Putin retido em Lisboa!!!! :-O

  • 0 Respostas
  • 1916 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18203
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 5869 vez(es)
  • +7126/-9513
Putin retido em Lisboa!!!! :-O
« em: Novembro 19, 2004, 01:44:41 pm »
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... ?id=470653

Citar
Aterragem de emergência devido a avaria de luz de aviso
19-11-2004 12:18
  Marta Ferreira*


EM ACTUALIZAÇÃO: Incidente causou nove feridos, um em estado grave. Ibéria vai investigar, mas diz que «não havia fumo nem fogo». Avião do Presidente russo ficou retido hora e meia na pista  

Nove pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, devido à aterragem de emergência de um avião da Ibéria esta madrugada no Aeroporto Internacional de Lisboa, disse à Agência Lusa fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

O PortugalDiário apurou junto da empresa de aviação Ibéria que a aterragem antecipada se ficou a dever a uma avaria da luz de alerta de fogo.

A luz de alerta indicava a existência de chamas na zona de cargas, o que levou a tripulação a decidir aterrar no aeroporto mais próximo, o de Lisboa, para averiguar a situação.

Ao verificarem o local das bagagens, no entanto, «não havia fumo nem fogo», explica a fonte da companhia aérea. «Em princípio foi uma avaria da luz de alerta mas a Ibéria vai proceder a investigações».

A mesma fonte adiantou que os passageiros que ficaram retidos em Lisboa vão poder seguir para o México às 16:00, num outro aparelho da Ibéria.

O PortugalDiário apurou junto de fonte do Hospital de Santa Maria que o ferido grave continua a aguardar operação.

O marido da paciente que está em estado grave, uma israelita de 57 anos, mostra intenção de a levar para o país de origem, o que pode estar a atrasar o tratamento médico, explica ao PortugalDiário fonte do hospital.

Os passageiros foram retirados do avião pelas mangas de segurança, altura em que se registaram os nove feridos.

Dos passageiros que deram entrada no hospital de Santa Maria, a maioria já teve alta, ficando em observação apenas um britânico, de 69 anos, e uma espanhola, de 24 anos.

O avião que fazia a ligação entre Espanha e o México transportava 288 passageiros além da tripulação do aparelho, disse à agência Lusa fonte da companhia aérea espanhola Ibéria, que adiantou que vai ser aberto um inquérito ao acidente.

A aterragem de emergência ocorreu às 3:15, tendo o avião, um Airbus 340/600, ficando imobilizado entre a pista e a "taxiway" até às 6:45, período durante o qual a ANA manteve a pista do aeroporto encerrada.

A fonte da ANA contactada pela Lusa afirmou ainda não se saber quais as causas que levaram o avião a ter de proceder a uma aterragem de emergência, confirmando unicamente a existência de fumo na cabine.

A representante da Ibéria, em Madrid, adiantou que os passageiros aguardam um voo que virá de Buenos Aires para seguir viagem rumo ao México.

Fonte da ANA disse que o único avião prejudicado pelo encerramento do aeroporto internacional de Lisboa foi o do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que fazia escala na capital e que teve de aguardar uma hora e meia para descolar.

Putin, que seguia a bordo do avião, tem prevista a participação no fórum de cooperação económica Ásia-Pacífico, que decorre durante este fim-de-semana em Santiago do Chile.


*Com Lusa
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas