Museu da Força Aérea

  • 30 Respostas
  • 13162 Visualizações
*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
Museu da Força Aérea
« em: Outubro 10, 2006, 03:47:58 pm »
Andei à procura de mas não encontrei nada aqui acerca de este assunto, para dar esta noticia, para aqueles que gostam deste assunto e já agora para aqueles que visitam este site terem essa informação:

Avião Recuperado

Um Nordatlas da Força Aérea que estava parado desde 1974 foi recuperado e ontem apresentado no Museu do Ar em Sintra. Com um investimento de cerca de 30 mil euros, a Força Aérea contou com um mecenato do Casino do Estoril, Toyota, Tap, Empista, Satsignal e Câmara de Sintra.
A aeronave foi a primeira a ser recuperada em Portugal com o apoio de entidades privadas.
O avião, agora em exposição, fez toda a Guerra Colonial, voando a ultima vez em 1974, de Luanda para Lisboa.

do C.M. de 10/10/2006

P.S. - Uma boa noticia e que pode ser visto no espólio do Museu do Ar em Sintra na Base Aérea.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Museu da Força Aérea
« Responder #1 em: Outubro 10, 2006, 07:44:09 pm »
Citação de: "antoninho"
Andei à procura de mas não encontrei nada aqui acerca de este assunto, para dar esta noticia, para aqueles que gostam deste assunto e já agora para aqueles que visitam este site terem essa informação:

Avião Recuperado

Um Nordatlas da Força Aérea que estava parado desde 1974 foi recuperado e ontem apresentado no Museu do Ar em Sintra. Com um investimento de cerca de 30 mil euros, a Força Aérea contou com um mecenato do Casino do Estoril, Toyota, Tap, Empista, Satsignal e Câmara de Sintra.
A aeronave foi a primeira a ser recuperada em Portugal com o apoio de entidades privadas.
O avião, agora em exposição, fez toda a Guerra Colonial, voando a ultima vez em 1974, de Luanda para Lisboa.

do C.M. de 10/10/2006

P.S. - Uma boa noticia e que pode ser visto no espólio do Museu do Ar em Sintra na Base Aérea.


Ver fórum 9G's
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 10, 2006, 07:53:57 pm »
Excelente iniciativa!
Haverá algum Thunderbolt por aí, em alguma esquina, a precisar de carinho?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 13, 2006, 10:05:18 am »
Não é oficial, mas ouve-se por aí que o próximo avião a ser recuperado poderá ser um dos Junker que se envontram em Alverca.

Detaque para o facto desta recuperação do Noratlas que agora está no acervo do Museu do Ar, ter sido recuperado atraves de uma parceria entre a FAP, CM de Sintra e algumas entidades privadas.

O custo, de acordo com as fontes da FAP orçou em cerca de 33 mil euros.

Algumas fotos:







Fotos do processo de recuperação:













__________________________

Autoria das Fotos: Mário Diniz
Publicadas em: http://www.falcoes.net/9gs/
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 13, 2006, 02:27:52 pm »
Quais Junkers?

Havia dois Junkers em Portugal que estavam a apodrecer.

Foram os dois enviados para a Noruega. Os noruegueses ficaram com um deles, e como pagamento restauraram o segundo que está em Portugal (restaurado) há anos.

Ao que sei, não foi exibido por falta de espaço, mas como há muito tempo que não vou a Sintra não sei se já estará em exibição.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 14, 2006, 04:53:52 am »
O colega Rui provavelmente queria dizer "o Beechcraft que estava na Ota".


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 14, 2006, 03:20:45 pm »
Citar
Foram os dois enviados para a Noruega. Os noruegueses ficaram com um deles, e como pagamento restauraram o segundo que está em Portugal (restaurado) há anos.

Ao que sei, não foi exibido por falta de espaço, mas como há muito tempo que não vou a Sintra não sei se já estará em exibição.

Cumprimentos


Papatango:

Em Sintra não há nenhum Junker.

