordo em vigor, Portugal e Cabo Verde acertaram promover a assistência mútua nas operações de busca e salvamento e os compromissos de desenvolver ações no domínio da segurança marítima, nomeadamente através da presença de meios navais e aéreos, fiscalização conjunta e troca de informações entre os centros com responsabilidade de monitorização e de operações, além do regular ensino e formação militar de alunos cabo-verdianos.

“Nós esperamos aquilo que Portugal tem feito sempre”, rematou o responsável cabo-verdiano, sobre as expectativas para o novo programa-quadro de Defesa, a fechar pelos dois países até final do ano.


 :arrow:  https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugal-renova-parceria-com-cabo-verde-na-area-da-defesa-718350
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: Cooperação Militar
« Responder #78 em: Março 25, 2021, 08:02:05 pm »
Portugal renova parceria com Cabo Verde na área da Defesa


O novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado, mas mantendo a tónica na localização estratégica do arquipélago na prevenção de ilícitos no Atlântico.

O novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado a áreas como o combate às pandemias ou a ciberdefesa, mas mantendo a tónica na localização estratégica do arquipélago na prevenção de ilícitos no Atlântico.

“Esta é uma parceria que interessa tanto a Cabo Verde como interessa a Portugal. Cabo Verde está no coração da segurança marítima e da segurança do Atlântico, e a segurança do Atlântico é vital para a segurança de Portugal da Europa”, afirmou esta quinta-feira, na Praia, o diretor-geral de Política de Defesa Nacional de Portugal, Paulo Lourenço.

Os dois países iniciaram, na capital cabo-verdiana, a oitava reunião da subcomissão bilateral no domínio da Defesa entre Cabo Verde e Portugal, que está a fazer um balanço do atual programa-quadro (2016-2021) e a abordar novas aéreas para o próximo quadro, que deverá vigorar até 2026.

Desde o início da cooperação entre os dois países, mais de mil militares cabo-verdianos foram formados em Portugal, dos quais 96 no atual programa-quadro – que não foi afetado pela pandemia de covid-19 -, além das patrulhas regulares conjuntas nas águas de Cabo Verde e a escala de pelo menos dois navios da Marinha portuguesa em portos cabo-verdianos todos os anos.

“Com ajustes podemos com certeza valorizar e dar um salto em relação aquilo que eram as áreas de trabalho até aqui”, explicou Paulo Lourenço, em declarações à margem da reunião.

O objetivo do encontro, explicou, visa “pensar” em conjunto as prioridades da cooperação bilateral para os próximos cinco anos no âmbito da “densa relação” no setor da Defesa. “Há muita coisa que mudou à nossa volta nos últimos anos, nas dinâmicas internacionais, nas preocupações que afetam os dois países”, reconheceu o responsável português.

Paulo Lourenço destacou que o envolvimento das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e ao apoio às autoridades de saúde, nos dois países, representa uma “nova frente de trabalho que se abriu” para esta cooperação, que deverá ser reforçada, acrescentou, ao nível de ciberdefesa e na área das indústrias de Defesa.

“Nós trabalhos juntos, damos e recebemos. E o que nós damos é ajudar que no corredor Atlântico, em que Cabo Verde é estratégico, poder evitar que ocorram ilícitos nesse corredor. Se esses ilícitos passarem daqui para cima, afetará a Europa e começa por Portugal”, admitiu o diretor nacional da Defesa cabo-verdiano, coronel Armindo Miranda, à entrada da primeira de várias reuniões para definir as novas áreas de cooperação.

O apoio de Portugal à instalação de um avião que o Governo cabo-verdiano pretende adquirir para a Guarda Costeira, para evacuações médicas e patrulhamento aéreo – atualmente o país não tem qualquer meio aéreo -, incluindo a formação das equipas e certificação, foi já uma “prioridade” identificada por Cabo Verde. “A inserção de frota [da nova aeronave] é umas das coisas que nós vamos tratar no novo programa”, admitiu Armindo Miranda.

No acordo em vigor, Portugal e Cabo Verde acertaram promover a assistência mútua nas operações de busca e salvamento e os compromissos de desenvolver ações no domínio da segurança marítima, nomeadamente através da presença de meios navais e aéreos, fiscalização conjunta e troca de informações entre os centros com responsabilidade de monitorização e de operações, além do regular ensino e formação militar de alunos cabo-verdianos.

“Nós esperamos aquilo que Portugal tem feito sempre”, rematou o responsável cabo-verdiano, sobre as expectativas para o novo programa-quadro de Defesa, a fechar pelos dois países até final do ano.


 :arrow:  https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugal-renova-parceria-com-cabo-verde-na-area-da-defesa-718350

Espectáculo!!!  :N-icon-Axe:
Mas que grande parceria !!!  :N-icon-Axe:
Terá alguma cousa a ver com campos de Golf ??? ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Cooperação Militar
« Responder #79 em: Março 28, 2021, 10:46:47 pm »
Portugal renova parceria com Cabo Verde na área da Defesa


O novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado, mas mantendo a tónica na localização estratégica do arquipélago na prevenção de ilícitos no Atlântico.

O novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde deverá ser alargado a áreas como o combate às pandemias ou a ciberdefesa, mas mantendo a tónica na localização estratégica do arquipélago na prevenção de ilícitos no Atlântico.

“Esta é uma parceria que interessa tanto a Cabo Verde como interessa a Portugal. Cabo Verde está no coração da segurança marítima e da segurança do Atlântico, e a segurança do Atlântico é vital para a segurança de Portugal da Europa”, afirmou esta quinta-feira, na Praia, o diretor-geral de Política de Defesa Nacional de Portugal, Paulo Lourenço.

Os dois países iniciaram, na capital cabo-verdiana, a oitava reunião da subcomissão bilateral no domínio da Defesa entre Cabo Verde e Portugal, que está a fazer um balanço do atual programa-quadro (2016-2021) e a abordar novas aéreas para o próximo quadro, que deverá vigorar até 2026.

Desde o início da cooperação entre os dois países, mais de mil militares cabo-verdianos foram formados em Portugal, dos quais 96 no atual programa-quadro – que não foi afetado pela pandemia de covid-19 -, além das patrulhas regulares conjuntas nas águas de Cabo Verde e a escala de pelo menos dois navios da Marinha portuguesa em portos cabo-verdianos todos os anos.

“Com ajustes podemos com certeza valorizar e dar um salto em relação aquilo que eram as áreas de trabalho até aqui”, explicou Paulo Lourenço, em declarações à margem da reunião.

O objetivo do encontro, explicou, visa “pensar” em conjunto as prioridades da cooperação bilateral para os próximos cinco anos no âmbito da “densa relação” no setor da Defesa. “Há muita coisa que mudou à nossa volta nos últimos anos, nas dinâmicas internacionais, nas preocupações que afetam os dois países”, reconheceu o responsável português.

Paulo Lourenço destacou que o envolvimento das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e ao apoio às autoridades de saúde, nos dois países, representa uma “nova frente de trabalho que se abriu” para esta cooperação, que deverá ser reforçada, acrescentou, ao nível de ciberdefesa e na área das indústrias de Defesa.

“Nós trabalhos juntos, damos e recebemos. E o que nós damos é ajudar que no corredor Atlântico, em que Cabo Verde é estratégico, poder evitar que ocorram ilícitos nesse corredor. Se esses ilícitos passarem daqui para cima, afetará a Europa e começa por Portugal”, admitiu o diretor nacional da Defesa cabo-verdiano, coronel Armindo Miranda, à entrada da primeira de várias reuniões para definir as novas áreas de cooperação.

O apoio de Portugal à instalação de um avião que o Governo cabo-verdiano pretende adquirir para a Guarda Costeira, para evacuações médicas e patrulhamento aéreo – atualmente o país não tem qualquer meio aéreo -, incluindo a formação das equipas e certificação, foi já uma “prioridade” identificada por Cabo Verde. “A inserção de frota [da nova aeronave] é umas das coisas que nós vamos tratar no novo programa”, admitiu Armindo Miranda.

No acordo em vigor, Portugal e Cabo Verde acertaram promover a assistência mútua nas operações de busca e salvamento e os compromissos de desenvolver ações no domínio da segurança marítima, nomeadamente através da presença de meios navais e aéreos, fiscalização conjunta e troca de informações entre os centros com responsabilidade de monitorização e de operações, além do regular ensino e formação militar de alunos cabo-verdianos.

“Nós esperamos aquilo que Portugal tem feito sempre”, rematou o responsável cabo-verdiano, sobre as expectativas para o novo programa-quadro de Defesa, a fechar pelos dois países até final do ano.


 :arrow:  https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugal-renova-parceria-com-cabo-verde-na-area-da-defesa-718350

Espectáculo!!!  :N-icon-Axe:
Mas que grande parceria !!!  :N-icon-Axe:
Terá alguma cousa a ver com campos de Golf ??? ::)

Abraços

A ajuda é enviar-mos para la P-3C para patrulhar a ZEE deles, então que comecem a contribuir com EUR, para o efeito, ou que comprem um C-295/Persuader.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +759/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Cooperação Militar
« Responder #80 em: Março 29, 2021, 12:40:45 am »








