Fragatas OHP

  • 2 Respostas
  • 4518 Visualizações
*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
Fragatas OHP
« em: Maio 25, 2004, 01:32:19 pm »
Companheiros do Forum

Em primeiro ligar quero mandar uma saudação a todos os membros deste forum.
Esta é a minha primeira intervenção e desde já quero expressar a minha ignorância em muitos dos assuntos aqui discutidos. Digo discutidos porque um forum é um lugar de discussão construtiva e todas as opiniões, mesmo as antagónicas das nossas, devem ser lidas e discutidas com o máximo respeito. É assim que se funciona em democracia.
Li que as fragatas "oferecidas" pelos EUA, vinham "nuas", ou seja sem armamento e equipamento electrónico, sendo o reequipamento feito nos EUA e pago por nós. É verdade?
Se é verdade como julgo saber, quais são os equipamentos que podemos instalar e quais os escolhidos? Em quanto vai ficar esta modernização/reequipamento? Alguém sabe alguma coisa?
Não seria melhor comprar as fragatas Type 23 que a Grã-Bretanha vai disponibilizar brevemente, já que não comprámos as holandesas?

Cumprimentos

JLRC
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 25, 2004, 02:02:25 pm »
Antes do mais, bem vindo JLRC  :D

Citar
Li que as fragatas "oferecidas" pelos EUA, vinham "nuas", ou seja sem armamento e equipamento electrónico, sendo o reequipamento feito nos EUA e pago por nós. É verdade?


Infelizmente ainda não está nada confirmado. Os EUA estão a retirar das suas OHP o lançador dos Standard/Harpoon, mas não se sabe se isso também será feito nas OHP que se destinam a Portugal.

Quanto a upgrades, tudo depende do estado em que elas venham, e do dinheiro que o Ministério da Defesa esteja disposto a pagar. De qualquer modo não faz sentido gastar rios de dinheiro numa plataforma velha...

Para mim, se se confirmasse que as OHP vinham sem lançador de mísseis, então o melhor seria fazer um upgrade às VdG colocando-lhes um VLS para ESSM, e transferindo o lançador óctuplo de Sea Sparrow para as fragatas americanas...

Em relação às Type 23, elas são boas fragatas, mas a sua compra traria problemas de logística e treino, sobretudo pelos mísseis diferentes que usa.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 25, 2004, 05:28:09 pm »
Citar
Em relação às Type 23, elas são boas fragatas, mas a sua compra traria problemas de logística e treino, sobretudo pelos mísseis diferentes que usa.


Apesar de serem dos melhores navios do mundo na sua missão ( anti-submarina), as T23 são demasiado especializadas nesse tipo de missão. Para missões ASW já temos as VdG, o que a Marinha precisa mesmo é alguma capacidade de defesa anti-aérea de área.

Infelizmente, as OHP não vão trazer essa capacidade. Apenas vão permitir manter (?) o número de fragatas ( se calhar até é um aumento, considerando o potencial bélico quase nulo das João Belo  :wink: )

Muito dos equipamentos das João Belo instalados nos anos 90, como o sonar e equipamento de comunicações, deverão ser transferidos para as OHP.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman