Reserva Voluntária

  • 8 Respostas
  • 3355 Visualizações
*

Ideias

  • 2
  • +0/-0
Reserva Voluntária
« em: Outubro 01, 2008, 11:13:03 pm »
Reserva Voluntária é um conceito antigo e em franca expansão na Europa e Estados unidos, especialmente nas Forças Especiais e de Operações Especiais.
Basicamente, são cidadãos que após completarem o serviço militar obrigatório, continuam ligados ás forças armadas com um vinculo contratual e são a 1.ª linha de reserva militar em caso de guerra ou catástrofe.
Os reservistas cumprem períodos de tempo variáveis nas suas unidades, mantendo-se actualizados.
De referir, que muitos estão ligados a forças e serviços de segurança.

Sendo oriundo das Op.Esp. no meu caso estaria disponível, e tenho discutido o assunto com outros elementos e tenho verificado bastante aceitação do conceito.

atenciosamente deixo o assunto a debate.



  :snipersmile:
Ranger
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4507
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 04, 2008, 09:26:44 am »
Ja houve uma força desse tipo em Portugal, chamava-se Legiao Portuguesa ... e por acaso tambem tinha uma componente "proteçao civil" .
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 04, 2008, 11:20:14 am »
No que à Legião Portuguesa diz respeito é melhor rever as suas fontes ... ou reconsiderar os seus conhecimentos.

Em Portugal há uma reserva. Todos os que cumpriram serviço militar recebem em casa - cerca de um ano depois de passarem à disponibilidade - um carta informando a que unidade de reserva ficam a pertencer. Julgo que essa condição se mantém até aos 45 anos.

Nao tenho conhecimento de que alguma vez alguém tenha sido chamado. Mas numa altura em que a TAP estava a ser esmagada por greves consecutivas houve quem aventasse na CS a possibilidade de re-militarizar os pilotos como forma de os condicionar! (uma discussão académico-legal, nao terá passado disso)
Uma espécie de Requisição Militar...
::..Trafaria..::
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 04, 2008, 02:53:13 pm »
Chama-se a reserva de disponibilidade, agora com a nova lei do serviço militar não sei como anda.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 04, 2008, 03:43:49 pm »
E trata-se de uma reserva estruturada, não é só paleio e mais um papel mandado para casa.
É que quando tratei da burocracia referente à minha primeira diuturnidade tive que contactar e requerer ao comandante dessa (minha) unidade a contagem do tempo de serviço.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 04, 2008, 06:48:26 pm »
Citação de: "Trafaria"
Nao tenho conhecimento de que alguma vez alguém tenha sido chamado.


Nos anos 80 os pára-quedistas chamavam regularmente reservistas para participar nos exercicios anuais Jupiter.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 04, 2008, 08:16:27 pm »
Sim, confirmo, não me recordava dessa!

Ouvi de facto falar nisso. Mas as razões que levavam à convocação desse pessoal não tinham essencial e prioritariamente a ver com intenções de manter uma reserva “activa”, outros esquemas se escondiam por detrás. Dizem que estão até na génese da passagem dos páras para o exercito.

O que aconteceu foi que por essa altura foi finalmente promovido a Brigadeiro um pára-quedista, e consequentemente as Tropas Pára-quedistas foram equiparadas a Brigada (pelo menos naquele tempo procurava-se dar sentido lógico às decisões, ser consequente).

O problema é que o pessoal na efectividade do serviço era insuficiente e para obter esse desiderato disfarçou-se recorrendo a reservistas. E as coisas não ficaram somente pelos papéis, como ficariam hoje em dia, essa reserva de conveniência foi mesmo convocada para alguns exercícios.

Mas justificada a promoção do Brigadeiro (e consequente alargamento do quadro de oficiais dessa tropa), cumprindo o seu propósito, rapidamente se abandonou essa pratica!
::..Trafaria..::
 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 17, 2008, 11:04:19 am »
A Espanha têm esse tipo de Reserva Voluntaria.

No desfile do passado dia 12, esta Reserva desfilou com uniforme e armamento. Tambem estiveram presentes neste desfile os Veteranos das FA.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 17, 2008, 10:19:12 pm »
Este assunto já foi um pouco discutido por aqui, neste "thread": http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... a+nacional , e em mais uns outros.

Seria uma excelente inciativa se o país tivesse no mínimo uma cultura governamental semi-séria e competente, mas como não é esse o caso, acho que não vale a pena ter ilusões.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."