Novos submarinos confirmados

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papatango

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Novos submarinos confirmados
« em: Fevereiro 15, 2004, 10:26:58 pm »
Segundo o Expresso, deverá estar confirmado o contrato para o fornecimento de submarinos á armada portuguesa, com o consórcio estaleiro alemão GSC. O contrato deve ser assinado até ao fim do mês.
O jornal considera que ficarão prejudicados em termos práticos os recursos apresentados pelos franceses da DCN-internacional. O preço final será de € 842.500.000.

As contrapartidas dos alemães aumentaram e agora serão iguais ao valor do contrato (100%).

Ao mesmo tempo os alemães vão estudar a possibilidade de elevarem a sua posição até 80% no capital dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com um investimento de €200 milhões.

Para obviar ao problema da obsolescencia dos dois submarinos restantes, os alemães devem emprestar a Portugal dois submarinos, durante o periodo de tempo de construção, até á entrega dos novos, ou seja, 63 e 71 meses, para o primeiro e para o segundo.

Aqui as características do U-206A:
http://web.1asphost.com/Lusitanos/img_marinha/U206.htm

Cumprimentos
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Tiger22

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Novos submarinos confirmados
« Responder #1 em: Fevereiro 19, 2004, 01:34:30 am »
Lusa 2004/02/18

Citar
Franceses do DCN admitem pedir indemnização ao Estado no concurso dos submarinos.
 
Os estaleiros franceses DCN admitiram na quarta-feira exigir em tribunal uma indemnização ao Estado português, caso o Governo assine o contrato de adjudicação do fornecimento de submarinos com o vencedor do concurso, o consórcio alemão GSC.

Thierry Devancey, representante dos estaleiros franceses em Portugal, preteridos no concurso de adjudicação dos submarinos, disse à Lusa que a indemnização poderá ser exigida no caso de a assinatura do contrato ser feita antes que o Supremo Tribunal Administrativo (STA) se pronuncie sobre o pedido de anulação do concurso feito pela DCN.

"Não vamos desistir do processo, mesmo que o contrato venha a ser assinado. Vamos esperar a decisão do tribunal e, se vencermos, poderemos sempre exigir uma indemnização", afirmou o responsável dos estaleiros franceses, que concorreram com o consórcio alemão GSC.

De acordo com fonte ligada ao processo, as negociações entre o Ministério da Defesa e a GSC estão já na recta final, devendo o contrato ser assinado até ao final da próxima semana.


Faço daqui um apelo ao Sr. Ministro da Defesa para avançar sem mais demora para a assinatura da compra dos submarinos. Tem todo o apoio das pessoas que querem um Portugal mais forte e com umas Forças Armadas dignas. Não se deixe intimidar pelas manobras e pelo mau perder dos franceses. Sempre agiram assim em todos os contratos de venda de armamento em que saíram derrotados por esse mundo fora.
  :idea: Sugiro também que os submarinos que os alemães nos vão emprestar enquanto não chegam os novos, sejam bem escolhidos com vista a numa negociação futura, incorporá-los também na nossa marinha.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

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Spectral

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« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2004, 09:44:35 pm »
Tiger22, concordo com as suas opinões sobre a necessidade de resolver este assunto  o mais rapidamente possível e que os Franceses estão a ter um comportamento indecente, como aliás já é habitual.

Mas, em minha opinião:

- isso não é razão para banirmos os franceses dos concursos. Os grandes prejudicados seríamos nós porque o leque de escolhas diminuiria, com tudo o que isso tem de negativo.

-os U-206 ( os subs que vêm como temporários) são completamente inadequados para as condições protuguesas. São submarinos feitos a pensar nas águas costeiras do mar do Norte, um ambiente totalmente diferente do nosso. Seriam apenas um desperdício de recursos, que poderiam ser empregues na compra de um 3º sub.

cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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Tiger22

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« Responder #3 em: Fevereiro 20, 2004, 01:02:21 am »
Obrigado Spectral

Mas... já está confirmado que os submarinos "temporários" são os U-206?
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Spectral

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« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2004, 08:24:49 pm »
no problem tiger22 :G-Ok:

o U206 tem sido o único sub. referido. Mas é uma boa questão...

