Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #960 em: Junho 10, 2023, 12:34:21 am »
FAB recebe mais um H-36 Caracal


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A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu no início de junho a 13ª unidade da sua frota de H-36 Caracal. A aeronave se caracteriza pelo sistema para receber combustível em voo e equipamentos de autodefesa, entre eles detectores de mísseis inimigos e lançadores de chaff e flare.

O primeiro H-36 foi recebido oficialmente em 2010, no âmbito do projeto H-XBR, que Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira. O planejamento é ter a entrega total de 47 aeronaves para as três forças armadas. A FAB irá receber mais duas, em 2024 e em 2025.

A nova aeronave já está nas instalações do Esquadrão Falcão, sediado em Natal (RN). Dali, poderá cumprir missões como busca e salvamento sobre o Oceano Atlântico, além de transporte de tropas, operações especiais e resgate em áreas hostis (Combat SAR). No ano passado, durante o exercício Tápio, a FAB fez a estreia do procedimento de reabastecimento em voo de helicópteros em contexto operacional.

Operações conjuntas

Ao viabilizar a aquisição de vetores semelhantes para as três forças armadas, o Ministério da Defesa facilitou a interoperabilidade. Tanto a FAB quanto o Exército já enviaram ao navio aeródromo Atlântico, da Marinha, suas aeronaves para operações conjuntas. Além disso, em situações de calamidade, como durante o apoio à população baiana por ocasião das enchentes no início de 2022, militares da Marinha realizaram manutenção de uma aeronave do Exército.

Ainda assim, as três forças armadas abriram mão de parte das aeronaves inicialmente planejadas. Tanto a FAB quanto a Marinha trocaram um dos 16 helicópteros (H-36 na FAB, UH-15 na Marinha) previstos, ficando com quinze unidades em troca, respectivamente, de doze e de quinze H125 Esquilo que equiparão os esquadrões de treinamento. O Exército também negociou uma troca, porém pela ampliação do contrato logístico.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/fab-recebe-mais-um-h-36-caracal/
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #961 em: Agosto 15, 2023, 02:24:04 pm »
Programa do governo vai investir R$ 53 bilhões em defesa, conversão dos KC-30 está incluída


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O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão em várias áreas, sendo R$ 53 bilhões na área de defesa, sendo R$ 27,8 bilhões até 2026. Entre os programas previstos, está a conversão das duas aeronaves Airbus A330-200 para reabastecimento em voo e evacuação aeromédica.

A conversão dos Airbus A330-200, designados pela Força Aérea Brasileira como KC-30, era necessária para tornar as aeronaves efetivamente capazes de cumprir parte das missões para as quais foram adquiridas. Até o momento, as duas aeronaves recebidas em 2022 têm uma configuração semelhante ao período em que voavam em companhias aéreas.

O PAC deve garantir recursos para programas já em curso, como a aquisição dos caças Gripen, dos cargueiros KC-390, dos helicópteros leves do programa TH-X e de médio porte HX-BR. Apesar de citar números específicos, como 34 Gripen e nove KC-390, não foi esclarecido se haverá a ampliação de encomendas ou mesmo o adiantamento de entregas.

Em termos de aeronaves, o Exército será contemplado com a modernização de seis Pantera e a aquisição de dez modelos de emprego geral. Também está nominalmente citada no PAC a compra de nove veículos aéreos não tripulados para o Exército.

Com 20,6 bilhões, a Marinha deve ser a força com maior investimento, entre fragatas da classe Tamandaré, navios-patrulha e submarino diesel-elétricos e nuclear. Para a Força Aérea, o PAC prevê 17,4 bilhões. Já o Exército ficará com 12,4 bi. Por fim, 2,4 bilhões devem ir para “equipamentos de grande porte do Estado-Maior”, uma descrição específica para os cinco helicópteros do programa HX-BR e 27 do TH-X.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/programa-do-governo-vai-investir-r-53-bilhoes-em-defesa-conversao-dos-kc-30-esta-incluida/
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #962 em: Setembro 16, 2023, 05:26:17 pm »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #964 em: Setembro 28, 2023, 02:35:54 pm »
FAB firma parceria com a empresa Stella para estudos em tecnologias aeroespaciais


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Cerimônia celebrou cooperação com assinatura de memorando de entendimento para desenvolvimento de sistemas modernos

Com o objetivo de desenvolver estudos conceituais de tecnologias-chave e de sistemas e aeronaves não tripuladas, foi assinado um memorando de entendimento entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Stella Tecnologia Indústria e Comércio Aeroespacial LTDA. O ato foi realizado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e pelo Vice-Presidente Executivo e CEO da empresa, Gilberto André Buffara Junior, nessa quinta-feira (21/09), em Brasília (DF).


