Notícias da Força Aérea Brasileira

  • 975 Respostas
  • 335306 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #900 em: Dezembro 13, 2020, 11:47:16 pm »
Força Aérea Brasileira recebe terceira aeronave SC-105


Citar
Cerimônia de entrega ocorreu em Sevilha, na Espanha

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 09 de dezembro de 2020, a terceira aeronave Casa 295 (SC-105), produzida pela Airbus Espanha. A cerimônia de entrega, ocorrida em Sevilha, na Espanha, foi presida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, acompanhado do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Madrid, Leandro Zenni Estevão, demais militares e funcionários da Airbus Espanha.


"Força Aérea Brasileira recebe um vetor estratégico que assegura a capacidade de realizar busca e salvamento em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de responsabilidade do Estado brasileiro, ou ainda realizando missões de evacuação aeromédica, socorro em voo, e outras missões humanitárias em todo território nacional e na América do Sul”, enfatizou o Diretor-Geral do DECEA.

Assim, o Brasil, como estado signatário da Organização de Aviação Civil Internacional, cumpre plenamente as normas e recomendações no quesito de “Busca e Salvamento”.


Segundo o Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, “com o mais novo SC-105 Amazonas SAR, as tripulações do Esquadrão Pelicano estarão, 24 horas por dia, sete dias da semana, nos 365 dias do ano, aptas a cumprir a missão de Controlar, Defender e Integrar o espaço aéreo sob a responsabilidade do Clique aqui para baixar a imagem originalBrasil”, destacou.

Configurada para a missão de Busca e Salvamento, a nova aeronave seguirá rumo ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano e contribuirá, sobremaneira, para a robustez operacional da Força Aérea Brasileira nas missões de Busca e Salvamento.


Fotos: COPAC
 :arrow: FAB
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #901 em: Dezembro 15, 2020, 06:20:30 pm »
FAB vai receber o FAB2856, o quarto KC-390


Citar
Por Guilherme Wiltgen

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá da Embraer, nos próximos dias, a quarta unidade do avião de transporte multimissão KC-390 Millennium.

O FAB2856 vai se juntar às outras três aeronaves já entregues, que se encontram na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fab-vai-receber-o-fab2856-o-quarto-kc-390
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #902 em: Dezembro 18, 2020, 07:21:32 pm »
Esquadrão Guardião recebe a segunda aeronave E-99 modernizada


Citar
A aeronave decolou de Gavião Peixoto nessa quinta-feira (17) e pousou na Ala 2, em Anápolis (GO)

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) - Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

Clique aqui para baixar a imagem originalO Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

A aeronave

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Fotos: Sargento Leandro/ Ala 2

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #903 em: Dezembro 18, 2020, 07:38:41 pm »
FAB realiza Campanha de Ensaio em Voo com Link-BR2 embarcado no F-5M


Citar
Sistema permitirá a comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle

Um marco tecnológico para a Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta quarta-feira (16), a FAB realizou uma demonstração da Campanha de Ensaio em Voo do Sistema Link-BR2: projeto de desenvolvimento que vai ampliar a capacidade de comunicação das aeronaves. O evento ocorreu na Ala 3, em Canoas (RS).

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e a empresa AEL Sistemas apresentaram o desenvolvimento do Projeto Link-BR2 ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que estava acompanhado do Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e de outros Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa.

A aeronave F-5M, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, foi preparada com equipamentos e antenas para a instalação do sistema, que permitirá à FAB a comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle.


A comunicação pela qual o sistema é desenvolvido será realizada por meio de protocolo criptografado e com alto grau de segurança, proporcionando o compartilhamento de mensagens e outras aplicações operacionais, permitindo a ampliação da consciência situacional de todos os participantes da rede, no ar e no solo.

O Comandante da Aeronáutica comentou sobre a importância da implantação do Sistema para a FAB. “O Link-BR2 realmente vai ser um divisor de águas nas comunicações mais modernas, de dados e de voz, que muito contribuirá com os exercícios e operações que são realizados pelas nossas Forças: Marinha, Exército e Força Aérea”, informou.

