Alegre reformado da rádio portuguesa

  • 9 Respostas
  • 3477 Visualizações
*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
Alegre reformado da rádio portuguesa
« em: Julho 25, 2006, 01:33:53 pm »
Manuel Alegre, vice-presidente da Assembleia da República, era até há pouco tempo coordenador de programas de texto da RDP (Rádio Difusão Portuguesa), cargo do qual se reformou, com 3219,95 euros mensais, segundo a lista dos aposentados e reformados divulgada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Citar
Político e escritor, Alegre tinha bem escondida dos portugueses e dos amigos a profissão de funcionário da RDP. E nem ele mesmo se lembrava, tanto que, conforme o garantiu ao CM, “se não fossem eles [CGA] a escrever” uma carta a informá-lo da reforma, o vice-presidente da Assembleia da República “nem teria dado por isso”. Admitindo ter ingressado nos quadros da RDP pouco depois de “regressar a Portugal”, vindo do exílio em Argel, Manuel Alegre confessa que esteve “pouco tempo” nas funções de director dos Serviços Criativo e Culturais da RDP (Jaime Gama era o director dos Serviços Informativos).

Isto porque nas primeiras eleições democráticas, para a Assembleia Constituinte, realizadas no dia 25 de Abril de 1975, foi “eleito deputado”, tendo desde então sido sucessivamente reeleito, razão pela qual nunca mais voltou a trabalhar na rádio. Mas, acrescenta, “se por alguma razão não fosse eleito deputado, teria regressado para RDP”.

Manuel Alegre é junto com Jaime Gama, Miranda Calha (ambos também do PS) e Mota Amaral (PSD) um dos quatro únicos políticos portugueses que sempre foi eleito deputado à Assembleia da República.

Ana Sara de Brito, socialista responsável pela logística da campanha de Alegre à Presidência da República, mostrou-se estupefacta, referindo que “talvez Mário Soares soubesse” desta actividade. “Não me passava pela cabeça que ele fosse funcionário da rádio”, reafirmou ao CM, considerando que Alegre “devia era doar a reforma ao MIC”, Movimento de Intervenção Cívica, criado na sequência da votação obtida (mais de um milhão votos) por Alegre nas eleições presidenciais.

Também Maria de Belém, colega de bancada e amiga de Alegre, desconhecia a profissão de radialista. “Eu não sabia mas ele também não tem de conhecer toda a minha vida”, frisou ao CM, lembrando-o nos seus tempos de juventude, com “os seus poemas e canções”, e o seu exílio em Argel. “Aí ele tinha um programa na rádio”, sublinhou, recordando ainda que Alegre tutelou a Comunicação Social. Foi no I Governo Constitucional, entre Julho de 1976 e Dezembro de 1977, que Manuel Alegre assumiu a Secretaria de Estado da Comunicação Social – quando foi encerrado o jornal ‘O Século’ – cargo que acumulou com o de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro [Mário Soares] para os Assuntos Políticos.

PERFIL

“Herdei de minha mãe uma certa energia, o gosto da intervenção. De meu pai o desprendimento, uma irresistível e por vezes perigosa tendência para o desinteresse. Inclusivamente pelos bens materiais.” Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu no dia 12 de Maio de 1936 em Águeda, distrito de Coimbra, no seio de uma família da média burguesia de origem aristocrata.

Estudou no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, e frequentou o curso de Direito da Universidade de Coimbra. Não se formou. A luta académica, o fado, a boémia e o teatro meteram-se de permeio. Fundou o Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e o Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra.

Em 1961 é chamado para o serviço militar nos Açores e em Angola. Em 1963 é preso pela PIDE, em Luanda. Com residência fixa em Coimbra, passa à clandestinidade exilando-se em 1964, em Argel. Durante dez anos faz-se ouvir aos microfones da emissora A Voz da Liberdade.

Regressa a Portugal a 2 de Maio de 1974. Dirigente do PS desde então, é eleito deputado nas sucessivas legislativas. Em 95 é nomeado vice-presidente da Assembleia da República. Gosta de caça e pesca. É membro do Conselho de Estado.