A parceria representa mais um passo na realização de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), de Busca e Salvamento (SAR), de emprego de armamento ar-solo e do Posto de Comunicação Aeroespacial (P-COM-AEPC). Com o memorando, ambas as partes se comprometem a definir, de forma coordenada, os conceitos relacionados aos sistemas e veículos aéreos não tripulados, conhecidos pela sigla UAS (do inglês Unmaned Aerial Systems/Vehicles) englobando, ainda, sistemas habilitadores e interfaces entre sistemas, além de envolver a Base Industrial de Defesa (BID) e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) nacionais na cooperação em pesquisas dos assuntos em questão.

O Comandante da Aeronáutica enfatizou que a ação e a utilização dos equipamentos UAS - que servem tanto para o controle do espaço aéreo quanto para a defesa aérea - estão alinhados com o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). “Que a gente possa cooperar com a Indústria e manter a nossa soberania. Seria muito bom se a gente pudesse decolar com um drone, por exemplo, com todos os itens nacionais, tudo produzido aqui”, expressou o Oficial-General.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER / Stella
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #965 em: Outubro 04, 2023, 12:15:59 pm »
Programa Espacial Brasileiro: Avibras recebe visita de comitiva do IAE para discutir projetos atuais e futuros


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A Avibras recebeu em setembro a visita de uma comitiva do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) liderada pelo Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, diretor do Instituto, com o objetivo de reafirmar a parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).

O presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite e membros das áreas Comercial e de Programas da empresa recepcionaram as autoridades, que tiveram oportunidade de conhecer toda a estrutura fabril e a capacitação da Avibras para os eventos em curso com a Força Aérea como é o caso da produção do S50, motor principal do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) no âmbito do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

O foco também foi o compartilhamento de expertises de forma a colaborar com produtos confiáveis, eficientes e de tecnologias avançadas, provendo a execução de projetos relacionados, como o desenvolvimento de um míssil de cruzeiro de longo alcance, com propulsão baseada em motor a reação para lançamento a partir de plataformas aéreas, o MICLA-BR, assim denominado no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) e o Foguete Espacial VSB-30, lançador de pequeno porte, voltado para a realização de experimentos em ambientes microgravitacionais.


Para a Avibras, essa cooperação é fundamental para fortalecer a capacidade autônoma do Brasil em lançamentos de veículos com a colocação de satélites em órbita, contribuindo diretamente para o avanço aeroespacial brasileiro, o desenvolvimento de tecnologia de ponta, capacitação da indústria, dos institutos e centros de lançamento, além de favorecer o reconhecimento internacional do País no setor aeroespacial.


Visita AEB – Com foco nos projetos e nas importantes parcerias estabelecidas para impulsionar o Programa Espacial Brasileiro (PEB), a Avibras visitou em setembro a Agência Espacial Brasileira (AEB), unidade regional de São José dos Campos localizada no Parque Tecnológico.

O assessor militar da Avibras André Luís Maciel de Oliveira (Cel/R1), a engenheira Larissa Menezes de Oliveira (Comercial) e o engenheiro Eduardo Dore Roda (Gestão de Programas) foram recebidos pelos coordenadores da unidade da AEB em São José, Alexandre Macedo e Jaime Silva.

A AEB tem interesse em adquirir motores S30 e S31 no âmbito do Programa de Microgravidade. Para a agência, a Avibras tem um papel muito importante para o sucesso do PEB, sobretudo na vertente de acesso ao espaço tanto no VSB-30 para o Programa de Microgravidade quanto como fornecedora dos motores S50 para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1).

 :arrow:  https://www.avibras.com.br/site/midia/noticias/519-programa-espacial-brasileiro-avibras-recebe-visita-de-comitiva-do-iae-para-discutir-projetos-atuais-e-futuros.html
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #966 em: Outubro 10, 2023, 03:44:09 pm »
Aeronaves da FAB vão repatriar brasileiros em Israel


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A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel. Nesta segunda-feira (09/10), uma aeronave KC-30 pousou em Roma (Itália) às 07h50min (horário local, 02h50min horário de Brasília), proveniente de Natal (RN). O voo teve a duração de 09 horas.

O destino da aeronave é Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores. O primeiro voo de volta ao Brasil deve acontecer na terça-feira (10/10), sendo que a decolagem da cidade israelense está prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h, horário de Brasília).


Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390 Millennium.

 segunda aeronave KC-30, que decolou de Brasília (DF) nesta segunda-feira (09/10) às 16h20 (horário local), para repatriar brasileiros em Israel, também transportou cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar no resgate.

 :arrow: FAB

 

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Barlovento

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #968 em: Outubro 31, 2023, 10:35:04 pm »
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #969 em: Janeiro 05, 2024, 02:44:09 pm »
Olás.

Força Aérea Brasileira já pode ter aposentado seus últimos C-130 Hércules

https://www.airway.com.br/forca-aerea-brasileira-aposentado-seus-ultimos-c-130-hercules/

Sds!
 

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MMaria

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #970 em: Fevereiro 02, 2024, 05:27:38 pm »
Olás.

A despedida final.

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C-130 Hércules: o fim de uma era

...Embora fora do serviço operacional desde 31 de dezembro de 2023, uma última oportunidade para se ver o C-130 Hércules voando em céus brasileiros, está marcada para o próximo mês.

Comenta-se que uma aeronave deverá realizar um tour de despedida por diversas localidades do território brasileiro, jornada esta que deve ser encerrada com o pouso final na Base Aérea do Galeão...

Na ocasião, será feito o anúncio oficial da desativação do C-130 Hércules.




A matéria completa, com fotos e informações sobre a história do avião na FAB está em:

https://www.aviacaoemfloripa.com.br/2024/01/c-130-hercules-o-fim-de-uma-era.html

Sds!
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #971 em: Fevereiro 14, 2024, 05:41:35 pm »
FAB avalia comprar novo avião presidencial e mais caças


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A Força Aérea Brasileira (FAB) analisa a possível compra de uma nova aeronave para uso da presidência da República e de mais aeronaves de caças, que não necessariamente serão mais F-39E/F Gripen. As informações foram anunciadas pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, em entrevista ao jornal O Globo.

De acordo com o Comandante, a necessidade de uma nova aeronave para uso da presidência se dá tanto pela idade do atual “Força Aérea Um” quanto pela necessidade de maior alcance. O Airbus A319CJ atualmente em uso, designado VC-1, foi recebido em 15 de janeiro de 2005, há 19 anos. Além disso, o Brigadeiro afirmou que o alcance da aeronave atual é “boa”, mas não “excelente” para “um país da nossa posição em relação à Europa e à Ásia”.


Em abril do ano passado, para ir à China, o VC-1 precisou fazer escalas em Lisboa e Abu Dhabi. No mês seguinte, para ir a Tóquio, foi necessário parar na Cidade do México e em Anchorage, cidade norte-americana no Alasca. Também há uma demanda a respeito do número de poltronas: derivado do A319, porém com uma configuração interna que inclui uma sala de reunião e uma suíte, só há espaço para uma comitiva de 39 pessoas, o que torna quase sempre necessário o uso de um ou dos dois VC-2 da frota do Grupo de Transporte Especial, estes últimos derivados do ERJ190 e com alcance ainda menor.

O virtual concorrente de maior destaque nesta futura aquisição é o Airbus A330, semelhante ao par de KC-30, em uso com a FAB a partir de julho de 2022. As duas aeronaves foram adquiridas usadas, após voarem com a Azul Linhas Aéreas, e estão configuradas para transporte de passageiros. Apesar da designação “KC”, não foi realizada até hoje a conversão ao desejado padrão Multi-Role Tanker Transport, que permitirá cumprir missões de reabastecimento em voo, transporte de carga e evacuação aeromédica, dentre outras. A FAB avalia incluir as conversões ao padrão MRTT junto com a compra da aeronave VIP.