Assessores do Exército Português apoiam o Exercício "MATEBIAN 21.1" da Componente Terrestre das Forças de Defesa de Timor-Leste
De 8 a 12 de março, decorreu nas imediações do Aeroporto de Baucau o Exercício "MATEBIAN 21.1", da Componente Terrestre das Forças de Defesa de Timor-Leste, com a finalidade de preparar estes militares em diversas tarefas críticas em ambiente Covid-19.
Desde o início da pandemia, a Componente Terrestre tem vindo a apoiar várias entidades nacionais no combate à pandemia.
Este exercício contou com a colaboração dos assessores do Exército Português em Baucau durante as fases de planeamento e de execução, constituindo-se como um excelente desafio para todos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #81 em: Julho 05, 2021, 05:05:25 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #82 em: Fevereiro 09, 2022, 06:16:35 pm »
Navio de patrulha oceânico "Setúbal" em Bissau para colaborar com as Forças Armadas guineenses


 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Cooperação Militar
« Responder #83 em: Fevereiro 11, 2022, 02:10:01 pm »
Navio de patrulha oceânico "Setúbal" em Bissau para colaborar com as Forças Armadas guineenses



Mais protocolo, num narcoestado.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #84 em: Outubro 03, 2022, 07:18:27 pm »
Portugal quer militares cabo-verdianos na missão da UE


 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1748
  • Recebeu: 1598 vez(es)
  • Enviou: 2462 vez(es)
  • +5491/-2903
Re: Cooperação Militar
« Responder #85 em: Abril 24, 2023, 10:33:35 am »
Portugal quer militares cabo-verdianos na missão da UE



É tipo as obras, de sub empreitada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: Cooperação Militar
« Responder #86 em: Abril 24, 2023, 10:03:19 pm »
Epá já era uma sorte, se estes países ditos "irmãos" colaborassem nas missões... em África.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #87 em: Maio 30, 2023, 05:45:06 pm »
Ministro da Defesa de Angola destaca importância da cooperação no seio da CPLP


O ministro da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria angolano, João Ernesto dos Santos, destacou hoje em Luanda a importância da cooperação no setor da Defesa no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Estamos certos que as comissões de defesa e segurança visam promover a paz e a estabilidade mundial, pelo que devem ser o estandarte a ostentar e enaltecer face aos desafios do presente e do futuro", salientou o governante angolano, que intervinha na cerimónia de abertura da XXII reunião de ministros da Defesa da CPLP, em Luanda.

"Os laços que ligam os nossos países e povos têm vindo a intensificar na base do respeito pela soberania e independência de cada um, no interesse de uma cooperação mutuamente proficiente", acrescentou.

João dos Santos 'Liberdade' sublinhou também a importância da cooperação e da coordenação entre os países da CPLP na promoção da segurança e da defesa de todos e deu como exemplo a disponibilidade de Angola no envio de "contingentes e apoio logístico" para a Guiné-Bissau e Moçambique.

"Quando foi necessário estivemos e continuamos prontos a ajudar os Estados-membros da comunidade, enviando contingentes militares e apoio logístico, quando a situação assim nos aconselhou, como foi o caso da missão angolana de apoio à reforma do setor humanitário da Guiné-Bissau", destacou o ministro de Angola, país que preside atualmente à CPLP.

"E na República de Moçambique, quando foi assolada pelo ciclone Idai e atualmente na província de Cabo Delgado, onde temos uma componente militar, que se cinge apenas às suas ações no posto de comando das operações auxiliar de Informações para as Forças Armadas da Defesa de Moçambique, bem como na projeção de Força de Estados Membros da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral] em apoio ao processo de pacificação e estabilidade daquela parcela do território moçambicano", acrescentou.

João Ernesto dos Santos recordou que no passado dia 29 de março, os deputados angolanos aprovaram o pedido de autorização do Presidente João Lourenço para a prorrogação de estada por mais três meses dos militares angolanos em Moçambique.

"Na história do passado recente há registos de convivência entre os nossos povos que naturalmente estão determinados ou destinados a partilhar um futuro comum de solidariedade e entreajuda, facilitado pelo idioma e a defesa dos valores comuns", frisou.

João Ernesto dos Santos salientou ainda que ao longo dos 25 anos de existência da cooperação no setor de defesa da CPLP, Angola "apresentou múltiplas iniciativas de cooperação progressiva e mutuamente vantajosa no domínio da defesa, com os ministérios homólogos e respetivas Forças Armadas" que, concluiu, "contribuíram para a coesão na atuação das nossas instituições".

O ministro angolano destacou também a realização dos exercícios "Felino", dos quais duas edições decorreram em Angola, e que visam, sobretudo, preparar o Estado-Maior de uma Força de Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC), no âmbito da CPLP, para atingir, manter e otimizar a capacidade de participar em missões de Apoio à Paz e de Assistência Humanitária, aos níveis operacional e tático.

"Foram um valioso contributo na consolidação do projeto da nossa comunidade", sintetizou.


 :arrow:  https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/ministro-da-defesa-de-angola-destaca_64760294bc602f489204942a
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #88 em: Agosto 28, 2023, 11:07:05 am »
Militares do Exército Português doam material a escolas públicas e a instituições em Moçambique


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Cooperação Militar
« Responder #89 em: Outubro 20, 2023, 04:19:30 pm »