Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3384 Respostas
  • 635217 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1470 em: Março 07, 2019, 06:29:19 pm »
Essa conversa do live ordenance fez-me pensar num assunto. Penso que não seja possível um avião sobrevoar o espaço aéreo de outros com armamento real.

Como neste caso em que sobrevoaram Espanha, França, Alemanha para chegar à Polónia.

Mas quem entende de legislação aeronáutica que fale.

Só permitido se as Nações que são atravessadas derem o seu consentimento, pois tem sempre de ser informadas das intenções do país que possui as aeronaves em questão, caso contrário, se voares com armamento real, por iniciativa própria corres o risco de ou seres abatido ou arranjares um tremendo de um problema diplomático !!!
Os ATC FPL tem campos que mandatóriamente tem de ser preenchidos, com este tipo de info !

Abraços
« Última modificação: Março 07, 2019, 06:30:58 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1471 em: Março 11, 2019, 10:31:01 am »
Hoje o Jornal de Negócios fala das OGMA e da modernização que a empresa está a fazer às células F-16 que estão a ser reactivadas para a FAP.

Citar
OGMA está a dar mais 20 anos de voo aos F-16
A indústria aeronáutica sedeada em Alverca concluiu pela primeira vez a modernização integral de um F-16 para a Força Aérea Portuguesa. Outros se seguirão.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/ogma-esta-a-dar-mais-20-anos-de-voo-aos-f-16


Com o conhecimento adquirido, a OGMA pretende agora modernizar mais caças F-16 para outras forças aéreas.

Citar
Alverca quer modernizar F-16 para mais forças aéreas
A OGMA considera que o patamar tecnológico que agora atingiu a capacita a trabalhar com forças aéreas de outros países. Mão de obra e equipamento são investimentos que pretende fazer.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/alverca-quer-modernizar-f-16-para-mais-forcas-aereas?ref=DET_Recomendadas_pb
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, MATRA

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1472 em: Março 11, 2019, 12:54:12 pm »
Hoje o Jornal de Negócios fala das OGMA e da modernização que a empresa está a fazer às células F-16 que estão a ser reactivadas para a FAP.

Citar
OGMA está a dar mais 20 anos de voo aos F-16
A indústria aeronáutica sedeada em Alverca concluiu pela primeira vez a modernização integral de um F-16 para a Força Aérea Portuguesa. Outros se seguirão.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/ogma-esta-a-dar-mais-20-anos-de-voo-aos-f-16


Com o conhecimento adquirido, a OGMA pretende agora modernizar mais caças F-16 para outras forças aéreas.

Citar
Alverca quer modernizar F-16 para mais forças aéreas
A OGMA considera que o patamar tecnológico que agora atingiu a capacita a trabalhar com forças aéreas de outros países. Mão de obra e equipamento são investimentos que pretende fazer.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/alverca-quer-modernizar-f-16-para-mais-forcas-aereas?ref=DET_Recomendadas_pb

Excelente notícia que se preparem, que arranjem mercados para os seus produtos, pois vem aí dias muito difíceis para as OGMA, este negócio da Embraer ser adquirida pela Boeing, ainda vai dar muito que falar, as unidades da Embraer em Portugal que se preparem !!!

Deus queira que as OGMA, consiga bons negócios com Nações que possuam ainda os F16!

Para mim era o que se deveria fazer a toda a nossa Frota, melhorá-la para a versão VIPER e manter as aeronaves mais quinze vinte anos ao serviço, até os F35 estarem já mais maduros, mas penso que o que as OGMA estão a fazer, não é nenhuma coincidência e tem um objectivo, mais uma venda de pelo menos uma dúzia de F16, melhorados, Lusos para terceiros, e para quem se questionava de onde viriam algumas centenas de milhões para o orçamento da defesa, aqui está uma das respostas sobre que material seria posto á venda para realizar capital: Os nossos F16 !

Cheira-me que o destino de todos os nossos F16 vai ser esse, vão ser melhorados, os que estiverem em condições de receber tais melhorias, e zás, vendidos !!!!