Novos caças

A respeito dos novos caças, também houve uma promessa deixada pela metade nos últimos anos: a anunciada compra de quatro caças F-39E Gripen adicionais, elevando a aquisição total para 40, não foi concretizada e a FAB ainda avalia a ampliação do contrato. Contudo, na entrevista ao O GLOBO, o Comandante da Aeronáutica trouxe uma novidade: “Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave”.

É a primeira vez que há uma fala oficial a respeito da aquisição de um novo modelo de aeronave. Interessante observar o uso do “E” e não do “Ou”, representando uma possível desistência do plano de ter um único modelo para a primeira linha da aviação de caça da Força Aérea Brasileira. Também indica o plano de aquisição de um novo lote de Gripen, e não meramente um aditivo ao contrato, o que representaria a compra de mais de quatro aeronaves extras.


Na entrevista ao O GLOBO, o Tenente-Brigadeiro Damasceno deixou clara a necessidade de mais jatos de combate. “Os 36 caças são um número que não nos atende”, afirmou. Vale ressaltar que os jatos F-5EM/FM só vão voar até 2029 e ainda será necessário haver a futura substituição dos A-1 AMX, possivelmente na década seguinte.

Há informações de que a FAB estaria interessada na compra de caças multifuncionais, porém mais baratos. Uma das principais opções seriam o italiano M346 Master e o sul-coreano FA-50 Golden Eagle. Vale ressaltar que, apesar de citar a possibilidade de haver a compra de outro modelo, o Comandante não descartou o Gripen, muito menos demonstrou qualquer insatisfação.

Novo motor

O Comandante da Aeronáutica revelou, por fim, que há interesse do governo federal no desenvolvimento de tecnologia de motores aeronáuticos, algo hoje restrito a poucos países. Também houve elogio ao foco do atual presidente com a Força Aérea Brasileira. “Ele tem uma grande preocupação com o reaparelhamento das Forças Armadas (…) Lula é apaixonado por essa agenda de Defesa”, finalizou.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/fab-avalia-comprar-novo-aviao-presidencial-e-mais-cacas/
 

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NVF

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #972 em: Fevereiro 14, 2024, 11:53:18 pm »
Pelo menos 60 Gripen são essenciais, para um território tão vasto. O Golden Eagle é um excelente avião, mas muito mais limitado que o Gripen. Uma FAB com 60 Gripen + 60 GE (com turbofans F414) seria uma força sem igual na América do Sul.
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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #973 em: Fevereiro 15, 2024, 12:08:18 am »
Pelo menos 60 Gripen são essenciais, para um território tão vasto. O Golden Eagle é um excelente avião, mas muito mais limitado que o Gripen. Uma FAB com 60 Gripen + 60 GE (com turbofans F414) seria uma força sem igual na América do Sul.

No caso do Brasil eu também não descartaria a hipótese de tentar adquirir um lote de Gripen C/D em segunda mão para reforçar a frota a um custo mais reduzido e de forma mais imediata.
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #974 em: Março 05, 2024, 01:04:38 pm »
FAB se despede do C-130 Hércules com homenagens ao guerreiro


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Essencial para diversas missões da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave C-130 Hércules recebeu uma série de homenagens em sua despedida. Salto comemorativo, voo simbólico, documentário e instalação de monumento foram algumas das ações realizadas na última semana em reconhecimento a esse ícone da aviação militar mundial, utilizado desde 1965 no Brasil. Com muita emoção, a cerimônia alusiva ao aniversário de 59 anos do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo e ao legado operacional do C130 Hércules foi  realizada na última quinta-feira (29/02), na Base Aérea do Galeão (RJ).

Para celebrar o momento histórico, militares de diversas gerações que cumpriram missões nas asas da aeronave participaram da solenidade que foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida e contou com a participação de diversas autoridades. A cerimônia condecorou ex-comandantes do Esquadrão Gordo e um seleto grupo de tripulantes do C-130 com uma simbólica
lembrança.

