Novo blindado 4x4

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1005 em: Agosto 27, 2018, 06:08:36 pm »
O c130 so consegue levar 1 pandur II de cada vez não 2 como na ilustração!

A figura é para demonstrar que é transportável pelo C, uma unidade por voo, devido ao Payload da aeronave, mas o porta canhão devido ás dimensões, não cabe no C.

Abraços
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mafets

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1006 em: Agosto 27, 2018, 06:16:04 pm »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1007 em: Agosto 29, 2018, 07:45:55 pm »
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nota:Esperemos que os VBL que temos durem muitos e bons anos porque são a melhor opção no caso de ser necessário o transporte de viaturas blindadas com os meios da FAP, embora provavelmente a actual doutrina do exército não tenha grandes planos para eles.

E como à conta disto acabámos com oito POST´s a discutir as capacidades de transporte de diversos aviões ou em que cenário é que se justifica precisarmos de utilizar a FAP para transportar veículos blindados, vou tentar explicar-me um bocado melhor sobre aquilo em que estava a pensar:

Imaginem um cenário em que num país em da rotura seja necessário a evacuação de cidadãos nacionais/nacionalizados. Como a maneira mais rápida de evacuação é a aérea enviam-se 2/3 aviões com   (e dependendo da distância) 2/3 VLB e um pelotão de para-quedistas por avião para fazer a segurança do aeroporto de maneira a se poder proceder à evacuação dos pessoas.

Nada garante que existam tão “boas relações” como na última vez em que os paraquedistas estiveram envolvidos numa operação semelhante em África:
http://www.operacional.pt/angola-novembro-de-1992-onde-necessario-quando-necessario/

e nada impede que situações semelhantes voltem a acontecer  por exemplo na Guiné-Bissau com os seus narcotraficantes , ou até em S. Tomé com a Trovoada e os seus conselheiros militares ruandeses.
Não me esqueci da Venezuela mas aí os Nuestros Hermanos podem dar o corpo ao manifesto com o nosso apoio moral.

Um veiculo blindado ligeiro de 4/5 Ton, mas perfeitamente capaz de resistir às munições 7.62X39 pode fazer a diferença nestes casos. Andar a passear um PANDUR de 18 Ton ou mesmo os futuros VTLB de 9.5 Ton para uma missão desse tipo não será realista para os nossos meios.

Parece a este furriel de poltrona que se para este ou outros cenários semelhantes acreditarmos que podemos usar a  via marítima ou os ANTONOV do programa SALIS para resolver os nossos problemas, então também não se justifica a existência da esquadra 501 a não ser para o ocasional exercício militar (leia-se ficar na fotografia) ou como esquadrilha da FAP de combate aos incêndios florestais ::).

Cumprimentos,
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1008 em: Agosto 29, 2018, 08:24:34 pm »
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nota:Esperemos que os VBL que temos durem muitos e bons anos porque são a melhor opção no caso de ser necessário o transporte de viaturas blindadas com os meios da FAP, embora provavelmente a actual doutrina do exército não tenha grandes planos para eles.

E como à conta disto acabámos com oito POST´s a discutir as capacidades de transporte de diversos aviões ou em que cenário é que se justifica precisarmos de utilizar a FAP para transportar veículos blindados, vou tentar explicar-me um bocado melhor sobre aquilo em que estava a pensar:

Imaginem um cenário em que num país em da rotura seja necessário a evacuação de cidadãos nacionais/nacionalizados. Como a maneira mais rápida de evacuação é a aérea enviam-se 2/3 aviões com   (e dependendo da distância) 2/3 VLB e um pelotão de para-quedistas por avião para fazer a segurança do aeroporto de maneira a se poder proceder à evacuação dos pessoas.

Nada garante que existam tão “boas relações” como na última vez em que os paraquedistas estiveram envolvidos numa operação semelhante em África:
http://www.operacional.pt/angola-novembro-de-1992-onde-necessario-quando-necessario/

e nada impede que situações semelhantes voltem a acontecer  por exemplo na Guiné-Bissau com os seus narcotraficantes , ou até em S. Tomé com a Trovoada e os seus conselheiros militares ruandeses.
Não me esqueci da Venezuela mas aí os Nuestros Hermanos podem dar o corpo ao manifesto com o nosso apoio moral.