Abraços
« Última modificação: Março 11, 2019, 12:59:01 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1473 em: Março 11, 2019, 01:21:09 pm »
Gostava de conseguir ler essas notícias no jornal de negócios mas infelizmente está bloqueado é premium,  alguém consegue ter acesso e colocar aqui no fórum sff?
« Última modificação: Março 11, 2019, 01:24:24 pm por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

Claust

  • Membro
  • *
  • 61
  • Recebeu: 36 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +5/-0
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1474 em: Março 11, 2019, 04:03:43 pm »
« Última modificação: Março 11, 2019, 04:05:57 pm por Claust »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PereiraMarques, tenente, Lusitaniae

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1475 em: Março 11, 2019, 05:04:09 pm »
Uma história a caminho de 3 décadas que já me havia esquecido: o atraso na entrega dos F-16 pelo facto da FAP não aceitar os Block 10 com os problemáticos motores F100-PW-200 propostos pelos EUA, optando antes pelos Block 15OCU com o -220E.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/adiada-a-compra-dos-avioes-f-16/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1476 em: Março 11, 2019, 05:31:13 pm »
https://twitter.com/OGMA_PT/status/1105094463502864388

http://www.motioncreator.net/ogma/ogmaf16.pdf

Como solicitado, cordiais cumprimentos.

Muito obrigado.
Interessante,  não  sabia que a FAP tinha comprado 3 aviões já sucatados aos EUA, e parece que vão lá buscar mais.
Isto é  até um bom negócio futuro, Portugal compra sucata, transforma em F16V e tem um bom lucro com isto, esta parceria OGMA/FAP a vender F16V. Apareçam os clientes.
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1477 em: Março 11, 2019, 05:40:09 pm »
Por enquanto não são V são apenas MLU...isso é outro campeonato...Aliás na anterior modernização as OGMA deixaram a FAP com o "menino nos braços" e foi a FAP que na BA5 é que realizou grande parte do trabalho.

O que aparece agora como as OGMA a fazer algo do "outro mundo" foi o que outras empresas europeias fizeram para as frotas dos seus países no fim da década de 90/princípios de 2000.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, NVF, Charlie Jaguar, Lightning, Stalker79, MATRA, Claust

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1478 em: Março 11, 2019, 08:28:21 pm »
 Quatro anos para "restaurar" um F-16 parece mais uma espécie de carolice de fim-de-semana, a fazer "bricolage" aeronautica.
 Autêntico amadorismo.
 Fazendo recordar que "demorámos" também uma década para colocar dois navios de concepção básica NPO na água.
 Não existe no país qualquer noção de produtividade.
« Última modificação: Março 11, 2019, 08:29:17 pm por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1479 em: Março 11, 2019, 08:42:38 pm »
Citar
OGMA E FORÇA AÉREA MODERNIZAM F-16
11 de Março de 2019

Um F-16 que tinha voado pela última vez há 24 anos, quando ainda pertencia à Força Aérea dos Estados Unidos da América, foi modernizado pela OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal e será acrescentado à frota da Força Aérea Portuguesa. Após a modificação Mid Life Update (MLU) e depois de trabalhos de reparação estrutural, o avião com o número de cauda 15142 efetuou o voo de experiência e aterrou em segurança, no aeródromo de Alverca, no dia 13 de fevereiro de 2019.

Neste voo, ainda sem a pintura final, a aeronave foi completamente testada, tendo sido dada como apta. O voo de ensaio marcou o final de um processo iniciado em 2015 e que representou um notável esforço também da Força Aérea, que tem ajudado a capacitar a OGMA e participou no projeto nas áreas de planeamento, engenharia e logística. Este programa beneficiou do consolidado conhecimento da Força Aérea em programas de manutenção e modificação de aeronaves F-16, algo que permitiu cimentar a posição de Portugal enquanto referência mundial nesta área.



https://www.emfa.pt/noticia-2548-ogma-e-forca-aerea-recuperam-f16-que-nao-voava-ha-24-anos
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, MATRA

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1480 em: Março 11, 2019, 09:50:20 pm »
Citar
OGMA E FORÇA AÉREA MODERNIZAM F-16
11 de Março de 2019

Um F-16 que tinha voado pela última vez há 24 anos, quando ainda pertencia à Força Aérea dos Estados Unidos da América, foi modernizado pela OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal e será acrescentado à frota da Força Aérea Portuguesa. Após a modificação Mid Life Update (MLU) e depois de trabalhos de reparação estrutural, o avião com o número de cauda 15142 efetuou o voo de experiência e aterrou em segurança, no aeródromo de Alverca, no dia 13 de fevereiro de 2019.