De acordo com o Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, o Projeto Link-BR2 visa à comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle. "A realização da Campanha de Ensaios em Voo é uma etapa muito importante de todo o projeto, pois concretiza anos de trabalho e desenvolvimento de vários setores da FAB e da Empresa. O sistema Link-BR2 é uma realidade e, futuramente, estará embarcado nos caças F-39 Gripen que atualmente estão sendo desenvolvidos na Suécia e no Brasil", destacou o Oficial-General.

O piloto de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Tenente-Coronel José Ricardo Drozdz, que pilotou o F-5M com o sistema embarcado nesta quarta-feira (16), explicou sobre os avanços trazidos pela nova tecnologia. “Para a Força Aérea, o sistema Link-BR2 trará um ganho operacional inigualável, visto que todas as aeronaves que estiverem no Teatro de Operações terão capacidade de receber informações e também enviar mensagens e dados para as estações de solo, de forma a aumentar a consciência situacional de todos os envolvidos nas operações”, disse.


Além da COPAC, o Projeto Link-BR2 conta com as gerências temáticas do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); do Comando-Geral de Apoio (COMGAP); do Comando de Preparo (COMPREP); do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER); e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Visita às instalações da AEL

Antes do voo de demonstração, na manhã desta quarta-feira (16), a comitiva visitou as instalações da Empresa AEL Sistemas, em Porto Alegre, onde é desenvolvido o Projeto Link-BR2. Representantes das Forças Armadas conheceram de perto áreas de desenvolvimento e produção de aviônicos e sistemas, bem como assistiram à uma demonstração de interoperabilidade entre equipamentos de comunicação utilizados pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, a exemplo do Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa).

O Diretor de Programas da AEL Sistemas, Leonardo Martins Vegini, comentou sobre o evento. “A visita do Comando da Aeronáutica, juntamente com representantes do Ministério da Defesa, representa muito para a empresa AEL Sistemas, pois a gente pôde apresentar todos os desenvolvimentos que temos junto à Força Aérea, como o Gripen, o KC-390, o Link-BR2, as aeronaves remotamente pilotadas e a parte de comunicação. Então, foi algo muito relevante, que culminou com a demonstração em voo do sistema do Link-BR2, que trará muitas capacidades adicionais e operacionais para a Força Aérea Brasileira e que nos orgulha muito como brasileiros”, declarou.

Campanha de Ensaios em Voo

Após um extenso período de preparação e planejamento, no dia 1º de dezembro, na Ala 3, ocorreu o primeiro voo de uma aeronave da FAB como participante da Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2, marcando o seu início.



Durante o mês de novembro, equipes da FAB estiveram no Rio Grande do Sul a fim de verificar as fases de desenvolvimento do projeto e realizar as atividades preparatórias para o início da Campanha de Ensaios em Voo. O voo foi realizado por equipagem do IPEV que, em coordenação com a empresa e com representantes do COMPREP e COPAC, cumpriu as primeiras avaliações do sistema.

O Piloto de ensaio da FAB e Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, realizou o primeiro voo no F-5M, com o sistema Link-BR2 embarcado. “A integração do sistema mostrou-se muito robusta, não havendo problemas de interferência com os sistemas já incorporados na aeronave F-5M. É uma grande satisfação poder voar pela primeira vez um sistema concebido por inúmeras pessoas da FAB, desenvolvido por empresa brasileira e que vai contribuir de forma definitiva para prover consciência situacional no Teatro de Operações e geral vantagem tática no combate aéreo”, destacou o Oficial.

A previsão é que o projeto seja finalizado em 2021. O mesmo sistema será aplicado no novo caça da FAB, o F-39 Gripen, e, de forma estratégica, nas demais aeronaves operacionais.

Texto: Tenente Flávia Rocha e Tenente Letícia Faria/CECOMSAER

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #904 em: Dezembro 18, 2020, 07:42:28 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #905 em: Dezembro 21, 2020, 07:18:48 pm »
FAB recebe quarta aeronave KC-390 Millennium


Citar
Chegada na Ala 2, em Anápolis (GO), ocorreu neste sábado (19)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (19), o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium. Assim como as unidades já entregues, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O FAB 2856 decolou da sede da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 12:40h, e pousou em sua nova casa às 13:55h.

“Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em um trabalho conjunto com os Grupos Acompanhamento e Controle (GAC), é responsável por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves e equipamentos. Nesse contexto, uma equipe de especialistas participou de todo o processo de recebimento da aeronave FAB 2856, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, corroborando para o êxito alcançado e a entrega de mais um KC-390 para o Comando da Aeronáutica.

Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, receber mais uma aeronave coroa um esforço conjunto. "É o resultado do empenho de todas as Organizações envolvidas. É um momento de júbilo, pois sabemos da dedicação de muitos para a entrega dos aviões no calendário previsto. Esta aeronave certamente contribuirá ainda mais com ações voltadas para o apoio ao povo brasileiro”, declarou.


Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de Transporte Aéreo Logístico, movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves na missão de Assistência Humanitária à República do Líbano, em agosto deste ano.

KC-390 Millennium

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. O vetor exige menos inspeções e passa por manutenção sob demanda, combinando sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, este é mais um incremento naClique aqui para baixar a imagem original capacidade logística da Força Aérea. "Com a implantação e operação das aeronaves KC-390 Millennium, a Força Aérea amplia cada vez mais a sua gama de atuação", disse.

Em outubro de 2020, a aeronave recebeu da revista Aviation Week o prêmio Grand Laureate de Defesa. A premiação reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva.

Fotos: Maj Kosaka e SO Agacy / 1º GTT

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #906 em: Janeiro 29, 2021, 01:59:50 am »
Bolsonaro anuncia a compra de dois A330 para a FAB


Citar
O Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou hoje em sua live que o governo está levantando recursos para a compra de dois aviões de transporte A330 para a Força Aérea Brasileira.

Bolsonaro falou da dificuldade de levar oxigênio para Manaus em aviões de menor porte.

A FAB supriu a necessidade de transporte estratégico com um Boeing 767 alugado por dois anos e buscava através do Projeto CX-2, a aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação.

Não se sabe ainda se os A330 serão de alguma ex-RAF ou virão de companhias aéreas.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2021/01/28/bolsonaro-anuncia-a-compra-de-dois-a330-para-a-fab/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #907 em: Janeiro 29, 2021, 02:11:06 am »
FAB vai receber dois A330

Airbus A330 (Foto: Airbus)

Citar
Segundo declaração do Presidente Jair Bolsonaro, feita nesta noite, em suas redes sociais, a Força Aérea Brasileira (FAB) irá receber dois Airbus A330 em breve usados que deverão ser empregados pelo 2º/2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) sediado na Ala 11 no Rio de Janeiro (Galeão).

As aeronaves vem para substituir o Boeing KC-767 FAB 2900 que foi arrendado em 2016 e devolvido em 2018. A chegada destas aeronaves além de permitir que o Esquadrão Corsário volte a ativa, também irá suprir uma lacuna importante, a de ter uma aeronave de transporte pesado de longo curso para não só atender as demandas operacionais da FAB, mas do país.

Um dos principias objetivo da aquisição dos A330 é auxiliar nas ações de apoio as ações de combate a COVID. Não foi divulgado se serão aeronaves comerciais – como foi o caso do KC-767.

Segundo o Presidente, as aeronaves serão adquiridas utilizando a verba dos acordos de leniência da Lava Jato (R$ 500 milhões) provenientes do Rio de Janeiro.

 :arrow:  https://forcaaerea.com.br/fab-vai-receber-dois-a330/

A330 MRTT da Air Tanker a serviço da RAF (Foto: Mod UK)
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #908 em: Janeiro 29, 2021, 02:15:26 am »
Presidente da República anuncia aquisição de duas aeronaves Airbus A330 para Força Aérea Brasileira


Citar
Não foi dito se as aeronaves serão apenas cargueiros, ou se terão sistema para reabastecimento em voo. Esquadrão Corsário, deve ser o destino das aeronaves.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta-feira (28) durante sua tradicional Live que comanda pelo youtube, a aquisição de duas aeronaves Airbus A330. No vídeo o presidente apenas diz que a Força Aérea Brasileira (FAB) irá receber duas aeronaves de carga A330, mas não foi especificado se será por meio de arrendamento/leasing ou em definitivo. Também não foi dito, se elas virão com sistema de reabastecimento aéreo.