"OPTEI PELO ORDENADO E UM TERÇO DA REFORMA" (Manuel Alegre, vice-presidente da Assembleia da República)

Correio da Manhã – É verdade que vai receber 3 219,95 euros de reforma da rádio?

Manuel Alegre – Vou receber um terço. Como deputado não posso acumular o vencimento com a reforma. Optei pelo ordenado e um terço da reforma.

– Quanto tempo tem de RDP?

– Fui colocado quando regressei no 25 de Abril. Em 75 fui eleito deputado e tenho sido sempre reeleito. Nunca mais lá trabalhei, mas descontei sempre.

– O cargo não consta na sua biografia do Parlamento.

– É uma lacuna, mas não da minha responsabilidade. Também é verdade que eu já não me lembrava. Eles [Caixa Geral de Aposentações] é que me escreveram uma carta por ter feito 70 anos. Eu não pedi nada.

– Não parece mal uma reforma por tão pouco tempo?

– Só posso sublinhar que é legal Se não me enviassem a carta nem dava por isso. O Presidente da República também não recebe duas ou três reformas do Estado, além do vencimento? Mas eu nem questiono isso, que ele é uma pessoa séria.


A minha opinião é que é legal mas imoral, gostava de saber as restantes opiniões.
« Última modificação: Julho 25, 2006, 01:41:57 pm por ricardonunes »
Potius mori quam foedari
 

*

alfsapt

  • Membro
  • *
  • 249
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 25, 2006, 01:38:37 pm »
...é uma alegria!
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma."
Padre Antonio Vieira
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 25, 2006, 02:06:59 pm »
Algum político um dia iria recusar um "bonus" no vencimento ... ?  :evil:
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 25, 2006, 04:23:21 pm »
nao ha o estado de  ter tantas dividas.
Cumprimentos
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 26, 2006, 12:38:04 pm »
Esta malta é tão rápida a carregar no gatilho...

Até parece que os jornais portugueses não inventam como os ingleses..

Hoje existe uma notícia em que Manuel Alegre explica a sua situação..que dá a entender que existe gente com muito mau caracter ou muito mau profissionalismo....


Citar
Deputado diz que não recebe três mil euros de reforma da RDP
Manuel Alegre desmentiu, esta terça-feira, que receba três mil euros de reforma da RDP. O deputado garante que o valor referente ao trabalho que exerceu na emissora nacional é apenas uma pequena parte da pensão a que tem direito.
( 15:42 / 25 de Julho 06 )

   

Manuel Alegre garante que é falsa a notícia de que recebe três mil euros de pensão por alguns meses de trabalho na RDP.

Em declarações à RTP, o deputado explicou que não recebe «nenhuma reforma da rádio» mas apenas uma ínfima parte da pensão a que tem direito.

«Como trabalhei alguns meses na Rádio e sempre mantive esse vínculo, no meu regime contributivo, ao longo destes 30 anos, estão uma parte da rádio. Mas isso é muito pouco, é quase uma insignificância naqueles três mil euros e tal que é a reforma a que tenho direito», explicou.

O deputado classifica a notícia publicada pelo Correio da Manhã de «mentira e infâmia que visa atingir uma pessoa impoluta». «Posso dizer inclusive que, como antigo preso político, tenho direito a uma pensão que nunca reclamei», acrescentou


de:
http://tsf.sapo.pt/online/portugal/inte ... =TSF172546
« Última modificação: Julho 26, 2006, 12:50:45 pm por Marauder »
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 26, 2006, 12:47:58 pm »
Mas pronto..outra noticia acerca dele..

Citar
Manuel Alegre vai receber pensão vitalícia de seis mil euros
Quando deixar de ser deputado, o deputado socialista Manuel Alegre receberá em pensão de reforma e subvenção vitalícia uma espécie de pensão suplementar atribuída aos titulares de cargos políticos até Outubro de 2005 (data da entrada em vigor da lei que extinguiu esse direito) mais de seis mil euros por mês.