Um veiculo blindado ligeiro de 4/5 Ton, mas perfeitamente capaz de resistir às munições 7.62X39 pode fazer a diferença nestes casos. Andar a passear um PANDUR de 18 Ton ou mesmo os futuros VTLB de 9.5 Ton para uma missão desse tipo não será realista para os nossos meios.

Parece a este furriel de poltrona que se para este ou outros cenários semelhantes acreditarmos que podemos usar a  via marítima ou os ANTONOV do programa SALIS para resolver os nossos problemas, então também não se justifica a existência da esquadra 501 a não ser para o ocasional exercício militar (leia-se ficar na fotografia) ou como esquadrilha da FAP de combate aos incêndios florestais ::).

Cumprimentos,

O cenário que apontas é muito parecido com o que irá acontecer na RCA num futuro próximo !!

Abraços
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1009 em: Agosto 30, 2018, 01:53:12 am »
A Força Aérea não está à espera de cenários dramáticos para empenhar os C-130, esses já tem muitos anos de voos por todo o mundo, já transportaram de tudo, de viaturas e pessoal militar a civis e ajuda humanitária, e até alguns transportes mais estranhos que aparecem de vez em quando. E apesar do C295 ser um avião com melhores capacidades do que o Aviocar, ainda está longe do C-130, basta pensar que para voar até aos Bálticos o C295 tem que reabastecer na Bélgica, então imaginem missões fora da Europa.

Alguns exemplos
(transporte de GNR para o Iraque)
http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/gnr-prepara-nova-forca-para-operacao-no-iraque

(ajuda humanitária para o Haiti)
https://www.publico.pt/2010/01/14/sociedade/noticia/governo-portugues-vai-enviar-aviao-c130-com-32-elementos-da-proteccao-civil-1417825

(transporte de feridos no Mali)
https://observador.pt/2017/01/24/c-130-da-forca-aerea-portuguesa-transportou-11-feridos-do-atentado-no-mali/

(apoio a Operações Especiais na RDCongo)
https://www.rtp.pt/noticias/pais/militares-portugueses-mostram-capacidades-na-rd-congo_n34019

(resgates de civis na Libia...
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/evacuadas-114-pessoas-c-130-regressa-a-tripoli_n418419
... e em Beirute)
https://www.publico.pt/2006/07/20/mundo/noticia/aviao-com-portugueses-retirados-do-libano-chega-esta-madrugada-1264676

estes são alguns dos casos fora do normal
(transporte de um avião dentro do C-130)
http://www.operacional.pt/%C2%ABbisontes%C2%BB-contra-gafanhotos/
(transporte de ambulancias)
http://www.passarodeferro.com/2014/12/forca-aerea-portuguesa-na-ajuda-cabo.html
« Última modificação: Agosto 30, 2018, 02:08:01 am por Lightning »
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1010 em: Agosto 30, 2018, 02:59:54 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

   
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1011 em: Agosto 30, 2018, 03:04:02 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

 

Essa questão da blindagem pode depender da função/teatro de operações mas sinceramente o ser retirada é um pouco não problema, porque se precisar dela tem de ir no veículo ou na aeronave que transporta o veiculo e contribui na mesma para a capacidade de carga máxima à descolagem...tão importante como a blindagem será a configuração da torre (caberá em altura?).
Um abraço
Raphael
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1012 em: Agosto 30, 2018, 04:31:33 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

 

Essa questão da blindagem pode depender da função/teatro de operações mas sinceramente o ser retirada é um pouco não problema, porque se precisar dela tem de ir no veículo ou na aeronave que transporta o veiculo e contribui na mesma para a capacidade de carga máxima à descolagem...tão importante como a blindagem será a configuração da torre (caberá em altura?).

sem grande infos e por alto cada KC390 deverá conseguir carregar 3 VAMTAC ST5.

da wiki:

KC390:
Cargo compartment: Length 17.75 m X width 3.45 m X height 2.9 m
Payload: 26 tonnes (59,500 lb)

VAMTAC ST5.
Peso   entre 3 y 8,5 t
Longitud   4,845 m
Anchura   2,175 m
Altura   1,9 m

De altura sobra 1 m para a torre
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1013 em: Agosto 30, 2018, 04:41:29 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

 

