Os 30 F16A/B MLU da FAP

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ShadIntel

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« Responder #120 em: Janeiro 28, 2008, 03:08:00 pm »
« Última modificação: Janeiro 28, 2008, 03:32:34 pm por ShadIntel »
 

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papatango

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« Responder #121 em: Janeiro 28, 2008, 03:11:13 pm »
Acho que se deve lamentar a perda, mas acima de tudo se deve salientar que o piloto se salvou.

Os aviões podem ser caros, mas podem ser substituídos, as vidas não.

Citação de: "tsahal"
Afinal foi um F16 AM ou BM? Era pilotado por um piloto não dois mas obviamente não quer dizer nada.
Em voos de teste, o facto de um F-16V ter dois lugares não implica necessáriamente a presença de duas pessoas a bordo. Tal só ocorre em voos de treino.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 28, 2008, 03:12:50 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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tsahal

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F16
« Responder #122 em: Janeiro 28, 2008, 03:12:05 pm »
O F16 ha alguns anos atras era um F16A ou B, em que ano foi?
 

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papatango

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Re: F16
« Responder #123 em: Janeiro 28, 2008, 03:13:22 pm »
Citação de: "tsahal"
O F16 ha alguns anos atras era um F16A ou B, em que ano foi?

Foi em 2002 com um F-16A B.15
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #124 em: Janeiro 28, 2008, 03:21:46 pm »
O acidente deu-se com o F-16BM "15140" durante um voo de teste. De acordo com o nosso colega, e fotógrafo, Jorge Ruivo, o avião vinha com um comportamento estranho, com dificuldades de controle de motor. Efectuou um circulo a cerca de 8km, tendo perdido o controle das superficies de voo e apontado o avião para uma zona despovoada e de pinhal. Despenhou-se a sensivelmente 1 km a sul da pista de Monte Real e ambos os pilotos se ejectaram (de acordo com o mesmo, o bilugar trazia mesmo dois pilotos a bordo).

Em 2002 houve a trágica perda do F-16A OCU Block 15 "15111".
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Johnnie

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« Responder #125 em: Janeiro 28, 2008, 03:27:43 pm »
:roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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tsahal

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f16
« Responder #126 em: Janeiro 28, 2008, 03:38:12 pm »
será portanto da esquadra 301?

Com dez que o MDN quer vender, dois perdidos, acho que vão ter que comprar mais ou desistir desta venda com fracas possibilidades.

Segundo um comunicado da FAP recebido agora, o acidente deu-se as 13h40 mas n indicam dados relativos a aeronave.

Não houve danos colaterais, apenas um pequeno incendio.
 

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Johnnie

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« Responder #127 em: Janeiro 28, 2008, 03:51:32 pm »
Pois é...

Ao menos ninguem se aleijou...

Só é de lamentar ter sido um dos MLU, isto só vai atrasar ainda mais os planos de modernização da FAP...Mas paciencia, acontece aos melhores, nos USA cai um F-16 todas as semanas...

Vender os Vipers... Duvido muito, só quando começarem a ser substituidos, até lá tenho muuuuiitas duvidas
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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P44

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« Responder #128 em: Janeiro 28, 2008, 04:01:39 pm »
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Monte Real
Caça que se despenhou estava a fazer voo de experiência à vertical da base
28.01.2008 - 15h32 Lusa
O caça F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que se despenhou hoje junto à Base Aérea de Monte Real (BA5), sem causar vítimas, estava a fazer um voo de experiência à vertical da base, disse à Lusa fonte da FAP.

O piloto da aeronave, cuja identidade não foi revelada, é considerado um profissional experiente, tendo-se ejectado, sem sofrer ferimentos, mas encontra-se sob observação médica como medida de precaução, disse a mesma fonte.

O aparelho despenhou-se às 13h40 a Oeste da Base Aérea de Monte Real tendo provocado um pequeno incêndio prontamente extinto, disse à Lusa um porta-voz da Força Aérea Portuguesa.

Os primeiros F-16 que vieram equipar a Esquadra 201, no cumprimento da missão de Defesa Aérea, chegaram à BA5 em Julho de 1994.

A BA5 começou a operar, em Novembro de 2005, as recém-transformadas aeronaves F-16, na versão “MLU” (missão de Defesa Aérea e Ataque Convencional), em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade.