Neste voo, ainda sem a pintura final, a aeronave foi completamente testada, tendo sido dada como apta. O voo de ensaio marcou o final de um processo iniciado em 2015 e que representou um notável esforço também da Força Aérea, que tem ajudado a capacitar a OGMA e participou no projeto nas áreas de planeamento, engenharia e logística. Este programa beneficiou do consolidado conhecimento da Força Aérea em programas de manutenção e modificação de aeronaves F-16, algo que permitiu cimentar a posição de Portugal enquanto referência mundial nesta área.



https://www.emfa.pt/noticia-2548-ogma-e-forca-aerea-recuperam-f16-que-nao-voava-ha-24-anos

Isto é deveras interessante!
Como já devem ter reparado eu não sou muito técnico nestes assuntos militares mas tenho me interessado pelo tema, e ver um avião f-16 que não voava há  24 anos reparado por uma empresa em Portugal é algo muito interessante. Demorou um tempo mas com certeza com o knowhow adquirido os próximos serão mais rápidos.
Parabéns á OGMA e á FAP.
« Última modificação: Março 11, 2019, 10:10:23 pm por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1481 em: Março 12, 2019, 10:14:48 am »
Por enquanto não são V são apenas MLU...isso é outro campeonato...Aliás na anterior modernização as OGMA deixaram a FAP com o "menino nos braços" e foi a FAP que na BA5 é que realizou grande parte do trabalho.

O que aparece agora como as OGMA a fazer algo do "outro mundo" foi o que outras empresas europeias fizeram para as frotas dos seus países no fim da década de 90/princípios de 2000.

Exactamente. E decorreu "apenas" uma década entre a saída do 1º MLU e o último porque a FAP chamou a si a responsabilidade de o fazer após tantos atrasos e problemas na OGMA, abrindo toda a estrutura de regeneração em Monte Real - as Doca 2, 3 mas sobretudo a Doca 4 -, assim como assumiu a modernização dos motores que vieram para a versão F100-PW-220E. Terá sido a primeira vez que tal aconteceu em todo o mundo no que diz respeito ao F-16 o que granjeou rasgados elogios por parte do fabricante Lockheed Martin.

Citar
(...) Modificação das aeronaves da 2.ª esquadra

32. O conjunto de modificações e melhoramentos a efectuar foi estruturado nas
quatro fases sucessivas (docas) seguintes:

− Doca 1 (AMARC): desmontagem das aeronaves no AMARC – “Aerospace
Maintenance And Regeneration Center” (Tucson, Arizona, EUA), de Março a
Outubro 1999; aeronaves e grandes componentes embarcados para Portugal,
asas e estabilizadores horizontais enviados para Ogden ALC [Ogden Air
Logistics Center] e componentes do radar para Ogden ALC e Northrop
Grumman Corporation; armazenamento das aeronaves na BA 11 – Base
Aérea n.º 11 em Beja, até se iniciarem os trabalhos na BA 5.

− Doca 2 (BA 5): desmontagem e inspecção de componentes e equipamentos e
cumprimento de TCTO, entre Novembro de 1999 e Novembro de 2001, na
BA 5; remoção e classificação de componentes (mais de 6 mil, classificados
em: utilizável, reparável, necessita de teste, necessita de modificação);

− Doca 3 (BA 5 e OGMA): trabalhos e integração de componentes relativos aos
programas MLU, Falcon Up e outras modificações estruturais a decorrerem
na OGMA, com gestão de material pela Força Aérea (consumíveis e material
específico);

− Doca 4 (BA 5): trabalhos de montagem de equipamentos e aeronave;
aprontamento para voos de ensaio que decorrem na BA 5 (devido a atrasos
na OGMA).

33. Paralelamente à modificação das aeronaves tem decorrido a modificação do
motor30, em estrutura própria na BA 5, fazendo uso de capacidade técnica
existente e com recurso a trabalho exterior em áreas de intervenção profunda.

34. Os trabalhos das docas 3 e 4 iniciaram-se em Janeiro de 2002 em duas
aeronaves LTF – “Lead the Fleet”, e foram organizados e
executados / supervisionados por técnicos da LMAero. Essas duas intervenções
visaram, simultaneamente, assegurar “on the job training” ao pessoal da Força
Aérea e da OGMA.

35. A primeira aeronave modificada foi oficialmente entregue à Força Aérea
Portuguesa em Setembro de 2003. Até Junho de 2006 foram entregues 6
aeronaves (1 em 2003, 3 em 2004 e 2 em 2005, cfr. ponto 74) com significativo
atraso relativamente ao calendário previsto (ainda que este tenha sido sujeito a
sucessivos acertos diferindo-se no tempo a conclusão das entradas em serviço
das aeronaves).

36. A conclusão das restantes 14 aeronaves estava prevista para Dezembro de
2006, o que não ocorreu com alegação de múltiplos problemas técnicos e de
insuficiência do quantitativo de mão-de-obra afectado pela OGMA à realização
dos trabalhos, com progressiva assunção de adicionais pela Força Aérea, nas
suas instalações ou por recurso, mais intenso, a fornecedores externos.
(...)



(...) OUTROS RECURSOS

55. Como anteriormente referido, para a reparação e modificação das aeronaves
concorrem ainda substanciais trabalhos da Força Aérea realizados para si
própria, de entre os quais se destacam:

− intervenção em motores (11 pessoas x 3834 h x 10 motores);

− Doca 4 – MLU (7 pessoas x 2808 h x 5 aeronaves);

− trabalhos na área de aviónicos (1067 h, por aeronave). (...)


https://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2006/dgtc/audit-dgtc-rel051-2006-2s.pdf

A OGMA vir agora com estas pretensões e colher os frutos do trabalho anteriormente efectuado pela FAP é um pouco irónico tendo em conta que foram os próprios problemas da empresa que levaram a que a Força Aérea tivesse tomado conta do assunto. Além de provavelmente querer apresentar este trunfo ao novo dono, a Boeing, para que não hajam más surpresas num futuro próximo lá para os lados de Alverca - que irá decerto esfregar as mãos de contente com este possível filão a explorar, além de ser (mais) uma oportunidade para fazer pirraça aos arqui-rivais da Lockheed Martin -, a tal notícia não deve ser também alheio o facto de que muitos técnicos da Força Aérea que participaram na reactivação das células em Monte Real trabalharem hoje precisamente na OGMA.
« Última modificação: Março 12, 2019, 10:18:03 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, Stalker79

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1482 em: Março 12, 2019, 10:36:30 am »
Ainda a propósito do 15142, que fez o voo inaugural enquanto F-16 MLU a 13 de Fevereiro, eis uma imagem da sua carlinga a ser reparada e regenerada em Monte Real em Setembro do ano passado aquando do dia da Base Aberta 2018.


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1483 em: Março 12, 2019, 10:57:06 am »
Isto realmente parecem boas notícias, este é um filão a explorar pois tiveram lucro líquido com a venda das 12 aeronaves a Roménia de cerca de 80 milhões de euros o que dá valor por unidade cerca de 6.5 milhões de euros.
Segundo consta a Roménia precisa de cerca de mais 40 aeronaves e a Bulgária também está muito interessada.
Desejo boa sorte á OGMA e á FAP e que tenham bons negócios e muito lucro!

✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈✈
« Última modificação: Março 12, 2019, 10:59:14 am por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 3632 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1484 em: Março 14, 2019, 09:49:00 am »
Os spotters polacos têm estado muito interessados nos nossos F-16 em Malbork, especialmente o 15103 como não podia deixar de ser.  :)

















Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, MATRA