Outro ponto que levantou que concordo totalmente: esta situação de comprarmos navios e passados 20 ou 30 anos termos substituir a classe inteira, é insustentável em termos operacionais. Uma classe intermédia seria extremamente desejável, de modo a não haver estas paragens efectivas nas operações...


cumptos
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papatango

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« Responder #5 em: Fevereiro 20, 2004, 11:46:59 pm »
Citação de: "Tiger22"
Mas... já está confirmado que os submarinos "temporários" são os U-206?


Tanto quanto se sabe não é liquido que venham os U206A. Tudo depende de o "Barracuda" e o "Delfim" conseguirem manter-se a flutuar até 2009 e de a pastilha-elástica aguentar.

Cumprimentos
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Spectral

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« Responder #6 em: Fevereiro 21, 2004, 12:56:18 am »
Citar
O Semanário de hoje traz uma notícia sobre os subs. O Paulo Portas decidiu não usar os U206 emprestados, por isso implicaria um investimento avultado nas adaptações ao nosso serviço. Assim, optou por uma solução mais económica: o NRP Barracuda vai ser modernizado e servirá até 2009, altura em chegará o primeiro U214. Segundo a Marinha, «é mais económico e simples fazer uma transição de submarinos do que duas, onde se tinha de reaprender duas vezes o modelo de treino, todo o know-how e tempo de adaptação». O Delfim deverá ser retirado em 2005.

O contrato com o GSC deverá ser assinado em Março. O Semanário também diz que a viabilidade dos pedidos de anulação do concurso e de suspensão de efeitos da resolução do Conselho de Ministros, interpostos pelos advigados da DCNi, é «reduzida ou quase nula».



via JQT, Fórum Armada


é outra perspectiva sobre o assunto e parece-me acertada...
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Luso

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Tic, tac...
« Responder #7 em: Março 26, 2004, 09:47:20 pm »
Tic tac tic tac...

A assinatura do contrato dos subs não deveria deveria ocorrer em Março?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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FinkenHeinle

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« Responder #8 em: Março 27, 2004, 02:45:11 am »
Está até parecendo o F-X Brasileiro...

É uma pena...

Mas, voltando ao assunto, quais submarinos estão concorrendo, e em quais quantidades???
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
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papatango

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« Responder #9 em: Março 27, 2004, 03:59:43 pm »
Não comece a rir já... :D

Mas a esquadrilha de submarinos portuguesa, que foi de quatro até meados dos anos 70, depois foi reduzida a três e presentemente discute-se a aquisição de dois.

O problema é que por causa do sistema de propulsão AIP e das mais recentes modernices, são submarinos caríssimos, custando mais de $500 milhões de dolares cada um.

O programa será mais caro que o programa de aquisição das três fragatas MEKO-200 da marinha portuguesa, só que naquela altura, Portugal pagou apenas 40% do programa e agora tem que pagar 100%.

A escolha foi para o U-209 ou U-214 alemão.
Na realidade parece que o submarino será um U-209 mais comprido por fora e utilizará os sistemas do U-214. Entre outras razões para esta escolha, há razões que têm a ver com a forma como as propostas foram apresentadas, e eventualmente o facto de o U-209 ser potêncialmente melhor adaptado para as condições Atlânticas.

O outro concorrente era a francesa DCN-internacional com o Scorpenne.

Cumprimentos.
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Jorge Pereira

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Tribunal aceita submarino alemão
« Responder #10 em: Março 30, 2004, 02:00:07 pm »
Diário de Notícias 2004/03/30

Citar
O Supremo Tribunal Administrativo (STM) rejeitou o pedido de providência cautelar, apresentado pelos estaleiros franceses DCNI, para suspensão de todos os procedimentos contratuais na adjudicação da compra de dois submarinos para a Marinha ao grupo alemão HDW, apurou DN junto de fonte ligada ao processo.