O avião caiu próximo da povoação de Pilado, no concelho da Marinha Grande, nos terrenos limítrofes à base aérea.

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1317948


Citar
Autoridades isolaram zona onde caiu F-16 da Força Aérea

A GNR e as autoridades militares vedaram todos os acessos ao local onde hoje, ao início da tarde, se despenhou um F-16 da Força Aérea Portuguesa, nas proximidades da Base Aérea de Monte Real.
Alguns populares tentam chegar ao local para ver o avião, mas são impedidos de passar e nem aos jornalistas é permitida a aproximação.

Alguns populares vão comentando o acidente, nomeadamente o facto de o piloto se ter ejectado e, aparentemente, não ter sofrido quaisquer ferimentos.

Diário Digital / Lusa

28-01-2008 14:54:40


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=315829
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lancero

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« Responder #129 em: Janeiro 28, 2008, 04:33:57 pm »
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Defesa: Testemunha diz que F-16 "verde fluorescente" aparentava "problemas de estabilidade"  



    Leiria, 28 Jan (Lusa) - O avião F-16 que hoje se despenhou na zona limítrofe da Base Aérea (BA 5) de Monte Real aparentava ter "problemas de estabilidade", segundo um popular que diz ter assistido à queda da aeronave.  

     

    "Quando se aproximou da pista balançava ora para um lado, ora para o outro, ora para a frente. Eu pensava que era um exercício, mas depois vi o piloto ejectar-se e o avião planou, para aí um minuto, continuando a balançar ora para um lado, ora para o outro, até que adornou e caiu no pinhal", disse aos jornalistas João Carlos Cardoso, cuja casa se situa no enfiamento das pistas da BA5, na localidade vizinha de Casal dos Claros.  

     

    Segundo este bate-chapas, o avião já algum tempo antes lhe tinha despertado a curiosidade, uma vez que era de cor diferente dos restantes F-16.  

     

    "Era verde fluorescente, da cor dos coletes da GNR, devia ser experimental", disse João Cardoso, com a certeza que lhe dão muitas horas a ver de sua casa os aviões militares.  

     

    "Quando levantou voo, eu admirei-me, pois fez logo uma picada a 90 graus, com uma velocidade incrível, que deixei logo de o ver", explicou, acrescentando que "isto não é costume".  

     

    "Passado aí um quatro de hora ou vinte minutos, estava a regressar e vinha direito, mas com as tais manobras bruscas", disse João Cardoso, adiantando que o piloto se ejectou e "caiu logo à entrada do perímetro da base".  

     

    "Levanto-se e ainda o vi ao longe ir a pé", frisou, para garantir que o militar não ficara ferido.  

     

    "Quando o piloto se ejectou, ouviu-se uma pequena explosão e saíram duas coisas das pontas das asas, que penso que fossem mísseis desarmados", afirmou.  

     

    Quando embateu no solo, o avião incendiou-se, viu-se uma coluna de fumo preto, mas rapidamente a situação foi controlada, quer pelos bombeiros da Base Aérea, quer pelos elementos de duas corporações da zona - Marinha Grande e Ortigosa - que se deslocaram para o local do acidente.  

     

    João Cardoso ainda conseguiu chegar ao local onde o F-16 se despenhou, viu que "terá caído de barriga para baixo", mas pouco depois foi afastado do local pela GNR e pela Polícia Aérea, que criaram um perímetro de segurança, não deixando passar ninguém.  

     

    Duas horas depois do acidente - cujo alerta foi dado às 13:50 -, João Cardoso lamentava não ter tido espaço disponível no seu PDA para filmar e fotografar o acidente.  

     

    "Tinha isto tudo cheio. Que chatice. Se não, era logo para o You Tube, em directo!", disse.  

     

    Entretanto, muitos populares tentavam ver o local do acidente, mas, face à impossibilidade de passagem, iam embora ou ficavam alguns momentos junto à rede que delimita o perímetro da BA 5, a ver alguns militares a recolher elementos no local onde o piloto caiu - e onde ainda se via parte da cadeira - depois de se ter ejectado e que dista poucos metros da estrada que liga o Pilado a Monte Real.  

     

    Face ao que aconteceu, alguns moradores de casas próximas da base militar iam frisando a "sorte" que houve desta vez. "Mais um pouco e caía em cima de alguma casa e era uma desgraça", dizia uma mulher já idosa, de bicicleta pela mão, desgostosa por os militares não a deixarem ir até ao local do acidente.  

