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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1695 em: Maio 12, 2019, 12:47:59 pm »
O problema é que o upgrade de MLU para Viper não me parece nada viável.

Se olharmos para o caso de Taiwan é viável sim. Os Block 20 deles (na verdade eram Block 15 OCU muito semelhantes aos nossos, mas entregues com o MLU inicial já efectuado) têm quase a idade dos nossos aparelhos, por isso não vejo como não é possível.  :)

http://www.f-16.net/f-16_users_article19.html





A questão está, na minha opinião, nos valores envolvidos e, já agora, no número de aeronaves com que ficaremos afinal: se em 2017 seriam 500M€ para 30 aparelhos (16,6M€), agora iremos contar com 28 ao que tudo indica. E se olharmos para para o negócio de Taiwan, cada caça modernizado para a versão Viper irá custar exactamente o dobro daquilo que para nós foi avançado, ou seja, 33M€.

Estes 33M€ x 30 dá qualquer coisa como 990M€, enquanto que para 28 dá cerca de 924M€. É por isso que os 500 milhões de euros divulgados há dois anos me parecem relativamente pouco, condizentes quase com um upgrade mínimo. E como Washington é uma incógnita, tanto na possibilidade de ajuda no negócio como no valor, esta opção de fazer o upgrade para o Viper é não só a menos dispendiosa, como também a mais lógica e sensata para já. O problema residirá, penso eu, no facto de um valor desta escala de grandeza se ir traduzir na operacionalidade do sistema de armas em apenas 15 anos, no máximo dos máximos, e deve ser isso que está a fazer soar as sirenes no Restelo.

E optar pelo F-35A neste momento é extremamente dispendioso e arriscado, mesmo a 80M€/unidade, pois uma dúzia que fosse custaria cerca de 960M€ fora tudo o resto que é necessário para comportar a vinda e operacionalidade deste sistema de armas, já sem falarmos na miríade de problemas que o assola. Por isso vamos continuar à espera de novidades vindas do outro lado do Atlântico, mesmo tendo em conta que não estando perto da "frente russa" não temos grande interesse estratégico neste momento, excepção feita às Lajes. Mas isso era se os nossos políticos se deixassem do "follow the leader" e outras subserviências mais...

« Última modificação: Maio 12, 2019, 12:48:45 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1696 em: Maio 12, 2019, 01:01:29 pm »
Ou seja temos investir (+-) 950 milhões para ter 12 F-35 (mais manutenção e problemas de "crescimento") ou 28 F-16V mas que duram apenas uns 15 anos...

A questão é se há, na mesma grandeza de valores, alternativas que permitam mais aparelhos E com maior "prazo" de validade...
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1697 em: Maio 12, 2019, 01:26:00 pm »
Seguindo a lógica de outro tópico, quando os F-22 aterrarem nas Lajes, mete-se droga escondida nas entradas de ar, e depois a PJ vai lá e apreende os ditos aviões.  :mrgreen:

O problema é exactamente este, células novas de F-16 durariam mais do que os 15 anos mencionados certamente, mas ao preço que eles querem vender em tudo idêntico ao do F-35, esta possibilidade torna-se proibitiva. No entanto, não restam no mercado muitas mais alternativas, até porque mesmo se fossemos para Typhoons por exemplo, estes mais ano menos ano também necessitariam de MLU, caso viessem nas primeiras Tranches. O Gripen é simplesmente curto para as nossas necessidades, já que implicaria toda uma nova logística para um avião com as mesmas capacidades que o F-16, e com menos alcance e payload. Depois existe a questão dos bimotor que a FAP não quer. Caso contrário abriam-se mais algumas possibilidades, como o F-15X e o F-18 SH Block 3. Mas dificilmente compraríamos um número próximo de 30 destas aeronaves, sendo bimotores.

É mesmo uma questão de ver o que dá a negociação das Lajes, porque sem ser isso, não há grandes alternativas.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1698 em: Maio 12, 2019, 03:05:26 pm »
Vocês não podem comparar o F-16V ao F-35.
A diferença entre o MLU e a versão Viper é só a sua capacidade de ataque, não traz nada a sua capacidade de sobreviver em zonas contestadas.

O F-35 ia trazer a Portugal a capacidade de operar em zonas contestadas.

Mas claro que prefiro um Typhoon ou Rafale.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1699 em: Maio 12, 2019, 03:53:32 pm »
O problema é que cada vez há mais dúvidas quanto à eficácia/importância de aeronaves stealth no futuro, e depois o F-35 para poder levar um payload semelhante ao de um F-16, perderá a "invisibilidade" ao radar.

Quanto à sobrevivência em ambiente contestado, um Rafale, um Typhoon ou um F-15X terão capacidade de sobrevivência semelhante à de um F-16V. No fim de contas, nenhum destes aviões é imbatível, estando muito dependente do inimigo que enfrentam. Mas é aí que entra a ideia de operar o F-35 em conjunto com um caça convencional, mais barato de adquirir, manter e operar. Aliás, tirando os países que operam F-16MLU como a Holanda, Bélgica e Noruega, nenhum país vai operar o F-35 como seu único caça.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1700 em: Maio 12, 2019, 04:31:29 pm »
Os israelitas conseguem operar os seus Viper (ou Soufa se preferirem) em ambientes contestados e nem sequer estão equipados com AESA.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1701 em: Maio 12, 2019, 05:31:30 pm »
Até a própria USAF num vídeo oficial já faz paródia com o F-35A. Vejam só o início do vídeo, é explosivo. :mrgreen:



E, como é óbvio, não caiu bem nalguns sectores daquele ramo: https://theaviationist.com/2019/05/07/f-35a-explodes-in-new-usaf-video-promoting-teamwork-is-the-messaging-off/

A referência perto do final de que nenhum F-35 foi danificado durante as filmagens é do melhor.  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 12, 2019, 05:35:24 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1702 em: Maio 12, 2019, 05:42:13 pm »
É um risco demasiado grande estar a colocar todas as fichas em cima do F-35. A tecnologia também evolui, e da mesma forma que a tecnologia stealth foi a resposta a defesas aéreas e sensores cada vez mais eficazes, também existirá avanços nestas tecnologias de forma a negar as vantagens do stealth.