Elaborado pela juíza Maria Angelina Domingues e votado por unanimidade no dia 24, o acórdão, de 44 páginas, rejeita, ponto a ponto, os argumentos subscritos por José Miguel Júdice, em nome do construtor francês DCNI.

O projecto de adjudicação para compra dos dois submarinos ao grupo alemão HDW foi aprovado pelo Conselho de Ministros em 25 de Setembro último. O Governo português considerou então que o consórcio alemão apresentou uma proposta com melhor preço, contrapartidas mais favoráveis e condições operacionais superiores à francesa.

O acórdão do STM refere, explicitamente, que «o risco de lesão do interesse público é manifestamente superior ao interesse acautelado pela DCNI, pelo que não devem ser tomadas as providências pedidas».

A juíza-relatora apresenta ainda dois outros argumentos para fundamentar a sua decisão: afirma que o protelamento da aquisição teria graves consequências do ponto de vista do preço e contrapartidas; e sustenta que os submarinos são uma arma indispensável à defesa das linhas de comunicação marítima, sublinhando a necessidade da Marinha portuguesa não perder aquela capacidade após a desactivação do seu último navio daquele tipo, em 2009.


Finalmente parece que foram ultrapassados todos os entraves para a assinatura do contrato. Espero que seja muito em breve.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Ricardo Nunes

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« Responder #11 em: Março 30, 2004, 04:21:30 pm »
Uma óptima notícia. Esperemos assim que o acordo para a iniciação da construção dos submarinos seja assinado em breve.
Ricardo Nunes
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FinkenHeinle

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« Responder #12 em: Março 30, 2004, 05:05:10 pm »
Olá,


Mas vocês preferem o U-209 ou o Scorpene???

Pergunto isso por ser o Scorpene uma nova geração de submarinos.
Um Forte Abraço.
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papatango

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« Responder #13 em: Março 31, 2004, 11:22:02 pm »
Não há informações absolutamente seguras sobre o tema, por causa dos problemas que houve com o concurso.

Portanto neste momento, as informações dizem que os futuros submarinos da marinha Portuguesa serão parecidos exteriormente com um U-209 mais comprido, mas com o miolo do U-214.

Ora a análise efectuada pela marinha portuguesa diz que o U-209/214 é de facto mais sofisticado que o Scorpene.

As más linguas dizem que por razões contratuais, a marinha portuguesa não pode de facto dizer que está a comprar U-214, porque isso implicaría a necessidade de fazer um novo concurso. Mesmo assim a DCN-i contestou e continua a contestar o actual concurso.

De qualquer forma, em termos técnológicos os futuros submarinos da marinha portuguesa serão no minimo tão sofisticados quanto o Scorpene, independentemente das características do casco. Alguns analistas afirmam que o casco do U-209 mais comprido, será melhor para operações no Atlântico Norte que o proprio U-214.

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Jorge Pereira

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Franceses cancelam protesto
« Responder #14 em: Abril 01, 2004, 03:19:05 am »
Diário de Notícias 2004/04/01

Citar
O construtor naval francês DCNI decidiu colocar um ponto final na sua contestação à decisão do Governo português de adquirir dois submarinos para a Marinha ao grupo alemão HDW.

Thierry Devanssay, representante a DCNI em Portugal, disse ontem à Lusa que a empresa aceita a recusa do Supremo Tribunal Administrativo (STA) em aceitar o pedido de providência cautelar que apresentou para suspensão do processo contratual entre o Estado e a HDW. Disse, também, que o grupo francês não deverá recorrer da decisão do STA. Uma outra fonte da DCNI, citada pela Lusa mas não identificada pela agência, havia afirmado anteontem o oposto.

A DCNI é representada juridicamente em Portugal por José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados. O Estado fez-se representar nesta acção pelos advogados Sérvulo Correia e Bernardo Ayala.

«A decisão é compreensível e não ficámos surpreendidos» com a recusa do STA, anunciada na ter-ça-feira (pelo DN), afirmou Thierry Devanssay. «Se fosse aceite o pedido, criavam-se problemas ao processo de compra», reconheceu.


Finalmente :G-deal:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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