     
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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papatango

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« Responder #130 em: Janeiro 28, 2008, 04:49:35 pm »
Parece que ninguém fala em dois para-quedas...
O avião «verde» implica a não existência da pintura e a realização de um voo de teste.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Lancero

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« Responder #131 em: Janeiro 28, 2008, 08:01:16 pm »
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Defesa: F-16 que se despenhou realizava primeiro ensaio após grande manutenção

- segundo-comandante da BA5    

   Leiria, 28 Jan (Lusa) - O aparelho F-16 que hoje se despenhou próximo  da Base Aérea de Monte Real realizava o primeiro voo de ensaio depois de  ter sido submetido a uma grande operação de manutenção, disse o segundo-comandante  da unidade.  

     

   Esta operação de manutenção - recondicionamento - visou a alteração  da aeronave, dotando-a da actualização de mais sofisticados componentes,  permitindo, nomeadamente, o voo nocturno. Era o oitavo aparelho a ser dotado  da actualização de equipamento.  

     

   De acordo com o segundo-comandante da unidade de Monte Real (BA5), Tenente-Coronel  Vítor Lopes, não são ainda conhecidas as razões para o despenhamento, mas  é um dado adquirido que "a aeronave, na fase terminal do voo - já na aproximação  à pista -, não pôde ser controlada", o que levou à ejecção do piloto.  

     

   O piloto, Tenente-Coronel João Pereira, caiu a uma grande distância  do avião - fora do perímetro da base e não dentro, como inicialmente foi  veiculado -, não tendo aparentemente sofrido qualquer problema físico, mas  foi transportado para o Hospital da Força Aérea, em Lisboa, onde se encontra  em exames habituais para ocorrências deste género.  

     

   Logo após o acidente foi visto pelos serviços médicos da unidade de  Monte Real, que não terão encontrado quaisquer problemas.  

     

   João Pereira é considerado o mais experiente piloto de F-16 da Força  Aérea Portuguesa, tendo efectuado já mais de 2.000 horas aos comandos daquele  tipo de aparelho.  

     

   De acordo com o segundo-comandante da BA5, o piloto ter-se-á apercebido  de anomalias no aparelho - "havendo testemunhas que afirmam que o avião  apresentava um comportamento inadequado, nomeadamente um movimento oscilatório"  - tendo conseguido, antes de se ejectar, colocado o avião com potência máxima  e fazendo uma manobra que o levou a despenhar-se numa zona de pinhal, evitando  a povoação mais próxima.  

     

   Quanto às causas do acidente, o Tenente-Coronel Vítor Lopes disse que  ainda é cedo para qualquer conclusão, admitindo que poderão ter ocorrido  problemas "no motor, no controlo de voo, no combustível", entre muitas outras  razões.  

     

   Na BA5 está já a Comissão de Investigação de Acidentes da Força Aérea.  

     

   Hoje vai ser delineado um plano de acção para que, "na manhã de terça-feira  se possa avançar para o terreno" e efectuar investigações que permitam concluir  as causas do acidente.  

     

   De acordo com Vítor Lopes, o voo acidentado terá durado cerca de 45  minutos e, durante esse período, o piloto - que normalmente faz os voos  de experiência às aeronaves depois de manutenções prolongadas - terá tido  pequenos indícios de anomalias no avião, que foi reportando para terra.  

     

   Este foi o segundo acidente registado com aviões F-16 na Força Aérea  Portuguesa. O primeiro ocorreu em 08 de Março de 2002 e provocou a morte  do piloto.  

     

   Actualmente, a Força Aérea possui 26 F-16 operacionais, sete dos quais  com actualização MLU (missão de Defesa Aérea e Ataque Convencional), estando  mais dois em fase final de actualização, e que deverão ficar prontos em  Fevereiro.  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Lancero

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« Responder #132 em: Janeiro 28, 2008, 08:15:56 pm »




Créditos: Lusa
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Daniel

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« Responder #133 em: Janeiro 28, 2008, 09:37:38 pm »
É uma triste notícia, e de lamentar, pelas notícias já estava pronto em testes finais, menos um MLU  :( , fica a alegria de o piloto ter se salvo.
 

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Lightning

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« Responder #134 em: Janeiro 28, 2008, 10:36:10 pm »
Agora um pouco de humor negro :wink: .