Se dissessem por exemplo 12 F-35 complementados por 12 a 16 F-16V, seria mais plausível. É que não estou a ver haver dinheiro para Portugal comprar 28 F-35...
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1703 em: Maio 12, 2019, 05:52:13 pm »
Os israelitas conseguem operar os seus Viper (ou Soufa se preferirem) em ambientes contestados e nem sequer estão equipados com AESA.

Pois, mas só "duram" 15 anos  🤔

E a hipótese - com muito problemas também (nova cadeia logística, falta de aliados a usarem, falta apoio EUA, etc) - do Gripen E/F (NG?) a nível de custos e "validade"...?
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1704 em: Maio 12, 2019, 05:52:29 pm »
É um risco demasiado grande estar a colocar todas as fichas em cima do F-35. A tecnologia também evolui, e da mesma forma que a tecnologia stealth foi a resposta a defesas aéreas e sensores cada vez mais eficazes, também existirá avanços nestas tecnologias de forma a negar as vantagens do stealth.

Se dissessem por exemplo 12 F-35 complementados por 12 a 16 F-16V, seria mais plausível. É que não estou a ver haver dinheiro para Portugal comprar 28 F-35...

Por isso para já o upgrade para o V seria omais barato e o mais indicado pois não estamos pra grandes gastos.
E nesse contexto até se podia usar as lajes a ver se os americas entravam com algum do valor do upgrade para os 28 que vão ficar.
E daqui a 15 anos pode ser que hajam mais opções no mercado e ate mais acessiveis que o F35, tanto em preço como manutenção.
Ainda estou a ver se a SAAB anda pra frente com o Flygsystem 2020.

https://en.wikipedia.org/wiki/Flygsystem_2020



 ;)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1705 em: Maio 14, 2019, 07:29:49 pm »
Boeing Details F-15EX
 
Updated with the latest technology, Boeing’s new F-15EX features an affordable capability in the field and is ready to go now due to a continuous production line, according to the company. Furthermore, the aircraft is able to work together with stealth fighters.

                                                                                                                                                                                                                           
Being an affordable capability in the field able to work together with stealth fighters, Boeing touts the F-15EX. (Image: Boeing)

The US Air Force (USAF) will request eight F-15EX fighters in its budget, planning to buy 80 fighters over five years. According to Boeing, the aircraft could start being delivered next year, if the USAF decides to buy it.

The new aircraft, currently only envisioned as a two-seater, will feature conformal fuel tanks to give it a longer range, a digital fly-by-wire control system, a new Advanced Display Core Processor II (ADCPII) mission computer (for which the company was awarded a a U$91.2 million contract on ) April), an advanced crew station with an 10x19in LAD, the Eagle Passive Active Warning Survivability System (EPAWSS) for protection from air-to-air missiles and the advanced APG-82 active electronically scanned array (AESA) radar by Raytheon.

Aircraft equipped with the APG-82(V)1 AESA radar can simultaneously detect, identify and track multiple air and surface targets at longer ranges than ever before. The longer standoff range facilitates persistent target observation and information sharing for informed decision making. This superior battlespace awareness supports greater tactical mission capability.

The radar also includes a new cooling system and Radio Frequency Tunable Filters (RFTF). RFTF is designed to enable the radar and the electronic warfare hardware (jamming) to operate simultaneously without degrading each other.

Most of the updates are already flying in F-15s produced for other countries, with research and development already paid for by nations such as Qatar and Saudi Arabia. While the EX is only applicable for US customers, versions of F-15 Advanced are already with international customer (see above).

As stated above, the F-15EX is meant to complement stealth fighters and at U$80 million an inexpensive way to bring extended firepower.

https://www.monch.com/mpg/news/air/5442-f15ex.html

Abraços
« Última modificação: Maio 15, 2019, 06:03:48 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1706 em: Maio 14, 2019, 11:31:03 pm »
Era excelente um dia operar-mos este novo F-15 juntamente com o F-16V. Sonhar não custa...  :(
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1707 em: Maio 15, 2019, 03:09:27 pm »

As stated above, the F-15EX is meant to complement stealth fighters and at U$80 million an inexpensive way to bring extended firepower.


80 milhões é o preço que a mesma LM dá para os F-35. Mesmo assumindo grandes diferenças de preço por hora de voo, não parece um grande negócio.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1708 em: Maio 15, 2019, 03:27:18 pm »
Esperança de vida de 20.000 horas contra 2.100 horas. Capacidade de transportar dezenas de mísseis. Capacidade de fugir em caso de necessidade. Raio de acção 50% maior.
Talent de ne rien faire
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1709 em: Maio 15, 2019, 03:39:39 pm »
E até os custos de manutenção/operação devem ser inferiores aos do F-35.
 
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