O que está em Alverca e que foi efectivamete restaurado (desconhecia que pelos noruegueses ) está novamente a precisar de ser intervencionado, porque tem permanecido ao ar livre.

É o que se fala, de ele ser melhor preservado e eventualmente trazido para a Granja do Marquês, em Sintra.

Quanto à aeronave referida pelo P_Shadow, desconheço planos para a sua recuperação, e nem sabia que lá estava ainda na Ota.  :?

Ouvi falar é que na Ota se encontran em dopósito uns AlauetteII.

Alguem poderia confirmar?
 

*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 15, 2006, 09:45:18 pm »
Que feo es el Noratlas, me encanta. Este museo es otro lugar mas que he de visitar en Portugal.
Cumprimentos.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 15, 2006, 10:13:25 pm »
Infelizmente, quando estive em Alverca, também não o vi, logo devo concluir que está armazenado e que se está deteriorado isso se deve a falta de cuidado.

Triste.

O Ju-52 é um avião histórico, e de maior importância ainda quando Portugal foi dos países que o utilizou durante mais tempo, mesmo muitos anos depois de a Alemanha ter perdido a guerra.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 24, 2006, 10:25:54 am »
Papatango:

Então essa fotos foram antes da tal interveção a que foram sujeitos pelos noruegueses?






Este é um dos portugueses que foram de Alverca para lá e que por lá ficaram com as cores da Noruega:

Citar
Today at Bodo a Ju52 is displayed in the colors of DNL, the former Norwegian airline. This aircraft was original delivered to Portugal's Arma de Aeronnautica Militar in 1938.

It served there until 1952 as "6306". Later it was stored at Alverca in Portugal. In 1993 a cooperation between the Norwegian Aviation Center and Alverca was initiated for the restoration of that aircraft and finally it went to Bodo in 1994 and is now completely restaurated.





Esta é a foto do que foi restaurado na Noruega e devolvido a Alverca, em 2000, mas quie segundo julgo saber precisa de ser intervencionado de novo:



Type:Junkers Ju52/3m-g3e
Serial nº :5661
Livery: FAP
Register:"6304"
Built in: 06.09.56
Remarks: restaurated in Norway, returned to Alverca in summer 2000
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 25, 2006, 01:59:47 am »
Citação de: "Rui Elias"
Esta é a foto do que foi restaurado na Noruega e devolvido a Alverca, em 2000, mas quie segundo julgo saber precisa de ser intervencionado de novo


Como?


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

dmbc

  • Membro
  • *
  • 18
  • +1/-0
Re:
« Responder #11 em: Outubro 25, 2006, 10:34:15 am »
Srs,

O Ju-52 a que se referem está armazenado no DGMFA. Encontra-se desmontado, sobre suportes e coberto com oleados. Aliás está armazenado conjuntamente com alguns outros aparelhos do Museu do Ar, esperando a conclusão das obras do novo Museu do Ar em Sintra.

A única "intervenção" necessária será montá-lo...

Um apontamento final para salientar a forma péssimista como tudo é encarado por aqui, neste e noutros assuntos... :-)

Sem mais,
dmbc
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20060
  • Recebeu: 2926 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 25, 2006, 10:37:46 am »
Obrigado pela informação. Não ligues ao clima péssimista, aqui o pessoal é mesmo assim... :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 25, 2006, 05:02:36 pm »
DMBC:

Julgo saber que a intervenção é devido a problemas no transporte para cá, e também colocar os motores em estado de restauro, coisa que os noruegueses não fizeram.

Claro que não é objectivo que o avião passe a voar, mas ter os motores em condições de se considerar restaurados.
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 26, 2006, 06:02:14 pm »
Desculpem, mas restauro dos motores de origem, ou os que foram depois substituir os de origem??

os de origem, BMW, não foram substituídos pelos motores dos T6?
Mais uma questão, esse JU que está armazenado, é de origem alemã ou pertence aos que foram adquiridos mais tarde em França??