Reminiscência e semelhanças

  • 1 Respostas
  • 2239 Visualizações
*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Reminiscência e semelhanças
« em: Janeiro 28, 2005, 04:41:05 pm »
Citar
Reminiscência e semelhanças
por José Luis Sávio Costa em 28 de janeiro de 2005

Resumo: Cada dia que passa, mais vemos certas características semelhantes ao período antecedente do Movimento Cívico-militar de 1964 aparecerem no atual cenário nacional.

© 2005 MidiaSemMascara.org

Cada dia que passa, mais vemos certas características semelhantes ao período antecedente do Movimento Cívico-militar de 1964 aparecerem no atual cenário nacional.

1º. Como aconteceu naquela época o cordão dos aderentes cada vez aumenta mais, inclusive no campo das forças legais. Lembramos dos grupos dos generais Osvino, Assis Brasil e tantos outros.

2º. O problema dos vencimentos dos militares, tal qual então, torna-se dia a dia mais agudo, para forjar a concessão ou “compra” magnânima, no momento julgado oportuno, pelo nosso Presidente (sic). Como fez o Jango, graças a Deus, sem resultado... Agora, não sei, não!...

3º. A corrente nacionalista impensante, mais uma vez, se alvoroça, se agita e brada os chavões anti-imperialistas, sem raciocinar que remam junto com internacionalistas, marxista-leninistas, ditadores e outras tendências radicais. Xenófobos, pertencem a um gênero de ator que os comunas ou “progressistas”, prazerosamente, designam como “porcos chauvinistas”. Ser nacionalista é um genuíno e natural dever do bom soldado, que não pode e não deve desaguar no caudal da burrice virulenta. Com tristeza recordamos as pugnas, naqueles dias sem aparente sentido lógico para os incautos, entre as chapas azul e amarela nas eleições do Clube Militar, manipuladas por militares estruturados no Setor Militar do PCB, infiltrados na chapa amarela, alguns deles adesistas ao Movimento Cívico-militar de 31 de março, no último momento. Mas isto é outra história...

4º. A contumaz ambigüidade do lulismo, assinalada amiúde na mídia, segue os passos das divagações e dos diz-que-me-diz do Jango et caterva. Para nossa felicidade, havia os que conhecendo as tradições de nosso Exército, orientavam os militares democratas com sábios conselhos:

“Os meios militares nacionais e permanentes não são propriamente para defender programas de Governo, muito menos a sua propaganda, mas para garantir os poderes constitucionais, o seu funcionamento e a aplicação da lei”.

“Não estão instituídos para declararem solidariedade a este ou àquele poder. Se lhes fosse permitida a faculdade de solidarizar-se com programas, movimentos políticos ou detentores de altos cargos, haveria, necessariamente, o direito de também se oporem a uns e a outros.”

“Relativamente à doutrina que admite o seu emprego como força de pressão contra um dos poderes, é lógico que também seria admissível voltá-la contra qualquer um deles.”

“Não sendo milícia, as Forças Armadas não são armas para empreendimentos anti-democráticos. Destinam-se a garantir os poderes constitucionais e a sua coexistência”. (Trecho da Circular reservada do EMEx, expedida pelo Exmo. Sr General de Exército, Humberto de Alencar Castelo Branco, então Chefe do Estado Maior do Exército, em 20 de março de 1964). E hoje? Também não sei, não...

Aliás, houve um arremedo no caso Herzog, montado, manipulado e vergonhosamente conduzido no mais alto nível deste país e até hoje mantido silente nos desvãos dos poderes constituídos. Isto é uma vergonha!

5º. A pretendida “República Sindicalista” e a violência no campo sob a batuta de Francisco Julião com suas “Ligas Camponesas”, responsáveis pelo primeiro contingente de auto-enganados brasileiros a ter treinamento de guerrilha em Cuba, aqui apresentado como lembrança:

Ligas Camponesas:

Adamastor Francisco Bonilha - Ligas Camponesas, 1961

Adamor Gonçalves – Ligas Camponesas, Mai 63 a Nov 64

Adauto Freire da Cruz - Ligas Camponesas, 1961

Amaro Luiz de Carvalho (“Capivara”), Ligas Camponesas, 1961

Clodomir Santos Moraes - Ligas Camponesas, 1961 (assessor do MST)

Florentino Alcântara de Moraes - Ligas Camponesas, 1961

Joaquim Ferreira Filho (“Nelson”) - Ligas Camponesas, 1961

Mariano Joaquim da Silva – Ligas Camponesas, 1961. Posteriormente, foi dirigente da Var-Palmares

Osias da Costa Ferreira - Ligas Camponesas, 1961

Paulo Góes - Ligas Camponesas , Mai 63 a Nov 64

Pedro Motta Dias - Ligas Camponesas, 1961

Rivadavia Braz de Oliveira - Ligas Camponesas, 1961.

São, na atualidade, ultrapassadas pelas hordas do MST que mesclam necessitados fáceis de influenciar, pobres seduzidos pela cobertura de enganosa religião antropocêntrica, ou se quiserem de um esdrúxulo marxismo-cristão (sic) e militantes profissionais, clericais ou não, de certas “pastorais” e ONGs.

No passado evoluiu ante a complacência de um fraco mandatário, cercado por esquerdistas radicais. Hoje evoluem com o beneplácito de um ladino mandatário que tece loas ao MST “ordeiro” num dia e, no dia seguinte, diz que o Movimento tem que respeitar a lei, apesar dele ser useiro e vezeiro em desrespeitá-la.

6º. O Congresso, ontem como hoje, desanda na frenética defesa de seus próprios interesses e perde-se na mesmice de sempre, esquecendo a sua função constitucional e tornando-se mero caudatário do Executivo. E o governo, ciente deste fato, defende para presidir a Câmara dos Deputados um nome envolvido em casos de contatos com terroristas estrangeiros (inclusive em seqüestros no Brasil) e corrupção (caso Lubeca e o “abafa” do caso Celso Daniel, entre outros).

7º. O Presidente? Bem, chego a julgar que o Jango era melhor e até mais honesto... Mas quem pode responder melhor são os ex-militantes do PT: Paulo de Tarso Venceslau, os irmãos Queiroz Benjamim, a Senadora Heloisa Helena, a Luiza Erundina, os tesoureiros de campanhas e os que estão para sair do partido. Bem, há mais; porém, vamos aguardar...

8º. O processo de neutralização das Forças Armadas pode estar em curso, com alguns passos parecidos com os de épocas pretéritas. O primeiro passo ocorre com o “corporativismo segmentado”, com a criação de associações e propostas de suas sindicalizações (praças, graduados, oficiais e praças temporários, oficiais); o segundo é a concessão de medidas judiciais, do tipo habeas-corpus nos casos de prisões disciplinares (o que contraria o parágrafo 2º do Artigo 142, da Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor, ainda que meio ultrajada Constituição-cidadã), ou mandatos de segurança no âmbito administrativo, ampliando as interferências indevidas no âmbito das forças; o terceiro é o aumento da campanha antimilitar, ampliando a campanha revanchista, instilando o antagonismo entre facções civilistas e militaristas; o quarto é uma sutil e lenta substituição ou interferência nas atribuições constitucionais das Forças Armadas, via criação de Força Nacional de Segurança Pública e outras, cujas atribuições podem ser alteradas fora dos limites da Lei Maior, sem a influência e a fiscalização dos poderes de maior competência; o quinto é conseqüência: a criação e ativação de conflito de interesses entre as forças legais no campo de suas atribuições na área da defesa, sob os mais variados aspectos.

Alguns destes passos já estão em progressão, ora sutil, ora mais aberta.

O futuro a Deus pertence e queira Deus que eles não tenham aprendido a saber a hora e continuem com a mesma tendência histórica em terras brasileiras.

Atentemos para o Fórum Social Mundial e como nele se comportam as forças políticas do Foro de São Paulo, organização castro-lulista, ou lula-castrista, sediada no Brasil e em Cuba.


http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=3270
 

*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 28, 2005, 07:51:13 pm »
Tirando a parte do congresso e do MST, esse artigo é muito catastrófico, pura fantasia que visa pregar o medo, querer comparar esses dois momentos históricos é puro delírio, vivemos em uma democracia madura, com instituições sólidas, alêm do mais, ano que vem tem eleição e quem estiver descontente com este governo (meu caso) que escolha um candidato que tenha uma proposta melhor e que apresente o melhor passado, é o que vou fazer e aconselho a todos os brasileiros fazerem o mesmo!