A notícia faz manchete na edição desta quarta-feira do jornal Correio da Manhã, que aponta o facto de Alegre ser deputado há 31 anos (muito mais do que os 12 anos exigidos por lei) como a razão que permite ao ao histórico socialista integrar o grupo de deputados e ex-governantes em condições de receber a subvenção vitalícia.

Ainda segundo o jornal, no final de 2005, recebiam esta pensão, ao todo, 364 políticos, ou seja, mais quase 21% do que em os números de 2001.

A subvenção mensal vitalícia é atribuída aos membros do Governo, deputados, juízes do Tribunal Constitucional que não sejam magistrados de carreira, ex-Presidentes da República e ex-primeiros-ministros, desde 09 de Abril de 1985.

26-07-2006 10:49:53


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=237543


Pelo que percebi...ele recebe 6mil por 31 anos como deputado, mas se tivesse sido apenas 12 era o mesmo. Embora para o "comum tuga" o valor continue a ser muito alto, quando comparado com outros deputados, talvez este não seja o mais criticável..

Curiosamente ele está de costas voltadas com a direcção PS (ou talvez não http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=237517)..mas pronto..coincidências..
 

*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
Re:
« Responder #6 em: Julho 26, 2006, 05:56:15 pm »
Citar
Curiosamente ele está de costas voltadas com a direcção PS


Isto é o que se chama um assassinato político.

Manuel Alegre foi útil para dar uma lição ao Mário Soares e colocá-lo fora do caminho de Sócrates. E, de caminho, facilitou a eleição do verdadeiro candidato que convém ao PS: Cavaco. Mas tentar lançar as bases para um partido próprio é que já foi ir longe demais, e agora tem o castigo, pela mão do jornal actualmente mais pró-PS a seguir ao Expresso, o Correio da Manhã.

E entretanto lá continua a aliança Cavaco-Sócrates, com o primeiro a dizer que a LPM é adequada, ainda antes de conhecer o texto final.

JQT
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8508
  • Recebeu: 1611 vez(es)
  • Enviou: 661 vez(es)
  • +925/-7194
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 26, 2006, 08:04:02 pm »
É mesmo um ajuste de contas.
Também é certo que foi a geração abrileira que nos governa que levou o país ao descalabro e que se ofereceu regalias e pensões que colocam em causa o bem estar das gerações futuras.
E isto já para não falar da gestão criminosa da educação que minou, está a minar e minará diversas gerações de portugueses.
Espero que a minha se porte melhor: conto que não seja nada meiga e que enterre de vez o nacional porreirismo, balofo, cobarde, incompetente e parasita.

Cavaco está realmente a ser muito meigo. Conto com mais, mas já não me eludo. Em pouco tempo se vê a personalidade de um homem.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

alfsapt

  • Membro
  • *
  • 249
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 27, 2006, 09:55:44 am »
Enfim... não deixa de ser uma Alegria!!!
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma."
Padre Antonio Vieira
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 31, 2006, 05:18:06 pm »
Citar
Marcelo diz que não aceitaria pensão de Alegre
Marcelo Rebelo de Sousa, ex-presidente do PSD e actual comentador na RTP1, garantiu, domingo à noite, no seu programa «As Escolhas de Marcelo», que não receberia a pensão de três mil euros atribuída ao deputado socialista Manuel Alegre pela Radiodifusão Portuguesa.

Alegre, que desde a Assembleia Constituinte, em 1975, é deputado a tempo inteiro, viu ser-lhe atribuída uma reforma pela RDP, onde trabalhou durante apenas cerca de três meses, após regressar a Portugal, na sequência do 25 de Abril.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, não está em causa a personalidade do histórico socialista, mas sim «este sistema iníquo, que permite uma pensão destas por três meses de trabalho»

31-07-2006 10:15:45


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=238041

Até Marcelo molha o pão..