 :arrow: https://www.defesa.tv.br/presidente-da-republica-anuncia-aquisicao-de-duas-aeronaves-airbus-a330-para-forca-aerea-brasileira/
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #909 em: Janeiro 29, 2021, 02:06:01 pm »
Então mas, mas, mas....
E o Ká-cê?
 ???
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +531/-73
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #910 em: Janeiro 29, 2021, 02:19:12 pm »
Então mas, mas, mas....
E o Ká-cê?
 ???

Vocês são lixados às vezes  :mrgreen:... segmentos diferentes, aviões diferentes - erro nosso em Portugal só termos 2 segmentos no transporte da FAP (3 se considerarmos a relíquia Falcon) e talvez ter sido mais correcto apostar no segmento A400M e C-295.     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #911 em: Janeiro 29, 2021, 03:26:20 pm »
Então mas, mas, mas....
E o Ká-cê?
 ???

EMB KC-390 - Transporte tático (ou táctico, como preferir)

Airbus A330 - Transporte estratégico
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #912 em: Janeiro 29, 2021, 03:34:36 pm »
Exacto, e isso prova que, quando em Portugal o KC é vendido ao povinho como "aeronave de transporte estratégico", estamos a ser enganados.
Outro facto é que o KC tem sido justificado como um "faz tudo", e afinal não faz. No caso português, poderia muito bem surgir a necessidade de transporte semelhante para algum dos arquipélagos, e o KC, não serve.

Será que vendo agora o exemplo brasileiro, alguém por estes lados do Atlântico abre a pestana para a necessidade de um par de MRTTs?  ::)
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #913 em: Janeiro 29, 2021, 03:51:39 pm »
Exacto, e isso prova que, quando em Portugal o KC é vendido ao povinho como "aeronave de transporte estratégico", estamos a ser enganados.
Outro facto é que o KC tem sido justificado como um "faz tudo", e afinal não faz. No caso português, poderia muito bem surgir a necessidade de transporte semelhante para algum dos arquipélagos, e o KC, não serve.

Será que vendo agora o exemplo brasileiro, alguém por estes lados do Atlântico abre a pestana para a necessidade de um par de MRTTs?  ::)

Cada Força Aérea delimita as diretrizes de seus respectivos meios. Não faria a mesma afirmação de que o KC não vai atender as expectativas da FAP. O vetor da EMB ainda não entrou em operação na FAP, portanto, vejo prematuro qualquer juízo sem que o cargueiro esteja declarado totalmente operacional na Força Aérea de seu País.

No caso da FAB, vale lembrar que a Aeronáutica brasileira não será debutante em aeronaves estratégicas, ou seja, já operou Boeing 707 (designação da FAB de KC-137) e, por último, o Boeing 767. Há um esquadrão (Esquadrão Corsário (2º/2º GT) ativo especializado em operar aeronaves estratégicas. Portanto, não há nenhum choque ou estranhamento no fato da FAB operar, em simultâneo, o KC-390 e o A330. Isto é, missões diferentes para aeronaves de capacidades díspares. 
« Última modificação: Janeiro 29, 2021, 03:58:33 pm por Vitor Santos »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #914 em: Janeiro 29, 2021, 03:59:00 pm »
Mas ninguém está a discordar disso. Aqui a questão é que na FAP, já existe a necessidade de uma aeronave maior (na qual o A-330 assenta que nem uma luva) e infelizmente, olha-se para o KC-390 como um faz tudo, ao ponto de a sua alínea na Lei de Programação Militar ser chamada de "capacidade de transporte estratégico".

No fim, por muito que o KC prometa, não passa de uma aeronave de transporte táctico, e continua a haver a necessidade de aeronaves maiores. Tenho pena que cá não tenham tido a mesma ideia que a FAB.