Essa questão da blindagem pode depender da função/teatro de operações mas sinceramente o ser retirada é um pouco não problema, porque se precisar dela tem de ir no veículo ou na aeronave que transporta o veiculo e contribui na mesma para a capacidade de carga máxima à descolagem...tão importante como a blindagem será a configuração da torre (caberá em altura?).

sem grande infos e por alto cada KC390 deverá conseguir carregar 3 VAMTAC ST5.

da wiki:

KC390:
Cargo compartment: Length 17.75 m X width 3.45 m X height 2.9 m
Payload: 26 tonnes (59,500 lb)

VAMTAC ST5.
Peso   entre 3 y 8,5 t
Longitud   4,845 m
Anchura   2,175 m
Altura   1,9 m

De altura sobra 1 m para a torre

Com um payload de 26 tons consegue ter um raio de acção de 1400 Kms.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_KC-390

Abraços
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1014 em: Agosto 30, 2018, 05:22:44 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

 

Essa questão da blindagem pode depender da função/teatro de operações mas sinceramente o ser retirada é um pouco não problema, porque se precisar dela tem de ir no veículo ou na aeronave que transporta o veiculo e contribui na mesma para a capacidade de carga máxima à descolagem...tão importante como a blindagem será a configuração da torre (caberá em altura?).

sem grande infos e por alto cada KC390 deverá conseguir carregar 3 VAMTAC ST5.

da wiki:

KC390:
Cargo compartment: Length 17.75 m X width 3.45 m X height 2.9 m
Payload: 26 tonnes (59,500 lb)

VAMTAC ST5.
Peso   entre 3 y 8,5 t
Longitud   4,845 m
Anchura   2,175 m
Altura   1,9 m

De altura sobra 1 m para a torre

asalves no Vamtac penso que dependerá da configuração mas fui olhar para o guia do Armada em altura...sem torre apresenta 2,01m..
Além de um peso de combate de 9,5toneladas (com blindagem) ao que acresce 1,5toneladas de payload...seja browning.50, seja lança misseis, seja sistemas de observação,

https://issuu.com/vishmeh/docs/compendium_light_armoured_vehicles_

Por isso essa dos três ST5 de capacidade será ver para crer.
Edit: na publicação refere que a versão base pesa 5,3ton mas tem uma motorização especifica...resta saber qual foi a variante seleccionada...

Continuamos é com um carro "baixo" para a ameaça IED...a blindagem inferior até pode ser excelente mas o habitáculo irá sempre sofrer efeitos da explosão/detonação....

« Última modificação: Agosto 30, 2018, 05:31:54 pm por raphael »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1015 em: Agosto 30, 2018, 06:19:49 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

 

Essa questão da blindagem pode depender da função/teatro de operações mas sinceramente o ser retirada é um pouco não problema, porque se precisar dela tem de ir no veículo ou na aeronave que transporta o veiculo e contribui na mesma para a capacidade de carga máxima à descolagem...tão importante como a blindagem será a configuração da torre (caberá em altura?).

sem grande infos e por alto cada KC390 deverá conseguir carregar 3 VAMTAC ST5.

da wiki:

KC390:
Cargo compartment: Length 17.75 m X width 3.45 m X height 2.9 m
Payload: 26 tonnes (59,500 lb)

VAMTAC ST5.
Peso   entre 3 y 8,5 t
Longitud   4,845 m
Anchura   2,175 m
Altura   1,9 m

De altura sobra 1 m para a torre

asalves no Vamtac penso que dependerá da configuração mas fui olhar para o guia do Armada em altura...sem torre apresenta 2,01m..
Além de um peso de combate de 9,5toneladas (com blindagem) ao que acresce 1,5toneladas de payload...seja browning.50, seja lança misseis, seja sistemas de observação,

https://issuu.com/vishmeh/docs/compendium_light_armoured_vehicles_

Por isso essa dos três ST5 de capacidade será ver para crer.
Edit: na publicação refere que a versão base pesa 5,3ton mas tem uma motorização especifica...resta saber qual foi a variante seleccionada...

Continuamos é com um carro "baixo" para a ameaça IED...a blindagem inferior até pode ser excelente mas o habitáculo irá sempre sofrer efeitos da explosão/detonação....

Voltamos à velha discussão. Um carro alto é um alvo facíl para os misséis, um carro baixo é um alvo facíl para as minas.

Em que ficamos?

de acordo com a info que indicaste o lmv é mais alto que o vatmac em cerca de 5 cm.
« Última modificação: Agosto 30, 2018, 06:21:51 pm por nelson38899 »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1016 em: Agosto 30, 2018, 06:25:05 pm »
é referido que o fundo das VAMTAC é baixo...

e pelo que me parece também é plano. ou seja, não é em V, de modo a deixar passar a força da explosão...

neste caso porque comprámos esta viaturas, seja hoje se procuram produzir veículos com capacidade IED ?...
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1017 em: Agosto 30, 2018, 06:43:56 pm »
é referido que o fundo das VAMTAC é baixo...

e pelo que me parece também é plano. ou seja, não é em V, de modo a deixar passar a força da explosão...

neste caso porque comprámos esta viaturas, seja hoje se procuram produzir veículos com capacidade IED ?...

Informação em outra conversa (http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=3132.msg297587#msg297587)sobre o mesmo assunto:

"Protección anti-minas y contra IED, sustentada en los siguientes elementos:

Estructura anti-deformación; chapa inferior con difusor en forma de V y elementos de absorción de la onda expansiva; suelo elevado con manta anti-minas/anti-fragmentación; puertas con difusor anti-deformación; cierres de seguridad; asientos separados del suelo, con reposacabezas especiales, apoya-piés y cinturones de seguridad con 4 ó 5 puntos de sujeción; elementos estructurales unidos mediante juntas especiales y reducción al máximo de juntas por soldaduras; y utilización de chapas plegadas para evitar las soldaduras."
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1018 em: Agosto 30, 2018, 09:43:36 pm »
Em resumo: os nossos "novos KC-390" podem transportar quantos dos nossos "novos VAMTAC ST5"...? Com ou sem a blindagem (que presumo ser facilmente colocada após o transporte)?

 

Essa questão da blindagem pode depender da função/teatro de operações mas sinceramente o ser retirada é um pouco não problema, porque se precisar dela tem de ir no veículo ou na aeronave que transporta o veiculo e contribui na mesma para a capacidade de carga máxima à descolagem...tão importante como a blindagem será a configuração da torre (caberá em altura?).

sem grande infos e por alto cada KC390 deverá conseguir carregar 3 VAMTAC ST5.

da wiki:

KC390:
Cargo compartment: Length 17.75 m X width 3.45 m X height 2.9 m
Payload: 26 tonnes (59,500 lb)

VAMTAC ST5.
Peso   entre 3 y 8,5 t
Longitud   4,845 m
Anchura   2,175 m
Altura   1,9 m

De altura sobra 1 m para a torre

asalves no Vamtac penso que dependerá da configuração mas fui olhar para o guia do Armada em altura...sem torre apresenta 2,01m..
Além de um peso de combate de 9,5toneladas (com blindagem) ao que acresce 1,5toneladas de payload...seja browning.50, seja lança misseis, seja sistemas de observação,

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Por isso essa dos três ST5 de capacidade será ver para crer.
Edit: na publicação refere que a versão base pesa 5,3ton mas tem uma motorização especifica...resta saber qual foi a variante seleccionada...

Continuamos é com um carro "baixo" para a ameaça IED...a blindagem inferior até pode ser excelente mas o habitáculo irá sempre sofrer efeitos da explosão/detonação....

Penso que só levará dois Vamtacs de cada vez até para poder carregar um pouco mais de combustivel.
Se o deck do KC tem 12,80 metros como carregas três viaturas com 4,85 metros cada ????





Os 17,75 metros é com a rampa e não acho que suporta seis ou mais toneladas em pleno voo, uma coisa é uma viatura subir a rampa outra é colocar num voo de duas ou mais horas um peso de várias tons, na dita rampa, quando muito podemos colocar uma palete com uma ou duas tons, como faziamos nos C's nada mais, nem os locks da rampa ficariam em muito bom estado com os solavancos das aterragens !!

Abraços
« Última modificação: Agosto 30, 2018, 11:27:08 pm por tenente »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1019 em: Agosto 31, 2018, 11:28:56 am »
Tal e qual tenente, apesar do ST5 ter a capacidade de desmontar a torre e alguma blindagem para ser aerotransportável...penso que um dos requisitos de blindagem era o nível 3 e isso conduz-nos para a versão mais pesada...
Um abraço
Raphael
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