Desenvolvida para missões semelhantes, a aeronave KC-390 Millennium carrega o desafio de continuar as vitórias e o legado operacional alcançado pelo C-130 ao longo das suas 370 mil horas de voo na Força Aérea Brasileira. Simbolizando a “passagem de serviço”, sobrevoos de um C-130 Hércules e um KC-390 Millennium na BAGL marcaram o evento de despedida. Ainda na cerimônia, pousou na BAGL o C-130 Hércules, seguido pela aeronave KC-390, momento marcado por comoção por todos aqueles que prestigiaram a solenidade e que ficará para a história.


Legado e recordações

Em seu discurso, o Comandante do 1º/1º GT, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, falou como a história do Esquadrão está diretamente relacionada com o Hércules e o quanto o seu legado é significativo para a FAB e para a sociedade brasileira. “Ao recordarmos tudo o que vivemos a bordo desse imponente quadrimotor, todas as experiências que compartilhamos com nossos companheiros de farda, todos os desafios que vencemos nas mais diversas fronteiras além-mar, toda a história que construímos nesses 59 anos, somos categóricos em afirmar: essa aeronave nos representa!”, expressou.

Com feitos eternizáveis nas missões de Operação de Paz no Haiti, de apoio humanitário aos países vizinhos como o Chile, Venezuela, Bolívia, Peru, de busca da aeronave Gol 1907 e da aeronave Air France 447 no Oceano Atlântico, de combate aos incêndios florestais no Chile e na Colômbia, de apoio a todos os entes da federação brasileira no combate à pandemia de Covid-19, entre tantas histórias, o orgulho do Primeiro Grupo de Transporte foi expresso por pilotos de gerações passadas e contemporâneas ao homenagear a aeronave.



Ex-Comandante do Esquadrão Gordo de 1987 a 1989 e um dos homenageados na cerimônia, o Major-Brigadeiro do Ar Cezar Ney Britto de Mello declarou que o C-130 foi um amor que ele teve desde o tempo em que era um jovem cadete. “No primeiro ano da Escola, no Campo dos Afonsos, fui escalado para vir aqui à Base Aérea do Galeão para a solenidade de recepção dos C-130 adquiridos pela Força Aérea. Esse avião foi um divisor de águas da FAB, que na época era praticamente apoiada em aeronaves C-47 bimotor. A aquisição desses primeiros cinco aviões que chegaram foi o passo de gigante que a Força Aérea deu em sua razão operacional”, manifestou.

“Essa celebração é importante tanto para os aviadores que tiveram a oportunidade de voar no C-130 quanto para o país. Nesses 59 anos, essa aeronave esteve aonde o Brasil precisava, em missões de paz, resgate de nacionais, em busca e salvamento, ajudando a combater incêndio, nas missões na Amazônia, fazendo papel de integração, de abastecimento de Defesa Aérea, entre outras diversas missões. Todos os pilotos que tiveram a oportunidade de voar no C-130 sentem muito orgulho guardado no coração de ter servido o Brasil através desse aeronave, fazendo grandes missões aéreas”, expressou o Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, que pilotou a aeronave na ocasião.

História


Produzida pela empresa Lockheed Martin, o Hércules foi incorporado à frota de aeronaves da FAB na segunda metade de 1964, na versão C-130E e, ao longo dos anos, recebeu os modelos SC-130E (Busca e Salvamento/Reconhecimento), C-130H e KC-130H (Reabastecimento em Voo).


Em 1983, o C-130 Hércules começou a realizar missões de apoio aoPROANTAR, contribuindo desde então com o desenvolvimento de pesquisas científicas no Continente Antártico, totalizando cerca de 400 missões. Destacam-se também as humanitárias no Congo em 2003, El Salvador em 2005, Haiti entre 2009 e 2017, Peru em 2017 e no Chile em 2010. As missões de Combate a Incêndio em Voo no Chile 2014, 2017 e 2023.


Na Operação COVID, o projeto transportou quase 2 milhões de quilos de carga (insumos e materiais hospitalares diversos), 640 mil litros de oxigênio (O²) e mais de 20 Usinas de Oxigênio.

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